Roteiro/Geografia/3 Ano E.M/prof Sonia Gloria/Semana de 22 a 26 de junho
ROTEIRO
DE ATIVIDADES 2 Bimestre.
Professora:
Sonia Gloria de Oliveira Almeida
Classroom 3A cod 5noxrhm 3B cod ovpnyum 3C cod n5kj35o 3D cod henxwk2
Disciplina: Geografia 3 ano EM semana
22 a 26/06/2020
Unidade Temática: Choque de
Civilizações?
Objeto de Conhecimento: Regionalização
do mundo
Título: Choque de Civilizações
HABILIDADES:
Analisar o contexto de surgimento e o significado da expressão
”choque de civilizações” no mundo contemporâneo.
Competências Gerais da BNCC:
C2. Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das
ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação
e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular
e resolver problemas, e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos
conhecimentos das diferentes áreas. C5. Compreender, utilizar e criar
tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica,
significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as
escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir
conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida
pessoal e coletiva. C7. Argumentar com base em fatos, dados e informações
confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e
decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência
socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com
posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do
planeta.
Nome N série Semana de 22 a 26/06/2020 Tempo 25 minutos
ATIVIDADE 2:
LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE
TEXTO E IMAGEM.
Sobre o contexto geopolítico
e o surgimento do significado da expressão “Choque de Civilizações”, propomos a
leitura do texto a seguir: pagina 57/58
A Teoria do Choque de Civilizações
A partir do final do período
chamado Guerra Fria (1947-1991), a reorganização do sistema políticoeconômico
mundial caracterizou-se por conflitos que ganharam visibilidade devido aos
movimentos das principais hegemonias da época. Paralelamente a uma nova ordem
mundial, surgem diversas análises na tentativa de se compreender o verdadeiro
motivo desses conflitos. O cientista político Samuel P. Huntington formulou uma
teoria, em 1993, chamada “Choque de Civilizações”, publicada na revista Foreign Affairs. Nessa teoria, ele
descreve que os principais motivos dos conflitos no PósGuerra Fria têm como
pano de fundo as identidades culturais e religiosas dos diferentes povos,
baseando-se em conceitos das ciências humanas relacionados à dimensão espacial
e cultural. Na contramão desta teoria, Edward Said apresenta críticas à tese de
“Choque de Civilizações”, fundamentando-se na perspectiva de que Huntington
trata a cultura como algo imutável e homogêneo, visto que não leva em conta as
alterações existentes dentro de cada uma. Said salienta que não há uma rigorosa
separação entre as culturas, não levando em conta os fluxos que caracterizam o
mundo atual, e isso torna impossível a qualquer um, ou a qualquer cultura,
manter-se isolado das outras (como, por exemplo, as migrações e o intercâmbio
cultural).
Texto elaborado especialmente para o São Paulo
Faz Escola. Fonte: Portal Educação. Geografia: a teoria “Choque de
Civilizações”. Disponível em: . Acesso em: 03 abr. 2019.
Após a leitura do texto, Reflita se essa
teoria ainda é atual. Comente suas percepções e responda às questões no seu
caderno.
a) Quais críticas Edward
Said faz à teoria de Huntington?
b) Os conflitos dos últimos anos têm alguma
ligação com a teoria do “Choque de Civilizações”? Comente sua resposta.
c) Existe relação entre a imagem 2 e o texto
“A Teoria do Choque de Civilizações”? Justifique sua resposta.
d) Qual é o “pano de fundo”
gerador do conflito retratado na imagem 2?
ATIVIDADE 3: tempo 20 minutos
LEITURA, ANÁLISE DE TABELA E
PESQUISA.
Observe a tabela abaixo,
pesquise e classifique os motivos dos conflitos mundiais de acordo com a
indicação que segue: Guerra civil (1); Disputa territorial (2);
Sectário/Separatista (3); Estado e Território (4)
Tabela 1 - Conflitos no Mundo.
Adaptada especialmente para o São Paulo Faz Escola. Fonte: Folha UOL.
Disponível em: https://www1.
folha.uol.com.br/mundo/2018/09/veja-quais-sao-as-principais-conflitos-em-andamento-no-mundo.shtml>
Acesso em: 07 nov. 2019.
Para finalizar, selecione um exemplo de
conflito e amplie a pesquisa por meio de documentários, artigos e imagens
apresentar em formato de slaid..
Assista a aula do centro de
Mídias da semana faça suas anotações e envie por email
26/06/20
|
SEX
|
3ª série do EM
|
19:15
|
20:00
|
45min
|
Geografia
|
Comentários
Postar um comentário