Roteiro de aprendizagem 1º anos A, B, C e D
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GOVERNO
DO ESTADO DE SÃO PAULO
SECRETARIA
DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
DIRETORIA
DE ENSINO - SUZANO
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ROTEIRO DE APRENDIZAGEM
EE
Chojiro Segawa
Professora:
Eunice
Componente
Curricular: Arte
Turmas:
1º anos A, B, C e D
Roteiro
de atividades a serem realizadas em casa pelos alunos, devido a pandemia do novo
coronavírus.
Quantidade
de aulas: 02
Tempo:
90 minutos
Período
de realização: 15 a 19/06/2020
Objeto
de conhecimento: Dança. Modos de intervenção artística e seus processos de
criação em Dança;
Objetivo:
a intervenção artística em dança e o estudo sobre a história da dança a partir
da Dança Coral de Rudolf Laban, trazida por Maria Duchenes para o Brasil.
Habilidade:
Articular
imagens, ideias e sentimentos por meio da especificidade dos processos de
criação na linguagem da dança, gerando projetos de intervenção na escola;
Metodologias e estratégias
Atividade
1
Leia
o texto abaixo e acesse o link ao final do texto:
Dança moderna
Anterior
ao surgimento da dança moderna, a dança clássica era a maior expressão
artística do movimento corporal nos palcos do mundo com sua estética de
elevação, equilíbrio, harmonia, elegância e graça, utilizando passos
preexistentes. Ao contrário, a dança moderna vem produzir uma estética de
movimentos baseada nas ações cotidianas do homem contemporâneo, considerando
seu histórico sociocultural e afetivo.
Assim,
ela surgiu como uma ruptura nos padrões rigorosos do academicismo,
pesquisando-se novos caminhos pela arte para a expressão humana através do
movimento corporal. Os dois maiores precursores da dança moderna foram Émile
Jaques-Dalcroze e François Delsarte.
Émile
Jaques-Dalcroze (1865-1950) foi professor de música, nascido na cidade de Viena
na Áustria. Dalcroze desenvolveu um sistema de treinamento de sensibilização
musical, denominado eurritmia, no qual tinha a função de transformar o ritmo em
movimentos corporais, uma ginástica rítmica. Jaques-Dalcroze afirmava que toda
atividade visual ou auditiva começa com um simples registro de imagens e sons,
e as faculdades receptoras do olho e do ouvido vão somente desenvolver uma
atividade estética quando o sentido muscular estiver suficientemente
desenvolvido para converter sensações registradas em movimento, pretendendo
usar movimentos corporais para demonstrar a percepção e compreensão do ritmo,
afirmando que o som podia ser percebido por qualquer parte do corpo. Teve como
seus maiores discípulos Rudolf Von Laban e Mary Wigman.
No
início do século XX, Rudolf Von Laban (1879-1958), lança as bases de uma nova
dança, elaborando os componentes essenciais do movimento corporal: espaço,
tempo, peso e fluência. Ele propôs um espaço tridimensional diferente daquele
plano limitado pela platéia, servindo de referência para o dançarino,
organizando o movimento em volume com diversas direções, em forma de um
icosaedro. Em sua teoria, o espaço é concebido a partir do corpo do bailarino e
dos limites do seu entorno, desta forma o dançarino poderia se movimentar
livremente no espaço, independente do seu deslocamento, guiando-se, então, pela
kinesfera, que é a demarcação dos limites de extensões dos membros do corpo
humano em relação ao próprio eixo. Seu estudo possibilitou desvencilhar o
movimento corporal da arte dramática, da música e das demais possibilidades de
passos preestabelecidos. Laban define duas formas de ações corporais básicas,
em que todo movimento as possui, estas formas são: Recolher e Espalhar. O
movimento de Recolher parte da periferia do corpo para o seu centro, denominado
movimento centrípeto, e, o movimento de Espalhar, que parte do tronco para as
extremidades é denominado movimento centrífugo. Laban influenciou artistas como
Mary Wigman e Kurt Jooss.
[...]
Para
saber mais:
Dança
Coral - por Sôanne Marry. Disponível em:
<http://euvejoarte.blogspot.com/2011/11/danca-coral-por-soanne-marry.html>.
Acesso em: 26 nov. 2019.
RESPONDA NO SEU CADERNO
1.
Para você, qualquer pessoa dança? É possível inventar uma dança em que muitas
pessoas dancem juntas? Comente.
2. Já
ouviu falar sobre Dança Coral? Como você imagina o que seja uma Dança Coral?
Comente.
3.
Conhece o trabalho do coreógrafo Rudolf Laban? Comente.
Atividade
2
LEIA OS TEXTOS ATENTAMENTE E RESPONDA:
O
coreógrafo é o profissional inventivo que cria movimentos de dança para balé clássico
– campo no qual os deslocamentos dos bailarinos são mais paradigmáticos -, balé
moderno – caracterizado por movimentações mais fluidas – e dança contemporânea
- a qual está praticamente liberta de evoluções rítmicas.Este profissional
exprime por meio da dança e de gestos corporais, seus sonhos e ideais, narrando
suas histórias em conjunto com a música. Ele elabora movimentos em cena e
desenvolve tanto musicais quanto representações coreográficas. A coreografia é
o ofício de produzir seqüência de movimentos que no final resultam em uma
dança.
Normalmente
o coreógrafo também atua como docente de dança, mas enquanto o orientador
transmite a seus alunos distintas modalidades de danças já estabelecidas e
conhecidas, o especialista em coreografia cria movimentos, renova o acervo de
passos e gestos corporais. Posteriormente, o especialista os ensina aos
interessados em aprender a dançar, mesclando movimentos antigos com outros que
ele inventa.
O bom
profissional deve ter excelente capacidade de memorização visual, o dom de
obedecer a regras e normas, cadência rítmica e apurada suscetibilidade
artística. Ele necessita de muita criatividade, para assim elaborar distintos
meios de interpretar uma mesma coreografia, conforme os recursos técnicos
disponíveis e a escolha do corpo de dança.
Responda:
1- O
que faz um coreografo?
2- Qual seria a maior dificuldade para se
ensinar uma dança?
3-
Onde você imagina que surgem as idéias dos movimentos?
4-
Quais habilidades um coreografo deve ter?
5-
Você acha que em todas as danças existem um coreografo? Por quê?
RECURSOS:
Internet, vídeos youtube
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
Realização das atividades, pesquisa na
internet, em canais digitais, por Links de material de pesquisa, controle da participação das aulas (CMSP),
por blog da escola. A avaliação será processual, acompanhando todo o processo
de desenvolvimento produção das atividades propostas. Registros feitos no
caderno de Arte.
E no retorno presencial essas atividades
deverão estar organizadas no caderno referente a data de cada atividade
enviadas e serão vistadas e analisadas.
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