roteiro de português professora Ester
DISCIPLINA : Língua Portuguesa TURMA: 9 anos A,B , C e D.
UNIDADE TEMÁTICA:
GÊNEROS DIGITAIS
HABILIDADES:
(EF89LP03) Analisar textos de opinião (artigos de
opinião, editoriais, cartas de leitores, comentários, posts de blog e
de redes sociais, charges, memes, gifs etc.) e posicionar-se de forma
crítica e fundamentada, ética e respeitosa frente a fatos e opiniões
relacionados a esses textos.
(EF89LP33B)
Compreender textos variados,selecionando
estratégias de leitura,adequada a diferentes objetivos.
(EF89LP24A)
Aplicar pesquisas para coleta de informações
COMPETÊNCIAS:
Conhecimento;
Comunicação; Cultura digital; Pensamento científico, crítico e criativo, e
Cidadania.
ATIVIDADE 1 ( 90
minutos)
Conversando sobre o
universo das linguagens
A aula sobre o universo das linguagens foi dada pelo Centro de Mídias SP em 16/06/2020
CADERNO DO ALUNO VOLUME
2 PARTE 1 PÁGINA 19 -
OBSERVE A FIGURA ABAIXO RESPONDA AS QUESTÕES DA PÁGINA 20
A) PODEMOS CONSIDERÁ-LAS UM TIPO DE LINGUAGEM? QUAL?
B) NA SUA OPINIÃO, QUE TIPO DE INFORMAÇÃO OU MENSAGEM
CADA IMAGEM TRANSMITE ?
C) CONSIDERANDO QUE AS ESTÁTUAS ESTÃO FORA DO CONTEXTO
IMAGINADO PELO ESCULTOR, E, OBSERVANDO A
POSIÇÃO DAS MÃOS DAS SCULTURAS,É POSSÍVEL DETERMINAR O QUE CADA UMA ESTÁ
FAZENDO ? EXPLIQUE?
D) EM QUAL PERÍODO VOCÊ ACREDITA QUE ESSAS ESCULTURAS
FORAM ELABORADAS? EXPLIQUE?
CADERNO
DO ALUNO PÁGINA 20
2. Observe novamente as mesmas imagens e responda:
a) O que mudou em comparação
a imagem original? E possível determinar o que cada estátua esta fazendo?
b) Os elementos inseridos
nas imagens são verbais ou não verbais?
c) A presença dos novos
elementos nas imagens fez com que elas se situassem em outro período? Explique.
Atividade 2 ( 90 minutos) CADERNO DO ALUNO PÁGINA
20 (EXERCÍCIO 3
3. Observe as figuras 1 e 2 e responda:
a) Ha diferenças entre os
elementos I, II, III e IV da Figura 1? Explique.
b) Ainda em relação a
Figura 1, a cor pode ser considerada uma linguagem? Explique.
c) O que as cores significam
nos semáforos apresentados na Figura 1? Explique.
d) Analise o item IV da
Figura 1. No transito, qual seria a consequência?
e) Os numerais romanos em
cada semáforo e sua ordem podem ser considerados uma linguagem? Por quê?
f)
Os numerais romanos nas
Figuras 1 e 2 tem a mesma função? Explique ?
g)
Na Figura 2, insira os
ponteiros marcando 14:10. Note que ambos ficaram no mesmo lugar. Sendo assim,
ha diferenças nas informações que cada um transmite?
h) O que significam as
siglas AM e PM do relógio digital? Essas letras são
linguagens ? Explique
4. Charada da linguagem não
verbal. Leia as perguntas e responda: (página 21)
a) Qual objeto cujo tamanho
de algumas de suas partes transmite uma informação ou interpretação diferente?
b)
Qual objeto cujas cores
determinam informações ou interpretações diferentes?
ATIVIDADE 3 símbolos e caracteres a serviço da
comunicação ( 90 minutos) caderno
do aluno ´página 21
A linguagem verbal é aquela expressa
por meio de palavras escritas ou falada, ou seja, a linguagem verbalizada.
A linguagem não- verbal,
utiliza dos signos visuais para ser efetivada, por exemplo, as imagens nas
placas e as cores na sinalização de trânsito.
5. Observe a Figura 3 e responda:
Figura 3
a) A linguagem e verbal ou
nao verbal?
b) O que ela significa?
c) A figura pode ser
utilizada com outros elementos?
d) Escreva dois elementos
que podem ser inseridos na Figura 3 e
quais
seriam os novos significados.
ATIVIDADE 2 – OS SÍMBOLOS E CARACTERES A SERVIÇO DA
COMUNICAÇÃO
Alguns sinais de pontuação
ou caracteres, quando usados juntos, podem formar expressões faciais e até
corporais. Todos eles são recursos de linguagem e estão a serviço da
comunicação.
1.
Observe:
: ; ( )
a) Os caracteres acima
possuem significado para voce? Qual (is)?
b) Onde estes sinais sao
utilizados e para que servem?
2. Observe novamente:
:) ;) :(
a) O que mudou em relação
ao exemplo do exercício 1, uma vez que os sinais são os mesmos?
b) Qual o significado de
cada um destes sinais, onde podem ser usados e para que?
ORIENTAÇÕES:
Copiem as questões no caderno de LP e responda, depois
envie a professora,
Comentários
Postar um comentário