Roteiro de atividades 9° anos Ciências Professora Semeir
Roteiro de
Atividades
Data do dia: 15 a 19/06 Nome:
N°
Escola: Chojiro Segawa
Professora: Semeir Aparecida Wingeter Correia
E-mail: semeir@prof.educacao.sp.gov.br
Disciplina: Ciências Turmas: 9°A, 9°B, 9°C e 9°D
Código do Google sala de aula:
9°A: p7hayqz
9°B: m6bhhow
9°C: b2nni2a
9°D itk7dgd
Número de aulas a que equivalem o roteiro: 3 aulas + 1 no CMSP
Atividade equivale a quantos minutos 135 minutos
Unidade temática: Matéria e energia
Habilidades do currículo paulista:
(EF09CI06). Identificar e classificar as radiações eletromagnéticas de
acordo suas frequências, fontes e aplicações, discutindo e avaliando as
aplicações de seu uso em aparelhos tais como controle remoto, telefone celular,
smartphones, raio X, forno de micro-ondas e fotocélulas.
Competências Gerais: Conhecimento Pensamento científico, crítico e criativo,
Argumentação.
1. . Valorizar e utilizar os conhecimentos
historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital
para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a
construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
2. . Exercitar a curiosidade
intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a
investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade,
para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver
problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos
das diferentes áreas.
10. . Agir pessoal e coletivamente com autonomia,
responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões
com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e
solidários.
Objetos do conhecimento: Radiações e suas aplicações na saúde.
Desenvolvimento da atividade:
Radiação Eletromagnética
Em nosso cotidiano, onde estão as ondas eletromagnéticas?
Vou dar aqui 2 exemplos: as ondas magnéticas estão no micro-ondas, no
aparelho de raio X.
E vocês conseguiram achar ondas magnéticas no nosso cotidiano? Cite aqui
alguns exemplos:
Atenção: Não confunda radiação com
eletricidade, já que alguns exemplos que vocês citaram acima podem fazer
uso de eletricidade para funcionar.
Leia o texto abaixo:
Tema: Radiação a serviço da saúde
Radiação são ondas eletromagnéticas, invisíveis que se propagam em alta
velocidade, tanto na atmosfera, quanto no vácuo e elas têm eletricidade.
Magnetismo são ondas que estão se deslocando e essas ondas também tem
energia, algumas dessas ondas vão carregar pouca energia, e são de grande
utilidade para nós: radiofrequência, para rádio, a luz que nos ilumina é uma
onda eletromagnética.
Mas vamos falar sobre uma radiação que tem ondas, que vão carregar uma
energia muito maior, que ela tem a capacidade de causar danos, pois retiram
átomos e quebram até moléculas. Essa radiação é que gera maior tensão e demanda
cuidados (radiação ionizantes).
Mesmo esta radiação trazendo perigo, ela pode ser usada em pequenas
quantidades de forma absolutamente conduzida para nos beneficiar, como a
energia nuclear, laser na fisioterapia, laser na odontologia, etc.
Medicina Nuclear: Utiliza quantidades mínimas de radiação, através de
elementos conhecidos como radiofármacos para diversos procedimentos como:
· Exames de imagem: radiografias,
tomografias computadorizadas e cintilografias.
· Cirurgia a laser: para problemas de
visão, cálculo renal.
· Radioterapia: radiações ionizantes para
destruir ou impedir que as células do tumor aumentem.
· Laser na fisioterapia: regeneração dos
tecidos, cicatrização.
· Laser na odontologia: reparação
tecidual, tratamento de dor, tratamento da hipersensibilidade dental.
Atividades
Dentre os aparelhos que emitem ondas eletromagnéticas, temos aparelhos
de telecomunicações, aparelhos de saúde e medicina, aparelhos
residenciais e outros.
Preencha a tabela com a proposta
de classificação dos diferentes objetos relacionados às
ondas eletromagnéticas.
Telecomunicações
|
Saúde e medicina
|
Residência
|
Outros
|
Em atividades anteriores vimos o que são onda mecânica e onda
eletromagnética. Agora estudaremos o espectro das ondas eletromagnéticas.
Para isso, faça a leitura do texto a seguir com calma, se preciso for
leia mais de uma vez.
Grife as palavras que desconhece.
Atividade:
Comentários
Postar um comentário