Professora: Marcia Salles Chapela - Disciplina: História 6º Ano A/B/C
Professora: Marcia Salles Chapela
Disciplina: História – 6º Ano A/B/C
Email: marciachapela@prof.educacao.sp.gov.br
Número de aula a que equivalem: 2 aulas cada atividade
Semana de 22/06/2020 à 26/06/2020
Habilidades:
(EF06HI08B) Identificar a partir de documentos visuais e escritos as principais características das sociedades indígenas da América, em especial seus aportes tecnológicos, culturais e sociais.
(EF06HI07B) Reconhecer a importância da tradição oral, cultura material e escrita para a transmissão da memória e do conhecimento nas diferentes sociedades antigas (África, Ásia e Américas)
1- Conhecimento;
2- Pensamento Científico;
3- Cultura Digital;
4- Autoconhecimento e Autocuidado;
5- Empatia e Cooperação;
6- Responsabilidade e Cidadania;
As atividades estarão baseadas na aula do Centro de Mídias do Estado de São Paulo do dia 17/06. Abaixo segue o link da aula.
A herança cultural indígena brasileira .
Na gênese do povo brasileiro, há de se destacar a influência da cultura e costumes herdados dos povos indígenas pré-colombianos, tais como: língua, folclore, costumes, culinária, entre outros. Ao se analisar os processos históricos, observa-se a relevância dos códigos escritos para a preservação da memória; no entanto, os povos indígenas, que já habitavam o território brasileiro antes da chegada dos europeus e africanos, valeram-se da pintura rupestre, da produção de esculturas e da manutenção da tradição oral. Nesta perspectiva, os relatos orais contados de geração em geração pelos indígenas brasileiros, também se constituíram em objeto de estudo, e nesse sentido, sabemos mais sobre os principais povos da atualidade: Guarani, Ticuna, Caingangue, Karajá, Pataxó, Macuxi, Terna, Guajajaras, Ianomâmi, Xavante e Potiguara. Ao aprofundar nossos saberes, constatamos que nem sempre os códigos de linguagens possuíam símbolos definidos, e para manter a memória e a tradição, as famílias utilizavam a contação de histórias a fim de relembrar e relatar os fatos marcantes da vida em comunidade. Fonte: Elaborado especialmente para o Material de Apoio ao Currículo Paulista
A) Selecione as palavras desconhecidas, faça uma lista e procure o seu significado.
B) Procure o significado de “cultura imaterial”.
C) Segundo o texto, como que as tradições familiares eram mantidas?
Pesquise sobre as formas de registros utilizadas por algumas sociedades antigas
Você deverá pesquisar em diferentes suportes como: internet, livros, revistas etc.
As atividades devem ser enviadas no email até dia 30/06.
Disciplina: História – 6º Ano A/B/C
Email: marciachapela@prof.educacao.sp.gov.br
Número de aula a que equivalem: 2 aulas cada atividade
Semana de 22/06/2020 à 26/06/2020
Unidade Temática:
A invenção do mundo clássico e o contraponto com outras sociedadesHabilidades:
(EF06HI08B) Identificar a partir de documentos visuais e escritos as principais características das sociedades indígenas da América, em especial seus aportes tecnológicos, culturais e sociais.
(EF06HI07B) Reconhecer a importância da tradição oral, cultura material e escrita para a transmissão da memória e do conhecimento nas diferentes sociedades antigas (África, Ásia e Américas)
Competências gerais da BNCC:
1- Conhecimento;
2- Pensamento Científico;
3- Cultura Digital;
4- Autoconhecimento e Autocuidado;
5- Empatia e Cooperação;
6- Responsabilidade e Cidadania;
Atividades:
As atividades estarão baseadas na aula do Centro de Mídias do Estado de São Paulo do dia 17/06. Abaixo segue o link da aula.
Atividade 1- (tempo estimado 50 minutos)
Faça a Leitura do texto abaixoA herança cultural indígena brasileira .
Na gênese do povo brasileiro, há de se destacar a influência da cultura e costumes herdados dos povos indígenas pré-colombianos, tais como: língua, folclore, costumes, culinária, entre outros. Ao se analisar os processos históricos, observa-se a relevância dos códigos escritos para a preservação da memória; no entanto, os povos indígenas, que já habitavam o território brasileiro antes da chegada dos europeus e africanos, valeram-se da pintura rupestre, da produção de esculturas e da manutenção da tradição oral. Nesta perspectiva, os relatos orais contados de geração em geração pelos indígenas brasileiros, também se constituíram em objeto de estudo, e nesse sentido, sabemos mais sobre os principais povos da atualidade: Guarani, Ticuna, Caingangue, Karajá, Pataxó, Macuxi, Terna, Guajajaras, Ianomâmi, Xavante e Potiguara. Ao aprofundar nossos saberes, constatamos que nem sempre os códigos de linguagens possuíam símbolos definidos, e para manter a memória e a tradição, as famílias utilizavam a contação de histórias a fim de relembrar e relatar os fatos marcantes da vida em comunidade. Fonte: Elaborado especialmente para o Material de Apoio ao Currículo Paulista
A) Selecione as palavras desconhecidas, faça uma lista e procure o seu significado.
B) Procure o significado de “cultura imaterial”.
C) Segundo o texto, como que as tradições familiares eram mantidas?
Atividade 2- (Tempo estimado 90 minutos)
Preencha a tabela abaixo:Pesquise sobre as formas de registros utilizadas por algumas sociedades antigas
Você deverá pesquisar em diferentes suportes como: internet, livros, revistas etc.
As atividades devem ser enviadas no email até dia 30/06.
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