Roteiro de Recuperação - PV -7ºC - prof.ª Marcia


ROTEIRO DE APRENDIZAGEM – PV
  Recuperação aos alunos que não enviaram as atividades do 2º  bimestre.
Data: 20 a 30 de julho
PROFESSOR (A) :  Marcia Morgado
EMAIL: marciamorg0@gmail.com
DISCIPLINA : Projeto de Vida                                               TURMA: 7° ano C
UNIDADE TEMÁTICA:  : Quem sou eu ; Autobiografia.
Plano de ação para se alcançar seus objetivos.

COMPETÊNCIAS: Autoconhecimento e autocuidado, Trabalho e Projeto de  Vida, Conhecimento, pensamento científico, crítico e criativo, comunicação.
HABILIDADES: Reconhecer a si mesmo, identificando seus pontos fortes e fragilidades; conhecer sua história de vida.
Pensar sobre o que quer para seu futuro, levando em consideração caminhos a percorrer.
Reconhecer a importância da escola ou dos estudos para se alcançar objetivos.

Recursos : CMSP, caderno do aluno, youtube, classroon, blog e email





1ºROTEIRO

ATIVIDADE 1:
Revise a aula do Centro de Mídias do dia 10/06.


ATIVIDADE 2:
Leia as questões abaixo, fazendo uma reflexão sobre cada uma delas, respondendo-as em aproximadamente quatro linhas em cada.
1 – Quem sou eu?
2 – O que gosto de fazer?
3 – O que não gosto?
4 – Quais são meus pontos fortes?
5 - Quais são minhas fragilidades?

Para  saber mais sobre o assunto, leias as páginas 57 e 58 do Caderno do aluno Volume I.



2 º ROTEIRO
ATIVIDADE 1:
Leia o texto “plano de ação” da página 71 do caderno do aluno Volume 2 – Parte 2.


ATIVIDADE 2:
Continuando a leitura na página 72, responda as seguintes questões:
(essas questões estão na página 72 do caderno do aluno, Volume 2, porém com adequações)
1 – O que é pertencer a escola? Você acredita que a escola ou os estudos podem contribuir com seu futuro profissional?
2 – Como foi o seu primeiro dia de aula na escola como estudante do  7° ano? Você consegue se lembrar desse momento?
3 – Indique um fato ocorrido na sua vida ou ação desenvolvida por você na escola que representou algo importante ou que o (a) deixou feliz?
4 – Indique algo que o (a) fez acreditar ainda mais no seu potencial de realizar os seus sonhos?
5 – Você acha importante o retorno das aulas presenciais? Por quê?



3 º ROTEIRO
ATIVIDADE 1
Leia o texto abaixo:
Maria vai com as outras
Era uma vez uma ovelha chamada Maria. Aonde as outras ovelhas iam, Maria ia também. As ovelhas iam pra baixo. Maria ia pra baixo. As ovelhas iam pra cima. Maria ia pra cima. Maria ia sempre com as outras. Um dia, todas as ovelhas foram para o Polo Sul. Maria foi também. Ai, que lugar frio! As ovelhas pegaram uma gripe!!! Maria pegou gripe também. Atchim! Maria ia sempre com as outras. Depois todas as ovelhas foram para o deserto. Maria foi também. As ovelhas tiveram insolação. Maria teve insolação também. Uf! Puf! Maria ia sempre com as outras. Um dia, todas as ovelhas resolveram comer salada de jiló. Maria detestava jiló. Mas, como todas as ovelhas comiam jiló. Maria comia também. Que horror! Foi quando, de repente, Maria pensou: “Se eu não gosto de jiló, por que é que eu tenho que comer salada de jiló?” Maria pensou, suspirou, mas continuou fazendo o que as outras faziam. Até que as ovelhas resolveram pular do alto do Corcovado pra dentro da Lagoa. Todas as ovelhas pularam. E assim quarenta e duas ovelhas pularam, quebraram o pé, chorando: Mé, mé, mé! Chegou a vez de Maria pular. Ela deu uma requebrada, entrou num restaurante e comeu feijoada. Agora, mé, Maria vai pra onde caminha seu pé.
(Sylvia Orthof)

Questões reflexivas _ Página 77 do Caderno do Aluno – Volume 2 – Parte 2.
1 No conto, Maria sempre decidia seguir as outras ovelhas, sem refletir sobre o que  realmente queria. Você já fez alguma coisa, influenciado por outras pessoas, e percebeu que não era aquilo que você queria fazer? Conte um pouco sobre isso.

2 Você tem facilidade para expressar suas opiniões, mesmo que elas vão contra ao que as outras pessoas querem ouvir? Ou você tem dificuldade para isso? Por quê?

3 Todos nós temos o livre arbítrio. O que quer dizer isso? O que significa livre arbítrio?



ATIVIDADE 2:
Assista ao vídeo “Vida Maria”

Responda:
No vídeo, vemos que Maria segue o mesmo destino que sua mãe, você acha que assim como no conto “Maria vai com as outras”, ela seguiu sua mãe apenas por não ter decisão própria ou fez isso por falta de incentivo e oportunidade para ser diferente? Faça um paralelo (uma reflexão) entre o conto e o vídeo.







4ºROTEIRO
O livro que você vai ler aqui, é uma adaptação da obra original, se você se interessar em ler a história toda, segue indicação da obra:
Você pode conhecer mais sobre Malala, revendo a  aula do Centro de Mídias do dia 29 de abril.  https://youtu.be/xpUVaDedxdY

ATIVIDADE 1
Faça a leitura do livro: ‘Malala, a menina que queria ir para a escola“.
O livro será enviado em PDF por aqui e no grupo de whatsapp da sala, caso não consiga visualizar aqui, procure no whatsapp.


ATIVIDADE 2

Responda:
A)  Esse livro é baseado em um história real, você já tinha ouvido falar da personagem  Malala Yousafzai? Onde?

B)  Qual era o grande desejo de Malala?


C)  Por que ela não podia ir para a escola?

D)  Ela conseguiu realizar seu sonho?

E)  Você acha que os estudos podem contribuir para a realização de seus sonhos ?








. Orientações:
Esses roteiros além de estar no blog da escola, serão reenviados no grupo de
Whatsapp da sala.

As atividades deverão ser enviadas para o e-mail da professora, até o dia 30 de julho. marciamorg0@gmail.com
Não se esqueçam de colocar nome, número e série nas atividades enviadas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ROTEIRO DE ATIVIDADE - TECNOLOGIA E INOVAÇÃO - 7º ANO D - PROFESSORA ANDREIA DOS SANTOS

Joao de Almeida História 8 C e D roteiro do 4 bimestre

Roteiro da eletiva O MARAVILHOSO MUNDO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS - 7C professora Liliane