Recuperação - Matemática 1ºB e 1ºC - Prof Amarildo

ROTEIRO DE APRENDIZAGEM
RECUPERAÇÃO

Semana do dia 27 a 30 de julho de 2020

PROFESSOR (A): Amarildo Bernardo de Melo Mendes
EMAIL: amarildomendes@prof.educacao.sp.gov.br
Código do google sala de aula: 1° ano A: fkbc2aj  
Código do google sala de aula: 1° ano B: ahlrms2
DISCIPLINA: Matemática                                              TURMA:  1° B e C
PRAZO FINAL: 30/07/2020 
UNIDADE TEMÁTICA: Álgebra
Habilidades: (EF09MA22) Saber reconhecer relações de proporcionalidade direta, inversa, direta com o quadrado, entre outras, representando-as por meio de funções.
(EM13MAT501) Investigar relações entre números expressos em tabelas para representá-los no plano cartesiano, identificando padrões e criando conjecturas para
generalizar e expressar algebricamente essa generalização, reconhecendo quando essa
representação é de função polinomial de 1º grau.
 (EM13MAT502) Investigar relações entre números expressos em tabelas para representá-los no plano cartesiano, identificando padrões e criando conjecturas para generalizar e expressar algebricamente essa generalização, reconhecendo quando essa representação é de função polinomial de 2º grau do tipo y = ax2.


COMPETÊNCIAS GERAIS DA BNCC:
1- Conhecimento;
2- Pensamento científico, crítico e criativo;
3- Cultura digital;
4- Autoconhecimento e autocuidado; 5- Empatia e cooperação;
6- Responsabilidade e cidadania.


Copie no Caderno.

O que são Grandezas?

Uma grandeza é tudo aquilo que pode ser medido e possibilita que tenhamos características baseadas em informações numéricas e/ou geométricas.

Quando olhamos no relógio, para ver as horas, usamos a grandeza de tempo, quando andamos, podemos usar a grandeza quantidade de passos ou grandeza de distância.

Ou seja, todas as nossas ações podem ser quantificadas e classificadas com alguma grandeza.

Vamos a mais exemplos:
Nas questões abaixo, identifique as Grandezas.
1. A combustão de 48 g de carbono fornece 176 gás carbônico. A combustão de 30 g de carbono fornece quantos gramas de gás carbônico?
Grandeza 1: Grama de Carbono
Grandeza 2: Quantidade de gás de Carbono

2. Com 4 latas de tinta pintei 280 m2 de parede. Quantos metros quadrados poderiam ser pintados com 11 latas dessa tinta?
Grandeza 1: Quantidade de Latas de Tinta
Grandeza 2: Área da parede pintada


Grandezas Diretamente Proporcionais.

Uma Grandeza é considerada diretamente proporcional quando comparamos dois valores e analisando o crescimento de um, percebemos que o outro valor também cresce de maneira proporcional.

Vamos aos exemplos...
Ex 1: Ontem, eu fui no mercado e comprei 100g de Mortadela e paguei R$
2,50. Se eu tivesse comprado 300g, quanto eu pagaria?
Se você respondeu R$ 7,50, acertou!

Mas você consegue perceber o porque esses valores são diretamente proporcionais??
Na medida que eu aumento a quantidade de mortadela, o valor que terei que pagar também aumenta.
Para chegar ao valor, podemos utilizar a Regra de Três.

100 (g) =  2,50
300             X

100x=300.2,50 => 100x=750 => x=7,50

Ex 2: Estava com fome e resolvi fazer esfihas, gastei 250g de farinha de
trigo para fazer 10 esfihas. Se eu fosse fazer apenas duas esfihas, quando
de farinha de trigo eu precisaria?

Se vc respondeu 50g, você acertou.
Mais uma vez, podemos perceber que são diretamente proporcionais,
pois se eu quiser mais esfihas, precisarei de mais farinha.



Grandezas inversamente proporcionais

Duas grandezas são chamadas de inversamente proporcionais quando um aumento na medida de uma delas faz com que a medida da outra seja reduzida na mesma proporção. Em outras palavras, dadas as grandezas A e B, se houver aumento na medida da grandeza A, ocorre a diminuição da medida da grandeza B, então elas são inversamente proporcionais.
Exemplo: um automóvel move-se a 40 km/h e demora cerca de 5 horas para chegar ao seu destino. Se esse automóvel estivesse a 80 km/h, ele demoraria duas horas e meia para chegar ao seu destino.
Essas grandezas são inversamente proporcionais, pois, aumentando a velocidade, gastaremos menos tempo em um mesmo percurso. Portanto, inverteremos um lado das equações:

40km/h  =  5 horas           =====è       40km/h  =    X          
80km/h  =    X                  =====è       80km/h =  5 horas                 

Segue: 40.5=80x => 200=80x => x=2,5



Função de 1 º Grau
Qualquer função dada por uma lei da formação f(x)= ax + b; em que a e b são números reais dados e a ≠ 0, chama-se função polinomial de 1º Grau ou função Afim.
Também existe uma particularidade que é o x elevado a o grau 1, portanto, se fosse x elevado ao quadrado, seria uma função de 2º grau, se fosse ao cube, uma função de 3º grau e assim sucessivamente.
O gráfico dessa função é dada por:
y=ax+b
                                                          a= Coeficiênte      b=Termo Constante
Sabendo identificar o coeficiente e o termo constante, segue um exemplo para resolver os exercícios.

Identifique o coeficientes a e o termo constante b na função:

f(x) = 4x-5       Resp:  a=4   b=-5
f(x) = -3x-2      Resp:  a=-3   b=-2
f(x) = -x+9       Resp:   a=-1   b=9
f(x) = 2x           Resp:   a=2   b=0



Identificando uma Função de 1 º Grau

Uma particularidade que demonstra o grau da função é que o x é elevado a o grau 1, portanto, se fosse x elevado ao quadrado, seria uma função de 2º grau, se fosse ao cube, uma função de 3º grau e assim sucessivamente.
Lembrando que o grau maior encontrado que define a função.
Exemplos:

Funções de 1º grau
f(x)= 4x+x-8 
f(x)= 3x-8 

Funções de 2º grau
f(x)= x+x2-4 
f(x)= 2x+x2-4 

Funções de 3º grau
f(x)= x+x3-4 
f(x)= 2x+x3-4 +2x+x2-4


Como plotar um Gráfico de função de 1 º Grau.
Para desenhar um gráfico, são necessários coordenadas para criar pontos, e necessário no mínimo 2 pontos para gerar uma reta crescente, decrescente ou constante em um plano cartesiano.



Nas funções, deve-se encontrar as coordenadas escolhendo 2, 3 ou mais valores para x, afim de encontrar os valores de y.

Por exemplo: Desenhe o gráfico da função y=3x+1
X
Y=3X+1
Y
-2
Y=3.-2+1
-5
1
Y=3.1+1
4
2
Y=3.2+1
7
   Na coluna de X, atribui-se qualquer valor, vou usar -2,1 e 2.
Na próxima coluna, substitui-se o valor de x, e faz o cálculo.
Na coluna Y, coloca-se o resultado, e assim, teremos as coordenadas de três pontos.

São eles, (-2,-5)   (1,4)   (2,7). Vamos passar para o plano cartesiano.

Atividade 1: Identifique o coeficiente a e o termo constante b das funções: Tempo (60 min)
a)   f(x)=5x-2
b)   f(x)=-3x+4
c)   f(x)=4x
d)   f(x)=-2x-3
e)   f(x)=5x-2+3-2x
f)    f(x)=2x-2-5x-4-x
g)   f(x)=2-4x-9+8x
h)   f(x)=2+3(x-1)
i)     f(x)=(x+3).(x+2)-x2

 Atividade 2: Identifique o grau das respectivas funções. Tempo (60 min)

a)   f(x)= x2+x3-6
b)   f(x)= 4x+x-8
c)   f(x)= 2x+x2-4
d)   f(x)= x+x3-x3-9+2x4-2x4
e)   f(x)= 2x+x+19
f)    f(x)= x3-x3-4+x


Atividade 3: De acordo com a aula no CMSP, construa os gráficos das funções: Tempo (105 min)
a) y=-2x+3
b) y=-2x+1
c) y=-x+4
d) y=(2/5)x-6/5
e) y=3x+2
f) y=2x-3
g) y=x+3
h) y=5x+1

Para auxílio de compreensão do plano cartesiano, indico esse vídeo.





Como escrever uma função a partir de um gráfico de 1º grau.



1º Passo:  Escolha dois pontos do gráfico por onde passa a reta.
C(0,1)   E(2,5)  Obs: Pode escolher outros se quiser.
2º Passo:  Saber que o termo Geral é y = ax+b
3º Passo:  Encontrar o valor de a.
         Para encontrar o valor de a, é preciso esquecer o b por um momento, então vamos utilizar o termo geral sem o b, que fica assim...
y=ax , como precisamos encontrar o valor de a, isolamos ele assim:   .
Lembra aqueles dois pontos que escolhemos? Vamos calcular a diferença entre eles.
C(0,1)   E(2,5),   lembrando que as coordenadas são (x,y).
,       

4º Passo:  Encontrar o valor de b.
O termo constante b, será sempre o valor que toca no eixo y, mas como muitas vezes não é possível fazer uma leitura precisa, então vamos calcular.
Lembrando que o termo Geral é y = ax+b, e encontramos o valor de a=2, vamos substituir o valor de a, x e y.
a será o valor calculado, x e y serão são coordenada de um dos pontos escolhidos. Vamos utilizar o ponto E(2,5).
y = ax+b
5=2.2+b
5=4+b
b=5-4          b=1            Como a=2 e b=1 a função do gráfico é:
                                               



y=2x+1




Atividade 4: Qual a função dos gráficos abaixo? Tempo (60 min)




Como plotar um Gráfico de função de 2 º Grau.
Para desenhar um gráfico, é necessário coordenadas para gerar pontos, esses gráficos formam uma parábola.
Quando você lança uma bola de basquete na cesta, o percurso que a bola faz é uma parábola.

Para gerar os pontos é igual ao gráfico de função de 1º grau, basta substituir os valores de x para encontrar os de y.
Exemplo: Desenhe o gráfico da função  y= x2 -4x-5

x
y=x2-4x-5
(x,y)
-1
y=(-1)2-4.-1-5= 1+4-5= 0
-1,0
0
y=02-4.0-5= 0-0-5= -5
0,-5
2
y=22-4.2-5= 4-8-5= -9
2,-9
4
y=42-4.4-5= 16+16-5= -5
4,-5
5
y=52-4.5-5= 25-20-5= 0
5,0

Notem que após a realização dos cálculos foram geradas os pontos para serem colocados no plano cartesiano.
Após encontrados e marcados no plano cartesiano, NÃO DEVE SER TRAÇADO RETAS. Pois o gráfico formado possui esse desenho curvo, com a concavidade para cima e na próxima aula veremos que a concavidade pode estar para baixo também.


Atividade 5: Construa o gráfico das funções abaixo utilizando os valores indicados para x. Tempo (70 min)

a)   y= x2-3         utilize esses valores para x (-2,-1,0,1,2)
b)   y= x2-2x-3    utilize esses valores para x (-2,-1,0,1,2,3,4)
c)   y= x2+2x      utilize esses valores para x (-4,-3,-2, -1, 0,1,2)
d)   y= x2            utilize esses valores para x (-2, -1, 0,1,2)
e)   y= x2+3        utilize esses valores para x (-2, -1, 0,1,2)
f)    y= x2-2x       utilize esses valores para x (-2, -1, 0,1,2 ,3, 4)
g)   y= x2-2x+2   utilize esses valores para x (-1, 0,1, 2, 3)



Atividade 6: Responder as questões do caderno do aluno SP faz escola – 2º Bimestre. Atividade 1 a 12, página 9 á página 14. Tempo (90 min)

Atividade 7: Assista ao vídeo 1 e Crie um Mapa Mental da Função de 1º Grau, contendo exemplos. Tempo (55 min)

Atividade 8: Assista ao vídeo 2 e Crie um Mapa mental da Função de 2ºGrau, contendo exemplos. Tempo (80 min)



Vídeo 1:  http://gg.gg/kcask
Vídeo 2:  http://gg.gg/kcaqw

Após o término de todas as atividades, tirar fotos e enviar para o meu email ou WhatsApp.

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