Roteiro/Geografia/7 Ano E.F./prof.Sonia Gloria/Semana de 22 a 26 de junho


ROTEIRO DE ATIVIDADES 2 Bimestre.
Professora: Sonia Gloria de Oliveira Almeida
Classroom: 7 A  cod uocy3ow     7 B  cod c76vnyb     7 C cod  2qbfdka
7 D cod.
Disciplina: Geografia  7 ano/2020        semana  22  a 26/06/2020
Unidade Temática: Conexões e escalas
Objeto de Conhecimento: Formação territorial do Brasil
Título: : BRASIL – FLUXOS ECONÔMICOS E POPULACIONAIS, CONFLITOS, TENSÕES HISTÓRICAS E CONTEMPORÂNEAS
HABILIDADES(EF07GE02) Analisar a influência dos fluxos econômicos e populacionais na formação socioeconômica e territorial e discutir os conflitos e as tensões históricas e contemporâneas no Brasil, em especial no Estado de São Paulo.

Nome                                            N       série         Semana de 22 a 26/06/2020  2 aulas

ATIVIDADE 2  caderno do aluno pagina  21         tempo:90 minutos
A – PESQUISA: ATIVIDADES ECONÔMICAS A economia pré-colonial baseou-se na extração e comércio do Pau-Brasil. Entre os séculos XVI a XIX, o Brasil foi marcado por ciclos econômicos que influenciaram a formação da sociedade brasileira e as transformações espaciais. Pesquise em livros didáticos e/ou sites da internet características histórico-geográficas das principais atividades econômicas desenvolvidas no Brasil nesse período. Para facilitar a sistematização das informações, preencha o quadro.






 



Esta atividade esta no caderno do aluno volume 2 parte 2 paginas  21, 22, e 23




B – ANÁLISE DE TEXTO E MAPA: TRANSFORMAÇÕES ECONÔMICAS E POLÍTICAS NO TERRITÓRIO BRASILEIRO  caderno do aluno pag 24   tempo 45minutos
 Leia os textos, anote as palavras desconhecidas e procure no dicionário o seu significado para melhor compreendê-las. Tendo como subsídio os textos e os mapas, dialogue com os(as) colegas e professor(a) a respeito das transformações econômicas e políticas ocorridas no território brasileiro.
Texto 1
 O extrativismo mineral do ouro e do diamante transformou o Centro-Sul em área dominante, a qual se subordinaram outros centros produtores, notadamente os do açúcar e os pecuaristas. A formação de um setor de consumo interno nas Capitanias de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso, ainda que temporário, diminuiu a excessiva dependência econômica em relação aos mercados europeu, africano e rio-platense. Como efeito desta hegemonia econômica, a capital do Estado do Brasil foi transferida de Salvador para o Rio de Janeiro, em 1763. A crise econômica determinada pelo declínio da mineração, na segunda metade do século XVIII, foi atenuada pela ressurreição agrícola, que valorizou o açúcar e o algodão, principalmente. Também a pecuária passou a figurar nas exportações de couro e de sola, além de registrar o desenvolvimento das charqueadas e saladeiros pela articulação com o extrativismo salineiro no Nordeste e no Sul. O mapa também localiza os conflitos de interesse coloniais e metropolitanos. Esta oposição manifestou-se em revoltas e conspirações, estas últimas já programando a emancipação política do Brasil. Fonte: Atlas Histórico Escolar (Domínio Público – página 28). Disponível em: . Acesso em: 13 nov. 2019
Caderno do aluno   pagina 25
Em seguida, pesquise informações sobre as atividades econômicas que impulsionaram a formação da sua cidade e região no Estado de São Paulo. Se possível, selecione imagens e trechos de documentos históricos para fundamentar a sua pesquisa. Registre as principais idéias, percepções e aprendizados no seu caderno.

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25/06/20
QUI
7º ano do EF II
10:30
11:15
45min.
Geografia


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