Roteiro de atividade - Recuperação - 8º ano C e D

º 
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO 
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO  
DIRETORIA DE ENSINO - SUZANO  
EE CHOJIRO SEGAWA 



 
 
 ROTEIRO DE ATIVIDADE -  RECUPERAÇÃO 
(PARA OS ALUNOS QUE NÃO ENTREGARAM ATIVIDADES) 


EE Chojiro Segawa 
 
Professora: Eunice 
 
 
Componente Curricular: Arte 
 
Turmas: 8º anos C e D 
 
Roteiro de atividades a serem realizadas em casa pelos alunos, devido a pandemia do novo coronavírus. 
 
Quantidade de aulas: 02 

Tempo: 90 minutos 

Período de realização: Até dia 31/07/20 
 
Objeto de conhecimento: Formas de expressão e representação de diferentes culturas em danças. 

Habilidade: (EF08AR09) Pesquisar e analisar diferentes formas de expressão, representação e encenação de danças de matriz indígena, africana e afro-brasileira, reconhecendo e apreciando composições de dança de artistas, grupos e coletivos paulistas e brasileiros de diferentes épocas.  


Objetivos: - Diferenciar e reconhecer várias formas de expressão, representação e encenação de danças de matrizes indígenas, africanas e afro-brasileiras;  
Consegue apreciar, sem preconceitos, composições de danças de matrizes indígenas, africanas e afro-brasileiras de diferentes épocas.  


Estratégias e desenvolvimento  

ATIVIDADE 3 – AÇÃO EXPRESSIVA I 
Nesta atividade, você e seus colegas vão vivenciar e experimentar ações corporais baseadas nos fatores do movimento. Aguarde orientação de seu professor para iniciar a atividade. 
Fatores de movimento: 
1. Fluência: • Movimento corporal livre (fluente, continuado, expandido) ocorre quando o movimento não pode parar, dando a sensação de fluidez; • Movimento corporal controlado (contido, cortado, limitado) ocorre quando o movimento pode ser interrompido a qualquer momento, dando a sensação de pausa; 
2. Espaço: • Onde o dançarino atua e cria; um lugar que lhe pertence. Existem o espaço imaginário e o espaço como limite da ação. O uso do espaço pode se dar de duas formas, conforme a qualidade do movimento: • Forma direta: quando o movimento mantém uma trajetória, tem uma atenção direta no espaço e emprega movimentos retos e lineares; • Forma flexível: quando o movimento é definido como arredondado, ondulante, plástico, indireto. Além disso, são usadas várias partes do corpo, indo a diferentes lugares (espaço tridimensional) ao mesmo tempo. • O espaço informa ao dançarino a trajetória da ação no ar, e verificam-se, ainda, três níveis de movimento: o baixo (que vai do deitar ao engatinhar), o médio (que vai do engatinhar, sentar e ficar de pé) e o alto (que vai da ponta dos pés aos saltos em altura). 
3. Peso: Auxilia na conquista da verticalidade, na assertividade. O peso pode demonstrar um aspecto mais físico da personalidade de quem realiza esse movimento. 
4. Tempo: Indica o ritmo das ações e apresenta os acontecimentos um após o outro, podendo ser sustentado (lento) ou súbito (rápido). Se a ação durar longo tempo, o movimento será lento. 


ATIVIDADE 4 – AÇÃO EXPRESSIVA II 
Realize uma pesquisa em livros, revistas, internet, etc. de imagens e textos sobre danças folclóricas de origem indígenas, africanas e afro-brasileiras. Confeccione cartazes ou utilize o Power Point para registrar os pontos mais importantes ou interessantes da sua pesquisa 
Danças folclóricas de origem indígena: Cateretê ou Catira, Cururu, Sarabaquê ou Dança da Santa Cruz, Sairê do extremo norte do Brasil, Folguedos Populares; e Dança dos Tapuias e Pássaros Branco, etc. 
Danças Africanas: AhouachGuedraSchikattGnawa, Kizomba e Semba. Danças afro-brasileiras: Capoeira, Congada, Jongo, Maracatu, Carnaval, Tambor de Crioula, Jongo, Frevo, Jongo, Batuque, Bambelô, Tambor de Crioula, Tambor de Taboca, Tambor de Mina, Carimbó, Congada, Cavalhada, Congo, Banda de Congo, Banda de Pífano, Dança do Parafuso, Punga de Pernada, Umbigada, Embolada, Boi de Reis, Boi da Manta, Bumba Meu Boi, Folia de Reis, Fado, Auto do Quilombo, Chimarrita, Vaquejada, Fandango do Pontal, Fandango de Tamancos, Catira, Cateretê, Maculelê, Repente, Frevo, Maxixe, Gafieira, Xote, Pastoril dramático, Lapinhas, Samba, Samba de Aboio, Samba de Roda, Samba de Breque, Samba de Enredo e Carnaval . 

RECURSOS: 
 Internet, vídeos youtube 

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO: 

 Realização das atividades, SP Faz Escola- Caderno do aluno- vol. 2 – parte 1, pesquisa na internet, em canais digitais, por Links de material de pesquisa, controle da participação das aulas (CMSP), por blog da escola. A avaliação será processual, acompanhando todo o processo de desenvolvimento produção das atividades propostas. Registros feitos no caderno de Arte. 
 E no retorno presencial essas atividades deverão estar organizadas no caderno referente a data de cada atividade enviadas e serão conferidas e vistadas. Devem ser enviadas no email: euniceanjos@prof.educacao.sp.gov.br 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ROTEIRO DE ATIVIDADE - TECNOLOGIA E INOVAÇÃO - 7º ANO D - PROFESSORA ANDREIA DOS SANTOS

Joao de Almeida História 8 C e D roteiro do 4 bimestre

Roteiro da eletiva O MARAVILHOSO MUNDO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS - 7C professora Liliane