Roteiro de aprendizagem 2 - matemática - sexto anos A e B - Professora Elisângela Soler


ROTEIRO DE APRENDIZAGEM - 2
SEMANA DO DIA  22 ao dia 26 de junho de 2020
PROFESSOR (A): ELISÂNGELA SOLER DE OLIVEIRA LIMA
Código do google sala de aula: 6 anos A: t44weht /6° ano B: c5i4oyu
DISCIPLINA: Matemática                                              TURMA:  6° anos A, B
UNIDADE TEMÁTICA: Números
NÚMEROS DE AULAS: 3 aulas + 3 CMSP
HABILIDADES DO CURRÍCULO PAULISTA
(EF06MA07) Compreender, comparar e ordenar frações associadas às ideias de partes de inteiros e resultado de divisão, identificando frações equivalentes.
COMPETÊNCIAS GERAIS DA BNCC:
1-    Conhecimento;
2-    Cultura digital;
3-    Empatia e cooperação;
4 - Responsabilidade e cidadania.
Atividade 1. Questão disparadora: 45 minutos
OS DESAFIOS DAS FRAÇÕES
Para iniciar essa conversa e estudo sobre fração, vamos fazer uma pesquisa:  a) Aonde surgiu o conceito de fração, anote em seu caderno o que encontrar. 
b) Aonde você usa a fração no seu cotidiano, dê uns três exemplos. 

Atividade 2 - Mão na Massa:   45 minutos
2.1 Dois colegas compraram duas barras de chocolate de mesmo tamanho, uma para cada um. Quando iam começar a comer, chegou um de seus amigos. Os dois ficaram em dúvida, pois quem daria um pedaço para o amigo? E qual seria o tamanho do pedaço? Pensaram e conversaram sobre o assunto, e chegaram à seguinte conclusão: para que nenhum dos dois comesse menos, cada um daria a metade do chocolate para o amigo.
 a) O que você achou dessa divisão? Por quê?
b) Para que todos comessem partes iguais, como seria resolvida essa questão?
2.2 Andréia tem 3 barras de chocolates de mesmo tamanho para repartir com suas quatro amigas. Ela pensou em duas possibilidades para essa distribuição:
1ª) Dividir cada barra de chocolate em 5 partes iguais e dar uma parte de cada chocolate para cada amiga e ficar com uma parte.
2ª) Dividir ao meio cada uma das 3 barras de chocolates, ficar com uma e dar uma parte a cada amiga e dividir a parte que sobrou em 5 partes iguais, dando um pedaço para cada uma.
Qual possibilidade vocês escolheriam?
Atividade 3 - complementar: 45 minutos
3.1 Compare as figuras abaixo em relação às partes pintadas
a) Escreva a fração que representa a parte pintada para cada figura.
b) Como é possível encontrar frações equivalentes a uma determinada fração dada?

Plantão de dúvidas pelo aplicativo google meet, com horário e data marcada. (45 minutos)
Avaliação:
Pesquisa e resolução das questões 2.1, 2.2 e 3.1, com leitura e interpretação das questões, mediante ao auxílio da professora por meio de e-mail e aplicativo google meet.
RESPONDER  NO CADERNO, COLOCANDO A RESOLUÇÃO DE CADA QUESTÃO, TIRAR FOTO E MANDAR NO EMAIL: elisangelasoler@prof.educacao.sp.gov.br 
Os estudantes que não tenham acesso ao computador/ internet, a atividade pode ser entregue no retorno as aulas ou encaminhem para UE.
SUGESTÃO DE VÍDEO PARA APOIO:
1 – Aula do centro de mídias do dia 15/06 https://youtu.be/GuqZhxywfk8 ,
2 – Aula do centro de mídias do dia 16/06 https://youtu.be/F8IocU-d1Ic,
3 – Aula do Centro de mídias do dia 17/06 https://youtu.be/cgDjB7P1eAg,


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