Roteiro de Aprendizagem 2 - Matemática - Oitavo anos A e B - Professora Elisângela Soler
ROTEIRO
DE APRENDIZAGEM 2
Semana
do dia 22 a 26 de junho de 2020
PROFESSOR
(A): ELISÂNGELA SOLER DE OLIVEIRA LIMA
Código
do google sala de aula: 8° ano A: dazagbv / 8° ano B: aviguqi
DISCIPLINA:
Matemática TURMA: 8° A e B
TEMPO
ESTIMADO: 3 aulas
+ 3 CMSP
UNIDADE TEMÁTICA: Números
HABILIDADES DO CURRÍCULO PAULISTA
(EF08MA01)
Efetuar cálculos com potências de expoentes inteiros e aplicar esse
conhecimento na representação de números em notação científica.
COMPETÊNCIAS GERAIS DA BNCC:
1-
Conhecimento;
2-
Cultura digital;
3-
Empatia e cooperação;
4-
Responsabilidade e cidadania.
Atividade 1 - disparadora: (45 minutos)
COMO
PODEMOS TOCAR O SOL
A
atmosfera solar é alvo de muitos estudos. Por este motivo um laboratório
apresentou um projeto que traz um grande desafio: será possível “tocar” o Sol?
E quem sabe, desvendar os mistérios que intrigam há décadas a ciência?
Nessa
busca, os cientistas, iniciaram os estudos para desenvolver um aparelho que
seja capaz de gravitar a 6,4 milhões de quilômetros do Sol, e que suporte ser
exposto a temperaturas superiores a 1,3 mil graus Celsius.
O
orçamento foi calculado em R$ 4,8 bilhões, caso o projeto seja colocado em
prática no futuro.
1.1-
Considerando que esse estudo é
uma possibilidade futura e com base nos dados apresentados no texto acima,
escreva utilizando todos os algarismos a temperatura, a distância e o valor do
orçamento.
1.2
- Os cientistas que receberam o desafio de desenvolver o projeto de criação do
aparelho que seja capaz de orbitar a Esfera Solar, estimam que o raio do Sol
mede aproximadamente 695.700 km. Ajude estes cientistas a calcularem o tamanho
do diâmetro do Sol. Apresente o resultado na forma de notação científica.
Explique como você chegou a esse resultado.
1.3 Pesquise e escreva as medidas de duas
formas diferentes:
• A distância de um ano-luz;
•
A velocidade da luz;
Atividade
2 - Mão na Massa: (30 minutos)
AS OPERAÇÕES E A NOTAÇÃO CIENTÍFICA
Para realizar as operações
com números em notação científica, aplicamos as propriedades de potenciação.
• Na adição e na subtração,
as potências de base 10 devem ter o mesmo expoente. Caso não tenham, é preciso
escrevê-los com base 10 de mesma potência.
• Produto de potência de
mesma base
am× an = am+n
• Quociente de potência de
mesma base.
am÷ an= am-n
2.1 Aplicando as propriedades, resolva as
expressões a seguir:
a) 56,7 x 10-3 +
0,01 x 103
b) 15200 x 102 – 6,4 x 104
c) 7,86 x 1012 + 3,54 x 1017
d) 3,5 x 107 x
4,3 x 10-5
e) 9,3 x 10-6 ÷ 3,1
x 10-3
Atividade 3 - Atividade
complementar (30 minutos)
3.1 - Complete as colunas
com a escrita utilizando todos os algarismos:
Notação
científica
|
Respostas
|
4,22×10-1
|
|
9,8
×106
|
|
2,349
× 10
|
|
2,349
× 10-3
|
|
Plantão de dúvidas de 45 minuto pelo aplicativo google meet, com horário
e data marcada
Avaliação:
Resolução das atividades 1, 2 e 3 com leitura e interpretação das
questões, mediante ao auxílio da professora por meio de e-mail e aplicativo
google meet.
RESPONDER NO CADERNO, COLOCANDO A RESOLUÇÃO DE CADA
QUESTÃO, TIRAR FOTO E MANDAR NO EMAIL: elisangelasoler@prof.educacao.sp.gov.br
Os estudantes que não tenham acesso ao computador/
internet, a atividade pode ser entregue no retorno as aulas ou encaminhem para
UE.
SUGESTÃO DE VÍDEO PARA APOIO:
2 – Aula centro de mídias dia 09/06 https://youtu.be/ex2BX7pcgBQ
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