Roteiro/Geografia/7 Ano E.F/Prof Sonia Gloria/semana de 15 a 19 de junho


ROTEIRO DE ATIVIDADES 2 Bimestre.
Professora: Sonia Gloria de Oliveira Almeida
E-mail: sgloria@prof.educacao.sp.gov.br
Disciplina: Geografia  7 ano/2020        semana  15 a 19/06/2020
Unidade Temática: Conexões e escalas
Objeto de Conhecimento: Formação territorial do Brasil
Título: BRASIL – FLUXOS ECONÔMICOS E POPULACIONAIS, CONFLITOS, TENSÕES HISTÓRICAS E CONTEMPORÂNEAS
HABILIDADES: (EF07GE02) Analisar a influência dos fluxos econômicos e populacionais na formação socioeconômica e territorial e discutir os conflitos e as tensões históricas e contemporâneas no Brasil, em especial no Estado de São Paulo.

Nome                                            N       série         Semana de 15 a 19/06/2020  2 aulas

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1 – BRASIL – FLUXOS ECONÔMICOS E POPULACIONAIS, CONFLITOS, TENSÕES HISTÓRICAS E CONTEMPORÂNEAS
A Situação de Aprendizagem 1 propõe o estudo acerca dos fluxos econômicos e populacionais, conflitos e tensões históricas contemporâneas no Brasil, em especial no Estado de São Paulo. Para isso, é fundamental analisar as influências das atividades econômicas relacionadas à ocupação e interiorização territorial do Brasil e as transformações que ocorreram no uso e apropriação do espaço agrário e industrial ao longo da história brasileira.

Atividade 1

Leia os textos da pagina 19 do caderno do aluno volume 2 parte 2  sobre: A formação territorial do Brasil e faça uma analise das imagens

A – VAMOS DIALOGAR? No início do 7º ano, você teve a oportunidade de ampliar os seus conhecimentos sobre a formação territorial, evolução da divisão e o processo de regionalização do Brasil. Contudo, ainda há um longo caminho a percorrer no aprofundamento dos estudos acerca das diferentes fases do processo de ocupação e colonização, e compreender as relações e transformações no território brasileiro. Para iniciar o diálogo, leia e analise as imagens e os textos a seguir.
Veja imagens no caderno do aluno pagina 19 volume 2 parte 2

Na pagina 20 leia os textos 1 e 2  Com base nos seus conhecimentos e nas informações extraídas das imagens e dos textos, dialogue com os(as) colegas e professor(a) sobre o processo de ocupação e formação do território brasileiro.
Para apoiar o diálogo, sugerimos algumas questões:

Texto 1
 A ocupação portuguesa do litoral brasileiro só teve início com a criação do regime de  capitanias hereditárias por D. João III, em 1532, e sua implantação a partir de 1534. Até então, a exploração do novo território era esparsa e basicamente individual, a exemplo da donataria concedida pelo rei D. Manuel a Fernando de Noronha visando ao arrendamento do comércio de pau-brasil. Foi através desse sistema de capitanias que os primeiros núcleos de ocupação e colonização portuguesa do Brasil foram estabelecidos, a exemplo de São Vicente, concedida a Martim Afonso de Sousa, em 1532, e de Pernambuco, concedida a Duarte Coelho, em 1534. Portugal deu início à colonização do Brasil para compensar a perda para os muçulmanos de um importante comércio no Norte da África, garantir as rotas para as Índias e expulsar os franceses que assediavam a costa brasileira desde o início do século XVI. Fonte: Brasil 500 anos de povoamento – IBGE. Disponível em: . Acesso em: 02 dez. 2019.

Texto 2

 A ocupação portuguesa no Brasil colônia teve um caráter exploratório dos recursos naturais presentes em um território já humanizado, se fixando primeiramente na faixa litorânea. As poucas cidades e vilas constituídas no período, assim como todas as áreas agrícolas, ocorreram nas proximidades do oceano Atlântico, a via de comunicação com Portugal. Assim, a criação do território brasileiro é resultado de séculos de formação, com mudanças ocorrendo na medida que novas terras eram conquistadas e cresciam as disputas por domínio e poder. Essas conquistas ocorreram por meio de guerras e influências políticas.
 Elaborado especialmente para o Material de Apoio ao Currículo Paulista.

 Com base nos seus conhecimentos e nas informações extraídas das imagens e dos textos, dialogue com os(as) colegas e professor(a) sobre o processo de ocupação e formação do território brasileiro. Para apoiar o diálogo, sugerimos algumas questões: Lembre-se que, neste diálogo, é fundamental, aprofundar os conhecimentos sobre os conceitos de Território, Estado, Nação, País, Povo, Sociedade, Cidadania, entre outros
 Responda:

1)O que você sabe sobre as nações colonizadoras do Brasil?

2)Quais relações foram estabelecidas com os povos originários no território brasileiro?

3) O que foi o tripé monocultura, latifúndio e mão de obra escrava?

4) Como ocorreu o processo de interiorização do território brasileiro?

5)Quais atividades e ciclos econômicos foram desenvolvidos nos séculos XVI, XVII, XVIII e XIX?

6)Dentre os diversos conflitos e tensões, como a Inconfidência Mineira (1789) e a Conjuração Baiana (1798), quais outros você conhece?

7) Como ocorreu a disputa pelo território brasileiro em relação à conquista de novas terras, em especial no Estado de São Paulo?

8) E hoje, quais atividades econômicas e fluxos populacionais caracterizam o território brasileiro?

9) Como lidar com as tensões e conflitos contemporâneos relacionados ao avanço das fronteiras agrícolas e a preservação da cultura dos povos originários e da natureza?

10) Faça uma pesquisa sobre os conceitos de Território, Estado, Nação, País, Povo, Sociedade, Cidadania.

11)Registre as suas principais idéias, percepções e aprendizados no seu caderno.



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