Roteiro de Recuperação de Química - 1º ano C - Professora Elisangela Nunes - Semana dos dias 20 á 31 de Julho

Roteiro de Atividades para Recuperação
Semana dos dias 20 á 31 de Julho
Professora: Elisangela de Oliveira Nunes Fernandes
Componente Curricular: Química
Série: 1º ano C
Código da Turma: ienq3zh
Unidade Temática:  Como identificar os materiais por meio de suas propriedades
Transformação química na natureza e no sistema
Produtivo (Combustíveis transformações químicas, massas envolvidas e produção de energia, Reagentes e produtos relações em massa e energia , Reações de combustão, aspectos quantitativos nas transformações químicas ; poder calorífico dos combustíveis.
Conservação da massa e proporção entre as massas de reagentes e produtos nas transformações químicas
Relação entre massas de reagentes e produtos e a energia nas transformações químicas.
Números de aulas: 2 aulas por semana
Habilidades: Reconhecer o estado físico dos materiais a partir de suas temperaturas de fusão e ebulição.
Reconhecer a conservação de massa em transformações químicas
Objetivos da aula: Identificar os estados físicos de algumas substâncias 
 Reconhecer o que é necessário para a ocorrência de uma combustão e relacionar as evidências de uma combustão com a ocorrência de transformação químicas.
Comparar quantidades de reagentes e de produtos envolvidos em transformação química, estabelecendo a proporção entre suas massas
Reconhecer que nas transformações químicas há proporções fixas entre as massas de reagentes e produtos.
Reconhecer e compreender as transformações que eles vivenciam, conhecem ou que são importantes para a sociedade.
Competências Gerais BNCC:  Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo a colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer á abordagem própria das ciência, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.
Justificativa: Recuperação com foco nas habilidades desenvolvidas no 2º bimestre (revisão das atividades trabalhadas).

Atividades 
Nome do aluno:
Série: 
Questão 1: (Caderno do aluno SP faz escola volume 1, Página 35)
A tabela 2.6 apresenta as temperaturas de fusão e de ebulição de algumas substâncias a pressão de 1 atm.

Faça a análise desses dados e preencha o quadro abaixo com os estados físicos das substâncias listadas nas temperaturas de 10ºC, 50ºC e 80ºC.
Questão 2: (Caderno do aluno SP faz escola volume 2, Página 36)
ATIVIDADE 1 – COMBUSTÍVEIS E COMBUSTÃO
1.A – Pesquisar sobre as questões problematizadoras abaixo:
1.O que são combustíveis? Você conhece algum? Para que são usados?
 2.  Você sabe como é obtida a energia que faz nosso corpo funcionar?
 3. Os combustíveis produzem a mesma quantidade de energia? 
4. Que aspectos devem ser considerados na escolha de um combustível?
 5. É melhor abastecer com álcool ou gasolina? Utilizar fogões a gás ou a lenha?
 6. O que é combustão? O que é necessário para que ela ocorra? Como combatê-la em caso de incêndio? 
7. Por que alguns veículos antigos, movidos a álcool, têm dificuldades de funcionar em dias muito frios?
Questão 3: (Caderno do aluno SP faz escola, volume 2, página 36)

Orientação para realizar a atividade: Quando vocês estiverem assistindo o vídeo, registrem as informações na tabela para depois responder as questões.
Questão 4: (Caderno do aluno SP faz escola, volume 2, página 36 e 37) 
1.C – João teve problemas de falha em seu veículo automotor. Ao procurar um mecânico, foi detectado um defeito em algumas peças, sendo alertado quanto à qualidade do combustível. Considerando que o problema do veículo pode ter sido gerado pelo abastecimento de combustível adulterado, João resolveu retornar ao posto em que abastecia regularmente para fazer averiguações. Ajude João a verificar se a hipótese do mecânico é coerente, realizando o experimento “Teor de álcool na gasolina”, conforme orientações do(a) seu(sua) professor(a).
• Após os testes realizados, foi verificado que em _______ mL da mistura (gasolina/álcool+ água) havia _______ mL de álcool + água e ______ mL de gasolina. Qual será a porcentagem de álcool existente nessa amostra?
• O mecânico estava certo quanto à sua hipótese? O combustível testado foi adulterado? Justifique sua resposta tendo como base os dados da Portaria MAPA nº 75 de 05/03/2015, que fixa o percentual obrigatório de adição de etanol anidro combustível à gasolina, nos seguintes percentuais: 27% na gasolina comum e 25% na gasolina premium.
Orientação para realizar a atividade: Como não é possível a realização da atividade experimental, vocês vão utilizar o simulador virtual da Faculdade de Educação da USP, disponível em:  http://www.labvirtq.fe.usp.br/simulacoes/quimica/sim_qui_temalcoolnagasolina.htm. Acesso em: 02 mar. 2020, registrem as observação e orientações, para então responder as questões acima. 
1.D – Assista ao vídeo do GEPEQ: Experimentos de Química – “Poder Calorífico dos Combustíveis”. Disponível em: https://youtu.be/y8Vz_QzGmiU Acesso em: 17 dez. 19.
Orientação para realizar a atividade: Depois de assistir o vídeo, comparando a energia liberada na combustão de etanol e querosene, os estudantes devem registrar suas considerações.
Questão 5: (Caderno do aluno SP faz escola, volume 2, página 40) - ATIVIDADE 2 – RELAÇÕES EM MASSA NAS TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS: CONSERVAÇÃO E PROPORÇÃO EM MASSA

2.C - O trecho retirado do livro “Interações e Transformações I - Elaborando Conceitos sobre Transformações Químicas” abaixo, apresenta algumas das observações de Lavoisier: 
Segundo as descobertas de Lavoisier encontradas no trecho anterior, como você explica essas observações relacionadas às mudanças de massa após a queima de enxofre e do fósforo? Relacione-as com a queima do papel e da palha de aço. 
a) De acordo com a Lei da Conservação da Massa ou Lei de Lavoisier, a soma das massas dos reagentes será igual à soma das massas dos produtos. De que forma os resultados obtidos no experimento da queima do papel e da palha de aço confirmam a Lei de Lavoisier?
 b) O trecho cita o processo de calcinação, que utiliza altas temperaturas com o intuito de remover substâncias voláteis em um material, para melhorar a condutividade elétrica ou remover a água e determinadas impurezas. O mesmo processo ocorre na produção da cal (CaO), em que o calcário (CaCO3) sofre decomposição térmica por meio da energia obtida pela queima de carvão e liberação de gás carbônico. O processo de calcinação do calcário pode ser representado pela seguinte equação:
 
De acordo com Lavoisier, o que acontecerá com a massa do sólido nesse processo de calcinação? Justifique.

Sistematização: 
- Encaminhar as atividades realizada (poderá ser por email, google sala de aula...)
- As dúvidas e orientações será o horário da manhã na sexta feira.
- As devolutivas serão feitas individualmente (poderá ser por email, google sala de aula, whatssaps...), 
- Entregar até o dia 31/07
Links das aulas do centro de mídia: 


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