Roteiro de Recuperação de Matemática - 1º ano A - Professora Elisangela Nunes - Semana dos dias 20 á 31 de Julho
Roteiro de Atividades para Recuperação
Semana dos dias 20 á 31 de Julho
Professora: Elisangela de Oliveira Nunes Fernandes
Componente Curricular: Matemática
Série: 1º ano A
Código da Turma: kbry3ew
Números de aulas: 5 aulas por semana
Unidade Temática: Progressão Geométrica, Relações – Funções - Relação entre duas grandezas - Proporcionalidades: direta, inversa, direta com o quadrado, Função do 1º grau e Função do 2º grau
Habilidades: Conhecer as características principais das progressões geométricas expressão do termo geral, soma dos n primeiros termos, entre outras sabendo aplica-las em diferentes contextos
Saber reconhecer relações de proporcionalidade direta, inversa, direta com o quadrado, entre outras, representando as por meio de funções.
Compreender a construção do gráfico de funções de 1º grau, sabendo caracterizar o crescimento, o decrescimento e a taxa de variação.
Compreender a construção do gráfico de funções de 2º grau como expressões de proporcionalidade entre uma grandeza e o quadrado de outra, sabendo caracterizar os intervalos de crescimento e decrescimento, os sinais da função e os valores extremos (pontos de máximo ou de mínimo).
Saber utilizar em diferentes contextos as funções de 1º e de 2º graus, explorando especialmente problemas de máximos e mínimos.
Objetivos da aula: Apresentar o conceito da dízima periódica, a seguir mostrar que todas as dízimas periódicas são compostas de uma soma de termos de uma PG infinita, apresentamos a fórmula e foi proposto exemplos e problemas para a fixação dos conceitos.
Estudar a relação entre grandezas por meio de expressões algébricas, tabelas e gráficos.
Compreender e utilizar diversos significados do uso da função de 1º grau.
Reconhecer função polinomial 2º grau, associar á função quadrática de uma parábola cujo eixo de simetria é paralelo ao eixo das ordenadas (eixo x),identificar o vértice da parábola e identificar as raízes da parábola.
Utilizar o entendimento de função do 1º e 2 grau para analisar, interpretar e resolver problemas em contextos diversos, inclusive fenômenos naturais, sociais e de outras áreas
Competências Gerais BNCC: Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer á abordagem própria das ciência, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções ( inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva
Justificativa: Recuperação com foco nas habilidades desenvolvidas no 2º bimestre (revisão das atividades trabalhadas).
Atividades
Nome do aluno:
Série:
Questão 1: Determine a fração geratriz de cada uma das dízimas
a) 0,444...
b) 0,1323232...
c) 0,6454545...
d) 3,252525...
Questão 2: (Caderno do aluno SP faz escola, volume 2, páginas 6 e 7) - TEMA 1: PROPORCIONALIDADES - ATIVIDADE 2
Para se fazer um delicioso refresco de caju deve-se misturar uma parte de suco concentrado com uma parte de água, conforme especificado na embalagem do produto. Observe nas ilustrações abaixo a descrição do modo de preparo do refresco e como Carlos e Sophia pensaram em diluir o suco concentrado para fazer quantidades maiores
Com base nas informações, responda: Qual dos dois pensou adequadamente no sentido de manter a proporção especificada no modo de preparo do refresco? Justifique sua resposta.
Questão 3: (Caderno do aluno SP faz escola, volume 2, páginas 8)-TEMA 1: PROPORCIONALIDADES - ATIVIDADE 7
(AAP 2016) A tabela a seguir informa a vazão de uma torneira aberta em relação ao tempo:
A expressão que representa a vazão em função do tempo é:
(a) y = x .20
(b) y = x + 100
(c) y = x – 200
(d) y = 5x .400
Questão 4: (Caderno do aluno SP faz escola, volume 2, páginas 10)-TEMA 2: FUNÇÕES - ATIVIDADE 2
O gráfico a seguir representa a relação f(x) = 3t referente ao consumo de água (em m³) de uma empresa em função do tempo (em minutos).
Analise o gráfico e responda:
(a) Qual é o consumo de água dessa empresa após 2 minutos?
(b) Qual seria a lei de formação dessa função se y fosse dado em litros?
(c) Em quanto tempo essa empresa consome 210 m³ de água?
(d) O que significa f(30)= 90 nessa função?
Questão 5: (Caderno do aluno SP faz escola, volume 2, páginas 15 e 16) - ALGUMAS CARACTERÍSTICAS DA FUNÇÃO QUADRÁTICA - ATIVIDADE 3
Complete a tabela a seguir e construa, no espaço a seguir, em um mesmo plano cartesiano, os gráficos de f(x) = x e g(x) = x².
Ao construir os gráficos acima, observamos que o gráfico de f(x) = x é uma reta e o gráfico de g(x) = x² é uma parábola.
Indique a seguir, se Verdadeiro ou Falso:
( ) x2 ≥ 0 para todo número real x
( ) g(x) = g(–x) para todo número real x
( ) x2 ≤ x para valores de x no intervalo de 0 a 1
( ) x2 < x para x maior que 1
Questão 6: (Caderno do aluno SP faz escola, volume 2, páginas 16) - ALGUMAS CARACTERÍSTICAS DA FUNÇÃO QUADRÁTICA - ATIVIDADE 4
Partindo do gráfico de f(x) = x², abaixo, vamos construir outros gráficos de f(x) = ax², com para observar o comportamento da concavidade das parábolas que se formam. Para isso, complete a tabela e construa os gráficos das funções indicadas no mesmo plano cartesiano:
Questão 7: (Caderno do aluno SP faz escola, volume 2, páginas 21 e 22) - ALGUMAS CARACTERÍSTICAS DA FUNÇÃO QUADRÁTICA - ATIVIDADE 16.
(Adaptado Unifenas 2001) O custo diário de produção de uma indústria de computadores, é dado pela função , C(x) = x2 – 92x + 2800, onde C(x) é o custo em reais e x é o número de unidades fabricadas. Nessas condições, responda:
(a) Quantos computadores devem ser produzidos diariamente para que o custo seja mínimo?
(b) Para x = 0, o custo é igual a R$ 2.800,00. Como pode ser interpretada tal relação?
(c) Quantos computadores devem ser produzidos para que o custo seja de R$ 2.800,00?
(d) Calcule o custo de produção de 10 computadores.
(e) Calcule o custo de produção de 82 computadores.
Questão 8: (Caderno do aluno SP faz escola, volume 2, páginas 22 e 23) - ALGUMAS CARACTERÍSTICAS DA FUNÇÃO QUADRÁTICA - ATIVIDADE 20.
(Adaptado AAP 2017) Deseja-se cercar com muros um terreno retangular utilizando-se de uma parede já existente. Sabe-se que o comprimento do muro que será construído para cercar os outros três lados do terreno deverá ter 36 m de comprimento, conforme mostra a figura a seguir.
De acordo com as indicações propostas no enunciado, responda:
(a) Considerando apenas números inteiros como possíveis medidas, descubra todas as possibilidades de medidas para os três lados do terreno que deverá ser cercado.
(b) Calcule a área do terreno cercado em cada um dos casos identificados no item a) desta questão.
(c) Escreva a função quadrática que representa a área terreno cercado.
(d) Calcule a medida dos lados que determine área máxima para o terreno cercado. Justifique os valores encontrados.
Sistematização:
- Encaminhar as atividades realizada (poderá ser por email, google sala de aula...)
- As dúvidas e orientações será o horário da manhã na segunda feira, terça feira, quarta feira e sexta feira.
- As devolutivas serão feitas individualmente (poderá ser por email, google sala de aula, whatssaps...),
- Entregar até o dia 31/07
Links das aulas do centro de mídia:
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