Roteiro/Geografia/7 ano E.F./ prof Sonia Gloria/Semana de 29 a 03 de julho


ROTEIRO DE ATIVIDADES 2 Bimestre.
Professora: Sonia Gloria de Oliveira Almeida
Classroom: 7 A  cod uocy3ow     7 B  cod c76vnyb     7 C cod  2qbfdka
7 D cod.
Disciplina: Geografia  7 ano/2020        semana  29  a 03/07/2020
Unidade Temática: Conexões e escalas
Objeto de Conhecimento: Formação territorial do Brasil
Título: : BRASIL – FLUXOS ECONÔMICOS E POPULACIONAIS, CONFLITOS, TENSÕES HISTÓRICAS E CONTEMPORÂNEAS
HABILIDADES(EF07GE02) Analisar a influência dos fluxos econômicos e populacionais na formação socioeconômica e territorial e discutir os conflitos e as tensões históricas e contemporâneas no Brasil, em especial no Estado de São Paulo.

Nome                                            N       série         Semana de 29 a 03/07/2020 

CADERNO DO ALUNO pagina 26   
 ATIVIDADE 3  tempo estimado  45 minutos
A – LEITURA E ANÁLISE DE IMAGENS E TEXTOS: CONFLITOS E TENSÕES HISTÓRICAS NO BRASIL
 O território brasileiro que conhecemos hoje sempre foi assim?
Como os conflitos e tensões contribuíram para a atual configuração do território brasileiro?
 Que tipos de conflitos aconteceram nas diferentes regiões do Brasil?
 Quais os motivos e as conseqüências desses conflitos?
 E no Estado de São Paulo, quais conflitos foram registrados?
Para responder todas essas questões e tantas outras sobre a formação territorial do Brasil, será necessário aprofundar os estudos geográficos por meio de diferentes linguagens e contar com o apoio de outros componentes curriculares, como a Língua Portuguesa e História, ao longo do Ensino Fundamental. Nesta atividade, se possível, acesse o site oficial do IBGE por meio do link disponível em: https://brasil500anos.ibge.gov.br/ Acesso em: 29 abr. 2019 , para consultar uma linha do tempo que apresenta um breve panorama sobre o processo de ocupação do território brasileiro, com ênfase nas contribuições prestadas por distintos grupos étnicos. Com base nas informações contidas nessa linha do tempo, nos seus conhecimentos e nas referências contidas nos livros didáticos disponíveis na escola, relacione as imagens com as informações fornecidas.
Obs para ter acesso ao link copie e cole no site de busca Google e você terá acesso a linha do tempo

B – ANÁLISE DE TEXTOS LITERÁRIOS E PESQUISA: CONFLITOS E TENSÕES HISTÓRICAS  tempo estimado 45 minutos
 Para uma melhor compreensão do processo de formação territorial e os decorrentes conflitos e tensões históricas, leia os trechos de textos literários extraídos do “Atlas das representações literárias de regiões brasileiras”, produzido pelo IBGE (2006)9 . Esses textos propiciam conhecer a literatura produzida em regiões do Brasil. Os romances regionais servem de instrumentos valiosos para a compreensão dos processos que atuam na construção, permanência e decadência de uma região. Os textos apresentam exemplos de situações de conflitos e as tensões históricas no Brasil, notadamente nos séculos XVIII, XIX e XX, em especial na região Sul.
7 Imagem 15. F. Fonte: Commons Wikimedia (Cerco holandês de Olinda, John Ogilby). Disponível em:  Acesso em: 08 nov. 2019.
8 Imagem 16. G. Fonte: Commons Wikimedia (Zumbi, Antônio Parreiras). Disponível em: Acesso em: 08 nov. 2019.
 9 Fonte: Biblioteca do IBGE. Disponível em: Acesso em: 07 nov. 2019. Caderno do aluno pagina 27/28

GEOGRAFIA  pagina 29

Durante a leitura, anote as palavras, termos e/ou expressões desconhecidas. Pesquise seus significados e elabore um glossário no seu caderno.

 Texto 1

 “Pensou no pai, que passara metade da vida a viajar entre São Paulo e o Rio Grande de São Pedro, sempre às voltas com tropas de mulas, que vendia na feira de Sorocaba. Uma vez o Velho ficara dois anos ausente; correra até o boato de que ele havia sido assassinado pelos índios tapes. Um belo dia, porém, Juca Terra reapareceu trazendo na guaiaca muitas onças de ouro e a carta de sesmarias dumas terras lá do Continente que ele dizia ficarem nas redondezas dum tal Rio Botucaraí.” Fonte: Atlas das representações literárias de regiões brasileiras – Biblioteca do IBGE (autor Érico Veríssimo, O continente, 200 I, v.l, p. 92-93 O tempo e o vento). Disponível em: . Acesso em: 07 nov. 2019.

Texto 2

 “[...] o homem falou até gostaria que esta terra não fosse tão boa, para que não chegasse tanta gente. [...] Quando os colonos plantassem café, em vez de algodão como queriam os ingleses, ia chover gente ali - e decerto iam derrubar matas de cabeceiras e plantar café até na beira de rio; aquela terra ia ficar descoberta, ia ver a luz do sol pela primeira vez e depois todo dia, até ressecar. Na própria clareira, que a Companhia tinha aberto para botar no meio Londrina como ovo num ninho, antes jorravam três minas e por isso se chamava Patrimônio Três Bocas; mas agora, com a terra já ressecada, duas minas já não jorravam mais - mas o povoado ia passar a município [...]” Fonte: Atlas das representações literárias de regiões brasileiras – Biblioteca do IBGE (autor PELLEGRINI, 2003, p. 98). Disponível em: . Acesso em: 07 nov. 2019.

 Texto 3

 “[...]’Vosmecê está lutando por que, coronel? Pela república? Pelos negros?’ [...] ‘Eu sei por que luto.’ ‘Deixe eu adivinhar.’ ‘Luto por mim! Pela minha estância, pelo meu gado!’ ‘Agora sim.’ ‘Começamos esta guerra juntos, contra o Braga e o Sebastião Barreto. Vosmecê não pode negar.’ ‘Eu não nego.’ ‘Eu luto contra pessoas, contra coisas. Sem querer ofender, coronel, eu não acredito nessa balela de lutar por uma causa ou não sei que desculpa.’ ‘Vosmecê não me ofende, Bento Manuel.’ ‘Não, não ofendo vossa excelência. Então?’ ‘Lembra de Tacuarembó? ‘ ‘Levei muita paulada na cabeça, minha memória tá ruim.’ ‘Tinha um índio com uma lança. E eu no chão, sem nada para me defender.’ ‘Eu me alembro de Sarandi. Tinha um castelhano com uma lança.’ ‘Eu não faria uma bobagem dessas, Bento Manuel. Foi o Osório.’ Bento Manuel olhou para as árvores que pareciam flutuar no meio da cerração. ‘Aquela foi uma guerra boa.. .’ ‘Foi uma guerra injusta.’ ‘Eram castelhanos.’ ‘Mas foi injusta.’ ‘E esta é uma guerra justa’ Aquela pelo menos eu entendia. Fomos lá roubar as terras deles. E agora’ Estamos lutando por quê’ Me explique por que é justa agora!’ [...] ‘O imperador é um menino.’ ‘Vosmecê é monarquista, tocaio. Agora anda com esses anarquistas, lutando contra o imperador.’ ‘Eu também tenho minha estância, Bento Manuel. E meu gado, minha
Pagina  30 CADERNO DO ALUNO
 família. Mas um homem tem outras responsabilidades.’ ‘Mesmo que não entenda?’ ‘Entendimento não dá vergonha na cara pra ninguém.’[...]” Fonte: Atlas das representações literárias de regiões brasileiras – Biblioteca do IBGE (Tabajara Ruas Os varões assinalados, 2003, p. 115-116). Disponível em: . Acesso em: 07 nov. 2019.

 Em seguida, anote sobre as situações apontadas em cada texto, as regiões mencionadas, os grupos sociais envolvidos e os conflitos. Aproveite para pesquisar em livros didáticos, jornais e revistas disponíveis na escola e/ou em diferentes sites da internet exemplos de trechos de obras literárias e imagens que apresentam elementos relacionados aos conflitos e tensões históricas e contemporâneas no Estado de São Paulo. Para finalizar, registre suas percepções, descobertas e novos conhecimentos no seu caderno.

Para quem perdeu a aula do 25/06 - 7º ano EF - Geografia - População e migração brasileira

Assista a aula e faça as suas anotações no caderno https://www.youtube.com/watch?v=Fh7yHlRwuNU

Aula do centro de mídias dia 02/07  das 10:30  as  11:15 quinta – feira assista e me envie sua anotações  matéria geografia


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