Roteiro de Recuperação - PV -7ºC - prof.ª Marcia
ROTEIRO DE APRENDIZAGEM – PV
Recuperação aos alunos que
não enviaram as atividades do 2º bimestre.
Data:
20
a 30 de julho
PROFESSOR (A) : Marcia Morgado
EMAIL: marciamorg0@gmail.com
DISCIPLINA : Projeto de Vida TURMA: 7° ano
C
UNIDADE
TEMÁTICA: : Quem
sou eu ; Autobiografia.
Plano de ação para se alcançar seus objetivos.
COMPETÊNCIAS: Autoconhecimento e autocuidado, Trabalho e Projeto
de Vida, Conhecimento, pensamento
científico, crítico e criativo, comunicação.
HABILIDADES: Reconhecer a si mesmo, identificando seus pontos fortes e fragilidades;
conhecer sua história de vida.
Pensar sobre o que quer para
seu futuro, levando em consideração caminhos a percorrer.
Reconhecer a importância da
escola ou dos estudos para se alcançar objetivos.
Recursos : CMSP, caderno do aluno, youtube, classroon, blog e email
1ºROTEIRO
ATIVIDADE 1:
Revise a aula do Centro de
Mídias do dia 10/06.
ATIVIDADE 2:
Leia as questões abaixo, fazendo uma reflexão sobre cada
uma delas, respondendo-as em aproximadamente quatro linhas em cada.
1 – Quem sou
eu?
2 – O que
gosto de fazer?
3 – O que
não gosto?
4 – Quais
são meus pontos fortes?
5 - Quais
são minhas fragilidades?
Para saber mais sobre o assunto, leias as páginas
57 e 58 do Caderno do aluno Volume I.
2 º ROTEIRO
ATIVIDADE 1:
Leia o texto “plano de ação” da
página 71 do caderno do aluno Volume 2 – Parte 2.
ATIVIDADE 2:
Continuando a leitura na página 72, responda as seguintes
questões:
(essas questões estão na página 72 do caderno do aluno,
Volume 2, porém com adequações)
1 – O que é
pertencer a escola? Você acredita que a escola ou os estudos podem contribuir
com seu futuro profissional?
2 – Como foi
o seu primeiro dia de aula na escola como estudante do 7° ano? Você consegue se lembrar desse
momento?
3 – Indique
um fato ocorrido na sua vida ou ação desenvolvida por você na escola que
representou algo importante ou que o (a) deixou feliz?
4 – Indique
algo que o (a) fez acreditar ainda mais no seu potencial de realizar os seus
sonhos?
5 – Você
acha importante o retorno das aulas presenciais? Por quê?
3 º ROTEIRO
ATIVIDADE 1
Leia o texto abaixo:
Maria vai com as outras
Era uma vez uma ovelha
chamada Maria. Aonde as outras ovelhas iam, Maria ia também. As ovelhas iam pra
baixo. Maria ia pra baixo. As ovelhas iam pra cima. Maria ia pra cima. Maria ia
sempre com as outras. Um dia, todas as ovelhas foram para o Polo Sul. Maria foi
também. Ai, que lugar frio! As ovelhas pegaram uma gripe!!! Maria pegou gripe
também. Atchim! Maria ia sempre com as outras. Depois todas as ovelhas foram
para o deserto. Maria foi também. As ovelhas tiveram insolação. Maria teve
insolação também. Uf! Puf! Maria ia sempre com as outras. Um dia, todas as
ovelhas resolveram comer salada de jiló. Maria detestava jiló. Mas, como todas
as ovelhas comiam jiló. Maria comia também. Que horror! Foi quando, de repente,
Maria pensou: “Se eu não gosto de jiló, por que é que eu tenho que comer salada
de jiló?” Maria pensou, suspirou, mas continuou fazendo o que as outras faziam.
Até que as ovelhas resolveram pular do alto do Corcovado pra dentro da Lagoa.
Todas as ovelhas pularam. E assim quarenta e duas ovelhas pularam, quebraram o
pé, chorando: Mé, mé, mé! Chegou a vez de Maria pular. Ela deu uma requebrada,
entrou num restaurante e comeu feijoada. Agora, mé, Maria vai pra onde caminha
seu pé.
(Sylvia Orthof)
Questões
reflexivas _ Página 77 do Caderno do Aluno – Volume 2 – Parte 2.
1 No conto, Maria sempre
decidia seguir as outras ovelhas, sem refletir sobre o que realmente queria. Você já fez alguma coisa,
influenciado por outras pessoas, e percebeu que não era aquilo que você queria
fazer? Conte um pouco sobre isso.
2 Você tem facilidade para
expressar suas opiniões, mesmo que elas vão contra ao que as outras pessoas
querem ouvir? Ou você tem dificuldade para isso? Por quê?
3 Todos nós temos o livre
arbítrio. O que quer dizer isso? O que significa livre arbítrio?
ATIVIDADE 2:
Assista ao vídeo “Vida Maria”
Responda:
No vídeo,
vemos que Maria segue o mesmo destino que sua mãe, você acha que assim como no
conto “Maria vai com as outras”, ela seguiu sua mãe apenas por não ter decisão
própria ou fez isso por falta de incentivo e oportunidade para ser diferente?
Faça um paralelo (uma reflexão) entre o conto e o vídeo.
4ºROTEIRO
O livro que você vai ler aqui,
é uma adaptação da obra original, se você se interessar em ler a história toda,
segue indicação da obra:
Você pode conhecer mais sobre
Malala, revendo a aula do Centro de
Mídias do dia 29 de abril. https://youtu.be/xpUVaDedxdY
ATIVIDADE 1
Faça a leitura do livro:
‘Malala, a menina que queria ir para a escola“.
O livro será enviado em PDF por
aqui e no grupo de whatsapp da sala, caso não consiga visualizar aqui, procure
no whatsapp.
ATIVIDADE 2
Responda:
A) Esse livro é baseado em um história real, você já
tinha ouvido falar da personagem Malala
Yousafzai? Onde?
B) Qual era o grande desejo de Malala?
C) Por que ela não podia ir para a escola?
D) Ela conseguiu realizar seu sonho?
E) Você acha que os estudos podem contribuir para a
realização de seus sonhos ?
. Orientações:
Esses roteiros além de estar no blog da escola, serão
reenviados no grupo de
Whatsapp
da sala.
As
atividades deverão ser enviadas para o e-mail da professora, até o dia 30 de
julho. marciamorg0@gmail.com
Não se esqueçam de
colocar nome, número e série nas atividades enviadas
Comentários
Postar um comentário