ROTEIRO DE ATIVIDADE - 5 - FÍSICA - 1° SÉRIES A, B e C - PROFESSORA ELISÂNGELA SOLER
ROTEIRO
DE APRENDIZAGEM - 5
SEMANA
DO DIA 13 a 17 DE JULHO DE 2020
PROFESSOR
(A): ELISÂNGELA SOLER DE OLIVEIRA LIMA
Código
do google sala de aula: 1°A xg5c427 / 1°B avwpzt4 / 1°C
axlfks6
DISCIPLINA:
Física
TURMA: 1°A, B e C
Aulas
proposta: 2 + 1 CMSP
UNIDADE TEMÁTICA: Movimentos: Trabalho e energia
mecânica.
HABILIDADES DO CURRÍCULO
Identificar os impactos tecnológicos, sociais
e históricos da evolução do trabalho mecânico; analisar a potência do trabalho
animal e do trabalho das máquinas para estabelecer padrões de comparação entre
elas.
Os alunos irão utilizar o caderno do aluno do
2° bimestre, como apoio para desenvolver as atividades que aqui serão
propostas, a fim de contemplar as habilidades para o segundo bimestre.
COMPETÊNCIAS GERAIS DA BNCC:
1-
Conhecimento;
2-
Pensamento científico, crítico e criativo;
3-
Cultura digital
4-
Responsabilidade e cidadania.
TEMA
1 – TRABALHO E ENERGIA MECÂNICA
Atividade
caderno do aluno – volume 2 – página 29
Atividade disparadora – TRABALHO – (90
minutos)
Antigamente,
o principal meio de transporte urbano em São Paulo era o “bonde a burro”. Todo
trabalho de transportar pessoas e cargas era feito através dos esforços dos
animais. Em 1900, chega ao Brasil a companhia responsável pela distribuição de
energia elétrica e implantação do bonde elétrico.
Como
podemos ver, a ideia de trabalho não está relacionada apenas a uma atividade
humana. Animais e máquinas também realizam trabalho, substituindo as atividades
das pessoas.
Quanto
maior a força aplicada e a distância percorrida, maior é o trabalho realizado,
sendo expresso pela equação:
T
= F x d
Atualmente,
utilizam-se muitos métodos para ampliar a força, por meio de equipamentos
específicos, e diminuir o esforço humano, porém sem diminuir a produção.
Fonte:
GREF (Grupo de Reelaboração do Ensino de Física instituto de Física) - USP.
Texto adaptado.
Agora, responda as seguintes questões:
1- Quais são as vantagens da ampliação da força humana
proporcionada por máquinas, equipamentos e veículos, e os problemas causados
por ela? Por exemplo, em relação às usinas hidrelétricas: por um lado, elas
abastecem grandes regiões do país com energia elétrica; por outro, provocam
desmatamento, assoreamento e poluição, ou seja, degradação do meio ambiente.
2 - Quais as
conquistas do ser humano que foram possíveis graças às máquinas? Por exemplo,
em relação à mineração, aos carros, aos navios e às usinas hidrelétricas: eles
trazem vantagens para a humanidade, mas também causam muitos problemas.
3 - Quais são as vantagens e desvantagens da
substituição do trabalho humano pelo trabalho mecânico das máquinas, como nas
linhas de montagens das grandes indústrias ou nos campos?
4 - A Pirâmide de Quéops, localizada no Egito, foi
erguida há cerca de 4500 anos. Com aproximadamente 140 m de altura, foram
utilizados aproximadamente 2,3 milhões de blocos de pedra calcária, cada um
pesando 2,5 toneladas. Naquela época, não havia escavadeiras e gruas. Pensando
nos métodos utilizados para ampliar a força, elabore hipóteses de como foram
transportadas e erguidas as pedras.
Avaliação:
Resolução das questões, com leitura e interpretação das questões,
mediante ao auxílio da professora por meio de e-mail e aplicativo google meet.
RESPONDER NO CADERNO OU NO WORD, COLOCANDO A RESOLUÇÃO
DE CADA QUESTÃO, TIRAR FOTO ( QUEM FIZER NO CADERNO) E MANDAR NO EMAIL: elisangelasoler@prof.educacao.sp.gov.br, ESSA ATIVIDADE
TAMBÉM ESTARÁ DISPONÍVEL NO GOOGLE SALA DE AULA E TAMBÉM ESTA NO CADERNO DO
ALUNO VOL.2. ENTREGAR ATÉ DIA 24/07
Comentários
Postar um comentário