Roteiro de Estudo de Ciências - 9 anos A, B, C e D - Prof. Carlinhos


Roteiro de Aprendizagem
Do dia 13 a 17 de julho
Escola: Chojiro Segawa
Professora: Carlos Alberto da Silva
E-mail: carlossilvaa@professor.educacao.sp.gov.br
Disciplina Ciências
Turma 9° ano A, B, C e D
Nome do aluno:                               N°:               Série:

Unidade Temática
Vida e evolução

Número de aulas
3 aulas + 1 no CMSP
Habilidade(s) do Currículo Paulista
(EF09CI08) Associar os gametas à transmissão das características hereditárias e reconhecer os princípios da hereditariedade, estabelecendo relações entre ancestrais e descendentes.
Competências Gerais
1 Conhecimento/ 2 Pensamento  Científico, crítico e criativo

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 3 – HEREDITARIEDADE
Vamos fazer algumas reflexões:
O que você entende por hereditariedade?
Todos os(as) filhos(as) devem ser parecidos(as) com seus pais?
Você sabe o que a Ciência diz sobre hereditariedade?
Conhecimento sobre hereditariedade
Apesar de hoje ser bem estabelecido como o material genético é herdado, a hereditariedade não foi sempre compreendida de forma adequada. Por muito tempo, não se entendia, por exemplo, por que algumas pessoas eram tão parecidas com os pais e outras apresentavam diferenças tão acentuadas. Não se sabia nem mesmo que existia material genético e que esse era transmitido.
Hipócrates, por volta de 410 a.C., propôs a idéia da pangênese, a qual afirmava que o organismo produzia partículas de todas as partes do organismo e que essas partículas eram transmitidas no momento da reprodução. Essa idéia permaneceu bem aceita até o final do século XIX.
Aristóteles (384-322 a.C.) também possuía uma idéia sobre hereditariedade. De acordo com ele, existia algum material no sêmen produzido pelos pais que garantiam a transmissão de características. O termo sêmen, nesse caso, era usado no sentido de gametas e não como a secreção eliminada no momento da ejaculação.
Após Aristóteles, houve um grande período sem que essas questões fossem levantas. Apenas depois do Renascimento, os estudos voltaram a ser realizados com o objetivo de desvendar a hereditariedade, entretanto, pouco progresso foi observado. Sendo assim, existem poucos trabalhos verdadeiramente inovadores no período compreendido entre as idéias de Aristóteles e Gregor Mendel (1822-1884).

Assista e vídeo e anote as duvidas para encaminhar e tirarmos as duvidas pelo whatts

CONHECENDO A GENÉTICA
Para iniciar o estudo deste tema, sugerimos uma atividade inicial interativa que estimule você a pensar sobre o que é a genética, através de suas próprias características e diferenças entre colegas.
Esta tarefa pode ser feita de forma simples, através de perguntas feitas aos(as) colegas sobre características que, sem que eles saibam, são determinadas geneticamente.
Exemplos de perguntas: Faça uma tabela e encaminhe para o e_mail
Quantos(as) da sua casa possuem olhos castanhos?
Quantos(as) da sua casa possuem visão normal?
Quantos(as) da sua casa possuem cabelos castanhos?
Quantos(as) da sua casa possuem dobram a língua em U?
Quantos(as) da sua casa possuem o lóbulo da orelha solto?

E_mail
Bons estudos para todos

Referencia bibliográfica
Ciências
Robson Cleber da Silva – Equipe Curricular de Ciências; Arnaldo da Silva Santana – PCNP da D.E. Santos; Cássia Rosalina Príncipe Voigt – PCNP da D.E. Leste 1; Diego Pacheco dos Santos – PCNP da D.E. Araçatuba; Elizabeth Reymi Rodrigues – PCNP da D.E. Mogi das Cruzes; Luciana Maria Victoria – PCNP da D.E. Piracicaba; Marceline de Lima – PCNP da D.E. Bragança Paulista; Rosimeire da Cunha – PCNP da D.E. São Vicente; Silvana Roberto Tonon – PCNP da D.E. Campinas Leste; Telma Aparecida Rocha Ravagnani – PCNP da D.E. José Bonifácio.
Revisores de Ciências: Gisele Nanini Mathias e Lucas Aparecido Uizentim – Redatores de Ciências do Currículo Paulista


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ROTEIRO DE ATIVIDADE - TECNOLOGIA E INOVAÇÃO - 7º ANO D - PROFESSORA ANDREIA DOS SANTOS

Joao de Almeida História 8 C e D roteiro do 4 bimestre

Roteiro da eletiva O MARAVILHOSO MUNDO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS - 7C professora Liliane