Roteiro de Atividades - 22 a 26 de junho - Profª Sonia Bin 7° ano A,B,C e D
Roteiro de Atividades :22 a 26 de junho
Professora: Sonia Bin
E-mail: profsoniabin@gmail.com
Disciplina: Língua Portuguesa
Turma: 7ª A, B, C e D
Unidade Temática: Entrevistas, roteiros e pesquisas
Habilidades:
(EF67LP20) Realizar
pesquisa, a partir de recorte e questões definidos previamente, usando fontes
indicadas abertas.
(EF67LP22) Produzir resumos, a partir de notas e /ou esquemas
feitos, com o uso adequado de paráfrases e citações.
Competências:
1-Compreender a língua como fenômeno
cultural, histórico, social, variável, heterogêneo e sensível dos contextos de
uso, reconhecendo- a como meio de construção de identidades de seus usuários e
da comunidade a que pertencem.
Número de aulas: 6 (seis).
Roteiro baseado na aula do centro de
mídias de 12/06
7º
ano EF - Língua Portuguesa - Planejando a entrevista
Para relembrar assista o vídeo Tempo do vídeo:
45 minutos.
Não é
necessário copiar textos e/ou enunciados, somente enviar às respostas.
Essas atividades
contarão como presença e notas para o 2° bimestre.
Não esqueçam de
colocar nome, número e série (escrever com letra legível).
Entrega: 02
de julho de 2020.
Atividade 1 (45
minutos)
1-Leia as definições abaixo com atenção e faça o registro no
caderno:
Entrevista é a
ação de entrevistar alguém ou se deixar entrevistar. Pode acontecer por meio de
uma conversa entre duas ou mais pessoas, em busca de respostas para determinado
assunto. Tem finalidade social e difunde informações.
Quanto à linguagem, dependendo do tipo de entrevista, ela pode ser formal, informal
ou um pouco das duas.
Ela é um dos gêneros
textuais usados principalmente pelos meios
de comunicação: jornais , revistas, internet, televisão, rádios , entre
outros – com um propósito
informativo, mas além da jornalística, existem outros tipos como: a de emprego,
a psicológica, a social, entre outras.
A entrevista tem um papel muito
importante na sociedade por transmitir informações sobre os mais variados
temas.
Características
da Entrevista
·
Textos informativos e/ou opinativos
·
Presença do entrevistador e do
entrevistado
·
Linguagem dialógica e oral
·
Marca do discurso direto e da
subjetividade
·
Mescla da linguagem formal e informal
Estrutura
da Entrevista
·
Escolha do tema;
·
Elaboração do roteiro;
·
Título;
·
Revisão.
Agora
leia a definições.
Pesquisa,
geralmente, tem a ver com o ato de buscar informação a respeito de algo. É
estudar, investigar, examinar objetos de conhecimento.
A verificação da idoneidade dos caminhos percorridos para a realização
de uma pesquisa e a checagem das informações coletadas fazem parte da execução
dessa tarefa, não podem, portanto, ser ignoradas.
Uma entrevista pode envolver pesquisas. Isso
se dá pois o entrevistador precisa conhecer o assunto e um pouco sobre a
atuação do entrevistado, para poder realizar um trabalho que atinja os
objetivos pretendidos.
Roteiro, em geral, é um plano, uma programação a ser
seguida. É um texto que descreve, que relata o desenvolvimento de algo (uma
entrevista, um filme, uma apresentação entre outras possibilidades)
Uma pesquisa pode direcionar uma
entrevista. Isso acontece porque de posse das informações pesquisadas pelo
entrevistador ele pode levar a entrevista por um caminho considerado relevante
para o público.
As
atividades a seguir encontram -se no caderno do aluno volume 2 nas páginas 19,
20,21,22, 23,30 e 31
Atividade 2 (90
minutos)
1 -Leia o texto das páginas 19, 20 e 21
do caderno do aluno volume 2. Texto: Transcrição da
apresentação.
Transcrição da apresentação
Personagens:
• Apresentador(a)
• Entrevistado: Ed
Recursos materiais:
• Duas cadeiras
• Celular
DESENVOLVIMENTO:
Diretor do programa:
Silêncio no estúdio. Gravando! (anuncia)
(Produção solta a vinheta)
Apresentador(a):
No ar, mais uma edição do programa TeenConto. Agradecemos pela audiência. Hoje,
entrevistaremos Ed Cerazer, estudante do 7o ano, da EE Consolação. Como vai,
Ed?
Ed: Muito bem!
Apresentador(a):
Ed, o que você sente em ter atingido 1 milhão de seguidores em pouco tempo, por
causa de uma aventura em um cemitério? Conte tudo!
Ed: Postei um vídeo
no meu canal, relatando a história e não é que o conteúdo “bombou”! Então,
minha professora de Língua Portuguesa pediu para fazer uma entrevista com
alguém que exercesse um bom trabalho. Conheço o João, coveiro que trabalha faz
tempo no cemitério do meu bairro. Saí da escola às 16h45 e fui pra lá. Entrei.
Procurei o João e nada. Desisti. Caminhei para o portão de saída. Puxei para
abrir, mas estava trancado. Olhei em volta. Ninguém. Mexi na mochila para pegar
meu celular. Sem bateria!
Apresentador(a): Qual
foi a sensação de estar sozinho em um cemitério?
Ed: Senti um frio na
barriga, as pernas queriam correr, mas estavam lá, paradas, como se tivessem
criado raízes. A frase “Pernas, para que vos quero!” fez sentido pra mim,
naquele exato momento.
Apresentador(a):
Isso aconteceu em que horário?
Ed: Mais ou menos
umas 18 horas. Acho que os portões fecharam às 17. Fiquei uma hora procurando
uma saída.
Apresentador(a):
Foi nessa uma hora que tudo aconteceu?
Ed: Sim. Uma hora de
surpresa. Eu estava lá, mas ninguém me viu. O responsável por fechar os portões
deveria vistoriar o local para ter certeza de que não teria ninguém no local.
Fiquei preso, uma viva alma encarcerada na morada dos mortos.
Apresentador(a):
Conte-nos como você resolveu esse problema?
Ed: Um gato de
pelagem cinza, se aproximou, roçou minhas pernas e, como mágica, afastou de mim
o medo. Passei a segui-lo. O gato estava me guiando para algum lugar. Aqueles
olhos vivos, verdes pareciam querer me levar para fora. Continuei a seguir o
bichinho que me conduziu a alguns túmulos e miava quando queria que eu
observasse os escritos das lápides.
Apresentador(a):
Você notou algo estranho nisso?
Ed: No começo, sim,
mas logo entendi que o felino queria que eu decifrasse um tipo de charada.
“Conquiste a liberdade. Entenda-me!” foi o que li na primeira lápide.
Apresentador(a): O que houve depois? Conte para nossos
espectadores.
Ed: O gato me levou
até o túmulo de Tarsila do Amaral. Em seguida, me conduziu para o de Oswald de
Andrade. Por último, fui levado a visitar o de Mário de Andrade. Em cada uma
das lápides, o gatinho acariciava com a pata direita os primeiros e os últimos
nomes dessas pessoas. Só não apontou a palavra “Amaral”. Fui memorizando as
palavras indicadas por ele. O que elas tinham em comum.
Apresentador(a): O que havia em comum?
Ed: Fui levado a
mais uma pista. Em uma lápide recentemente colocada estava escrito:
Os números
para o lado de fora o levarão.
Dos
primeiros nomes, o da mulher e os dos dois homens, separadamente somados,
três
números em ordem decrescente terá.
Some os
dois sobrenomes iguais, sem o “de”.
Insira a
quantidade de túmulos dos artistas visitados.
Antes de
todos somar, seis números terá.
Some todos
e outros dois números surgirão.
Dessa
soma, um número com dois algarismos obterá.
Organize
os oito números na sequência que apareceram.
Enfim,
liberto você estará.
Apresentador(a):
Se você está com a gente aqui, significa que desvendou o enigma numérico. Como
isso se deu?
Ed: O gato parou
perto de mim. Olhei para medalha que ele carregava presa a uma coleira de
couro. Daí descobri tudo! Ele correu em direção a um muro localizado aos fundos
da capela do cemitério. Fui atrás dele. Era o trecho mais baixo de parede.
Pulou.
Apresentador(a):
O que você fez?
Ed: Pulei o muro
atrás dele. Já fora do cemitério, o gato se jogou no meu colo. Segurei-o.
Apresentador(a):
Então, o gato é o herói dessa história? Surpreendente!
Ed: Surpreendente é
a medalha com a inscrição 7 6 5 14 3 35 pendurada no pescoço dele.
Apresentador(a):
Que número é esse?
Ed: É o número do
telefone fixo lá de casa.
Apresentador(a):
E o gato?
Ed: Desde aquele
dia, mora comigo. O nome dele é Allan Poe.
Apresentador(a):
Caros amigos que nos acompanham, ainda faltam informações para essa história.
Encaminhem a resposta completa para o enigma. Os três primeiros que enviarem a
resposta correta receberão os livros “O escaravelho de ouro”, de Edgar Allan
Poe; “Venha ver o pôr do sol”, de Lygia Fagundes Telles e “O Fantasma de
Canterville”, de Oscar Wilde
Ed, agradecemos sua presença. Na próxima semana você volta para
nos ajudar a entender esse enigma e conferir as respostas de nossos
espectadores. Então, lá vão nossas dicas:
• O que os números têm a ver com os nomes inscritos nas lápides?
• O que as inscrições nas lápides têm a ver com o número de
telefone do Ed?
Não percam o próximo “TeenConto”, nosso programa de entrevistas
inusitadas. Valeu!
(Produção solta a vinheta)
2 -Retome a leitura da entrevista
Transcrição da apresentação da página 19 e responda.
A -O que diferencia a entrevista
concedida ao programa TeenConto das outras que aparecem na televisão ou são
transmitidas pela rádio?
B - O entrevistador chegou a fazer uma
pesquisa referente ao entrevistado? Retire um trecho do texto que evidencie
isso.
C - Por falar em pesquisa, na
entrevista que Ed participou, três nomes de artistas foram mencionados. Qual a
importância deles para a história, arte e literatura? O que podemos dizer a
respeito deles?
Tarsila
do Amaral
Mário
de Andrade
Oswald
de Andrade
Observação: Ao
pesquisar sobre a vida dessas três personalidades brasileiras, leia as informações
e anote somente aquelas que você considerar importantes. Faça
uma síntese (resumo) e redija com suas próprias palavras.
ATIVIDADE
3 (90 minutos)
1
- Comparando informações
O
mesmo conteúdo da entrevista está reproduzido abaixo. O redator, entretanto,
fez algumas modificações. Algumas delas alteram o sentido do texto, outras
estão ligadas à sua estrutura. Sua tarefa será comparar o texto da página 19
(atividade 1) com o texto da página 30 Cemitérios, lápides, túmulos e fama.
A - Quais diferenças da estrutura, da
entrevista do programa de TV e da entrevista da revista eletrônica?
B - Há diferenças
no conteúdo escrito?
C - E quanto a
linguagem utilizada há diferenças?
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