Profª Kelly Cristina - Química - 2 Anos A/B/C/D
ROTEIRO DE APRENDIZAGEM
SEMANA DO DIA 21 ao dia 26 de junho de 2020
PROFESSOR
(A): Kelly Cristina
EMAIL:
kellyquimcs@gmail.com
DISCIPLINA: Química TURMA: 2° anos A/B/C/ D
UNIDADE
TEMÁTICA: : Concentração Comum e Concentração Molar
NÚMEROS DE AULAS: 2 aulas + 1 CMSP
TEMPO ESTIMADO: 135 minutos
HABILIDADES
DO CURRÍCULO PAULISTA
Compreender o
conceito de concentração.
Calcular Concentração Comum e Concentração
Molar
COMPETÊNCIAS GERAIS DA BNCC:
1- Conhecimento
2 -Responsabilidade e cidadania.
ATIVIDADE
1- Aula do Centro de Mídias (Tempo 45 minutos)
Assistir a aula do
Centro de Mídias de Química do dia 15/06 e fazer as anotações do conteúdo e de
suas dúvidas para posteriormente serem sanadas.
ATIVIDADE
2 – Leitura Complementar (Tempo 30 minutos)
Introdução:
Concentração
Comum
No
cotidiano, muitas vezes preparamos sucos que vêm na embalagem bem concentrados. Fazemos isso adicionando água à
determinada quantidade desse suco, diminuindo a sua concentração ou deixando-o mais diluído.
Desse modo, quando falamos
em concentração, estamos nos referindo à quantidade
de soluto dissolvido em determinada quantidade da solução (soluto + solvente).
Se tiver muito soluto dissolvido em pouco solvente, como no caso do suco
inicial, dizemos que a concentração está alta ou que ele está muito concentrado
e vice-versa.
Em laboratório, essa relação entre
a quantidade de soluto e a quantidade da solução é calculada para soluções que
estão sendo analisadas e usadas em experimentos. Esse cálculo é feito por meio
da fórmula abaixo:
Sendo que: C = Concentração Comum;
m1 = massa do soluto (o índice 1 indica que a grandeza se refere somente ao soluto);
m1 = massa do soluto (o índice 1 indica que a grandeza se refere somente ao soluto);
v
= volume da solução (o fato de estar sem índice indica que se refere à solução
inteira, isto é, o volume do soluto e do solvente juntos).
A unidade no SI (Sistema Internacional) para a Concentração Comum é o g/L (gramas por litro).
A unidade no SI (Sistema Internacional) para a Concentração Comum é o g/L (gramas por litro).
Essa relação mostra a quantidade
de soluto presente em cada litro da solução.
que se refere à solução inteira,
isto é, o volume do soluto e do solvente juntos).
Exemplo:
Qual a concentração comum em g/L de uma solução de 3L com 60g de NaCl?
Qual a concentração comum em g/L de uma solução de 3L com 60g de NaCl?
Concentração em mol/L ou
molaridade
A molaridade, ou
concentração em quantidade de matéria (mol/L), é a relação entre a quantidade
de matéria do soluto (n1) e o volume da solução em litros (V).
A concentração
em quantidade de matéria é a relação entre a quantidade de
matéria do soluto,
medida em mol (n1), e o volume da solução em
litros (V). Essa concentração é medida em mol por litro (mol/L).
Consideremos o suco gástrico que
nosso estômago produz com a finalidade de realizar o processo de digestão. Na
realidade, trata-se de uma solução de ácido clorídrico (HCl) em uma
concentração de 0,01 mol/L. Isso significa que, para cada litro de suco
gástrico, há 0,01 mol de HCl.
A concentração
em quantidade de matéria é muitas vezes chamada por alguns
autores de concentração molar ou molaridade, mas os termos corretos são
“concentração em mol/L” ou“concentração em quantidade de matéria”. Além disso,
essa concentração é a mais recomendada pelo Sistema Internacional de Unidades
(SI) e pela União Internacional da Química Pura e Aplicada (IUPAC); portanto,
ela é a mais usada em laboratórios e indústrias químicas.
Fórmulas
utilizadas na molaridade
Ou
Onde:
Onde:
M=
concentração mol/L M=
concentração mol/L
m1= massa do soluto (g) n1=
número de mols do soluto
MM = Massa molar (g/mol) V = volume (L)
V = volume (L) m1=
massa do soluto (g)
MM
= Massa molar (g/mol)
Exemplo:
1- “Qual será a concentração em quantidade de
matéria de uma solução que foi preparada dissolvendo-se 120 g de hidróxido de
sódio em 2 L de água e obteve-se uma solução com 2 L?”
Dados:
m1 = 120 g
v = 2 L
MM (NaOH) = 40 g/mol
m1 = 120 g
v = 2 L
MM (NaOH) = 40 g/mol
• Substituindo
os valores dados na fórmula:
MM = Massa molar (g/mol)
ATIVIDADE 3- Atividade individual e com consulta (Tempo 60 minutos)
Atividade individual com consulta
1-Ao dissolver 100 g de NaOH em
400 mL de água, obtiveram-se 410 mL de solução. A concentração comum dessa
solução será igual a:
a) 0,2439 g/L.
b) 0,25 g/L.
c) 250 g/L.
d) 243,90 g/L.
e) 4,0 g/L.
2-Dissolve-se 20 g de sal de
cozinha em água. Qual será o volume da solução, sabendo-se que a sua
concentração é de 0,05 g/L?
a) 400 L.
b) 0,0025 L.
c) 1,0 L.
d) 0,25 L.
e) 410 L.
3-Calcule a concentração em mol/L
ou molaridade de uma solução que foi preparada dissolvendo-se 18 gramas de
glicose em água suficientes para produzir 1 litro da solução. (Dado: massa
molar da glicose = 180 g/mol)
a) 0,1.
b) 1,8.
c) 10,0.
d) 100,0.
e) 3240.
4- O ácido tartárico, C4H6O6 (conservante), usado em alguns refrigerantes,
pode ser obtido a partir da uva durante o processo de fabricação do vinho.
Se a concentração em quantidade de
matéria de ácido tartárico em uma refrigerante é 0,175 mol/L, qual é a massa de
ácido utilizada na fabricação de 100 000 L desse refrigerante? Dados: Massa Atômica H=1u, C=12u e O=16u
a) 17 500 g.
b) 116,6 kg.
c) 0,857 t.
d) 1,75 kg.
e) 2,62 t
AVALIAÇÃO
OBSERVAÇÃO
Os estudantes que não
tenham acesso ao computador/ internet, a atividade pode ser entregue no retorno
as aulas ou encaminhem para UE.
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