Roteiro/Geografia/7 ano E.F./ prof Sonia Gloria/Semana de 29 a 03 de julho
ROTEIRO
DE ATIVIDADES 2 Bimestre.
Professora:
Sonia Gloria de Oliveira Almeida
Classroom: 7 A cod uocy3ow 7 B
cod c76vnyb 7 C cod 2qbfdka
7 D cod.
Disciplina: Geografia 7 ano/2020 semana
29 a 03/07/2020
Unidade Temática: Conexões e escalas
Objeto de Conhecimento: Formação
territorial do Brasil
Título: : BRASIL – FLUXOS ECONÔMICOS E
POPULACIONAIS, CONFLITOS, TENSÕES HISTÓRICAS E CONTEMPORÂNEAS
HABILIDADES(EF07GE02) Analisar a
influência dos fluxos econômicos e populacionais na formação socioeconômica e
territorial e discutir os conflitos e as tensões históricas e contemporâneas no
Brasil, em especial no Estado de São Paulo.
Nome N série Semana de 29 a 03/07/2020
CADERNO DO ALUNO pagina 26
ATIVIDADE 3 tempo estimado
45 minutos
A – LEITURA E ANÁLISE DE
IMAGENS E TEXTOS: CONFLITOS E TENSÕES HISTÓRICAS NO BRASIL
O território brasileiro que conhecemos hoje
sempre foi assim?
Como os conflitos e tensões
contribuíram para a atual configuração do território brasileiro?
Que tipos de conflitos aconteceram nas
diferentes regiões do Brasil?
Quais os motivos e as conseqüências desses
conflitos?
E no Estado de São Paulo, quais conflitos
foram registrados?
Para responder todas essas
questões e tantas outras sobre a formação territorial do Brasil, será
necessário aprofundar os estudos geográficos por meio de diferentes linguagens
e contar com o apoio de outros componentes curriculares, como a Língua
Portuguesa e História, ao longo do Ensino Fundamental. Nesta atividade, se
possível, acesse o site oficial do IBGE por meio do link disponível em: https://brasil500anos.ibge.gov.br/ Acesso
em: 29 abr. 2019 , para consultar uma linha do tempo que apresenta um breve
panorama sobre o processo de ocupação do território brasileiro, com ênfase nas
contribuições prestadas por distintos grupos étnicos. Com base nas informações
contidas nessa linha do tempo, nos seus conhecimentos e nas referências
contidas nos livros didáticos disponíveis na escola, relacione as imagens com
as informações fornecidas.
Obs
para ter acesso ao link copie e cole no site de busca Google e você terá acesso
a linha do tempo
B – ANÁLISE DE TEXTOS
LITERÁRIOS E PESQUISA: CONFLITOS E TENSÕES HISTÓRICAS tempo estimado 45 minutos
Para uma melhor compreensão do processo de
formação territorial e os decorrentes conflitos e tensões históricas, leia os
trechos de textos literários extraídos do “Atlas das representações literárias
de regiões brasileiras”, produzido pelo IBGE (2006)9 . Esses textos propiciam
conhecer a literatura produzida em regiões do Brasil. Os romances regionais
servem de instrumentos valiosos para a compreensão dos processos que atuam na
construção, permanência e decadência de uma região. Os textos apresentam exemplos
de situações de conflitos e as tensões históricas no Brasil, notadamente nos
séculos XVIII, XIX e XX, em especial na região Sul.
7
Imagem 15. F. Fonte: Commons Wikimedia (Cerco holandês de Olinda, John Ogilby).
Disponível em: Acesso em: 08 nov. 2019.
8
Imagem 16. G. Fonte: Commons Wikimedia (Zumbi, Antônio Parreiras). Disponível
em: Acesso em: 08 nov. 2019.
9 Fonte: Biblioteca do IBGE. Disponível em:
Acesso em: 07 nov. 2019. Caderno do aluno pagina 27/28
GEOGRAFIA pagina 29
Durante
a leitura, anote as palavras, termos e/ou expressões desconhecidas. Pesquise
seus significados e elabore um glossário no seu caderno.
Texto 1
“Pensou no pai, que passara metade da vida a
viajar entre São Paulo e o Rio Grande de São Pedro, sempre às voltas com tropas
de mulas, que vendia na feira de Sorocaba. Uma vez o Velho ficara dois anos
ausente; correra até o boato de que ele havia sido assassinado pelos índios
tapes. Um belo dia, porém, Juca Terra reapareceu trazendo na guaiaca muitas
onças de ouro e a carta de sesmarias dumas terras lá do Continente que ele
dizia ficarem nas redondezas dum tal Rio Botucaraí.” Fonte: Atlas das
representações literárias de regiões brasileiras – Biblioteca do IBGE (autor
Érico Veríssimo, O continente, 200 I, v.l, p. 92-93 O tempo e o vento).
Disponível em: . Acesso em: 07 nov. 2019.
Texto 2
“[...] o homem falou até gostaria que esta
terra não fosse tão boa, para que não chegasse tanta gente. [...] Quando os
colonos plantassem café, em vez de algodão como queriam os ingleses, ia chover
gente ali - e decerto iam derrubar matas de cabeceiras e plantar café até na
beira de rio; aquela terra ia ficar descoberta, ia ver a luz do sol pela
primeira vez e depois todo dia, até ressecar. Na própria clareira, que a
Companhia tinha aberto para botar no meio Londrina como ovo num ninho, antes
jorravam três minas e por isso se chamava Patrimônio Três Bocas; mas agora, com
a terra já ressecada, duas minas já não jorravam mais - mas o povoado ia passar
a município [...]” Fonte: Atlas das representações literárias de regiões
brasileiras – Biblioteca do IBGE (autor PELLEGRINI, 2003, p. 98). Disponível
em: . Acesso em: 07 nov. 2019.
Texto 3
“[...]’Vosmecê está lutando por que, coronel?
Pela república? Pelos negros?’ [...] ‘Eu sei por que luto.’ ‘Deixe eu
adivinhar.’ ‘Luto por mim! Pela minha estância, pelo meu gado!’ ‘Agora sim.’
‘Começamos esta guerra juntos, contra o Braga e o Sebastião Barreto. Vosmecê
não pode negar.’ ‘Eu não nego.’ ‘Eu luto contra pessoas, contra coisas. Sem
querer ofender, coronel, eu não acredito nessa balela de lutar por uma causa ou
não sei que desculpa.’ ‘Vosmecê não me ofende, Bento Manuel.’ ‘Não, não ofendo
vossa excelência. Então?’ ‘Lembra de Tacuarembó? ‘ ‘Levei muita paulada na
cabeça, minha memória tá ruim.’ ‘Tinha um índio com uma lança. E eu no chão,
sem nada para me defender.’ ‘Eu me alembro de Sarandi. Tinha um castelhano com
uma lança.’ ‘Eu não faria uma bobagem dessas, Bento Manuel. Foi o Osório.’
Bento Manuel olhou para as árvores que pareciam flutuar no meio da cerração.
‘Aquela foi uma guerra boa.. .’ ‘Foi uma guerra injusta.’ ‘Eram castelhanos.’
‘Mas foi injusta.’ ‘E esta é uma guerra justa’ Aquela pelo menos eu entendia.
Fomos lá roubar as terras deles. E agora’ Estamos lutando por quê’ Me explique
por que é justa agora!’ [...] ‘O imperador é um menino.’ ‘Vosmecê é
monarquista, tocaio. Agora anda com esses anarquistas, lutando contra o
imperador.’ ‘Eu também tenho minha estância, Bento Manuel. E meu gado, minha
Pagina
30 CADERNO DO ALUNO
família. Mas um homem tem outras
responsabilidades.’ ‘Mesmo que não entenda?’ ‘Entendimento não dá vergonha na
cara pra ninguém.’[...]” Fonte: Atlas das representações literárias de regiões
brasileiras – Biblioteca do IBGE (Tabajara Ruas Os varões assinalados, 2003, p.
115-116). Disponível em: . Acesso em: 07 nov. 2019.
Em seguida, anote sobre as situações apontadas
em cada texto, as regiões mencionadas, os grupos sociais envolvidos e os
conflitos. Aproveite para pesquisar
em livros didáticos, jornais e revistas disponíveis na escola e/ou em
diferentes sites da internet exemplos de trechos de obras literárias e imagens
que apresentam elementos relacionados aos conflitos e tensões históricas e
contemporâneas no Estado de São Paulo. Para finalizar, registre suas
percepções, descobertas e novos conhecimentos no seu caderno.
Para quem perdeu a
aula do 25/06 - 7º ano EF - Geografia - População e
migração brasileira
Aula
do centro de mídias dia 02/07
das 10:30 as 11:15 quinta – feira assista e me envie sua
anotações matéria geografia
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