ROTEIRO DE ATIVIDADES- PROFESSORA MARINES 7º ANO A,B,C e D
ROTEIRO DE ATIVIDADES: 22/06/2020 a
26/06/2020
Professora : Marinês
Venâncio Batista
Email:marines@prof.educacao.sp.gov.br
Disciplina: MATEMÁTICA
Turmas: 7º A,B,C e D
Número de aulas: 6 aulas de 45 minutos cada
Unidade Temática: Números
Objeto do Conhecimento: Fração e seus significados: como
parte de inteiros, resultado da divisão, razão e operador.
Habilidades: (EF07MA08) Ler, compreender, comparar e ordenar
frações associadas às ideias de partes de inteiros, resultado da divisão, razão
e operador.
(EF07MA09) Utilizar, na resolução de problemas, a associação
entre razão e fração, como a fração 2/3 para expressar a razão de duas partes
de uma grandeza para três partes da mesma ou três partes de outra grandeza.
Competência: Reconhecer que a Matemática é uma ciência
humana, fruto das necessidades e preocupações de diferentes culturas, em
diferentes momentos históricos, e é uma ciência viva, que contribui para
solucionar problemas científicos e tecnológicos e para alicerçar descobertas e
construções, inclusive com impactos no mundo do trabalho.
Atividades:
Assistir ao vídeo aula 16/06 - 7º ano EF - Matemática - Frações e seus
significados: Parte III do CMSP, TV Educação ou Youtube no link:
https://www.youtube.com/watch?v=95SnINZEeLg
Atividade 1: (Questão disparadora) Tempo previsto: 35 minutos
1.1-
Qual o
significado da palavra razão?
1.2-
Qual o
significado da palavra razão na matemática?
Atividade 2:(Mão na massa) Tempo previsto: 65 minutos
Fazer a atividade 2 do Caderno do
aluno volume 2, página 60.
Segue a atividade do Caderno do Aluno:
ATIVIDADE 2 – PROBEMAS DE
RAZÃO ENTRE PARTES DE UMA GRANDEZA
2.1. Um segmento de reta de
28 cm foi dividido em dois segmentos na razão 3/ 4 . Quantos centímetros tem
cada segmento obtido após a divisão?
2.2 Em uma classe há 35
alunos e sabe-se que a razão entre o número de meninas e o número de meninos é
2/ 3 . Qual é o número de meninos dessa classe?
2.3. Ao confeccionar um
colar Adriana, pensou na razão 4/ 5 entre o número de bolinhas brancas e
bolinhas laranja. Quantas bolinhas brancas e laranja Adriana vai utilizar para
fazer um colar com 180 bolinhas?
2.4 O lucro de 15 mil reais
foi dividido entre dois sócios. Porém, o primeiro sócio recebeu o dobro do
segundo sócio, uma vez que gastou o dobro para montar o negócio. Calcule que
parte do lucro coube à cada um dos sócios.
Atividade 3:(Complementar)Tempo previsto: 35 minutos
3.1 Crie uma situação problema
envolvendo razão e a resolva.( Use como referência a atividade 2)
Avaliação:
Resolução das atividades 1, 2 e 3
mediante ao auxilio das aulas do Cmsp e da professora por meio do email e
aplicativo Wattsap
ASSISTA AS AULAS DO CMSP PARA APOIO.
Segue o link do youtube:
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