Roteiro de Aprendizagem 2 - Matemática - Oitavo anos A e B - Professora Elisângela Soler


ROTEIRO DE APRENDIZAGEM 2
Semana do dia 22 a 26 de junho de 2020


PROFESSOR (A): ELISÂNGELA SOLER DE OLIVEIRA LIMA
Código do google sala de aula: 8° ano A: dazagbv / 8° ano B: aviguqi
DISCIPLINA: Matemática                                              TURMA:  8° A e B
TEMPO ESTIMADO: 3 aulas + 3 CMSP
UNIDADE TEMÁTICA: Números
HABILIDADES DO CURRÍCULO PAULISTA


(EF08MA01) Efetuar cálculos com potências de expoentes inteiros e aplicar esse conhecimento na representação de números em notação científica.

COMPETÊNCIAS GERAIS DA BNCC:
1-    Conhecimento;
2-    Cultura digital;
3-    Empatia e cooperação;
4-    Responsabilidade e cidadania.

  Atividade  1 - disparadora: (45 minutos)
COMO PODEMOS TOCAR O SOL
A atmosfera solar é alvo de muitos estudos. Por este motivo um laboratório apresentou um projeto que traz um grande desafio: será possível “tocar” o Sol? E quem sabe, desvendar os mistérios que intrigam há décadas a ciência?
Nessa busca, os cientistas, iniciaram os estudos para desenvolver um aparelho que seja capaz de gravitar a 6,4 milhões de quilômetros do Sol, e que suporte ser exposto a temperaturas superiores a 1,3 mil graus Celsius.
O orçamento foi calculado em R$ 4,8 bilhões, caso o projeto seja colocado em prática no futuro.
1.1-        Considerando que esse estudo é uma possibilidade futura e com base nos dados apresentados no texto acima, escreva utilizando todos os algarismos a temperatura, a distância e o valor do orçamento.
1.2 - Os cientistas que receberam o desafio de desenvolver o projeto de criação do aparelho que seja capaz de orbitar a Esfera Solar, estimam que o raio do Sol mede aproximadamente 695.700 km. Ajude estes cientistas a calcularem o tamanho do diâmetro do Sol. Apresente o resultado na forma de notação científica. Explique como você chegou a esse resultado.
 1.3 Pesquise e escreva as medidas de duas formas diferentes:
 • A distância de um ano-luz;
• A velocidade da luz;

Atividade 2 - Mão na Massa: (30 minutos)
 AS OPERAÇÕES E A NOTAÇÃO CIENTÍFICA
Para realizar as operações com números em notação científica, aplicamos as propriedades de potenciação.
• Na adição e na subtração, as potências de base 10 devem ter o mesmo expoente. Caso não tenham, é preciso escrevê-los com base 10 de mesma potência.
• Produto de potência de mesma base
  am× an = am+n
• Quociente de potência de mesma base.
   am÷ an= am-n
 2.1 Aplicando as propriedades, resolva as expressões a seguir:
a) 56,7 x 10-3 + 0,01 x 103
 b) 15200 x 102 – 6,4 x 104
 c) 7,86 x 1012 + 3,54 x 1017
d) 3,5 x 107 x 4,3 x 10-5
e) 9,3 x 10-6 ÷ 3,1 x 10-3

Atividade 3 - Atividade complementar (30 minutos)
3.1 - Complete as colunas com a escrita utilizando todos os algarismos:
Notação científica
Respostas
4,22×10-1

9,8 ×106

2,349 × 10

2,349 × 10-3



Plantão de dúvidas de 45 minuto pelo aplicativo google meet, com horário e data marcada
Avaliação:
Resolução das atividades 1, 2 e 3 com leitura e interpretação das questões, mediante ao auxílio da professora por meio de e-mail e aplicativo google meet.
RESPONDER  NO CADERNO, COLOCANDO A RESOLUÇÃO DE CADA QUESTÃO, TIRAR FOTO E MANDAR NO EMAIL: elisangelasoler@prof.educacao.sp.gov.br 
Os estudantes que não tenham acesso ao computador/ internet, a atividade pode ser entregue no retorno as aulas ou encaminhem para UE.

SUGESTÃO DE VÍDEO PARA APOIO: 
1 – Aula centro de mídias dia 08/06 https://youtu.be/rLp_Hy5uwGs
2 – Aula centro de mídias dia 09/06  https://youtu.be/ex2BX7pcgBQ
3 – Aula com a professora Ângela – notação cientifica https://youtu.be/MQQJ-lxftro
4 – Aula do centro de mídias 15/06 https://youtu.be/2i9-o36gUcE

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