Roteiro/Geografia/6 ano E.F./prof Sonia Gloria semana de 15 a 19 de junho


ROTEIRO DE ATIVIDADES 2 Bimestre.
Professora: Sonia Gloria de Oliveira Almeida
E-mail: sgloria@prof.educacao.sp.gov.br
Disciplina: Geografia  6 ano/2020        semana  15 a 19/06/2020
Unidade Temática: Formas de representação e pensamento espacial
Objeto de Conhecimento: Representação das cidades e do espaço urbano
Título: A Cartografia e suas tecnologias
HABILIDADES: (EF06GE20*) Reconhecer a importância da Cartografia como uma forma de linguagem para representar fenômenos nas escalas local, regional e global (EF06GE08) Analisar a diferença entre a escala gráfica e a escala numérica e medir distâncias na superfície pelas escalas gráficas e numéricas dos mapas

Nome                                            N       série         Semana de 15 a 19/06/2020  2 aulas

Atividade 1

Leia o texto referente a Cartografia e suas tecnologias  e observe as imagens das paginas 24 e 25  e responda as questões

acesse o endereço abaixo para ter acesso ao caderno do aluno on line


1)Você já ouviu falar em Cartografia?

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Assista o vídeo para entender melhor o assunto acesso em 07/06/2020 https://www.youtube.com/watch?v=wXCRF4NC4o8

Observe a pagina 25 do caderno do aluno volume 2 parte 2

a)Descreva as imagens 4, 5 e 6
           
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b)Compare as três imagens e indique as semelhanças e diferenças  entre elas.
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c)Indique em quais situações do seu cotidiano a cartografia está presente.
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B)Leitura e Analise de textos e vídeo: Cartografia
Leia os textos e assista ao vídeo indicado.
Texto 1:  O que é cartografia?
 A palavra cartografia tem origem na língua portuguesa, tendo sido registrada pela primeira vez em 1839 numa correspondência, indicando a ideia de um traçado de mapas e cartas. Hoje entendemos cartografia como a representação geométrica plana, simplificada e convencional de toda a superfície terrestre ou de parte desta, apresentada através de mapas, cartas ou plantas. Por meio da cartografia, quaisquer levantamentos (ambientais, socioeconômicos, educacionais, de saúde, etc.) podem ser representados espacialmente, retratando a dimensão territorial, facilitando e tornando mais eficaz a sua compreensão. Não se pode esquecer, no entanto, que os mapas, como meios de representação, traduzem os interesses e objetivos de quem os propõe, podendo se aproximar ou se afastar da realidade representada. Além disso, enfrentam, como veremos mais adiante, as limitações e distorções que inevitavelmente surgem quando da transposição da realidade para o plano. Fonte: Atlas Escolar IBGE. Disponível em: Acesso em 28 nov. 2019 pagina 25 volume 2 parte 2
Texto 2:  Breve História da Cartografia
A Grécia antiga, considerada o berço da civilização ocidental, muito contribuiu para o desenvolvimento das ciências, da filosofia e das artes em geral. Já no século VI a.C., suas expedições militares e de navegação, impulsionaram os trabalhos de cosmógrafos, astrônomos e matemáticos, os primeiros a buscar métodos científicos capazes de representar a superfície terrestre. Dentre os personagens mais importantes, pode-se citar Erastótenes (275-194 a.C.) e Ptolomeu (90-168 d.C.). O primeiro foi filósofo, astrônomo e matemático da escola de Alexandria, responsável pelo cálculo da circunferência da Terra. [...] Astrônomo, matemático e geógrafo, viveu em Alexandria, na época em que era dominada pelo Império Romano. Considerado o autor do primeiro Atlas Universal, disseminou o uso das coordenadas (latitude e longitude) e das projeções cônicas. Seu trabalho foi reproduzido muitas vezes durante a Idade Média, até que surgisse um mapa com maior precisão, o que só ocorreria 14 (quatorze) séculos depois, com Mercator. Enquanto os gregos experimentavam um grande avanço na área da Cartografia, os romanos ainda se encontravam em um estágio anterior. Utilizando-se de uma forma de representação muito primitiva, situavam Roma como centro do mundo e davam maior ênfase ao registro de rotas. A função principal desses mapas era de ordem prática, sendo utilizados para fins militares, administrativos e comerciais. Um dos mais famosos mapas romanos foi elaborado por Marcus Vipsanius Agripa (63-12 a.C.) a pedido do Imperador Octavio Augusto. Situado no Campo de Marte, em Roma, o “Orbis Terrarum”, mostrava com detalhes todas as rotas do Império Romano e incluía muitas outras informações. Este mapa chegou a ser reproduzido em outras importantes cidades do Império mas não foram preservados. Fonte: Adaptado do Atlas Escolar IBGE. Disponível em: Acesso em 29 nov. 2019. Pagina 26 do caderno do aluno pagina 27 volume 2 parte 2
Texto 4 (vídeo): Como são feitos os mapas?
 O vídeo produzido pelo IBGE (publicado em 28 maio de 2015) apresenta informações sobre o processo de produção dos mapas. Aerofotogrametria, aerotriangulação, estereoscópica, reangulação, georreferenciamento... São palavras difíceis, mas que possibilitam a produção de mapas cada vez mais precisos! Fonte: IBGE. Disponível em: Acesso em 29 nov. 2019 ou por meio do QR Code ao lado. Pagina 27 do caderno do aluno volume2 parte 2
Para responder às questões, dialogue com os(as) colegas e professor(a) e realize pesquisas adicionais em livros didáticos e/ou sites da internet, se necessário. a) Identifique nos textos as palavras, termos e/ou expressões que você não conhece e pesquise o significado. ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ b) Segundo o texto 1 “Não se pode esquecer, no entanto, que os mapas, como meios de representação, traduzem os interesses e objetivos de quem os propõe, podendo se aproximar ou se afastar da realidade representada”. O que isso quer dizer? ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ c) Pesquise informações adicionais sobre as influências de Ptolomeu (90-168 d.C.) e Mercator (1512-1594) para os avanços da Cartografia. ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ d) Pesquise dois exemplos de mapas antigos (históricos) referentes ao continente americano e ao Brasil, e descreva as suas principais características. ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ e) Com base no texto 3 e 4 (vídeo), comente como os mapas são feitos na atualidade e os desafios para a representação de informações. ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________


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