Roteiro de Recuperação de Matemática - 8º ano C - Professora Elisangela Nunes - Semana dos dias 20 á 31 de Julho
Roteiro de Atividades para Recuperação
Semana dos dias 20 á 31 de Julho
Professora: Elisangela de Oliveira Nunes Fernandes
Componente Curricular: Matemática
Série: 8º ano C
Código da Turma: vdzvkus
Unidade Temática: Números, Álgebra, Grandezas e medidas, Probabilidade e Estatística
Números de aulas: 6 aulas por semana
Habilidades: [EF08MA01] Efetuar cálculos com potências de expoentes inteiros e aplicar esse conhecimento na representação de números em notação científica.
[EF08MA10] Identificar a regularidade de uma sequência numérica ou figural não recursiva e construir um algoritmo por meio de um fluxograma que permita indicar os números ou as figuras seguintes.
[EF08MA11] Identificar a regularidade de uma sequência numérica recursiva e construir um algoritmo por meio de um fluxograma que permita indicar os números seguintes.
[EF08MA13] Resolver e elaborar problemas que envolvam grandezas diretamente ou inversamente proporcionais, por meio de estratégias variadas.
(EF08MA19) Resolver e elaborar situações-problema que envolvam medidas de área de figuras geométricas, utilizando expressões de cálculo de área (quadriláteros, triângulos e círculos), em situações como determinar medida de terrenos.
(EF08MA23) Identificar o tipo adequado de gráfico para representar um conjunto de dados de uma pesquisa ou expressar determinada informação
Objetivos da aula: Aplicar a notação científica e realizar operações, usar corretamente a notação científica e apresentar a noção de ordem de grandeza
Identificar a regularidade de uma sequência numérica, reconhecer sequências recursivas e não recursivas e construir um algoritmo por meio de um fluxograma que permita indicar os números ou as figuras seguintes.
Identificar grandezas diretamente e inversamente proporcionais
Resolver e elaborar problemas que envolvam medidas de área de figuras geométricas, utilizando expressões de cálculo de área (quadriláteros, triângulos...)
Identificar tipos e elementos de gráficos para representar um conjunto de dados de uma pesquisa.
Competências Gerais BNCC: 2-Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer a abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.
5- Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.
Justificativa: Recuperação com foco nas habilidades desenvolvidas no 2º bimestre (revisão das atividades trabalhadas).
Atividades
Nome do aluno:
Série:
Questão 1: Escreva os números abaixo em notação científica.
a) 75 000 = d) 0,00000008 =
b) 0,00004 = e) 3 400 =
c) 0,2 =
Questão 2: Aplicando as propriedades, resolva as expressões a seguir:
a) 56,7 x 10 -3 + 0,01 x 10 3 =
b) 15200 x 10 2 – 6,4 x 10 4 =
c) 7,86 x 10 12 + 3,54 x 10 17 =
d) 3,5 x 10 7 x 4,3 x 10 -5 =
e) 9,3 x 10 -6 ÷ 3,1 x 10 -3 =
Questão 3: Os números a seguir estão em notação científica. Escreva-os na representação estendida.
a) 7.10−8 = d) 4,5.10−1=
b) 5,2.107= e) 3.107=
c) 2,23.102= f) 6,6.1010=
Questão 4: Em uma academia foram organizados os materiais de uso das aulas de musculação. Os pesos foram organizados de forma que a pilha se sustentasse, como mostra a figura a seguir. Continuando com esse padrão de organização, responda:
a) Quantos pesos serão necessários para formar o 5° termo da sequência? E o 6°?
b) Encontre uma expressão algébrica que expresse a regra de formação dessa sequência
c) Organize o procedimento descrito anteriormente para construir a sequência por meio de um fluxograma.
Questão 5: ( Caderno do aluno SP faz escola, volume 2, página 68) – Situação de aprendizagem 4- Atividade 1: Estudando as grandezas direta e inversamente proporcionais.
1.2- Veja a tabela que descreve o mesmo percurso realizado por três meios de transporte diferentes.
As grandezas presentes nesta tabela são diretamente ou inversamente proporcionais? Justifique sua resposta.
Questão 6: (Caderno do aluno SP faz escola, volume 2, página 68 e 69) - Situação de aprendizagem 4- Atividade 1: Estudando as grandezas direta e inversamente proporcionais.
1.3- Agora, observe na tabela como estão associados o valor e a quantidade de um determinado produto, e depois responda:
a) Como pode-se observar, o valor a ser pago é diretamente proporcional à quantidade de produtos. Por que?
b) Escreva uma sentença algébrica que relacione o valor a ser pago e a quantidade de produtos.
c) Quanto uma pessoa irá pagar caso ela compre 18 unidades desse produto?
d) Encontre a quantidade de produtos que uma pessoa poderá adquirir ao pagar R$ 3. 360,00.
e) Qual será o valor de 1 produto? Explique como resolver essa questão.
Questão 7: (Caderno do aluno SP faz escola, volume 2, página 69) - Situação de aprendizagem 4- Atividade 1: Estudando as grandezas direta e inversamente proporcionais.
1.5 Elabore três problemas, seguindo as orientações a seguir:
a) Um problema que envolva duas grandezas diretamente proporcionais;
b) Um problema que envolva duas grandezas inversamente proporcionais;
c) Um problema que envolva duas grandezas, mas que não haja proporcionalidade.
Questão 8: (Caderno do aluno SP faz escola, volume 2, página 72) - Situação de aprendizagem 5 - ATIVIDADE 1 – DESCOBRINDO MEDIDAS DE ÁREA
1.6 O dono de uma academia, em comemoração ao aniversário do estabelecimento, pretende distribuir a cada um de seus frequentadores toalhas de mão de 22 cm de largura e 30 cm de comprimento. Sabendo que em cada toalha será estampada, de forma centralizada, a logomarca da academia, cujas dimensões serão 12 cm de largura e 20 cm de comprimento, determine a porcentagem que esta estampa ocupará da área total da toalha.
Questão 9: (Caderno do aluno SP faz escola, volume 2, página 75) - SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 6 - ATIVIDADE 2 – ÁREA DO CÍRCULO
2.3 A caminhada, por ser um exercício físico que pode ser realizado por qualquer pessoa, pois não apresenta restrição de idade, além de poder ser realizada quase que a qualquer hora do dia, vem continuamente conquistando mais e mais praticantes. Pensando nisso, a prefeitura de uma determinada cidade resolveu construir uma pista de caminhada em formato circular. Sabendo que a área desta pista será igual a 1.519,76 m2, qual deve ser a medida de seu diâmetro?
Questão 10: (Caderno do aluno SP faz escola, volume 2, página 76) -
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 6 -ATIVIDADE 3 – ÁREAS DE UM CÍRCULO E DE SUAS
3.3 Qual deve ser a área da região colorida para que os raios das circunferências que deram origem a ela assumam valores iguais a 25 cm e 20 cm? Explique como você resolveu essa questão. PARTES
Questão 11: (Caderno do aluno SP faz escola, volume 2, página 78) - SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 7 - ATIVIDADE 1 - ESTUDO DE GRÁFICOS
1.5 Façam uma pesquisa, organiza os dados e construam um gráfico para divulgar os resultados da pesquisa.
Sistematização:
- Encaminhar as atividades realizada (poderá ser por email, google sala de aula...)
- As dúvidas e orientações será o horário da manhã na segunda feira, terça feira, quarta feira e sexta feira.
- As devolutivas serão feitas individualmente (poderá ser por email, google sala de aula, whatssaps...),
- Entregar até o dia 31/07
Links das aulas do centro de mídia:
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