Roteiro de atividade - 1º C - Química - Professora Elisangela Nunes - Referente o dia 17 de Julho

Roteiro de Atividade
Referente o dia 17 de Julho
Professora: Elisangela de Oliveira Nunes Fernandes
Componente Curricular: Química
Série: 1º ano C
Email: nunesfernandes@prof.educacao.sp.gov.br
Código da Turma: ienq3zh
Unidade Temática: Transformação química na natureza e no sistema
produtivo Combustíveis – transformação química, massas envolvidas e
produção de energia; Reagentes e produtos – relações em massa e energia;
Reações de combustão; aspectos quantitativos nas transformações químicas;
poder calorífico dos combustíveis.
• Conservação da massa e proporção entre as massas de reagentes e
produtos nas transformações químicas.
• Relação entre massas de reagentes e produtos e a energia nas
transformações químicas.
Números de aulas: 2 aulas por semana: 1 + 1(CMSP)
Habilidades: • Identificar os reagentes e produtos e aspectos energéticos
envolvidos em reações de combustão;
• Reconhecer a conservação de massa em transformações químicas.
• Reconhecer que nas transformações químicas há proporções fixas entre as
massas de reagentes e produtos.
Objetivos da aula: Reconhecer e compreender as transformações que eles
vivenciam, conhecem ou que são importantes para a sociedade.
Comparar quantidades de reagentes e de produtos envolvidos em
transformação química, estabelecendo a proporção entre suas massas
Competências Gerais BNCC:
1. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o
mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade,
continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa,
democrática e inclusiva. 2. Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à
abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise
crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar
hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive
tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas
Recursos: Caderno do aluno SP faz escola (volume 2), acesso a internet, livro
didático...
Atividades
Nome do Aluno:
Série:
Mão na massa: (35 minutos)
Questão 1: (Caderno do aluno SP faz escola, volume 2, página 36 e 37)
1.C – João teve problemas de falha em seu veículo automotor. Ao procurar um
mecânico, foi detectado um defeito em algumas peças, sendo alertado quanto
à qualidade do combustível. Considerando que o problema do veículo pode ter
sido gerado pelo abastecimento de combustível adulterado, João resolveu
retornar ao posto em que abastecia regularmente para fazer averiguações.
Ajude João a verificar se a hipótese do mecânico é coerente, realizando o
experimento “Teor de álcool na gasolina”, conforme orientações do(a) seu(sua)
professor(a).
• Após os testes realizados, foi verificado que em _______ mL da mistura
(gasolina/álcool+ água) havia _______ mL de álcool + água e ______ mL de
gasolina. Qual será a porcentagem de álcool existente nessa amostra?
• O mecânico estava certo quanto à sua hipótese? O combustível testado foi
adulterado? Justifique sua resposta tendo como base os dados da Portaria
MAPA nº 75 de 05/03/2015, que fixa o percentual obrigatório de adição de
etanol anidro combustível à gasolina, nos seguintes percentuais: 27% na
gasolina comum e 25% na gasolina premium.
Orientação para realizar a atividade: Como não é possível a realização da
atividade experimental, vocês vão utilizar o simulador virtual da Faculdade de
Educação da USP, disponível em:
http://www.labvirtq.fe.usp.br/simulacoes/quimica/sim_qui_temalcoolnagasolina.
htm. Acesso em: 02 mar. 2020, registrem as observação e orientações, para
então responder as questões acima.
1.D – Assista ao vídeo do GEPEQ: Experimentos de Química – “Poder
Calorífico dos Combustíveis”. Disponível em: https://youtu.be/y8Vz_QzGmiU
Acesso em: 17 dez. 19.
Orientação para realizar a atividade: Depois de assistir o vídeo, comparando
a energia liberada na combustão de etanol e querosene, os estudantes devem
registrar suas considerações.
Sistematização: (10 minutos)
- Encaminhar as atividades realizada (poderá ser por email, google sala de
aula...)
- As dúvidas e orientações será o horário da manhã na sexta feira.
- As devolutivas serão feitas individualmente (poderá ser por email, google sala
de aula, whatssaps...)
- Entregar até o dia 20/07
Links da aula do centro de mídia: (45 minutos)
https://youtu.be/HFNCUq4VuUY
Avaliação: Participação e interação no desenvolvimento das atividades.
Observação: Enviar as atividades somente no meu email institucional
(nunesfernandes@prof.educacao.sp.gov.br),ou no google sala de
aula(classrrom), por favor não esquecer de colocar nome e série.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ROTEIRO DE ATIVIDADE - TECNOLOGIA E INOVAÇÃO - 7º ANO D - PROFESSORA ANDREIA DOS SANTOS

Joao de Almeida História 8 C e D roteiro do 4 bimestre

Roteiro da eletiva O MARAVILHOSO MUNDO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS - 7C professora Liliane