História - 9°anos - Professora Lena


ROTEIRO DE APRENDIZAGEM
Semana do dia 15 a 22 de junho de 2020.
PROFESSORA: LENA VIANA
Ø  Código do Google sala de aula: 9° ano B - 5mrmuwp
Ø   Código do Google sala de aula: 9° ano C dtujvgq
Ø  Código do Google sala de aula: 9° ano D - 4w2ompn

DISCIPLINA: História.     TURMAS: 9 ANO B, C e D. 
Unidade temática: O nascimento da República no Brasil e os processos históricos até a metade do século XX.
Números de aulas: 2 aulas + 2 CMSP
Habilidades: (EF09HI06) Identificar e discutir o papel do trabalhismo como força política, social e cultural no Brasil, em diferentes escalas (nacional, regional, cidade, comunidade).
Competências gerais da BNCC:
·         Identificação;
·         Comparação;
·         Contextualização;
·         Interpretação;
·         Análise.
Atividade 1. Ler as páginas 114 a 121. (35 minutos.)
1.1 Responder as questões a seguir. (35 minutos)
 Questões:
1-       Uma das bases de apoio do governo Vargas eram as camadas urbanas que se beneficiaram com a aprovação de uma série de leis trabalhistas. Cite as principais medidas do governo de Getúlio que beneficiaram os trabalhadores urbanos. (5 minutos)
2-      A industrialização do Brasil entre as décadas de 1930 e 1960 modificou certos hábitos e comportamentos, principalmente da população urbana. Cite e explique três mudanças visíveis no comportamento dos brasileiros que resultam da modernização. (5 minutos)
3-       Explique como a industrialização e a modernização contribuíram para aumentar as desigualdades regionais e sociais no Brasil. (5 minutos)
4-      Em 1964, um golpe de Estado instituiu a ditadura civil-militar no Brasil. Explique os motivos que culminaram nesse golpe. (5 minutos)
5-      Em meados dos anos 1950, nos Estados Unidos, os afrodescendentes se mobilizaram em intensa campanha pela conquista de seus direitos civis. Explique as razoes desses movimentos e descreva duas dessas mobilizações. (5 minutos)
·         E no Brasil? Que iniciativas foram tomadas pela população afrodescendente no período? (10 minutos)

PARA VERIFICAR APRENDIZAGEM E SANAR DÚVIDAS:
Responder no caderno, colocando a resolução de cada questão, tirar foto e mandar no e mail: Leniv@prof.educacao.sp.gov.br
Atividades disponíveis também através do Google sala de aula.
Os estudantes que não tenham acesso ao computador/ internet, a atividade pode ser entregue no retorno as aulas ou encaminhem para UE.
SUGESTÃO DE VÍDEO PARA APOIO:
1 – AULA DO CENTRO DE MIDIAS  10/06 - https://youtu.be/AFWL7uQdXII


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ROTEIRO DE ATIVIDADE - TECNOLOGIA E INOVAÇÃO - 7º ANO D - PROFESSORA ANDREIA DOS SANTOS

Joao de Almeida História 8 C e D roteiro do 4 bimestre

Roteiro da eletiva O MARAVILHOSO MUNDO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS - 7C professora Liliane