Roteiro/Geografia/7 ano E.F./Sonia Gloria/semana de 13 a 17


ROTEIRO DE ATIVIDADES 2 Bimestre.
Professora: Sonia Gloria de Oliveira Almeida
Classroom: 7 A  cod uocy3ow     7 B  cod c76vnyb     7 C cod  2qbfdka
7 D cod.c6p6ijc
Disciplina: Geografia  7 ano/2020        semana  13  a 17/07/2020
Unidade Temática: Conexões e escalas
Objeto de Conhecimento: Formação territorial do Brasil
Título: : BRASIL – FLUXOS ECONÔMICOS E POPULACIONAIS, CONFLITOS, TENSÕES HISTÓRICAS E CONTEMPORÂNEAS Continuação
HABILIDADES(EF07GE02) Analisar a influência dos fluxos econômicos e populacionais na formação socioeconômica e territorial e discutir os conflitos e as tensões históricas e contemporâneas no Brasil, em especial no Estado de São Paulo.

Fonte Caderno do aluno  Volume 2  Parte 2 para ver imagens  paginas 33/34/35/36
ATIVIDADE 4  tempo aproximado 45 minutos
A – ANÁLISE DE MAPAS, ROTEIRO DE ENTREVISTA E PRODUÇÃO DE PODCAST: ADENSAMENTO POPULACIONAL
Observe e compare os mapas relacionados com a evolução da população brasileira em cinco momentos distintos: 1872, 1920, 1950, 1980 e 2010. Para aprofundar os conhecimentos, pesquise em livros didáticos disponíveis na escola e/ou em diferentes sites da internet os principais motivos relacionados à evolução e ao adensamento populacional. Posteriormente, preencha o quadro com as informações essenciais e finalize no seu caderno.
Para finalizar, elabore, em conjunto com os(as) colegas, um roteiro de entrevista para aplicar com os(as) familiares, vizinho(a)s, amigo(a)s e demais professores da escola, referente à formação das cidades brasileiras. Sugerimos algumas indagações como ponto de partida:
1)    Há quanto tempo você mora nessa cidade?
2)    2)A cidade sofreu alterações ao longo do tempo?
3)    O que motivou essas mudanças?
4)    Aproveite e acrescente mais questões relacionadas à sua cidade e região.
Para facilitar a socialização dos resultados da entrevista, elabore um podcast.
Recomendamos que siga o roteiro inicial:
1. Escolha um tema;
2. Defina os participantes;
3. Crie o roteiro para tratar do tema;
4. Faça o ensaio para a gravação; 5. Realize a gravação; 6. Edite seu podcast;
7. Publique-o nos players/plataformas que o(a) professor(a) indicar
Publique No Whatsap .
 Lembre-se de registrar suas percepções, descobertas e novos conhecimentos no seu caderno
C – ANÁLISE DE TEXTO E IMAGEM E PRODUÇÃO DE REPORTAGEM:
 PROCESSO DE INDUSTRIALIZAÇÃO E URBANIZAÇÃO  pagina 35
Leia o texto e observe a imagem a seguir.
Com base no texto, em seus conhecimentos e pesquisas adicionais em livros didáticos e/ ou sites da internet, elabore uma produção textual contemplando o surgimento das atividades industriais e a relação com o processo de urbanização no Brasil, em especial no Estado de São Paulo.
 Registre as palavras-chave no seu caderno.
Em seguida, imagine que você foi convidado(a) para produzir uma reportagem, em grupo, para um telejornal da região sobre o tema desta atividade.
 Para começar, elabore um script, que tem como objetivo descrever todas as etapas da produção, tais como: sequências, cenas, cenários, entrevistados, fontes de pesquisa, dentre outros. Essa reportagem deve ter no mínimo dois e no máximo cinco minutos e será exibida, previamente, para estudantes da escola em um festival de curta-metragem. Converse com o(a) professor(a) sobre o passo-a-passo da atividade e lembre-se de registrar suas percepções, descobertas e novos conhecimentos no seu caderno.
ATIVIDADE 5  tempro aproximado 20 minutos
 A – NUVEM DE PALAVRAS
 A partir de tudo que você estudou nesta Situação de Aprendizagem, observe a imagem e elabore uma produção textual contemplando todas as palavras destacadas. Converse com o(a) professor(a) sobre o formato de socialização e lembre-se de registrar suas percepções, descobertas e novos conhecimentos no seu caderno. (0bs: Fazer em formato de Redação em folha a parte)
ATIVIDADE 6  tempo aproximado 20 minutos
 A – AUTOAVALIAÇÃO DA SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1

Mantenha –se em dia  não acumule atividades faça no caderno do aluno que você retirou na escola e coloque no caderno as referencias a atividade que não deu para fazer no caderno do aluno coloque a atividade e a pagina correspondente
Assita a aula do cmsp da semana e não esqueça de fazer anotações
16/07/2020
QUI
7º ano do EF II
10:30
11:15
Geografia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ROTEIRO DE ATIVIDADE - TECNOLOGIA E INOVAÇÃO - 7º ANO D - PROFESSORA ANDREIA DOS SANTOS

Joao de Almeida História 8 C e D roteiro do 4 bimestre

Roteiro da eletiva O MARAVILHOSO MUNDO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS - 7C professora Liliane