Roteiro de aprendizagem 8º anos C e D
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
DIRETORIA DE ENSINO - SUZANO
EE CHOJIRO SEGAWA
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ROTEIRO DE APRENDIZAGEM
EE Chojiro Segawa
Professora: Eunice
Componente Curricular: Arte
Turmas: 8º anos C e D
Roteiro de atividades a serem realizadas em casa pelos alunos, devido a pandemia do novo coronavírus.
Quantidade de aulas: 02
Tempo: 90 minutos
Período de realização: 15 a 19/06/2020
Objeto de conhecimento: Formas de expressão e representação de diferentes culturas em danças.
Habilidade: (EF08AR09)
Pesquisar e analisar diferentes formas de expressão, representação e
encenação de danças de matriz indígena, africana e afro-brasileira,
reconhecendo e apreciando composições de dança de artistas, grupos e
coletivos paulistas e brasileiros de diferentes épocas.
Objetivos:
- Diferenciar e reconhecer várias formas de expressão, representação e
encenação de danças de matrizes indígenas, africanas e
afro-brasileiras;
Consegue
apreciar, sem preconceitos, composições de danças de matrizes
indígenas, africanas e afro-brasileiras de diferentes épocas.
Estratégias e desenvolvimento
Atividade 1
ATIVIDADE 1
Responda os questionamentos
a respeito do que você sabe sobre as diferentes formas de expressão,
representação e encenação de danças de matrizes indígenas, africanas e
afro-brasileiras. Fale sobre composições de danças, seus artistas,
grupos e coletivos paulistas e brasileiros de diferentes épocas, e
fatores de movimento (tempo, peso, fluência e espaço).
1. Você costuma prestar atenção em seu corpo? Quais são os movimentos que seu corpo consegue fazer?
2. Em qual posição você fica a maior parte do tempo na sala de aula? Você senta corretamente? Conhece os ossos e as articulações do corpo?
3. Quais partes do corpo você pode dobrar, esticar ou torcer?
4. Você conhece os fatores do movimento em dança? Quais são eles?
5.
Você já assistiu alguma apresentação de dança africana? Se sim, fale
sobre a expressão, representação e encenação do espetáculo. Quais foram
as suas impressões?
6. Você conhece artistas, bailarinos ou grupos de danças paulistas? Quais?
7.
Você já assistiu apresentações de danças indígenas? Se sim, comente
sobre a expressão, representação e encenação. Quais foram as suas
impressões?
8. Quais grupos ou corpo de dança indígena você conhece?
9.
Você já assistiu apresentações de danças afro-brasileiras? Se sim,
comente sobre a expressão, representação e encenação. Quais foram as
suas impressões?
10. Quais grupos ou corpo de dança afro-brasileiro você conhece?
11. O que tem em comum na dança das três culturas: africana, indígena e afro brasileira? E o que é divergente?
Atividade 2
Samwaad - Rua do Encontro, com os dançarinos da Companhia Teatro Dança Ivaldo Bertazzo, de São Paulo
A palavra Samwaad, que significa harmonia do encontro, é simbólica não só para o novo espetáculo, mas também para a carreira de Ivaldo Bertazzo. Durante décadas, Bertazzo
fez da dança indiana uma fonte de pesquisa para seus estudos sobre a
construção do gesto e a reeducação do movimento. Paralelamente às suas
atividades de pesquisa e ensino, ganhou destaque como o coreógrafo capaz
de organizar espetáculos interpretados pelos chamados
cidadãos-dançantes, ou seja, os indivíduos comuns e sem pretensões de
dançar profissionalmente. Se antes Bertazzo
fazia de uma tradição distante como a indiana a base de coreografias
interpretadas por uma elite social, hoje ele amplia o sentido de seu
trabalho associando todo o seu conhecimento e experiência à cultura
brasileira e ao talento artístico existente nas populações
marginalizadas do Brasil. Protagonizado por 55 jovens pertencentes a
ONGs de São Paulo, o espetáculo de Bertazzo
promove uma confluência cultural que também congrega músicos da melhor
estirpe, vindos de escolas de samba paulistanas e da tradição indiana.
Acesse
o link abaixo, observe os movimentos realizados pelos dançarino e os
objetos que compõem o cenário, depois responda as questões a seguir.
Aprecie os vídeos que serão apresentados e observe atentamente cada detalhe. Finalize preenchendo o roteiro indicado abaixo:
Matriz Indígena Matriz Africana Matriz Afro-brasileira
Há materiais cênicos nas apresentações? Quais adereços ou objetos você observou?
A dança foi realizada por profissionais? O grupo é nacional ou internacional?
Como são os movimentos da dança? Eles são de torção, de dobrar ou de esticar?
De que forma os corpos se movimentam? Usam todo o corpo ou somente algumas partes? Quais? os movimentos são duros ou flexíveis?
O ritmo das ações corporais apresentadas é lento, rápido ou longo?
As formas dos movimentos são mais diretas ou mais sinuosas no espaço?
Onde foi realizada a apresentação? Como era o espaço da atuação?
RECURSOS:
Internet, vídeo do youtube
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
Realização
das atividades, pesquisa na internet, em canais digitais, por Links de
material de pesquisa, controle da participação das aulas (CMSP), pelo blog da escola. A avaliação será processual, acompanhando todo o processo de desenvolvimento produção das atividades propostas. Registros feitos no caderno de Arte.
E
no retorno presencial essas atividades deverão estar organizadas no
caderno referente a data de cada atividade enviadas e serão vistadas e
analisadas.
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