Roteiro/Geografia/6 Ano E.F./çprof Sonia Gloria/Semana de 22 a 26 de junho
ROTEIRO
DE ATIVIDADES 2 Bimestre.
Professora:
Sonia Gloria de Oliveira Almeida
Classroom 6 A cod 6 B cod. Rbyt6ub 6 C
cod. E3qjfmy
Disciplina: Geografia 6 ano/2020 semana
22 a 26/06/2020
Unidade Temática: Formas de
representação e pensamento espacial
Objeto de Conhecimento: Representação
das cidades e do espaço urbano
Título: A Cartografia e suas tecnologias
HABILIDADES: (EF06GE20*) Reconhecer a
importância da Cartografia como uma forma de linguagem para representar
fenômenos nas escalas local, regional e global
(EF06GE08) Analisar a diferença entre a escala gráfica e a escala
numérica e medir distâncias na superfície pelas escalas gráficas e numéricas
dos mapas
Nome N série Semana de 22 a 26/06/2020
Atividade 1 45
minutos
Reveja a aula do centro de mídias de 18/06/2020
Abaixo link de acesso ao caderno do aluno volume 2 parte 2 6
ano
Faça uma pesquisa sobre a
História da Cartografia e sua
evolução tecnológica
Na antiguidade
Na Idade Média
Na Idade Moderna
No período Contemporâneo
Atividade 2 pagina 28 caderno do aluno volume 2 parte 2 6 ano currículo paulista
ATIVIDADE 2 45 minutos
A – ANÁLISE E PRODUÇÃO DE
CROQUI
1)Você já pensou o quanto os
mapas são importantes?
2)O que é um mapa para você?
3)Como você se orienta para
ir à escola?
4)Quando você precisa se
orientar, que instrumento usa?
5). Em seguida, leia a
atividade a seguir e responda às questões no seu caderno.
6)Antes de um jogo de
futebol, é necessário posicionar os jogadores em áreas específicas do campo.
Com o apoio de uma prancheta, um determinado técnico de futebol apresenta as
orientações táticas aos seus jogadores:
I J H G E F D A C B E LINHA DO MEIO ÁREA
CENTRAL ÁREA DE PÊNALTI GRANDE ÁREA GOL
Imagem 7 – Croqui – Campo de
Futebol. Elaborado especialmente para o Material de Apoio ao Currículo
Paulista. Pagina 28
a) Essa
apresentação por meio de um croqui facilita ou dificulta o entendimento dos
jogadores sobre o posicionamento, a distribuição e as jogadas necessárias para
a vitória do time? Justifique sua resposta.
b) Nesta representação, a bola está com o
jogador B e deve chegar até o jogador H. Quais são as possíveis estratégias
para realizar esta jogada?
c) Uma estratégia parecida pode ser utilizada
na leitura de um mapa quando queremos chegar a um determinado lugar. Considere
por exemplo o croqui a seguir. Supondo que você está no banco e necessita
ir até o shopping, qual trajeto deve percorrer? Atente-se aos pontos de
referência, em seguida trace o percurso no próprio croqui.
GEOGRAFIA pagina 29
d) Descreva no seu caderno o percursos
possíveis para os seguintes deslocamentos:
• Farmácia à escola
• Livraria à banca de jornal
• Academia à área verde
e) Você notou alguma semelhança entre o croqui
do campo de futebol e o croqui do bairro? Justifique sua resposta.
Pagina 30 CADERNO DO ALUNO
f) Com base nas orientações do(a)
professor(a), elabore um croqui do lugar onde mora e/ ou da escola e/ou de
outro lugar de sua preferência. Depois, compartilhe com os(as) colegas em uma
exposição. Aproveite e relate os seus aprendizados no desenvolvimento desta
atividade. Verifique com o(a) professor(a) a possibilidade de enviar o seu
croqui para o mural “Meu lugar no mundo” criado pelo IBGE Educa Crianças. Para
conhecer exemplos de croquis criados por estudantes de todo o país, acesse o
site do Educa Crianças. Disponível em: . Acesso em 29 nov. 2019 ou por meio do
QR Code ao lado.
Curiosidade!
Nomes geográficos identificam lugares e ajudam
a contar suas histórias
As ruas de calçamento irregular, feito com
pedras pé-de-moleque, e o casario colonial do centro histórico de Paraty, município
ao sul do estado do Rio de Janeiro, foram palco de uma polêmica encerrada há
pouco mais de dez anos: o nome da cidade deveria ser escrito com “y” ou com
“i”? Tudo começou após mudanças nas regras ortográficas da língua portuguesa no
Brasil terem determinado a substituição do y por i em palavras como Paraty, que
então passou a figurar nos mapas como Parati. Revoltados com a alteração, os
paratienses se mobilizaram para que o “y” retomasse seu devido lugar na grafia
do nome da cidade, o que ocorreu depois da aprovação de uma lei pela Câmara de
Vereadores, em 2007. A disputa mostra que não é por acaso que uma palavra é
escrita e pronunciada de uma ou outra maneira. Cada letra ou fonema traz a
marca da tradição e das decisões políticas que determinam os nomes das coisas.
Nesse sentido, os nomes dos elementos representados em um mapa podem funcionar
como fontes de informação sobre o país. É o que mostram as pesquisas sobre os
Nomes Geográficos, ao buscarem a origem e as diversas formas que um nome pode
ter para designar um lugar, seja ele uma cidade, rua, rio, relevo ou
construções, por exemplo. Vistos como patrimônios culturais, os nomes das
diversas feições geográficas de um território funcionam como verdadeiros
“fósseis linguísticos” com várias camadas de história. “O nome geográfico
transforma o espaço em lugar, que é o espaço vivido, marcado por emoções e que
tem uma história. Quem nomeia está ligando aquele lugar à sua história. Ao
recuperar o nome de uma construção, ou mesmo nomeá-la, estamos dando um significado
a ela, reconhecendo e atribuindo um valor. Por isso, nunca se pode descartar um
nome”, explica Ana Cristina Resende, pesquisadora da Coordenação de Cartografia
do IBGE. Cada nome geográfico é formado pela junção de um nome genérico com um
específico. Um exemplo é o “rio São Francisco”, formado pelo genérico “rio” e o
específico “São Francisco”. O trabalho do IBGE é cuidar da padronização dos
nomes que estão em suas bases cartográficas. Fonte: Agência IBGE Notícias.
Disponível em: Acesso em 28 nov. 2019.
ATIVIDADE 3 45 minutos
A – FORMAS DE ORIENTAÇÃO
1) Você percebeu que as
formas de orientação fazem parte da nossa vida?
R:
2)Como podemos nos orientar
no espaço geográfico quando não temos mapas, pontos de referência, placas de
sinalização, GPS e nomes de ruas?
R:
3) E, no caso dos povos que
vivem no deserto, como eles se orientam e se deslocam?
R:
4) E os navegantes?
R:
GEOGRAFIA pagina 31
Imagem 9 – Deserto. Fonte: Pixabay. Disponível
em: Acesso em: 13 nov. 2019. Imagem 10 – Barcos. Fonte: Pixabay. Disponível em:
Acesso em: 29 nov. 2019.
Imagem 10 – Barcos. Fonte:
Pixabay. Disponível em: Acesso em: 29 nov. 2019.
Considerando os diversos
lugares, os deslocamentos das pessoas e a necessidade de encontrar estratégias
para chegar a algum destino, a próxima atividade apresenta um desafio para você
. , Analise a situação problema.
Daniel é especializado na
área de TI (Tecnologia da Informação), porém está desempregado. Ele mora na
mesma cidade que você e recebeu uma proposta de emprego para trabalhar em um
grande banco, localizado na avenida Paulista, em São Paulo. O problema é que
Daniel não conhece São Paulo, não tem carro próprio e também não possui
familiares e nem amigos nesta cidade. Diante da situação em que Daniel se
encontra, ele precisa se planejar para conseguir chegar no dia e horário
marcados para a entrevista de emprego.
Imagem 11 – Avenida Paulista
– São Paulo/SP. Foto: Andréia C. B. Cardoso (2019)
Pagina 32 CADERNO DO ALUNO
De acordo com as informações contidas no texto
reflitam e criem estratégias para apoiar
Daniel a chegar ao banco localizado na Avenida Paulista. Como ponto de partida,
considerem as seguintes etapas: definir o ponto de partida – cidade de origem;
verificar meio de transporte; identificar o endereço da rodoviária ou
aeroporto; definir o local da hospedagem; identificar o endereço do prédio do
banco/entrevista. Enfim, tracem as rotas possíveis de deslocamento até a cidade
de São Paulo e dentro da cidade e apontem os recursos utilizados para apoiar
Daniel neste desafio. Ao final da atividade, apresentem os resultados para a
turma e dialogue sobre os desafios no desenvolvimento desta atividade.
Lembre-se de registrar no seu caderno os principais aprendizados
1)Mas como ele deve
proceder? Quais estratégias podem apoiar Daniel a chegar no local dentro do
horário previsto?
R:
Assista a aula do Centro de
Midias faça anotações e envie por email
25/06/20
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QUI
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6º ano do EF II
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09:00
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09:45
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:45min
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Geo
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