ROTEIRO DE MATEMÁTICA OITAVOS ANOS A e B - PROFESSORA ELISÂNGELA SOLER
ROTEIRO
DE APRENDIZAGEM
Semana
do dia 15 a 19 de junho de 2020
PROFESSOR
(A): ELISÂNGELA SOLER DE OLIVEIRA LIMA
Código
do google sala de aula: 8° ano A: dazagbv
8° ano B: aviguqi
DISCIPLINA:
Matemática TURMA: 8° A e B
TEMPO
ESTIMADO: 3 aulas
+ 3 CMSP
UNIDADE TEMÁTICA: Números
HABILIDADES DO CURRÍCULO PAULISTA
(EF08MA01)
Efetuar cálculos com potências de expoentes inteiros e aplicar esse
conhecimento na representação de números em notação científica.
COMPETÊNCIAS GERAIS DA BNCC:
1-
Conhecimento;
2-
Cultura digital;
3-
Empatia e cooperação;
4-
Responsabilidade e cidadania.
Atividade 1 - Atividade disparadora: (30 minutos)
AS DESCOBERTAS DA BASE 10
Faça
uma pesquisa sobre notação cientifica e sobre esses números muito grande ou
muitos pequenos e suas representações, e faça as anotações importantes sobre
esses números em seu caderno.
Agora
é com vocês estudantes
Faça
uma pesquisa sobre notação cientifica e sobre esses números muito grande ou
muitos pequenos e suas representações, e faça as anotações importantes sobre
esses números em seu caderno.
Atividade
2 - Mão na Massa: (60 minutos)
COMPREENDENDO OS NÚMEROS GRANDES
2.1- Escreva de duas formas
diferentes os números a seguir.
a) 40.000.000.000
b) 0,02
c) 105.000.000
d) 0,000000007
e) 456.983
f) 0,000000673
2.2 Compare os números
abaixo utilizando os sinais: menor < ou maior >. Em seguida, explique
como você decidiu a escolha dos sinais.
a) 10–7___10–3
b) 2. 10–4___2. 10–3
c) 5,3. 102 ___1,8. 10–3
d) 0,003. 102 ___3. 10
Atividade 3 – Atividade
complementar (45 minutos)
TRABALHANDO COM NÚMEROS GRANDES E PEQUENOS
“Pixel é o menor elemento
em um dispositivo de exibição (por exemplo, um monitor), ao qual é possível
atribuir uma cor. De uma forma mais simples, um pixel é o menor ponto que
forma uma imagem digital, sendo que um conjunto de pixels com várias cores
formam a imagem inteira.”
3.1 Cláudia quer comprar
uma câmera fotográfica. Ao pesquisar em sites de compras, encontrou vários
modelos e anotou-os com as respectivas resoluções, conforme a seguir:
MODELO
|
RESOLUÇÃO
DA CAMÊRA
|
Modelo
AX
|
1.334
x 750 pixels
|
Modelo
KYK
|
1.920
x 1.080 pixels
|
Modelo
Super K
|
2.436
x 1.125 pixels
|
Escreva em seu caderno qual
é a quantidade de pixels existente na câmera de cada um dos modelos. Para
comparar os resultados, escreva-os em notação científica. Qual o modelo possui
a melhor resolução? Justifique.
Plantão de dúvidas de 45 minuto pelo aplicativo google meet, com horário
e data marcada.
Avaliação:
Resolução das atividades 1, 2 e 3 com leitura e interpretação das
questões, mediante ao auxílio da professora por meio de e-mail e aplicativo
google meet.
RESPONDER NO CADERNO, COLOCANDO A RESOLUÇÃO DE CADA
QUESTÃO, TIRAR FOTO E MANDAR NO EMAIL: elisangelasoler@prof.educacao.sp.gov.br
Os estudantes que não tenham acesso ao computador/
internet, a atividade pode ser entregue no retorno as aulas ou encaminhem para
UE.
SUGESTÃO DE VÍDEO PARA APOIO:
2 – Aula centro de mídias dia 09/06 https://youtu.be/ex2BX7pcgBQ
3 – Aula com a professora Ângela – notação cientifica https://youtu.be/MQQJ-lxftro
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