Roteiro de atividades - 1º ano A - Matemática - Professora Elisangela Nunes - Semana dos dias 13 á 17 de Julho

Roteiro de Atividades
Referente a semana dos dias 13 á 17 de Julho

Professora: Elisangela de Oliveira Nunes Fernandes
Componente Curricular: Matemática 
Série: 1º ano A
Código da Turma: kbry3ew
Unidade Temática: Função de 1º grau e Função de 2º grau.
Números de aulas:5 aulas por semana: 3 + 2(CMSP)
Habilidades: Compreender a construção do gráfico de funções de 2º grau como expressões de proporcionalidade entre uma grandeza e o quadrado de outra, sabendo caracterizar os intervalos de crescimento e decrescimento, os sinais da função e os valores extremos (pontos de máximo ou de mínimo). 
Saber utilizar em diferentes contextos as funções de 1º e de 2º graus, explorando especialmente problemas de máximos e mínimos.
H07- Resolver problemas que envolvam equações do 1º grau.
Objetivos da aula: Reconhecer função polinomial 2º grau
Utilizar o entendimento de função do 1º e 2 grau para analisar, interpretar e resolver problemas em contextos diversos, inclusive fenômenos naturais, sociais e de outras áreas.
Explorar as linguagens algébricas para resolver situações que envolvem equações de 1º grau.
Competências Gerais BNCC: Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer á abordagem própria das ciência, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções ( inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.
Recursos: Caderno do aluno SP faz escola (volume 2), acesso a internet, livro didático, caderno Aprender Sempre, power point (disponibilizado pela professora)...
Atividades 
Nome do aluno:
Série:
Mão na massa: 
Questão 1: (20 minutos)
 (Caderno do aluno SP faz escola, volume 2, página 17 e18, exercício 7) 
Sabemos que o gráfico da função quadrática, f(x) = ax² + bx + c, com a ≠ 0 é uma parábola.

Agora, vamos construir o gráfico da função f(x) = x² – 2x – 3. Complete a tabela e construa o gráfico no plano cartesiano abaixo:

Questão 2: (20 minutos)
(Caderno do aluno SP faz escola, volume 2, página 22, exercício 19)
(Adaptado UA – AM) Após várias experiências em laboratório, observou-se que a concentração de certo antibiótico no sangue de cobaias varia de acordo com a função y = 12x – 2x2, em que x é o tempo decorrido, em horas, após a ingestão do antibiótico. Nessas condições, determine:
(A) A concentração de antibiótico no sangue das cobaias, nas primeiras 10 horas de experiência, calculando de hora em hora.
(B) O tempo necessário para que o antibiótico atinja nível máximo de concentração no sangue dessas cobaias.
(C) Uma nova dose do antibiótico deverá ser aplicada no sangue destas cobaias quando o nível de concentração seja nulo. Depois de quanto tempo essa nova dose será aplicada?
(D) Faça um esboço do gráfico da função que representa esta situação.
Questão 3: (20 minutos)
(Caderno Aprender Sempre (matemática) página 8, exercício 6) 
Resolva as equações e complete a cruzadinha com os nomes das respostas encontradas:
a) 4x = 28                                 f) x + 2 = 6
b) x – 5 = 10                             g) x – 1 = 20
c) 3x – 3 = 24                            h) x + 5 = 35
d) 2x – 6 = 18                            i) x + 6 = 8
e) 2x – 2 = 14                            j) 2x = 40




Orientação para resolver a questão 3: ( 30 minutos)
 Assistam a vídeo aula que vou disponibilizar para vocês, segue o link :  https://youtu.be/Ylvb03POwGE 
Sistematização: (45 minutos) 
- Encaminhar as atividades realizada (poderá ser por email, google sala de aula...)
- As dúvidas e orientações será o horário da manhã na segunda feira, terça feira e sexta feira.
- As devolutivas serão feitas individualmente (poderá ser por email, google sala de aula, whatssaps...), 

- Entregar até o dia 20/07
Links da aula do centro de mídia: (90 minutos) 
Avaliação: Participação e interação no desenvolvimento das atividades. 
Observação: Enviar as atividades somente no meu email institucional (nunesfernandes@prof.educacao.sp.gov.br), ou no google sala de aula(classrrom), por favor não esquecer de colocar nome e série.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ROTEIRO DE ATIVIDADE - TECNOLOGIA E INOVAÇÃO - 7º ANO D - PROFESSORA ANDREIA DOS SANTOS

Joao de Almeida História 8 C e D roteiro do 4 bimestre

Roteiro da eletiva O MARAVILHOSO MUNDO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS - 7C professora Liliane