Roteiro de atividades - 8º ano C - Professora Elisangela Nunes - Matemática - Semana dos dias 13 á 17 de Julho

Roteiro de Atividades
Referente a semana dos dias 13 á 17 de Julho
Professora: Elisangela de Oliveira Nunes Fernandes
Componente Curricular: Matemática
Série: 8º ano C
Email: nunesfernandes@prof.educacao.sp.gov.br
Código da Turma: vdzvkus
Unidade Temática: Álgebra, Grandezas e Medidas
Números de aulas: 6 aulas por semana: 3 + 3(CMSP)
Habilidades: (EF08MA13) Resolver e elaborar situações-problema que
envolvam grandezas diretamente ou inversamente proporcionais, por meio de
estratégias variadas.
(EF08MA19) Resolver e elaborar situações-problema que envolvam medidas
de área de figuras geométricas, utilizando expressões de cálculo de área
(quadriláteros, triângulos e círculos), em situações como determinar medida de
terrenos.
H30- Reconhecer o conceito de razão em diversos contextos:
proporcionalidade, velocidade, porcentagem, etc.
Objetivos da aula: Identificar grandezas diretamente e inversamente
proporcionais
Introduzir o conceito de razão e proporção, e resolver situações-problema.
Resolver e elaborar problemas que envolvam medidas de área de figuras
geométricas, utilizando expressões de cálculo de área (quadriláteros,
triângulos...)
Competências Gerais BNCC:
5- Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e
comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas
práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e
disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer
protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.
Recursos: Caderno do aluno SP faz escola (volume 2), acesso a internet, livro
didático, caderno Aprender Sempre, power point (disponibilizado pela
professora).
Atividades
Nome do aluno:
Série:
Mão na massa:
Questão 1: (30 minutos)
Caderno Aprender Sempre (Matemática), Página 6, exercício 5
Observe a tabela a seguir.
a. Com base nos dados apresentados na tabela, uma família pode desperdiçar
quantos litros de água por mês com uma torneira em gotejamento lento?
b. Complete.
Podemos concluir que, se em 30 dias foram desperdiçados ______litros. Em
15 dias o desperdício será de ______litros.
c. Escreva as frações que relaciona:
Em 30 dias temos a fração: e em 15 dias:
d. Essas frações são equivalentes? __________________
Portanto, conclui-se que proporção é a igualdade entre duas razões
Questão 2: (30 minutos)
( Caderno do aluno SP faz escola, volume 2, página 69) – Situação de
aprendizagem 4- Atividade 1: Estudando as grandezas direta e
inversamente proporcionais.
Elabore três problemas, seguindo as orientações a seguir:
a) Um problema que envolva duas grandezas diretamente proporcionais;
b) Um problema que envolva duas grandezas inversamente proporcionais;
c) Um problema que envolva duas grandezas, mas que não haja
proporcionalidade
Questão 3: (30 minutos)
( Caderno do aluno SP faz escola, volume 2, página 70 e 71) – Situação de
aprendizagem 5- Atividade 1: Descobrindo medidas de área.
1.1 A tabela a seguir apresenta as coordenadas de pontos que, quando ligados
na ordem em que foi dada, formam quadriláteros. Utilizando uma malha
quadriculada,marque os pontos em um mesmo plano cartesiano e, na
sequência, identifique e nomeie cada um deles.
1.2 Pesquise a expressão para o cálculo da área de cada quadrilátero
identificado na malha quadriculada. Faça uma tabela relacionando cada um
deles com a respectiva expressão para o cálculo da área.
Sistematização: (45 minutos)
- Encaminhar as atividades realizada (poderá ser por email, google sala de
aula...)
- As dúvidas e orientações será o horário da manhã na segunda feira, terça
feira, quarta feira e sexta feira.
- As devolutivas serão feitas individualmente (poderá ser por email, google sala
de aula, whatssaps...)
-Entregar até o dia 20/07
Links da aula do centro de mídia: (135 minutos)
https://youtu.be/Puj9dgrznCs
https://youtu.be/Y0g5LC1Xzn4
https://youtu.be/sDfAjop-xEo
Avaliação: Participação e interação no desenvolvimento das atividades.
Observação: Enviar as atividades somente no meu email institucional
(nunesfernandes@prof.educacao.sp.gov.br), ou no google sala de
aula(classrrom), por favor não esquecer de colocar nome e série.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ROTEIRO DE ATIVIDADE - TECNOLOGIA E INOVAÇÃO - 7º ANO D - PROFESSORA ANDREIA DOS SANTOS

Joao de Almeida História 8 C e D roteiro do 4 bimestre

Roteiro da eletiva O MARAVILHOSO MUNDO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS - 7C professora Liliane