ROTEIRO DE ATIVIDADE - 5 - FÍSICA - 1° SÉRIES A, B e C - PROFESSORA ELISÂNGELA SOLER


ROTEIRO DE APRENDIZAGEM - 5
SEMANA DO DIA 13 a 17 DE JULHO DE 2020

PROFESSOR (A): ELISÂNGELA SOLER DE OLIVEIRA LIMA
Código do google sala de aula: 1°A xg5c427 / 1°B avwpzt4 / 1°C axlfks6
DISCIPLINA: Física                                          TURMA: 1°A, B e C
Aulas proposta: 2 + 1 CMSP
UNIDADE TEMÁTICA: Movimentos: Trabalho e energia mecânica.

HABILIDADES DO CURRÍCULO
Identificar os impactos tecnológicos, sociais e históricos da evolução do trabalho mecânico; analisar a potência do trabalho animal e do trabalho das máquinas para estabelecer padrões de comparação entre elas.
Os alunos irão utilizar o caderno do aluno do 2° bimestre, como apoio para desenvolver as atividades que aqui serão propostas, a fim de contemplar as habilidades para o segundo bimestre.

COMPETÊNCIAS GERAIS DA BNCC:

1-    Conhecimento;
2-    Pensamento científico, crítico e criativo;
3-    Cultura digital
4-    Responsabilidade e cidadania.

TEMA 1 – TRABALHO E ENERGIA MECÂNICA
Atividade caderno do aluno – volume 2 – página 29
 Atividade disparadora – TRABALHO – (90 minutos)
Antigamente, o principal meio de transporte urbano em São Paulo era o “bonde a burro”. Todo trabalho de transportar pessoas e cargas era feito através dos esforços dos animais. Em 1900, chega ao Brasil a companhia responsável pela distribuição de energia elétrica e implantação do bonde elétrico.
Como podemos ver, a ideia de trabalho não está relacionada apenas a uma atividade humana. Animais e máquinas também realizam trabalho, substituindo as atividades das pessoas.
Quanto maior a força aplicada e a distância percorrida, maior é o trabalho realizado, sendo expresso pela equação:
T = F x d
Atualmente, utilizam-se muitos métodos para ampliar a força, por meio de equipamentos específicos, e diminuir o esforço humano, porém sem diminuir a produção.
Fonte: GREF (Grupo de Reelaboração do Ensino de Física instituto de Física) - USP. Texto adaptado.
 Disponível em: http://www.if.usp.br/gref/mec/mec3.pdf.  Acesso em: 18 dez 2019.
Agora, responda as seguintes questões:
1- Quais são as vantagens da ampliação da força humana proporcionada por máquinas, equipamentos e veículos, e os problemas causados por ela? Por exemplo, em relação às usinas hidrelétricas: por um lado, elas abastecem grandes regiões do país com energia elétrica; por outro, provocam desmatamento, assoreamento e poluição, ou seja, degradação do meio ambiente.
 2 - Quais as conquistas do ser humano que foram possíveis graças às máquinas? Por exemplo, em relação à mineração, aos carros, aos navios e às usinas hidrelétricas: eles trazem vantagens para a humanidade, mas também causam muitos problemas.
3 - Quais são as vantagens e desvantagens da substituição do trabalho humano pelo trabalho mecânico das máquinas, como nas linhas de montagens das grandes indústrias ou nos campos?
4 - A Pirâmide de Quéops, localizada no Egito, foi erguida há cerca de 4500 anos. Com aproximadamente 140 m de altura, foram utilizados aproximadamente 2,3 milhões de blocos de pedra calcária, cada um pesando 2,5 toneladas. Naquela época, não havia escavadeiras e gruas. Pensando nos métodos utilizados para ampliar a força, elabore hipóteses de como foram transportadas e erguidas as pedras.

Avaliação:
Resolução das questões, com leitura e interpretação das questões, mediante ao auxílio da professora por meio de e-mail e aplicativo google meet.

RESPONDER  NO CADERNO OU NO WORD, COLOCANDO A RESOLUÇÃO DE CADA QUESTÃO, TIRAR FOTO ( QUEM FIZER NO CADERNO) E MANDAR NO EMAIL: elisangelasoler@prof.educacao.sp.gov.br, ESSA ATIVIDADE TAMBÉM ESTARÁ DISPONÍVEL NO GOOGLE SALA DE AULA E TAMBÉM ESTA NO CADERNO DO ALUNO VOL.2. ENTREGAR ATÉ DIA 24/07

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ROTEIRO DE ATIVIDADE - TECNOLOGIA E INOVAÇÃO - 7º ANO D - PROFESSORA ANDREIA DOS SANTOS

Joao de Almeida História 8 C e D roteiro do 4 bimestre

Roteiro da eletiva O MARAVILHOSO MUNDO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS - 7C professora Liliane