Roteiro de atividades - 8º ano D - Professora Andreia dos Santos - Matemática - Semana dos dias 06 á 10 de Julho

ROTEIRO DE MATEMÁTICA

Professor: Andreia dos Santos
Disciplina: Matemática             Turma: 8º ano  D
Tempo estimado: 3 aulas + 3 CMSP 
Unidade Temática: Álgebra -  Variação de grandezas diretamente proporcionais,  inversamente proporcionais 

Habilidade: (EF08MA13) Resolver e elaborar situações- -problema que envolvam grandezas diretamente ou inversamente proporcionais, por meio de estratégias variadas.
 Competência: Conhecimento 
Codigo turma glassroom: 75vvgf4

 ATIVIDADE REFERENTE A SEMANA DO DIA 06/07 A 10/07 
GRANDEZAS DIRETAMENTE OU INVERSAMENTE PROPORCIONAIS

Exercício 
Nome completo:                                                                                                   série:


 Atividade 1- disparadora : 45 minutos

Pesquise o que são grandezas diretamente proporcionais e grandezas inversamente proporcionais.




Atividade 2 – mão na massa: 90 minutos 



  1. Classifique os itens a seguir em grandezas diretamente proporcionais ou inversamente proporcionais e justifique sua resposta. 

  1. A medida do lado de um quadrado e o seu perímetro.
b) O tempo que um automóvel leva para percorrer uma certa distância e sua velocidade média.  c) A quantidade de funcionários de uma fábrica e o número de produtos fabricados.
d) A distância percorrida por um veículo e a quantidade de combustível usado. 
e) Quantidade de trabalhadores e a construção de um muro, sendo mantido o mesmo ritmo de trabalho. 

  1. Observe o exemplo e resolva as questões.

Uma fábrica mantém jornadas de trabalho de 6 horas para seus funcionários e, com essa jornada, a produção mensal é de 160 mil produtos. Quantas horas diárias serão necessárias para elevar a produção para 240 mil produtos?

Resolução: As grandezas são diretamente proporcionais, por isso, não é necessário inverter as razões para aplicar a propriedade fundamental das proporções. A proporção é:
160000 = 6
240000    x

160000x = 6·240000

160000x = 1440000
x = 1440000
      160000

x = 9
Serão necessárias 9 horas.

  1. Para fazer 6 bengalas de pão, o padeiro utiliza 1.800 gramas de farinha. Quanto ele gasta para fazer 5 bengalas?
  2. Uma costureira gasta 1,40 metros de tecido na confecção de uma bermuda. Caso ela queira confeccionar cinco bermudas, quantos metros de tecido serão gastos?

Sistematização - 
As atividades deverão ser entregues via email, google sala – glassroom até quinta feira. 
As dúvidas e orientações deveram ser no horário da manhã segunda-feira, terça – feira, quarta –feira
Em seu caderno faça o registro das aulas do centro de mídias colocando nome e a data que você assistiu para registro de presença. – Para ser entregue também esses registros.

           Links das aulas do centro de mídia: 3 aulas ( 135 minutos)
            https://youtu.be/2pIaEJTFurE





Obs.: As atividades realizadas no caderno ou na apostila não esquecer de colocar nome completo e serie para a correção.

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