Roteiro de Recuperação de Matemática- 9º A e B - Professora Elisangela Nunes -Semana dos dias 20 á 31 de Julho
Roteiro de Atividades para Recuperação
Semana dos dias 20 á 31 de Julho
Professora: Elisangela de Oliveira Nunes Fernandes
Componente Curricular: Matemática
Série: 9º ano A e B
Código da Turma 9º ano A: 3gu6h5q
Código da Turma 9º ano B: fqxmxnm
Unidade Temática: Grandezas e medidas, Números e Álgebra
Números de aulas: 6 aulas por semana
Habilidades: [ EF09MA18] Reconhecer e empregar unidades usadas para expressar medidas muito grandes ou muito pequenas, tais como distância entre planetas e sistemas solares, tamanho de vírus ou de células, capacidades de armazenamento de computadores, entre outros.
[EF09MA03] Efetuar cálculos com números reais, inclusive potências com expoentes fracionários.
[EF09MA09] Compreender os processos de fatoração de expressões algébricas, com base em suas relações com os produtos notáveis, para resolver e elaborar problemas que possam ser representados por equações polinomiais do 2º grau.
(EF09MA06) Compreender as funções como relações de dependência unívoca entre duas variáveis e suas representações numérica, algébrica e gráfica, e utilizar esse conceito para analisar situações que envolvam relações funcionais entre duas variáveis.
Objetivos da aula: Resolver e elaborar problemas com números reais, inclusive em notação científica, envolvendo diferentes operações.
Resolver e elaborar problemas usando a relação entre potenciação e radiciação, para representar uma raiz como potência de expoente fracionário. Aplicar os conhecimentos das propriedades e operações com números reais.
Aplicar as propriedades das frações e dos radicais para racionalizar denominadores de expressões fracionárias.
Resolver os produtos notáveis a partir do registro algébrico e geométrico
Compreender a fatoração algébrica a partir de registro geométrico.
Compreender e resolver expressões algébricas envolvendo produtos notáveis, com foco no quadrado da soma de dois termos.
Compreender e resolver produtos notáveis, envolvendo quadrado da diferença de dois termos.
Compreender e resolver produtos notáveis envolvendo o quadrado da soma pela diferença de dois termos.
Compreender o conceito de função, analisar e classificar os gráficos que representam uma função e reconhecer uma função a partir dos registros algébricos, gráficos e em língua materna
Competências Gerais BNCC: 1-Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais ás mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.
Justificativa: Recuperação com foco nas habilidades desenvolvidas no 2º bimestre (revisão das atividades trabalhadas).
Atividades
Nome do aluno:
Série:
Questão 1: Escreva os números abaixo em notação científica.
a) 75 000 = d) 0,00000008 =
b) 0,00004 = e) 3 400 =
c) 0,2 =
Questão 2: Aplicando as propriedades, resolva as expressões a seguir:
a) 56,7 x 10 -3 + 0,01 x 10 3 =
b) 15200 x 10 2 – 6,4 x 10 4 =
c) 7,86 x 10 12 + 3,54 x 10 17 =
d) 3,5 x 10 7 x 4,3 x 10 -5 =
e) 9,3 x 10 -6 ÷ 3,1 x 10 -3 =
Questão 3: Os números a seguir estão em notação científica. Escreva-os na representação estendida.
a) 7.10−8 = d) 4,5.10−1=
b) 5,2.107= e) 3.107=
c) 2,23.102= f) 6,6.1010=
Questão 4: Aplicando as propriedades da potência, resolva os itens a seguir.
Questão 5: Calcule:
Questão 6: Racionalize os denominadores
Questão 7: ( Caderno do aluno SP faz escola, página 67) – Situação de Aprendizagem 2 – Atividade 1 – Produtos Notáveis
1.2- Encontrem a forma fatorada das expressões abaixo (se houver):
Questão 8: (Caderno do aluno SP faz escola, página 68) – ATIVIDADE 3 – PRODUTOS NOTÁVEIS: QUADRADO DA SOMA DE DOIS TERMOS.
3.3 Calcule geometricamente a área dos quadrados:
a) (5 + 4)2 = b) (8 + 1)2 = c) (31 + 15)2 =
Questão 9: (Caderno do aluno SP faz escola, página 69) - ATIVIDADE 4 – PRODUTOS NOTÁVEIS: QUADRADO DA DIFERENÇA DE DOIS TERMOS
4.2 Agora use essa estratégia para calcular a área dos quadrados a seguir:
a) 892 = b) 772 = c) 982 =
Questão 10: (Caderno do aluno SP faz escola, página 70) - ATIVIDADE 5 – PRODUTOS NOTÁVEIS: PRODUTO DA SOMA PELA DIFERENÇA DE DOIS TERMOS
5.3 Agora, vamos subtrair as áreas abaixo utilizando o produto da soma pela diferença dos lados dos dois quadrados:
a) 172 – 132 b) 192 – 62 c) 6502 – 2502
Questão 11: (Caderno do aluno SP faz escola, página 73) - ATIVIDADE 3 – OLHANDO AS FUNÇÕES EM DIFERENTES PERSPECTIVAS
3.2 Dadas as funções, construa uma tabela, atribuindo valores para a variável x. Em seguida construa o gráfico de cada função.
a) f(x) = -x – 2
3.3 Sendo f(x) = x+12 a lei de formação da função f, encontre:
a) f (1) + f (3) b) f (–1) + f (–3)
Sistematização:
- Encaminhar as atividades realizada (poderá ser por email, google sala de aula...)
- As dúvidas e orientações será o horário da manhã na segunda feira, terça feira, quarta feira e sexta feira.
- As devolutivas serão feitas individualmente (poderá ser por email, google sala de aula, whatssaps...),
- Entregar até o dia 31/07
Links das aulas do centro de mídia:
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