Profª Kelly Cristina - Química - 2 Anos A/B/C/D


ROTEIRO DE APRENDIZAGEM
SEMANA DO DIA 21 ao dia 26 de junho de 2020
PROFESSOR (A): Kelly Cristina 
EMAIL: kellyquimcs@gmail.com
DISCIPLINA: Química                                         TURMA:  2° anos A/B/C/ D
UNIDADE TEMÁTICA: : Concentração Comum e Concentração Molar
NÚMEROS DE AULAS: 2 aulas + 1 CMSP
TEMPO ESTIMADO: 135 minutos
HABILIDADES DO CURRÍCULO PAULISTA
Compreender o conceito de concentração.
 Calcular Concentração Comum e Concentração Molar
COMPETÊNCIAS GERAIS DA BNCC:
1-    Conhecimento
2 -Responsabilidade e cidadania.

ATIVIDADE 1- Aula do Centro de Mídias (Tempo 45 minutos)
Assistir a aula do Centro de Mídias de Química do dia 15/06 e fazer as anotações do conteúdo e de suas dúvidas para posteriormente serem sanadas.

ATIVIDADE 2 – Leitura Complementar (Tempo 30 minutos)
Introdução:
Concentração Comum
          No cotidiano, muitas vezes preparamos sucos que vêm na embalagem bem concentrados. Fazemos isso adicionando água à determinada quantidade desse suco, diminuindo a sua concentração ou deixando-o mais diluído.
Desse modo, quando falamos em concentração, estamos nos referindo à quantidade de soluto dissolvido em determinada quantidade da solução (soluto + solvente). Se tiver muito soluto dissolvido em pouco solvente, como no caso do suco inicial, dizemos que a concentração está alta ou que ele está muito concentrado e vice-versa.
Em laboratório, essa relação entre a quantidade de soluto e a quantidade da solução é calculada para soluções que estão sendo analisadas e usadas em experimentos. Esse cálculo é feito por meio da fórmula abaixo:
Sendo que: C = Concentração Comum;
                    m1 = massa do soluto (o índice 1 indica que a grandeza se refere somente ao soluto);
       v = volume da solução (o fato de estar sem índice indica que se refere à solução inteira, isto é, o volume do soluto e do solvente juntos).
         A unidade no SI (Sistema Internacional) para a Concentração Comum é o g/L (gramas por litro).
Essa relação mostra a quantidade de soluto presente em cada litro da solução.
que se refere à solução inteira, isto é, o volume do soluto e do solvente juntos).
Exemplo:
Qual a concentração comum em g/L de uma solução de 3L com 60g de NaCl?


Concentração em mol/L ou molaridade

A molaridade, ou concentração em quantidade de matéria (mol/L), é a relação entre a quantidade de matéria do soluto (n1) e o volume da solução em litros (V).
concentração em quantidade de matéria é a relação entre a quantidade de matéria do soluto, medida em mol (n1), e o volume da solução em litros (V). Essa concentração é medida em mol por litro (mol/L).
Consideremos o suco gástrico que nosso estômago produz com a finalidade de realizar o processo de digestão. Na realidade, trata-se de uma solução de ácido clorídrico (HCl) em uma concentração de 0,01 mol/L. Isso significa que, para cada litro de suco gástrico, há 0,01 mol de HCl.
concentração em quantidade de matéria é muitas vezes chamada por alguns autores de concentração molar ou molaridade, mas os termos corretos são “concentração em mol/L” ou“concentração em quantidade de matéria”. Além disso, essa concentração é a mais recomendada pelo Sistema Internacional de Unidades (SI) e pela União Internacional da Química Pura e Aplicada (IUPAC); portanto, ela é a mais usada em laboratórios e indústrias químicas.

 Fórmulas utilizadas na molaridade


                             Ou                         


Onde:                                                               Onde:
 M= concentração mol/L                                 M= concentração mol/L
  m1= massa do soluto (g)                                 n1=  número de mols do soluto
MM = Massa molar (g/mol)                              V = volume (L)
 V = volume (L)                                           m1= massa do soluto (g)
                                                                      MM = Massa molar (g/mol)                              
Exemplo:
1-  “Qual será a concentração em quantidade de matéria de uma solução que foi preparada dissolvendo-se 120 g de hidróxido de sódio em 2 L de água e obteve-se uma solução com 2 L?”
Dados:
m1 = 120 g
v = 2 L
MM (NaOH) = 40 g/mol
• Substituindo os valores dados na fórmula:
                                                                           MM = Massa molar (g/mol)                             
ATIVIDADE 3- Atividade individual e com consulta (Tempo 60 minutos)
Atividade individual com consulta
1-Ao dissolver 100 g de NaOH em 400 mL de água, obtiveram-se 410 mL de solução. A concentração comum dessa solução será igual a:
a) 0,2439 g/L.
b) 0,25 g/L.
c) 250 g/L.
d) 243,90 g/L.
e) 4,0 g/L.




2-Dissolve-se 20 g de sal de cozinha em água. Qual será o volume da solução, sabendo-se que a sua concentração é de 0,05 g/L?
a) 400 L.
b) 0,0025 L.
c) 1,0 L.
d) 0,25 L.
e) 410 L.


3-Calcule a concentração em mol/L ou molaridade de uma solução que foi preparada dissolvendo-se 18 gramas de glicose em água suficientes para produzir 1 litro da solução. (Dado: massa molar da glicose = 180 g/mol)
a) 0,1.
b) 1,8.
c) 10,0.
d) 100,0.
e) 3240.

4- O ácido tartárico, C4H6O6 (conservante), usado em alguns refrigerantes, pode ser obtido a partir da uva durante o processo de fabricação do vinho.
Se a concentração em quantidade de matéria de ácido tartárico em uma refrigerante é 0,175 mol/L, qual é a massa de ácido utilizada na fabricação de 100 000 L desse refrigerante?     Dados: Massa Atômica H=1u, C=12u e O=16u
a) 17 500 g.
b) 116,6 kg.
c) 0,857 t.
d) 1,75 kg.
e) 2,62 t

AVALIAÇÃO
Entregar a atividade para avaliação até o dia 03/07 para o email kellyquimcs@gmail.com

OBSERVAÇÃO
Os estudantes que não tenham acesso ao computador/ internet, a atividade pode ser entregue no retorno as aulas ou encaminhem para UE.

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