Roteiro/Geografia/3 Ano E.M/prof Sonia Gloria/Semana de 22 a 26 de junho


ROTEIRO DE ATIVIDADES 2 Bimestre.
Professora: Sonia Gloria de Oliveira Almeida
Classroom  3A cod 5noxrhm   3B cod ovpnyum   3C cod n5kj35o                      3D  cod henxwk2
Disciplina: Geografia 3 ano EM        semana  22  a 26/06/2020
Unidade Temática: Choque de Civilizações?
Objeto de Conhecimento: Regionalização do mundo
Título: Choque de Civilizações
HABILIDADES: Analisar o contexto de surgimento e o significado da expressão ”choque de civilizações” no mundo contemporâneo.
Competências Gerais da BNCC: C2. Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas, e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas. C5. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva. C7. Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

Nome                           N       série         Semana de 22 a 26/06/2020  Tempo 25 minutos


ATIVIDADE 2:
LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO E IMAGEM.
Sobre o contexto geopolítico e o surgimento do significado da expressão “Choque de Civilizações”, propomos a leitura do texto a seguir: pagina 57/58
 A Teoria do Choque de Civilizações
A partir do final do período chamado Guerra Fria (1947-1991), a reorganização do sistema políticoeconômico mundial caracterizou-se por conflitos que ganharam visibilidade devido aos movimentos das principais hegemonias da época. Paralelamente a uma nova ordem mundial, surgem diversas análises na tentativa de se compreender o verdadeiro motivo desses conflitos. O cientista político Samuel P. Huntington formulou uma teoria, em 1993, chamada “Choque de Civilizações”, publicada  na revista Foreign Affairs. Nessa teoria, ele descreve que os principais motivos dos conflitos no PósGuerra Fria têm como pano de fundo as identidades culturais e religiosas dos diferentes povos, baseando-se em conceitos das ciências humanas relacionados à dimensão espacial e cultural. Na contramão desta teoria, Edward Said apresenta críticas à tese de “Choque de Civilizações”, fundamentando-se na perspectiva de que Huntington trata a cultura como algo imutável e homogêneo, visto que não leva em conta as alterações existentes dentro de cada uma. Said salienta que não há uma rigorosa separação entre as culturas, não levando em conta os fluxos que caracterizam o mundo atual, e isso torna impossível a qualquer um, ou a qualquer cultura, manter-se isolado das outras (como, por exemplo, as migrações e o intercâmbio cultural).
 Texto elaborado especialmente para o São Paulo Faz Escola. Fonte: Portal Educação. Geografia: a teoria “Choque de Civilizações”. Disponível em: . Acesso em: 03 abr. 2019.
 Após a leitura do texto, Reflita se essa teoria ainda é atual. Comente suas percepções e responda às questões no seu caderno.
a) Quais críticas Edward Said faz à teoria de Huntington?
 b) Os conflitos dos últimos anos têm alguma ligação com a teoria do “Choque de Civilizações”? Comente sua resposta.
 c) Existe relação entre a imagem 2 e o texto “A Teoria do Choque de Civilizações”? Justifique sua resposta.
d) Qual é o “pano de fundo” gerador do conflito retratado na imagem 2?
ATIVIDADE 3:  tempo 20 minutos
LEITURA, ANÁLISE DE TABELA E PESQUISA.
Observe a tabela abaixo, pesquise e classifique os motivos dos conflitos mundiais de acordo com a indicação que segue: Guerra civil (1); Disputa territorial (2); Sectário/Separatista (3); Estado e Território (4)
Tabela 1 - Conflitos no Mundo. Adaptada especialmente para o São Paulo Faz Escola. Fonte: Folha UOL. Disponível em: https://www1. folha.uol.com.br/mundo/2018/09/veja-quais-sao-as-principais-conflitos-em-andamento-no-mundo.shtml> Acesso em: 07 nov. 2019.
 Para finalizar, selecione um exemplo de conflito e amplie a pesquisa por meio de documentários, artigos e imagens apresentar em formato de slaid..
Assista a aula do centro de Mídias da semana faça suas anotações e envie por email
26/06/20
SEX
3ª série do EM
19:15
20:00
45min
Geografia


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ROTEIRO DE ATIVIDADE - TECNOLOGIA E INOVAÇÃO - 7º ANO D - PROFESSORA ANDREIA DOS SANTOS

Joao de Almeida História 8 C e D roteiro do 4 bimestre

Roteiro da eletiva O MARAVILHOSO MUNDO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS - 7C professora Liliane