Roteiro/Geografia/6 ano E.F./prof Sonia Gloria semana de 15 a 19 de junho
ROTEIRO
DE ATIVIDADES 2 Bimestre.
Professora:
Sonia Gloria de Oliveira Almeida
E-mail: sgloria@prof.educacao.sp.gov.br
Disciplina: Geografia 6 ano/2020 semana
15 a 19/06/2020
Unidade Temática: Formas de
representação e pensamento espacial
Objeto de Conhecimento: Representação
das cidades e do espaço urbano
Título: A Cartografia e suas tecnologias
HABILIDADES: (EF06GE20*) Reconhecer a
importância da Cartografia como uma forma de linguagem para representar
fenômenos nas escalas local, regional e global
(EF06GE08) Analisar a diferença entre a escala gráfica e a escala
numérica e medir distâncias na superfície pelas escalas gráficas e numéricas
dos mapas
Nome N série Semana de 15 a 19/06/2020 2 aulas
Atividade 1
Leia o texto referente a
Cartografia e suas tecnologias e observe
as imagens das paginas 24 e 25 e
responda as questões
acesse o endereço abaixo
para ter acesso ao caderno do aluno on line
1)Você já ouviu falar em
Cartografia?
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Assista o vídeo para entender melhor o assunto acesso em
07/06/2020 https://www.youtube.com/watch?v=wXCRF4NC4o8
Observe a pagina 25 do
caderno do aluno volume 2 parte 2
a)Descreva as imagens 4, 5 e
6
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b)Compare as três imagens e indique as semelhanças e
diferenças entre elas.
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c)Indique em quais situações do seu cotidiano a cartografia
está presente.
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B)Leitura e Analise de textos e vídeo: Cartografia
Leia os textos e assista ao vídeo indicado.
Texto 1: O que é
cartografia?
A palavra cartografia tem origem na língua
portuguesa, tendo sido registrada pela primeira vez em 1839 numa
correspondência, indicando a ideia de um traçado de mapas e cartas. Hoje
entendemos cartografia como a representação geométrica plana, simplificada e
convencional de toda a superfície terrestre ou de parte desta, apresentada
através de mapas, cartas ou plantas. Por meio da cartografia, quaisquer
levantamentos (ambientais, socioeconômicos, educacionais, de saúde, etc.) podem
ser representados espacialmente, retratando a dimensão territorial, facilitando
e tornando mais eficaz a sua compreensão. Não se pode esquecer, no entanto, que
os mapas, como meios de representação, traduzem os interesses e objetivos de
quem os propõe, podendo se aproximar ou se afastar da realidade representada.
Além disso, enfrentam, como veremos mais adiante, as limitações e distorções
que inevitavelmente surgem quando da transposição da realidade para o plano.
Fonte: Atlas Escolar IBGE. Disponível em: Acesso em 28 nov. 2019 pagina 25
volume 2 parte 2
Texto 2: Breve
História da Cartografia
A Grécia antiga, considerada o
berço da civilização ocidental, muito contribuiu para o desenvolvimento das
ciências, da filosofia e das artes em geral. Já no século VI a.C., suas
expedições militares e de navegação, impulsionaram os trabalhos de cosmógrafos,
astrônomos e matemáticos, os primeiros a buscar métodos científicos capazes de
representar a superfície terrestre. Dentre os personagens mais importantes,
pode-se citar Erastótenes (275-194 a.C.) e Ptolomeu (90-168 d.C.). O primeiro
foi filósofo, astrônomo e matemático da escola de Alexandria, responsável pelo
cálculo da circunferência da Terra. [...] Astrônomo, matemático e geógrafo, viveu
em Alexandria, na época em que era dominada pelo Império Romano. Considerado o
autor do primeiro Atlas Universal, disseminou o uso das coordenadas (latitude e
longitude) e das projeções cônicas. Seu trabalho foi reproduzido muitas vezes
durante a Idade Média, até que surgisse um mapa com maior precisão, o que só
ocorreria 14 (quatorze) séculos depois, com Mercator. Enquanto os gregos
experimentavam um grande avanço na área da Cartografia, os romanos ainda se
encontravam em um estágio anterior. Utilizando-se de uma forma de representação
muito primitiva, situavam Roma como centro do mundo e davam maior ênfase ao
registro de rotas. A função principal desses mapas era de ordem prática, sendo
utilizados para fins militares, administrativos e comerciais. Um dos mais
famosos mapas romanos foi elaborado por Marcus Vipsanius Agripa (63-12 a.C.) a
pedido do Imperador Octavio Augusto. Situado no Campo de Marte, em Roma, o
“Orbis Terrarum”, mostrava com detalhes todas as rotas do Império Romano e
incluía muitas outras informações. Este mapa chegou a ser reproduzido em outras
importantes cidades do Império mas não foram preservados. Fonte: Adaptado do
Atlas Escolar IBGE. Disponível em: Acesso em 29 nov. 2019. Pagina 26 do caderno
do aluno pagina 27 volume 2 parte 2
Texto 4 (vídeo): Como são feitos
os mapas?
O vídeo produzido pelo IBGE (publicado em 28
maio de 2015) apresenta informações sobre o processo de produção dos mapas.
Aerofotogrametria, aerotriangulação, estereoscópica, reangulação,
georreferenciamento... São palavras difíceis, mas que possibilitam a produção
de mapas cada vez mais precisos! Fonte: IBGE. Disponível em: Acesso em 29 nov.
2019 ou por meio do QR Code ao lado. Pagina 27 do caderno do aluno volume2
parte 2
Para responder às questões,
dialogue com os(as) colegas e professor(a) e realize pesquisas adicionais em
livros didáticos e/ou sites da internet, se necessário. a) Identifique nos
textos as palavras, termos e/ou expressões que você não conhece e pesquise o
significado. ____________________________________________________________________________
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____________________________________________________________________________ b)
Segundo o texto 1 “Não se pode esquecer, no entanto, que os mapas, como meios
de representação, traduzem os interesses e objetivos de quem os propõe, podendo
se aproximar ou se afastar da realidade representada”. O que isso quer dizer?
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____________________________________________________________________________ c)
Pesquise informações adicionais sobre as influências de Ptolomeu (90-168 d.C.)
e Mercator (1512-1594) para os avanços da Cartografia.
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____________________________________________________________________________ d)
Pesquise dois exemplos de mapas antigos (históricos) referentes ao continente
americano e ao Brasil, e descreva as suas principais características.
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____________________________________________________________________________ e)
Com base no texto 3 e 4 (vídeo), comente como os mapas são feitos na atualidade
e os desafios para a representação de informações.
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