Roteiro/Geografia/7 ano E.F./Sonia Gloria/semana de 13 a 17
ROTEIRO
DE ATIVIDADES 2 Bimestre.
Professora:
Sonia Gloria de Oliveira Almeida
Classroom: 7 A cod uocy3ow 7 B
cod c76vnyb 7 C cod 2qbfdka
7 D cod.c6p6ijc
Disciplina: Geografia 7 ano/2020 semana
13 a 17/07/2020
Unidade Temática: Conexões e escalas
Objeto de Conhecimento: Formação
territorial do Brasil
Título: : BRASIL – FLUXOS ECONÔMICOS E
POPULACIONAIS, CONFLITOS, TENSÕES HISTÓRICAS E CONTEMPORÂNEAS Continuação
HABILIDADES(EF07GE02) Analisar a
influência dos fluxos econômicos e populacionais na formação socioeconômica e
territorial e discutir os conflitos e as tensões históricas e contemporâneas no
Brasil, em especial no Estado de São Paulo.
Fonte Caderno do aluno
Volume 2 Parte 2 para ver
imagens paginas 33/34/35/36
ATIVIDADE 4 tempo
aproximado 45 minutos
A – ANÁLISE DE MAPAS, ROTEIRO DE ENTREVISTA E PRODUÇÃO DE
PODCAST: ADENSAMENTO POPULACIONAL
Observe e compare os mapas relacionados com a evolução
da população brasileira em cinco momentos distintos: 1872, 1920, 1950, 1980 e
2010. Para aprofundar os conhecimentos,
pesquise em livros didáticos disponíveis na
escola e/ou em diferentes sites da internet os principais motivos relacionados à evolução e
ao adensamento populacional. Posteriormente, preencha o quadro com
as informações essenciais e finalize no seu caderno.
Para finalizar, elabore, em conjunto com os(as) colegas, um roteiro de
entrevista para aplicar com
os(as) familiares, vizinho(a)s,
amigo(a)s e demais professores da escola, referente
à formação das cidades brasileiras. Sugerimos algumas indagações como ponto
de partida:
1)
Há quanto tempo você mora nessa cidade?
2)
2)A cidade sofreu alterações ao longo do
tempo?
3)
O que motivou essas mudanças?
4)
Aproveite e acrescente mais questões
relacionadas à sua cidade e região.
Para
facilitar a socialização dos resultados da entrevista, elabore um podcast.
Recomendamos
que siga o roteiro inicial:
1.
Escolha um tema;
2.
Defina os participantes;
3.
Crie o roteiro para tratar do tema;
4.
Faça o ensaio para a gravação; 5. Realize a gravação; 6. Edite seu podcast;
7.
Publique-o nos players/plataformas que o(a) professor(a) indicar
Publique
No Whatsap .
Lembre-se de registrar suas percepções,
descobertas e novos conhecimentos no seu caderno
C – ANÁLISE DE TEXTO E IMAGEM E PRODUÇÃO DE REPORTAGEM:
PROCESSO DE
INDUSTRIALIZAÇÃO E URBANIZAÇÃO pagina 35
Leia o texto e observe a imagem a seguir.
Com
base no texto, em
seus conhecimentos e pesquisas adicionais em livros didáticos e/ ou
sites da internet, elabore uma produção textual
contemplando o surgimento das atividades industriais e a relação com o processo de
urbanização no Brasil, em especial no Estado de São Paulo.
Registre as palavras-chave no seu caderno.
Em seguida, imagine que você
foi convidado(a) para produzir uma reportagem, em grupo, para um telejornal da
região sobre o tema desta atividade.
Para começar, elabore um script, que tem como objetivo descrever todas as etapas da
produção, tais como: sequências,
cenas, cenários, entrevistados, fontes de pesquisa, dentre outros. Essa
reportagem deve ter no mínimo dois e
no máximo cinco minutos e será
exibida, previamente, para estudantes da escola em um festival de
curta-metragem. Converse com o(a) professor(a) sobre o passo-a-passo da
atividade e lembre-se de registrar suas percepções,
descobertas e novos conhecimentos no seu caderno.
ATIVIDADE 5 tempro
aproximado 20 minutos
A – NUVEM DE
PALAVRAS
A partir de tudo que você estudou nesta
Situação de Aprendizagem, observe a
imagem e elabore uma produção textual contemplando todas as palavras destacadas. Converse com o(a) professor(a) sobre
o formato de socialização e lembre-se de registrar suas percepções, descobertas
e novos conhecimentos no seu caderno. (0bs: Fazer em formato de Redação em folha a parte)
ATIVIDADE 6 tempo aproximado 20 minutos
A – AUTOAVALIAÇÃO DA SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM
1
Mantenha –se em dia não acumule atividades faça no caderno do
aluno que você retirou na escola e coloque no caderno as referencias a
atividade que não deu para fazer no caderno do aluno coloque a atividade e a
pagina correspondente
Assita a aula do cmsp da
semana e não esqueça de fazer anotações
16/07/2020
|
QUI
|
7º ano
do EF II
|
10:30
|
11:15
|
Geografia
|
Comentários
Postar um comentário