Roteiro de Atividades - 22 a 26 de junho - Profª Sonia Bin 7° ano A,B,C e D


Roteiro de Atividades :22 a 26 de junho
Professora: Sonia Bin
E-mail: profsoniabin@gmail.com
Disciplina: Língua Portuguesa
Turma: 7ª A, B, C e D

Unidade Temática: Entrevistas, roteiros e pesquisas
Habilidades:
 (EF67LP20) Realizar pesquisa, a partir de recorte e questões definidos previamente, usando fontes indicadas abertas.
(EF67LP22) Produzir resumos, a partir de notas e /ou esquemas feitos, com o uso adequado de paráfrases e citações.
Competências:
1-Compreender a língua como fenômeno cultural, histórico, social, variável, heterogêneo e sensível dos contextos de uso, reconhecendo- a como meio de construção de identidades de seus usuários e da comunidade a que pertencem.
Número de aulas: 6 (seis).

Roteiro baseado na aula do centro de mídias de 12/06
     7º ano EF - Língua Portuguesa - Planejando a entrevista
 Para relembrar assista o vídeo Tempo do vídeo: 45 minutos.
Orientações: As atividades deverão ser enviadas para o meu e-mail profsoniabin@gmail.com.
Não é necessário copiar textos e/ou enunciados, somente enviar às respostas.
Essas atividades contarão como presença e notas para o 2° bimestre.
Não esqueçam de colocar nome, número e série (escrever com letra legível).
Entrega: 02 de julho de 2020.

Atividade 1 (45 minutos)
1-Leia as definições abaixo com atenção e faça o registro no caderno:
     Entrevista é a ação de entrevistar alguém ou se deixar entrevistar. Pode acontecer por meio de uma conversa entre duas ou mais pessoas, em busca de respostas para determinado assunto. Tem finalidade social e difunde informações.
         Quanto à linguagem, dependendo do tipo de entrevista, ela pode ser formal,   informal  ou um pouco das duas.
           Ela é um dos gêneros textuais usados principalmente pelos meios de comunicação: jornais , revistas, internet, televisão, rádios , entre outros  – com um propósito informativo, mas além da jornalística, existem outros tipos como: a de emprego, a psicológica, a social, entre outras.
          A entrevista tem um papel muito importante na sociedade por transmitir informações sobre os mais variados temas.
Características da Entrevista
·         Textos informativos e/ou opinativos
·         Presença do entrevistador e do entrevistado
·         Linguagem dialógica e oral
·         Marca do discurso direto e da subjetividade
·         Mescla da linguagem formal e informal
Estrutura da Entrevista
·         Escolha do tema;
·         Elaboração do roteiro;
·         Título;
·         Revisão.
Agora leia a definições.
Pesquisa, geralmente, tem a ver com o ato de buscar informação a respeito de algo. É estudar, investigar, examinar objetos de conhecimento.
        A verificação da idoneidade dos caminhos percorridos para a realização de uma pesquisa e a checagem das informações coletadas fazem parte da execução dessa tarefa, não podem, portanto, ser ignoradas.
 Uma entrevista pode envolver pesquisas. Isso se dá pois o entrevistador precisa conhecer o assunto e um pouco sobre a atuação do entrevistado, para poder realizar um trabalho que atinja os objetivos pretendidos.
Roteiro, em geral, é um plano, uma programação a ser seguida. É um texto que descreve, que relata o desenvolvimento de algo (uma entrevista, um filme, uma apresentação entre outras possibilidades)
Uma pesquisa pode direcionar uma entrevista. Isso acontece porque de posse das informações pesquisadas pelo entrevistador ele pode levar a entrevista por um caminho considerado relevante para o público.

       As atividades a seguir encontram -se no caderno do aluno volume 2 nas páginas 19, 20,21,22, 23,30 e 31

                          



                                  Atividade 2 (90 minutos)
      1 -Leia o texto das páginas 19, 20 e 21 do caderno do aluno volume 2. Texto:                           Transcrição da apresentação.

Transcrição da apresentação
Personagens:
• Apresentador(a)
• Entrevistado: Ed
Recursos materiais:
• Duas cadeiras
• Celular

DESENVOLVIMENTO:

Diretor do programa: Silêncio no estúdio. Gravando! (anuncia)
(Produção solta a vinheta)
Apresentador(a): No ar, mais uma edição do programa TeenConto. Agradecemos pela audiência. Hoje, entrevistaremos Ed Cerazer, estudante do 7o ano, da EE Consolação. Como vai, Ed?
Ed: Muito bem!
Apresentador(a): Ed, o que você sente em ter atingido 1 milhão de seguidores em pouco tempo, por causa de uma aventura em um cemitério? Conte tudo!
Ed: Postei um vídeo no meu canal, relatando a história e não é que o conteúdo “bombou”! Então, minha professora de Língua Portuguesa pediu para fazer uma entrevista com alguém que exercesse um bom trabalho. Conheço o João, coveiro que trabalha faz tempo no cemitério do meu bairro. Saí da escola às 16h45 e fui pra lá. Entrei. Procurei o João e nada. Desisti. Caminhei para o portão de saída. Puxei para abrir, mas estava trancado. Olhei em volta. Ninguém. Mexi na mochila para pegar meu celular. Sem bateria!
Apresentador(a): Qual foi a sensação de estar sozinho em um cemitério?
Ed: Senti um frio na barriga, as pernas queriam correr, mas estavam lá, paradas, como se tivessem criado raízes. A frase “Pernas, para que vos quero!” fez sentido pra mim, naquele exato momento.
Apresentador(a): Isso aconteceu em que horário?
 Ed: Mais ou menos umas 18 horas. Acho que os portões fecharam às 17. Fiquei uma hora procurando uma saída.
Apresentador(a): Foi nessa uma hora que tudo aconteceu?
Ed: Sim. Uma hora de surpresa. Eu estava lá, mas ninguém me viu. O responsável por fechar os portões deveria vistoriar o local para ter certeza de que não teria ninguém no local. Fiquei preso, uma viva alma encarcerada na morada dos mortos.
Apresentador(a): Conte-nos como você resolveu esse problema?
Ed: Um gato de pelagem cinza, se aproximou, roçou minhas pernas e, como mágica, afastou de mim o medo. Passei a segui-lo. O gato estava me guiando para algum lugar. Aqueles olhos vivos, verdes pareciam querer me levar para fora. Continuei a seguir o bichinho que me conduziu a alguns túmulos e miava quando queria que eu observasse os escritos das lápides.
Apresentador(a): Você notou algo estranho nisso?
Ed: No começo, sim, mas logo entendi que o felino queria que eu decifrasse um tipo de charada. “Conquiste a liberdade. Entenda-me!” foi o que li na primeira lápide.
Apresentador(a): O que houve depois? Conte para nossos espectadores.
Ed: O gato me levou até o túmulo de Tarsila do Amaral. Em seguida, me conduziu para o de Oswald de Andrade. Por último, fui levado a visitar o de Mário de Andrade. Em cada uma das lápides, o gatinho acariciava com a pata direita os primeiros e os últimos nomes dessas pessoas. Só não apontou a palavra “Amaral”. Fui memorizando as palavras indicadas por ele. O que elas tinham em comum.
Apresentador(a): O que havia em comum?
Ed: Fui levado a mais uma pista. Em uma lápide recentemente colocada estava escrito:
Os números para o lado de fora o levarão.
Dos primeiros nomes, o da mulher e os dos dois homens, separadamente somados,
três números em ordem decrescente terá.
Some os dois sobrenomes iguais, sem o “de”.
Insira a quantidade de túmulos dos artistas visitados.
Antes de todos somar, seis números terá.
Some todos e outros dois números surgirão.
Dessa soma, um número com dois algarismos obterá.
Organize os oito números na sequência que apareceram.
Enfim, liberto você estará.
Apresentador(a): Se você está com a gente aqui, significa que desvendou o enigma numérico. Como isso se deu?
Ed: O gato parou perto de mim. Olhei para medalha que ele carregava presa a uma coleira de couro. Daí descobri tudo! Ele correu em direção a um muro localizado aos fundos da capela do cemitério. Fui atrás dele. Era o trecho mais baixo de parede. Pulou.
Apresentador(a): O que você fez?
Ed: Pulei o muro atrás dele. Já fora do cemitério, o gato se jogou no meu colo. Segurei-o.
Apresentador(a): Então, o gato é o herói dessa história? Surpreendente!
Ed: Surpreendente é a medalha com a inscrição 7 6 5 14 3 35 pendurada no pescoço dele.
Apresentador(a): Que número é esse?
Ed: É o número do telefone fixo lá de casa.
Apresentador(a): E o gato?
Ed: Desde aquele dia, mora comigo. O nome dele é Allan Poe.
Apresentador(a): Caros amigos que nos acompanham, ainda faltam informações para essa história. Encaminhem a resposta completa para o enigma. Os três primeiros que enviarem a resposta correta receberão os livros “O escaravelho de ouro”, de Edgar Allan Poe; “Venha ver o pôr do sol”, de Lygia Fagundes Telles e “O Fantasma de Canterville”, de Oscar Wilde
Ed, agradecemos sua presença. Na próxima semana você volta para nos ajudar a entender esse enigma e conferir as respostas de nossos espectadores. Então, lá vão nossas dicas:
• O que os números têm a ver com os nomes inscritos nas lápides?
• O que as inscrições nas lápides têm a ver com o número de telefone do Ed?
Não percam o próximo “TeenConto”, nosso programa de entrevistas inusitadas. Valeu!
(Produção solta a vinheta)

        2 -Retome a leitura da entrevista Transcrição da apresentação da página 19 e responda.

     A -O que diferencia a entrevista concedida ao programa TeenConto das outras que aparecem na televisão ou são transmitidas pela rádio?

       B - O entrevistador chegou a fazer uma pesquisa referente ao entrevistado? Retire um trecho do texto que evidencie isso.

        C - Por falar em pesquisa, na entrevista que Ed participou, três nomes de artistas foram mencionados. Qual a importância deles para a história, arte e literatura? O que podemos dizer a respeito deles?

Tarsila do Amaral
Mário de Andrade
Oswald de Andrade
 Observação: Ao pesquisar sobre a vida dessas três personalidades brasileiras, leia as informações e anote somente aquelas que você considerar importantes. Faça uma síntese (resumo) e redija com suas próprias palavras.

ATIVIDADE 3 (90 minutos)
1 - Comparando informações
O mesmo conteúdo da entrevista está reproduzido abaixo. O redator, entretanto, fez algumas modificações. Algumas delas alteram o sentido do texto, outras estão ligadas à sua estrutura. Sua tarefa será comparar o texto da página 19 (atividade 1) com o texto da página 30 Cemitérios, lápides, túmulos e fama.


A - Quais diferenças da estrutura, da entrevista do programa de TV e da entrevista da revista eletrônica?
B - Há diferenças no conteúdo escrito?
C - E quanto a linguagem utilizada há diferenças?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ROTEIRO DE ATIVIDADE - TECNOLOGIA E INOVAÇÃO - 7º ANO D - PROFESSORA ANDREIA DOS SANTOS

Joao de Almeida História 8 C e D roteiro do 4 bimestre

Roteiro da eletiva O MARAVILHOSO MUNDO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS - 7C professora Liliane