Roteiro/Geografia/7 Ano E.F/Prof Sonia Gloria/semana de 15 a 19 de junho
ROTEIRO
DE ATIVIDADES 2 Bimestre.
Professora:
Sonia Gloria de Oliveira Almeida
E-mail: sgloria@prof.educacao.sp.gov.br
Disciplina: Geografia 7 ano/2020 semana
15 a 19/06/2020
Unidade Temática: Conexões e escalas
Objeto de Conhecimento: Formação territorial
do Brasil
Título: BRASIL – FLUXOS ECONÔMICOS E
POPULACIONAIS, CONFLITOS, TENSÕES HISTÓRICAS E CONTEMPORÂNEAS
HABILIDADES: (EF07GE02) Analisar a influência
dos fluxos econômicos e populacionais na formação socioeconômica e territorial
e discutir os conflitos e as tensões históricas e contemporâneas no Brasil, em
especial no Estado de São Paulo.
Nome N série Semana de 15 a 19/06/2020 2 aulas
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1 –
BRASIL – FLUXOS ECONÔMICOS E POPULACIONAIS, CONFLITOS, TENSÕES HISTÓRICAS E
CONTEMPORÂNEAS
A Situação de Aprendizagem 1
propõe o estudo acerca dos fluxos econômicos e populacionais, conflitos e
tensões históricas contemporâneas no Brasil, em especial no Estado de São Paulo.
Para isso, é fundamental analisar as influências das atividades econômicas
relacionadas à ocupação e interiorização territorial do Brasil e as
transformações que ocorreram no uso e apropriação do espaço agrário e
industrial ao longo da história brasileira.
Atividade 1
Acesse caderno do aluno
volume 2 7 ano do ensino Fundamental geografia a partir da pagina 18 via on
line https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-
content/uploads/sites/7/download/EF%20anos%20finais%202020%20-%20Caderno%20do%20Aluno%20-%20Vol%202/SPFE%207%20ano%20EF%20vol%202%20PARTE%202.pdf
Leia os textos da pagina 19 do caderno do
aluno volume 2 parte 2 sobre: A formação
territorial do Brasil e faça uma analise das imagens
A – VAMOS DIALOGAR? No
início do 7º ano, você teve a oportunidade de ampliar os seus conhecimentos
sobre a formação territorial, evolução da divisão e o processo de
regionalização do Brasil. Contudo, ainda há um longo caminho a percorrer no
aprofundamento dos estudos acerca das diferentes fases do processo de ocupação
e colonização, e compreender as relações e transformações no território
brasileiro. Para iniciar o diálogo, leia e analise as imagens e os textos a
seguir.
Veja imagens no caderno do aluno pagina 19
volume 2 parte 2
Na pagina 20 leia os textos 1 e 2 Com base nos seus conhecimentos e nas
informações extraídas das imagens e dos textos, dialogue com os(as) colegas e
professor(a) sobre o processo de ocupação e formação do território brasileiro.
Para apoiar o diálogo, sugerimos algumas
questões:
Texto 1
A
ocupação portuguesa do litoral brasileiro só teve início com a criação do
regime de capitanias hereditárias por D. João III, em 1532, e sua
implantação a partir de 1534. Até então, a exploração do novo território era
esparsa e basicamente individual, a exemplo da donataria concedida pelo rei D.
Manuel a Fernando de Noronha visando ao arrendamento do comércio de pau-brasil.
Foi através desse sistema de capitanias que os primeiros núcleos de ocupação e
colonização portuguesa do Brasil foram estabelecidos, a exemplo de São Vicente,
concedida a Martim Afonso de Sousa, em 1532, e de Pernambuco, concedida a
Duarte Coelho, em 1534. Portugal deu início à colonização do Brasil para
compensar a perda para os muçulmanos de um importante comércio no Norte da
África, garantir as rotas para as Índias e expulsar os franceses que assediavam
a costa brasileira desde o início do século XVI. Fonte: Brasil 500 anos de
povoamento – IBGE. Disponível em: . Acesso em: 02 dez. 2019.
Texto 2
A
ocupação portuguesa no Brasil colônia teve um caráter exploratório dos recursos
naturais presentes em um território já humanizado, se fixando primeiramente na
faixa litorânea. As poucas cidades e vilas constituídas no período, assim como
todas as áreas agrícolas, ocorreram nas proximidades do oceano Atlântico, a via
de comunicação com Portugal. Assim, a criação do território brasileiro é
resultado de séculos de formação, com mudanças ocorrendo na medida que novas
terras eram conquistadas e cresciam as disputas por domínio e poder. Essas conquistas
ocorreram por meio de guerras e influências políticas.
Elaborado especialmente para o Material de
Apoio ao Currículo Paulista.
Com
base nos seus conhecimentos e nas informações extraídas das imagens e dos
textos, dialogue com os(as) colegas e professor(a) sobre o processo de ocupação
e formação do território brasileiro. Para apoiar o diálogo, sugerimos algumas
questões: Lembre-se que, neste diálogo, é fundamental, aprofundar os
conhecimentos sobre os conceitos de Território, Estado, Nação, País, Povo,
Sociedade, Cidadania, entre outros
Responda:
1)O que você sabe sobre as nações
colonizadoras do Brasil?
2)Quais relações foram estabelecidas com os
povos originários no território brasileiro?
3) O que foi o
tripé monocultura, latifúndio e mão de obra escrava?
4) Como ocorreu o processo de interiorização
do território brasileiro?
5)Quais atividades e ciclos econômicos foram
desenvolvidos nos séculos XVI, XVII, XVIII e XIX?
6)Dentre os diversos conflitos e tensões,
como a Inconfidência Mineira (1789) e a Conjuração Baiana (1798), quais outros
você conhece?
7) Como ocorreu a disputa pelo território
brasileiro em relação à conquista de novas terras, em especial no Estado de São
Paulo?
8) E hoje, quais atividades econômicas e
fluxos populacionais caracterizam o território brasileiro?
9) Como lidar com as tensões e conflitos
contemporâneos relacionados ao avanço das fronteiras agrícolas e a preservação
da cultura dos povos originários e da natureza?
10) Faça uma pesquisa sobre os conceitos de
Território, Estado, Nação, País, Povo, Sociedade, Cidadania.
11)Registre as suas principais idéias,
percepções e aprendizados no seu caderno.
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