ROTEIRO DE ATIVIDADES FÍSICA DAS PRIMEIRA SÉRIES A,B e C - PROFESSORA ELISÂNGELA SOLER
ROTEIRO
DE APRENDIZAGEM
SEMANA
DO DIA 15 A 19 DE JUNHO DE 2020
PROFESSOR
(A): ELISANGELA
SOLER DE OLIVEIRA LIMA
Código
do google sala de aula: 1°A xg5c427 / 1°B avwpzt4 / 1°C
axlfks6
DISCIPLINA:
Física
TURMA: 1°A, B e C
Aulas
proposta: 2 + 1 CMSP
UNIDADE TEMÁTICA: Movimentos: Trabalho e energia
mecânica.
HABILIDADES DO CURRÍCULO
•
Analisar situações do cotidiano em que ocorram transformações de energia de
diferentes tipos (elétrica, química, nuclear, térmica, cinética, potencial
gravitacional, potencial elástica etc.);
Os alunos irão utilizar o caderno do aluno do
2° bimestre, como apoio para desenvolver as atividades que aqui serão
propostas, a fim de contemplar as habilidades para o segundo bimestre.
COMPETÊNCIAS GERAIS DA BNCC:
1-
Conhecimento;
2-
Pensamento científico, crítico e criativo;
3-
Cultura digital
4-
Responsabilidade e cidadania.
TEMA
1 – TRABALHO E ENERGIA MECÂNICA
Atividade
caderno do aluno – volume 2 – página 24
Atividade
1 – A energia se transforma - Atividade disparadora: 45 minutos
Você
provavelmente já ouviu alguém falar – ou até mesmo já falou – que está sem
energia porque está com fome. Exatamente! Quando ingerimos alimentos, estes
passam por uma transformação química em nosso organismo, liberando a energia
necessária para o funcionamento do organismo. A transformação de energia também
ocorre nos veículos automotores: a energia química do combustível faz o motor
funcionar, gerar energia cinética, que movimenta o veículo e se converte em
energia térmica no motor e nas rodas. A energia elétrica armazenada na bateria
se transforma em energia sonora (buzina e som do aparelho de rádio) ou energia
luminosa (faróis e luz do painel interno).
Faça
um esquema com uma pesquisa, mostrando as possíveis transformações de energia
nos equipamentos de cozinha que sugerimos a seguir:
Atividade
2 – caderno do aluno volume 2 - página 25
Atividade
2 – Energia Cinética – Atividade mão na massa (45 minutos)
Tendo
como exemplo o esquema do carro apresentado na atividade 1, vemos que houve
transformação de energia até que ele se deslocasse. Essa energia de movimento é
a chamada energia cinética.
A
energia cinética de um corpo depende da sua velocidade e da sua massa.
Assim,
para um corpo de massa m e velocidade v, energia cinética é definida pela
expressão matemática:
Ec
= mv²/2
Onde:
Ec: energia cinética, em joule (J);
m:
massa do corpo, em quilogramas (kg);
v: velocidade do corpo, em metros por segundo
(m/s).
Com
essas informações acima, responda:
1.
Qual é a energia cinética de um caminhão com 20 toneladas de massa com
velocidade de 108 km/h?
2.
Um esquiador saiu do repouso e encontra-se em baixa velocidade. O que ele
precisa fazer para a sua energia cinética aumentar?
3.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) aconselha que uma pessoa tenha oito horas
diárias de sono, em média. Estudos mostram que dormir bem ajuda a evitar vários
problemas, como: infecções por baixa resistência, baixo vigor físico,
envelhecimento precoce, depressão, obesidade e, inclusive, acidentes. Considere
que uma pessoa repousa em sono profundo. Nessa situação, você saberia dizer se
ela tem energia cinética? Justifique utilizando argumentos científicos.
Avaliação:
Resolução das atividades 1 e 2 com leitura e interpretação das
questões, mediante ao auxílio da professora por meio de e-mail, grupos do zap e
chat do centro de mídias.
RESPONDER NO CADERNO OU NO WORD, COLOCANDO A RESOLUÇÃO
DE CADA QUESTÃO, TIRAR FOTO ( QUEM FIZER NO CADERNO) E MANDAR NO EMAIL: elisangelasoler@prof.educacao.sp.gov.br, ESSAS ATIVIDADE
TAMBÉM ESTARÁ DISPONIVEL NO GOOGLE SALA DE AULA E TAMBÉM ESTA NO CADERNO DO
ALUNO VOL.2.
Os estudantes que não tenham acesso ao computador/
internet, a atividade pode ser entregue no retorno as aulas ou encaminhem para
UE.
Comentários
Postar um comentário