ROTEIRO DE LÍNGUA PORTUGUESA - PROFESSORA ESTER
ROTEIRO DE
APRENDIZAGEM
Data: 18/06/2020
PROFESSOR (A) : ESTER DA ROCHA FAUSTINO SILVA
EMAIL: faustinoester001@gmail.com
DISCIPLINA : Língua Portuguesa TURMA: 9 anos A,B , C e D.
UNIDADE TEMÁTICA:
GÊNEROS DIGITAIS
HABILIDADES:
(EF89LP03) Analisar textos de opinião (artigos de
opinião, editoriais, cartas de leitores, comentários, posts de blog e
de redes sociais, charges, memes, gifs etc.) e posicionar-se de forma
crítica e fundamentada, ética e respeitosa frente a fatos e opiniões
relacionados a esses textos.
(EF89LP33B)
Compreender textos variados,selecionando
estratégias de leitura,adequada a diferentes objetivos.
(EF89LP24A)
Aplicar pesquisas para coleta de informações
COMPETÊNCIAS:
Conhecimento;
Comunicação; Cultura digital; Pensamento científico, crítico e criativo, e
Cidadania.
ATIVIDADE 1 ( 90
minutos)
Posts, memes e chats
Posts - produção e divulgação de
textos,hipertextos,links,imagens, áudios ou vídeos através de redes sociais.
Memes- quaquer objeto
digital que carrega uma ideia e se espalha rapidamente pela
internet(viralização) , alcançando muita popularidade.
Chats- conversa em tempo
real em plataforma digital
A aula sobre posts,memes
e chats foi dada pelo Centro de Mídias
SP em 09/06/2020
“
O preconceito acontece quando alguém se acha superior a outra em algum
aspecto”
Poucas pessoas admitiriam seu racismo
abertamente, mas muitos psicólogos dizem que somos racistas mesmo sem a
intenção de sê-lo. Nós teríamos o que eles chamam de "preconceito
implícito".
OBSERVE A FIGURA ABAIXO E RESPONDA AS QUESTÕES:
1- Qual a
intenção desta imagem ?
2- Você concorda ou discorda que há o preconceito implícito?
3- Sobre o
preconceito implícito o que você falaria
sobre?
4- Neste posts
você pode perceber qual tipo de linguagem foi usada verbal ou não verbal
? Explique como chegou nesta resposta.
5- Em que
veículo de comunicação circula este posts
?
Atividade 2 ( 90 minutos)
A linguagem verbal é
aquela expressa por meio de palavras escritas ou falada, ou seja, a linguagem verbalizada.
A linguagem não- verbal,
utiliza dos signos visuais para ser efetivada, por exemplo, as imagens nas
placas e as cores na sinalização de trânsito.
Caderno do aluno página 19
– ATIVIDADE 1 – Conversando sobre o universo das linguagens,
Agora que você tem a
definição das linguagens verbais e não verbais responda o questionário abaixo;
a) Na sua opinião , o que
é linguagem e para que serve?
B) O que é linguagem verbal ? Dê exemplos.
c) O que é linguagem não
verbal ? Dê exemplos.
D) Podemos considerar uma
cor, um símbolo,um gesto,uma pintura ou escultura como linguagem ? Por quê?
ATIVIDADE 3
( 90 minutos)
Escolha um dos gêneros
digitais ( posts,chats ou memes) e produza com os temas atuais que estão na mídia.
ORIENTAÇÕES:
Copiem as questões no caderno de LP e responda, depois
envie a professora,
podendo ser pelo e-mail faustinoesteroo1@gmail.com
O gênero digital
que vocês farão poderá ser
enviado pelo email ou classroom
Essa atividade poderá ser enviada até 25/06/2020
Comentários
Postar um comentário