roteiro de português professora Ester


DISCIPLINA : Língua Portuguesa     TURMA: 9 anos A,B , C e D.
UNIDADE TEMÁTICA:  GÊNEROS DIGITAIS
HABILIDADES:

 (EF89LP03) Analisar textos de opinião (artigos de opinião, editoriais, cartas de leitores, comentários, posts de blog e de redes sociais, charges, memes, gifs etc.) e posicionar-se de forma crítica e fundamentada, ética e respeitosa frente a fatos e opiniões relacionados a esses textos.

(EF89LP33B) Compreender textos  variados,selecionando estratégias de leitura,adequada a diferentes objetivos.

(EF89LP24A) Aplicar pesquisas para coleta de informações

COMPETÊNCIAS:
Conhecimento; Comunicação; Cultura digital; Pensamento científico, crítico e criativo, e Cidadania.
ATIVIDADE 1 ( 90 minutos)
Conversando sobre o universo das linguagens
A aula sobre o  universo das linguagens  foi dada pelo Centro de Mídias SP em  16/06/2020



CADERNO DO ALUNO VOLUME 2 PARTE 1 PÁGINA 19 -
OBSERVE A FIGURA  ABAIXO  RESPONDA AS QUESTÕES  DA PÁGINA 20




A) PODEMOS CONSIDERÁ-LAS UM TIPO DE LINGUAGEM? QUAL?
B) NA SUA OPINIÃO, QUE TIPO DE INFORMAÇÃO OU MENSAGEM CADA IMAGEM TRANSMITE ?
C) CONSIDERANDO QUE AS ESTÁTUAS ESTÃO FORA DO CONTEXTO IMAGINADO PELO ESCULTOR, E,  OBSERVANDO A POSIÇÃO DAS MÃOS DAS SCULTURAS,É POSSÍVEL DETERMINAR O QUE CADA UMA ESTÁ FAZENDO ? EXPLIQUE?
D) EM QUAL PERÍODO VOCÊ ACREDITA QUE ESSAS ESCULTURAS FORAM ELABORADAS? EXPLIQUE?

CADERNO DO ALUNO PÁGINA 20
2.  Observe novamente as mesmas imagens e responda:




a) O que mudou em comparação a imagem original? E possível determinar o que cada estátua esta fazendo?
b) Os elementos inseridos nas imagens são verbais ou não verbais?
c) A presença dos novos elementos nas imagens fez com que elas se situassem em outro período? Explique.


Atividade  2 ( 90 minutos) CADERNO DO ALUNO PÁGINA 20 (EXERCÍCIO 3
3. Observe as figuras 1 e 2 e responda:





a) Ha diferenças entre os elementos I, II, III e IV da Figura 1? Explique.
b) Ainda em relação a Figura 1, a cor pode ser considerada uma linguagem? Explique.
c) O que as cores significam nos semáforos apresentados na Figura 1? Explique.
d) Analise o item IV da Figura 1. No transito, qual seria a consequência?
e) Os numerais romanos em cada semáforo e sua ordem podem ser considerados uma linguagem? Por quê?
f) Os numerais romanos nas Figuras 1 e 2 tem a mesma função? Explique   ?                                                    g) Na Figura 2, insira os ponteiros marcando 14:10. Note que ambos ficaram no mesmo lugar. Sendo assim, ha diferenças nas informações que cada um transmite?
h) O que significam as siglas AM e PM do relógio digital? Essas letras são
linguagens ? Explique

4. Charada da linguagem não verbal. Leia as perguntas e responda: (página 21)

a) Qual objeto cujo tamanho de algumas de suas partes transmite uma informação ou interpretação diferente?

b) Qual objeto cujas cores determinam informações ou interpretações diferentes?


ATIVIDADE 3    símbolos e caracteres a serviço da comunicação ( 90 minutos)  caderno do aluno ´página 21
 linguagem verbal é aquela expressa por meio de palavras escritas ou falada, ou seja, a linguagem verbalizada.
 linguagem nãoverbal, utiliza dos signos visuais para ser efetivada, por exemplo, as imagens nas placas e as cores na sinalização de trânsito.
5. Observe a Figura 3 e responda:



Figura 3
a) A linguagem e verbal ou nao verbal?
b) O que ela significa?
c) A figura pode ser utilizada com outros elementos?
d) Escreva dois elementos que podem ser inseridos na Figura 3 e
quais seriam os novos significados.
ATIVIDADE 2 – OS SÍMBOLOS E CARACTERES A SERVIÇO DA
COMUNICAÇÃO
Alguns sinais de pontuação ou caracteres, quando usados juntos, podem formar expressões faciais e até corporais. Todos eles são recursos de linguagem e estão a serviço da comunicação.

1. Observe:
:        ;       ( )


a) Os caracteres acima possuem significado para voce? Qual (is)?
b) Onde estes sinais sao utilizados e para que servem?

2. Observe novamente:

:)        ;)         :(

a) O que mudou em relação ao exemplo do exercício 1, uma vez que os sinais são os mesmos?
b) Qual o significado de cada um destes sinais, onde podem ser usados e para que?


ORIENTAÇÕES:
Copiem as questões no caderno de LP e responda, depois envie a professora,

podendo ser pelo e-mail faustinoesteroo1@gmail.com, no watssap ou classroom   até o dia  2 de julho

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ROTEIRO DE ATIVIDADE - TECNOLOGIA E INOVAÇÃO - 7º ANO D - PROFESSORA ANDREIA DOS SANTOS

Joao de Almeida História 8 C e D roteiro do 4 bimestre

Roteiro da eletiva O MARAVILHOSO MUNDO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS - 7C professora Liliane