Profª Kelly Cristina - Química - 1° D


ROTEIRO DE APRENDIZAGEM
SEMANA DO DIA 21 ao dia 26 de junho de 2020
PROFESSOR (A): Kelly Cristina 
EMAIL: kellyquimcs@gmail.com
DISCIPLINA: Química                                         TURMA:  1° ano D
UNIDADE TEMÁTICA: Transformações
NÚMEROS DE AULAS: 1 aulas + 1 CMSP
TEMPO ESTIMADO: 90 minutos
HABILIDADES DO CURRÍCULO PAULISTA
Identificar e reconhecer as transformações químicas e físicas no dia a dia.
Empregar corretamente a linguagem científica na descrição das transformações químicas
COMPETÊNCIAS GERAIS DA BNCC:
1-    Conhecimento
2-    Empatia e cooperação;
3-Responsabilidade e cidadania.

ATIVIDADE 1- Aula do Centro de Mídias (Tempo 45 minutos)
Assistir a aula do Centro de Mídias de Química do dia 15/06 e fazer as anotações do conteúdo e de suas dúvidas para posteriormente serem sanadas.

ATIVIDADE 2 – Leitura Complementar (Tempo 15 minutos)
Reações Químicas
As reações químicas são transformações que envolvem alterações, quebra e/ou formação, nas ligações entre partículas (átomos, moléculas ou íons) da matéria, resultando na formação de nova substância com propriedades diferentes da anterior.

Equações Químicas
A equação química é a forma de se descrever uma reação química. Os reagentes são mostrados no lado esquerdo da equação ,(reagentes: são as substâncias que passam por uma transformação) e os produtos no lado direito da equação (produtos: são as novas substâncias formadas).
Representação de uma Equação Química:

                                            Reagentes  Produtos

Através da Equação Química é possível saber o estado físico do átomo participante da reação, através das letras respectivas entre parênteses: Gás (g), Vapor (v), Líquido (l), Solução aquosa (aq), Sólido (s), Cristal (c).
Símbolos podem ser usados para descrever uma reação:
- Catalisadores ou aquecimento: ∆
- Formação de um precipitado: ↓
- Quando a reação é reversível: ↔
- Presença de luz: λ

Veja abaixo alguns exemplos de equações químicas:
C (s) + O2 (g) → CO2(g)
2H2 (g) + O2 (g) → 2 H2O (l)
Zn + CuSO4 → ZnSO4 + Cu

Tipos de Reações químicas
Reação de síntese ou adição: são aquelas que duas ou mais substâncias originam um único produto.

A + B  C

Exemplo dessa reação: quando o magnésio reage com o oxigênio do ar:
2Mg(s) + 1 O2(g) → 2MgO(s)

Essa reação se faz presente em flashes fotográficos descartáveis e foguetes sinalizadores
Reação de análise ou decomposição: nessa reação uma única substância gera dois ou mais produtos.
→ B + C

Algumas reações recebem nomes especiais:

Eletrólise: as substâncias se decompõem pela passagem de corrente elétrica.
Fotólise: decomposição da substância química pela luz.
Pirólise: decomposição pela ação do calor e do fogo.

Exemplo: Os airbags são dispositivos de segurança presentes em vários automóveis. Quando acionamos esse dispositivo, a rápida decomposição do composto de sódio NaN3(s) origina N2(g) que faz inflar os airbags. Veja a reação:

2 NaN3(s) → 3 N2(g) + 2 Na(s)

Reação de simples troca ou deslocamento: ocorre quando uma substância simples reage com uma composta originando novas substâncias: uma simples e outra composta.
A + XY  AY + X
Exemplo: Quando uma lâmina de zinco é introduzida em uma solução aquosa de ácido clorídrico, vai ocorrer a formação de cloreto de zinco e o gás hidrogênio vai ser liberado.
Zn (s) + 2 HCl (aq) → ZnCl2(aq) + H2 (g)
Observe que o Zinco deslocou o Hidrogênio, daí o porque do nome “reação de deslocamento”.
Reação de dupla troca: dois reagentes reagem formando dois produtos, ou seja, se duas substâncias compostas reagirem dando origem a novas substâncias compostas recebem essa denominação.
AB + XY → AY + XB
Exemplo: a reação entre o ácido sulfúrico com hidróxido de bário produz água e sulfato de bário.
H2SO4 (aq) + Ba(OH)2(aq) → 2 H2O(l) + BaSO4(s)

O produto sulfato de bário: BaSO4(s) é um sal branco insolúvel.

ATIVIDADE 3- Resolução da atividade (Tempo 30 minutos)
                                              Atividade individual e com consulta
1-Classifique as reações a seguir em reações de síntese ou adição, reação de análise ou decomposição, reação de simples troca ou deslocamento e reação de dupla troca.

a) CuCl2 + H2SO→ CuSO4 + 2 HCl  
b) Zn + 2 HCl → ZnCl2 + H2                
c) P2O5 + 3 H2O → 2 H3PO4   
d) CuSO4 + 2 NaOH → Cu(OH)2 + Na2SO          
e) Cu(OH)2 → CuO + H2O   
f) AgNO3 + NaCl → AgCl + NaNO3     
g) CaO + CO2 → CaCO            
h) 2 H2O → 2 H2 + O2       
i) Cu + H2SO4 → CuSO4 + H2      
j) 2 AgBr → 2 Ag + Br     

2- (UFRJ) A reação que representa a formação do cromato de chumbo II, que é um pigmento amarelo usado em tintas, é representada pela equação:
Pb(CH3COO)2 + Na2CrO4 → PbCrO4 + 2 NaCH3COO
Que é uma reação de:
a) oxirredução
b) dupla troca
c) síntese
d) deslocamento
e) decomposição
 
3-(UFMG) Colocando-se um frasco de ácido clorídrico junto a outro de amônia e retirando-se as rolhas de ambos, nota-se a formação de fumaça branca intensa, constituída de cloreto de amônio (HCl + NH3 → NH4Cl).
Esta experiência é um exemplo de:
a) síntese.
b) decomposição.
c) reação de substituição.
d) reação de dupla troca.
e) sublimação.
4-( FEI-SP) As equações químicas:
Zn + 2 HCl → ZnCl2 + H2
P2O5+ 3 H2O → 2 H3PO4
AgNO3 + NaCl → AgCl + NaNO3
CaO + CO2 → CaCO3
Representam, respectivamente, reações de:
a) Dupla troca, adição, análise e deslocamento.
b) Dupla troca, adição, análise e simples troca .
c) Simples troca, dupla troca, síntese e análise.
d) Deslocamento, síntese, dupla troca e adição.
e) Deslocamento, dupla troca, simples troca e decomposição.


AVALIAÇÃO
 Enviar a atividade com consulta até o dia 03/07  para email kellyquimcs@gmail.com

OBSERVAÇÃO
Os estudantes que não tenham acesso ao computador/ internet, a atividade pode ser entregue no retorno as aulas ou encaminhem para UE.

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