Roteiro de Estudo de Ciências - 9 anos A, B, C e D - Prof. Carlinhos
Roteiro de Aprendizagem
Do dia 13 a 17 de julho
Escola: Chojiro
Segawa
Professora: Carlos
Alberto da Silva
E-mail: carlossilvaa@professor.educacao.sp.gov.br
Disciplina
Ciências
Turma 9° ano A,
B, C e D
Nome do
aluno:
N°: Série:
Unidade Temática
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Vida e evolução
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Número de aulas
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3 aulas + 1 no CMSP
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Habilidade(s) do Currículo Paulista
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Competências Gerais
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1 Conhecimento/ 2 Pensamento Científico, crítico e criativo
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SITUAÇÃO DE
APRENDIZAGEM 3 – HEREDITARIEDADE
Vamos fazer
algumas reflexões:
O que você
entende por hereditariedade?
Todos os(as)
filhos(as) devem ser parecidos(as) com seus pais?
Você sabe o
que a Ciência diz sobre hereditariedade?
Conhecimento
sobre hereditariedade
Apesar de
hoje ser bem estabelecido como o material genético é herdado, a hereditariedade
não foi sempre compreendida de forma adequada. Por muito tempo, não se entendia, por
exemplo, por que algumas pessoas eram tão parecidas com os pais e outras
apresentavam diferenças tão acentuadas. Não se sabia nem mesmo que existia
material genético e que esse era transmitido.
Hipócrates, por volta de 410 a.C., propôs a
idéia da pangênese, a qual afirmava que o organismo produzia partículas de
todas as partes do organismo e que essas partículas eram transmitidas no
momento da reprodução. Essa idéia permaneceu bem aceita até o final do século
XIX.
Aristóteles (384-322 a.C.) também possuía
uma idéia sobre hereditariedade. De acordo com ele, existia algum material no
sêmen produzido pelos pais que garantiam a transmissão de características. O
termo sêmen, nesse caso, era usado no sentido de gametas e não como a secreção
eliminada no momento da ejaculação.
Após
Aristóteles, houve um grande período sem que essas questões fossem levantas.
Apenas depois do Renascimento, os estudos voltaram a ser realizados com o
objetivo de desvendar a hereditariedade, entretanto, pouco progresso foi
observado. Sendo assim, existem poucos trabalhos verdadeiramente inovadores no
período compreendido entre as idéias de Aristóteles e Gregor
Mendel (1822-1884).
Assista e vídeo e anote as duvidas para encaminhar e tirarmos
as duvidas pelo whatts
CONHECENDO A
GENÉTICA
Para iniciar o
estudo deste tema, sugerimos uma atividade inicial interativa que estimule você
a pensar sobre o que é a genética, através de suas próprias características e
diferenças entre colegas.
Esta tarefa
pode ser feita de forma simples, através de perguntas feitas aos(as) colegas sobre
características que, sem que eles saibam, são determinadas geneticamente.
Exemplos de
perguntas: Faça uma tabela e encaminhe para o e_mail
Quantos(as)
da sua casa possuem olhos castanhos?
Quantos(as) da
sua casa possuem visão normal?
Quantos(as) da
sua casa possuem cabelos castanhos?
Quantos(as) da
sua casa possuem dobram a língua em U?
Quantos(as) da
sua casa possuem o lóbulo da orelha solto?
E_mail
Bons estudos
para todos
Referencia bibliográfica
Ciências
Robson Cleber
da Silva – Equipe Curricular de Ciências; Arnaldo da Silva Santana – PCNP
da D.E. Santos; Cássia Rosalina Príncipe Voigt – PCNP da D.E. Leste 1;
Diego Pacheco dos Santos – PCNP da D.E. Araçatuba; Elizabeth Reymi
Rodrigues – PCNP da D.E. Mogi das Cruzes; Luciana Maria Victoria – PCNP
da D.E. Piracicaba; Marceline de Lima – PCNP da D.E. Bragança Paulista;
Rosimeire da Cunha – PCNP da D.E. São Vicente; Silvana Roberto Tonon – PCNP
da D.E. Campinas Leste; Telma Aparecida Rocha Ravagnani – PCNP da D.E.
José Bonifácio.
Revisores de
Ciências: Gisele Nanini Mathias e Lucas Aparecido Uizentim – Redatores de Ciências
do Currículo Paulista
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