Roteiro de aprendizagem 8º anos C e D

 
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO 
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO  
DIRETORIA DE ENSINO - SUZANO  
EE CHOJIRO SEGAWA 



 
 
ROTEIRO DE APRENDIZAGEM 


EE Chojiro Segawa 
 
Professora: Eunice 
 
 
Componente Curricular: Arte 
 
Turmas: 8º anos C e D 
 
Roteiro de atividades a serem realizadas em casa pelos alunos, devido a pandemia do novo coronavírus. 
 
Quantidade de aulas: 02 

Tempo: 90 minutos 

Período de realização: 15 a 19/06/2020 
 
Objeto de conhecimento: Formas de expressão e representação de diferentes culturas em danças. 

Habilidade: (EF08AR09) Pesquisar e analisar diferentes formas de expressão, representação e encenação de danças de matriz indígena, africana e afro-brasileira, reconhecendo e apreciando composições de dança de artistas, grupos e coletivos paulistas e brasileiros de diferentes épocas.  


Objetivos: - Diferenciar e reconhecer várias formas de expressão, representação e encenação de danças de matrizes indígenas, africanas e afro-brasileiras;  
Consegue apreciar, sem preconceitos, composições de danças de matrizes indígenas, africanas e afro-brasileiras de diferentes épocas.  


Estratégias e desenvolvimento 


Atividade 1 

ATIVIDADE 1  
Responda os questionamentos a respeito do que você sabe sobre as diferentes formas de expressão, representação e encenação de danças de matrizes indígenas, africanas e afro-brasileiras. Fale sobre composições de danças, seus artistas, grupos e coletivos paulistas e brasileiros de diferentes épocas, e fatores de movimento (tempo, peso, fluência e espaço). 
1. Você costuma prestar atenção em seu corpo? Quais são os movimentos que seu corpo consegue fazer?  
2. Em qual posição você fica a maior parte do tempo na sala de aula? Você senta corretamente? Conhece os ossos e as articulações do corpo?  
3. Quais partes do corpo você pode dobrar, esticar ou torcer?  
4. Você conhece os fatores do movimento em dança? Quais são eles?  
5. Você já assistiu alguma apresentação de dança africana? Se sim, fale sobre a expressão, representação e encenação do espetáculo. Quais foram as suas impressões?  
6. Você conhece artistas, bailarinos ou grupos de danças paulistas? Quais? 
7. Você já assistiu apresentações de danças indígenas? Se sim, comente sobre a expressão, representação e encenação. Quais foram as suas impressões?  
8. Quais grupos ou corpo de dança indígena você conhece?  
9. Você já assistiu apresentações de danças afro-brasileiras? Se sim, comente sobre a expressão, representação e encenação. Quais foram as suas impressões?  
10. Quais grupos ou corpo de dança afro-brasileiro você conhece?  
11. O que tem em comum na dança das três culturas: africana, indígena e afro brasileira? E o que é divergente? 

Atividade 2 

Samwaad - Rua do Encontro, com os dançarinos da Companhia Teatro Dança Ivaldo Bertazzo, de São Paulo 

A palavra Samwaad, que significa harmonia do encontro, é simbólica não só para o novo espetáculo, mas também para a carreira de Ivaldo Bertazzo. Durante décadas, Bertazzo fez da dança indiana uma fonte de pesquisa para seus estudos sobre a construção do gesto e a reeducação do movimento. Paralelamente às suas atividades de pesquisa e ensino, ganhou destaque como o coreógrafo capaz de organizar espetáculos interpretados pelos chamados cidadãos-dançantes, ou seja, os indivíduos comuns e sem pretensões de dançar profissionalmente. Se antes Bertazzo fazia de uma tradição distante como a indiana a base de coreografias interpretadas por uma elite social, hoje ele amplia o sentido de seu trabalho associando todo o seu conhecimento e experiência à cultura brasileira e ao talento artístico existente nas populações marginalizadas do Brasil. Protagonizado por 55 jovens pertencentes a ONGs de São Paulo, o espetáculo de Bertazzo promove uma confluência cultural que também congrega músicos da melhor estirpe, vindos de escolas de samba paulistanas e da tradição indiana. 


Acesse o link abaixo, observe os movimentos realizados pelos dançarino e os objetos que compõem o cenário, depois responda as questões a seguir. 


Aprecie os vídeos que serão apresentados e observe atentamente cada detalhe. Finalize preenchendo o roteiro indicado abaixo: 
Matriz Indígena Matriz Africana Matriz Afro-brasileira 
Há materiais cênicos nas apresentações? Quais adereços ou objetos você observou? 
A dança foi realizada por profissionais? O grupo é nacional ou internacional?  
Como são os movimentos da dança? Eles são de torção, de dobrar ou de esticar?   
De que forma os corpos se movimentam? Usam todo o corpo ou somente algumas partes? Quais? os movimentos são duros ou flexíveis? 
O ritmo das ações corporais apresentadas é lento, rápido ou longo? 
As formas dos movimentos são mais diretas ou mais sinuosas no espaço? 
Onde foi realizada a apresentação? Como era o espaço da atuação? 

RECURSOS: 
 Internet, vídeo do youtube 


AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO: 

 Realização das atividades, pesquisa na internet, em canais digitais, por Links de material de pesquisa,  controle da participação das aulas (CMSP), pelo blog da escola. A avaliação será processual, acompanhando todo o processo de desenvolvimento produção das atividades propostas. Registros feitos no caderno de Arte. 
As atividades devem ser enviadas para o email: euniceanjos@prof.educacao.sp.gov.br 

 E no retorno presencial essas atividades deverão estar organizadas no caderno referente a data de cada atividade enviadas e serão vistadas e analisadas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ROTEIRO DE ATIVIDADE - TECNOLOGIA E INOVAÇÃO - 7º ANO D - PROFESSORA ANDREIA DOS SANTOS

Joao de Almeida História 8 C e D roteiro do 4 bimestre

Roteiro da eletiva O MARAVILHOSO MUNDO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS - 7C professora Liliane