Roteiro de atividades de Ciências 7° anoD Professora Semeir



ROTEIRO DE ATIVIDADES
Escola: Chojiro Segawa
 Professora: Semeir Aparecida Wingeter Correia
 E-mail semeir@prof.educacao.sp.gov.br
 Disciplina Ciências
Turma: 7°D   Código do Google sala de aula:  o4wejro
Data: do dia 15 a 19 junho
Habilidade do currículo paulista: (EF07CI04). Identificar, analisar e avaliar o papel do equilíbrio termodinâmico para a manutenção da vida na Terra, para o funcionamento de máquinas térmicas e em outras situações cotidianas.
Competências Gerais: Conhecimento/Pensamento cientìfico, crítico e criativo
Número de aulas a que equivalem o roteiro: 3 aulas +1 CMSP
Números de minutos que equivalem esta atividade:135 minutos
Identificação do aluno:
Nome:                                                                             n°:
Série:                                              Sala:
Atividades 1
Para esta aula vão precisar de lápis, caneta, borracha,caderno, caderno do aluno.
Equilíbrio térmico no dia a dia
Imagine a seguinte situação e proponha hipótese para explicá-la.
● Há dois copos sobre a mesa. Em um deles há leite quente, e no outro, suco gelado. O que acontecerá com a temperatura de ambos os líquidos após algum tempo?
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● Se deixarmos uma xícara de café quente a temperatura ambiente por um tempo sobre uma mesa, o que acontecerá com o café da xícara? Explique.
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Agora que você já propôs sua hipótese, vamos ler dois textos sobre o Equilíbrio termodinâmico e a vida na Terra e fazer algumas atividades para depois analisarmos se sua hipótese estava correta.
Texto 1) Equilíbrio térmico
Quando um corpo encosta em outro corpo com temperatura mais baixa, ele esfria. Quando isso acontece, dizemos que os dois corpo atingiram o equilíbrio térmico. A transferência de energia térmica do corpo com temperatura maior para o outro com temperatura menor ocorre espontaneamente.Na figura a seguir temos uma representação esquemática do que acontece com a xícara com café quente deixada em temperatura ambiente por um intervalo de tempo.
(A) O café quente cede calor para o ambiente.A quantidade de calor cedida pelo café é igual à
quantidade de calor cedida pelo ambiente.
 (B) Após o equilíbrio térmico ser estabelecido, a transferência de energia é interrompida.
                     Elaborado especialmente para o São Paulo Faz Escola
Texto 2) Controle de temperatura
Em nosso cotidiano, o controle de temperatura é algo fundamental. No chuveiro elétrico, ao controlarmos a temperatura do banho abrindo mais ou menos a torneira, regulamos a quantidade de água e, consequentemente, sua temperatura. Também é necessário o controle da temperatura corporal. Isso é feito pelo próprio corpo, por meio da transpiração e da circulação sanguínea, quando em situações normais, ou com ajuda de medicamentos, quando temos febre.
O que é o suor e por que produzimos?o
O suor é a forma pela qual o corpo humano dissipa  excesso de calor produzido pelo esforço muscular ou pelo metabolismo. Isso significa que transpiramos quando realizamos uma atividade física, quando a temperatura do ar aumenta ou quando nosso corpo responde a um estímulo nervoso. Assim, o estado físico e emocional de uma pessoa influencia no quanto ela vai suar.
Como a transpiração nos refresca?
O excesso de calor é removido quando o suor evapora da superfície da pele, já que para evaporar ele precisa de determinada quantidade de calor, que é retirada do corpo, diminuindo assim sua temperatura. Processo semelhante ocorre quando as pessoas estão nervosas ou com medo. Isso ocorre porque o aumento da atividade do sistema nervoso aumenta a secreção de uma substância chamada epinefrina, que atua em nossas glândulas sudoríparas, principalmente as existentes nas palmas das mãos e nas axilas, produzindo suor.
Elaborado especialmente para o São Paulo faz Escola
Após a leitura dos textos, responda às seguintes questões:
1) Como o ser humano mantém sua temperatura corporal?
 2) Por que é importante o controle da temperatura?
 3) Dê exemplos de três circunstâncias em que a temperatura deve ser controlada. 
4) Pesquise na internet ou livros qual é a maior ou a menor temperatura que o corpo
humano consegue suportar. Pesquise ainda o que ocorre quando esses limites são ultrapassados.
Atividade 2
Leitura do texto
Equilíbrio Termodinâmico e a vida na Terra

Os seres vivos são identificados como sistemas abertos na natureza, na condição de equilíbrio termodinâmico. Nesse tipo de sistema ocorre troca de energia e massa
com o ambiente. Uma cadeia alimentar, por exemplo, é um sistema aberto, em que a energia solar é convertida em energia química passada de um ser vivo para outro, e assim sucessivamente. A transformação de uma forma de energia em outra resulta em um fluxo de energia. A energia dos seres vivos é liberada para a atmosfera na forma de energia térmica. Os seres vivos trocam gases com a atmosfera durante o processo de respiração, principalmente o gás oxigênio e o gás carbónico. É possível dizer que a atmosfera terrestre está em desequilíbrio termodinâmico, contribuindo para a vida no planeta Terra. Em um sistema fechado, acontece a troca de energia, mas não de massa- por exemplo, uma seringa com abertura lacrada em que o ar no seu interior fica aprisionado.

                                                                                                     Elaborado especialmente para o São Paulo Faz Escola








1) Se houvesse equilíbrio termodinâmico entre os seres vivos e o ambiente,  não
seria possível a manutenção de vida no planeta Terra. 
Por que isso aconteceria?
2) Observe a imagem a seguir:
A temperatura no muro de pedras encontra-se a 30°C; nas folhas das plantas, a 23°C; e no ambiente, a 20°C. A partir desses dados, responda os seguintes questionamentos:
a) O sistema “folha das plantas + muro de pedras + ambiente” é um sistema aberto ou fechado
Justifique sua resposta. 
b) Qual é a relação entre o equilíbrio termodinâmico e o ciclo da vida de um ser vivo?
            c) Por  meio de uma pesquisa,relacione o efeito estufa à possibilidade de vida cxomo a conhecemos no planeta Terra.O que aconteceria à Terra se não houvesse efeito estufa?


Aqui está o link da aula no CMSP : 
Link da aula : youtube.com/watch?v=lvXldGQupG8&t=187s
Já foram orientados por mim para fazerem anotações da aula no CMSP, agora vocês deverão pegar essas anotações, fotografá-las e responder as questões a seguir:
1) Qual foi sua maior dificuldade nesta aula ? Ficou com alguma dúvida?                 2) Para que serve o pino da panela de pressão? 
                                                 3) O que faz o trem Maria Fumaça se mover?
                                                 4) O que é um sistema : a) aberto b) fechado c) isolado
Farei a correção e postarei a devolutiva no Google sala de aula, tirando as dúvidas e respondendo as atividades.Assim que estiver as correções no Google sala de aula eu os avisarei via WhatsApp .
Bons estudos!
Entregar a atividade até quinta feira.




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