Roteiro/Geografia/6 Ano E.F./çprof Sonia Gloria/Semana de 22 a 26 de junho


ROTEIRO DE ATIVIDADES 2 Bimestre.
Professora: Sonia Gloria de Oliveira Almeida
Classroom  6 A  cod                         6 B cod. Rbyt6ub        6 C  cod. E3qjfmy
Disciplina: Geografia  6 ano/2020        semana  22  a 26/06/2020
Unidade Temática: Formas de representação e pensamento espacial
Objeto de Conhecimento: Representação das cidades e do espaço urbano
Título: A Cartografia e suas tecnologias
HABILIDADES: (EF06GE20*) Reconhecer a importância da Cartografia como uma forma de linguagem para representar fenômenos nas escalas local, regional e global (EF06GE08) Analisar a diferença entre a escala gráfica e a escala numérica e medir distâncias na superfície pelas escalas gráficas e numéricas dos mapas

Nome                                            N       série         Semana de 22 a 26/06/2020 

Atividade 1 45 minutos

Reveja a aula do centro de mídias de 18/06/2020
Abaixo link de acesso ao caderno do aluno volume 2 parte 2 6 ano
Faça uma pesquisa sobre a  História da Cartografia  e sua evolução tecnológica
Na antiguidade
Na Idade Média
Na Idade Moderna
No período Contemporâneo
Atividade 2 pagina 28 caderno do aluno volume 2 parte 2  6 ano currículo paulista
ATIVIDADE 2  45 minutos
A – ANÁLISE E PRODUÇÃO DE CROQUI
1)Você já pensou o quanto os mapas são importantes?
2)O que é um mapa para você?
3)Como você se orienta para ir à escola?
4)Quando você precisa se orientar, que instrumento usa?
5). Em seguida, leia a atividade a seguir e responda às questões no seu caderno.
6)Antes de um jogo de futebol, é necessário posicionar os jogadores em áreas específicas do campo. Com o apoio de uma prancheta, um determinado técnico de futebol apresenta as orientações táticas aos seus jogadores:
 I J H G E F D A C B E LINHA DO MEIO ÁREA CENTRAL ÁREA DE PÊNALTI GRANDE ÁREA GOL
Imagem 7 – Croqui – Campo de Futebol. Elaborado especialmente para o Material de Apoio ao Currículo Paulista. Pagina 28
a)     Essa apresentação por meio de um croqui facilita ou dificulta o entendimento dos jogadores sobre o posicionamento, a distribuição e as jogadas necessárias para a vitória do time? Justifique sua resposta.

 b) Nesta representação, a bola está com o jogador B e deve chegar até o jogador H. Quais são as possíveis estratégias para realizar esta jogada?
 c) Uma estratégia parecida pode ser utilizada na leitura de um mapa quando queremos chegar a um determinado lugar. Considere por exemplo o croqui a seguir.  Supondo que você está no banco e necessita ir até o shopping, qual trajeto deve percorrer? Atente-se aos pontos de referência, em seguida trace o percurso no próprio croqui.
 GEOGRAFIA pagina  29
 d) Descreva no seu caderno o percursos possíveis para os seguintes deslocamentos:
• Farmácia à escola
 • Livraria à banca de jornal
• Academia à área verde
 e) Você notou alguma semelhança entre o croqui do campo de futebol e o croqui do bairro? Justifique sua resposta.
Pagina 30 CADERNO DO ALUNO
 f) Com base nas orientações do(a) professor(a), elabore um croqui do lugar onde mora e/ ou da escola e/ou de outro lugar de sua preferência. Depois, compartilhe com os(as) colegas em uma exposição. Aproveite e relate os seus aprendizados no desenvolvimento desta atividade. Verifique com o(a) professor(a) a possibilidade de enviar o seu croqui para o mural “Meu lugar no mundo” criado pelo IBGE Educa Crianças. Para conhecer exemplos de croquis criados por estudantes de todo o país, acesse o site do Educa Crianças. Disponível em: . Acesso em 29 nov. 2019 ou por meio do QR Code ao lado.

 Curiosidade!
 Nomes geográficos identificam lugares e ajudam a contar suas histórias
 As ruas de calçamento irregular, feito com pedras pé-de-moleque, e o casario colonial do centro histórico de Paraty, município ao sul do estado do Rio de Janeiro, foram palco de uma polêmica encerrada há pouco mais de dez anos: o nome da cidade deveria ser escrito com “y” ou com “i”? Tudo começou após mudanças nas regras ortográficas da língua portuguesa no Brasil terem determinado a substituição do y por i em palavras como Paraty, que então passou a figurar nos mapas como Parati. Revoltados com a alteração, os paratienses se mobilizaram para que o “y” retomasse seu devido lugar na grafia do nome da cidade, o que ocorreu depois da aprovação de uma lei pela Câmara de Vereadores, em 2007. A disputa mostra que não é por acaso que uma palavra é escrita e pronunciada de uma ou outra maneira. Cada letra ou fonema traz a marca da tradição e das decisões políticas que determinam os nomes das coisas. Nesse sentido, os nomes dos elementos representados em um mapa podem funcionar como fontes de informação sobre o país. É o que mostram as pesquisas sobre os Nomes Geográficos, ao buscarem a origem e as diversas formas que um nome pode ter para designar um lugar, seja ele uma cidade, rua, rio, relevo ou construções, por exemplo. Vistos como patrimônios culturais, os nomes das diversas feições geográficas de um território funcionam como verdadeiros “fósseis linguísticos” com várias camadas de história. “O nome geográfico transforma o espaço em lugar, que é o espaço vivido, marcado por emoções e que tem uma história. Quem nomeia está ligando aquele lugar à sua história. Ao recuperar o nome de uma construção, ou mesmo nomeá-la, estamos dando um significado a ela, reconhecendo e atribuindo um valor. Por isso, nunca se pode descartar um nome”, explica Ana Cristina Resende, pesquisadora da Coordenação de Cartografia do IBGE. Cada nome geográfico é formado pela junção de um nome genérico com um específico. Um exemplo é o “rio São Francisco”, formado pelo genérico “rio” e o específico “São Francisco”. O trabalho do IBGE é cuidar da padronização dos nomes que estão em suas bases cartográficas. Fonte: Agência IBGE Notícias. Disponível em: Acesso em 28 nov. 2019.
ATIVIDADE 3 45 minutos
 A – FORMAS DE ORIENTAÇÃO
1) Você percebeu que as formas de orientação fazem parte da nossa vida?
R:
2)Como podemos nos orientar no espaço geográfico quando não temos mapas, pontos de referência, placas de sinalização, GPS e nomes de ruas?
R:
3) E, no caso dos povos que vivem no deserto, como eles se orientam e se deslocam?
R:
4) E os navegantes?
R:
GEOGRAFIA  pagina 31
 Imagem 9 – Deserto. Fonte: Pixabay. Disponível em: Acesso em: 13 nov. 2019. Imagem 10 – Barcos. Fonte: Pixabay. Disponível em: Acesso em: 29 nov. 2019.
Imagem 10 – Barcos. Fonte: Pixabay. Disponível em: Acesso em: 29 nov. 2019.
Considerando os diversos lugares, os deslocamentos das pessoas e a necessidade de encontrar estratégias para chegar a algum destino, a próxima atividade apresenta um desafio para você . , Analise a situação problema.
Daniel é especializado na área de TI (Tecnologia da Informação), porém está desempregado. Ele mora na mesma cidade que você e recebeu uma proposta de emprego para trabalhar em um grande banco, localizado na avenida Paulista, em São Paulo. O problema é que Daniel não conhece São Paulo, não tem carro próprio e também não possui familiares e nem amigos nesta cidade. Diante da situação em que Daniel se encontra, ele precisa se planejar para conseguir chegar no dia e horário marcados para a entrevista de emprego.
Imagem 11 – Avenida Paulista – São Paulo/SP. Foto: Andréia C. B. Cardoso (2019)
Pagina 32 CADERNO DO ALUNO
 De acordo com as informações contidas no texto  reflitam e criem estratégias para apoiar Daniel a chegar ao banco localizado na Avenida Paulista. Como ponto de partida, considerem as seguintes etapas: definir o ponto de partida – cidade de origem; verificar meio de transporte; identificar o endereço da rodoviária ou aeroporto; definir o local da hospedagem; identificar o endereço do prédio do banco/entrevista. Enfim, tracem as rotas possíveis de deslocamento até a cidade de São Paulo e dentro da cidade e apontem os recursos utilizados para apoiar Daniel neste desafio. Ao final da atividade, apresentem os resultados para a turma e dialogue sobre os desafios no desenvolvimento desta atividade. Lembre-se de registrar no seu caderno os principais aprendizados
1)Mas como ele deve proceder? Quais estratégias podem apoiar Daniel a chegar no local dentro do horário previsto?
R:
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25/06/20
QUI
6º ano do EF II
09:00
09:45
:45min
Geo


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