Roteiro de aprendizagem 2 - matemática - sexto anos A e B - Professora Elisângela Soler
ROTEIRO DE APRENDIZAGEM - 2
SEMANA DO DIA 22 ao dia 26 de junho de 2020
PROFESSOR
(A): ELISÂNGELA
SOLER DE OLIVEIRA LIMA
Código do google sala de aula: 6 anos A: t44weht /6° ano B:
c5i4oyu
DISCIPLINA: Matemática
TURMA: 6° anos A, B
UNIDADE TEMÁTICA: Números
NÚMEROS DE AULAS:
3 aulas + 3 CMSP
HABILIDADES DO CURRÍCULO PAULISTA
(EF06MA07) Compreender,
comparar e ordenar frações associadas às ideias de partes de inteiros e
resultado de divisão, identificando frações equivalentes.
COMPETÊNCIAS GERAIS DA BNCC:
1-
Conhecimento;
2-
Cultura digital;
3-
Empatia e cooperação;
4 - Responsabilidade e cidadania.
Atividade 1. Questão disparadora: 45 minutos
OS DESAFIOS DAS FRAÇÕES
Para iniciar essa conversa e estudo
sobre fração, vamos fazer uma pesquisa: a) Aonde surgiu o conceito de fração, anote em
seu caderno o que encontrar.
b) Aonde você usa a fração no seu cotidiano, dê uns
três exemplos.
Atividade 2 - Mão na Massa: 45 minutos
2.1 Dois colegas compraram duas barras
de chocolate de mesmo tamanho, uma para cada um. Quando iam começar a comer,
chegou um de seus amigos. Os dois ficaram em dúvida, pois quem daria um pedaço
para o amigo? E qual seria o tamanho do pedaço? Pensaram e conversaram sobre o
assunto, e chegaram à seguinte conclusão: para que nenhum dos dois comesse
menos, cada um daria a metade do chocolate para o amigo.
a) O que você achou dessa divisão? Por quê?
b) Para que todos comessem partes
iguais, como seria resolvida essa questão?
2.2 Andréia tem
3 barras de chocolates de mesmo tamanho para repartir com suas quatro amigas.
Ela pensou em duas possibilidades para essa distribuição:
1ª) Dividir
cada barra de chocolate em 5 partes iguais e dar uma parte de cada chocolate
para cada amiga e ficar com uma parte.
2ª) Dividir ao
meio cada uma das 3 barras de chocolates, ficar com uma e dar uma parte a cada
amiga e dividir a parte que sobrou em 5 partes iguais, dando um pedaço para
cada uma.
Qual
possibilidade vocês escolheriam?
Atividade 3 - complementar: 45
minutos
3.1 Compare as figuras abaixo em relação às partes pintadas
a) Escreva a
fração que representa a parte pintada para cada figura.
b) Como é
possível encontrar frações equivalentes a uma determinada fração dada?
Plantão de dúvidas pelo aplicativo google meet, com
horário e data marcada. (45 minutos)
Avaliação:
Pesquisa e resolução das questões 2.1, 2.2 e 3.1, com
leitura e interpretação das questões, mediante ao auxílio da professora por
meio de e-mail e aplicativo google meet.
RESPONDER NO CADERNO, COLOCANDO A RESOLUÇÃO DE CADA
QUESTÃO, TIRAR FOTO E MANDAR NO EMAIL: elisangelasoler@prof.educacao.sp.gov.br
Os estudantes que não tenham acesso ao
computador/ internet, a atividade pode ser entregue no retorno as aulas ou
encaminhem para UE.
SUGESTÃO DE VÍDEO PARA APOIO:
Comentários
Postar um comentário