Roteiro de aprendizagem 1º anos A, B, C e D


GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
DIRETORIA DE ENSINO - SUZANO


ROTEIRO DE APRENDIZAGEM


EE Chojiro Segawa

Professora: Eunice


Componente Curricular: Arte

Turmas: 1º anos A, B, C e D

Roteiro de atividades a serem realizadas em casa pelos alunos, devido a pandemia do novo coronavírus.

Quantidade de aulas: 02

Tempo: 90 minutos

Período de realização: 15 a 19/06/2020

Objeto de conhecimento: Dança. Modos de intervenção artística e seus processos de criação em Dança;

Objetivo: a intervenção artística em dança e o estudo sobre a história da dança a partir da Dança Coral de Rudolf Laban, trazida por Maria Duchenes para o Brasil.

Habilidade:
Articular imagens, ideias e sentimentos por meio da especificidade dos processos de criação na linguagem da dança, gerando projetos de intervenção na escola;


Metodologias e estratégias

Atividade 1

Leia o texto abaixo e acesse o link ao final do texto:

Dança moderna

Anterior ao surgimento da dança moderna, a dança clássica era a maior expressão artística do movimento corporal nos palcos do mundo com sua estética de elevação, equilíbrio, harmonia, elegância e graça, utilizando passos preexistentes. Ao contrário, a dança moderna vem produzir uma estética de movimentos baseada nas ações cotidianas do homem contemporâneo, considerando seu histórico sociocultural e afetivo.
Assim, ela surgiu como uma ruptura nos padrões rigorosos do academicismo, pesquisando-se novos caminhos pela arte para a expressão humana através do movimento corporal. Os dois maiores precursores da dança moderna foram Émile Jaques-Dalcroze e François Delsarte.
Émile Jaques-Dalcroze (1865-1950) foi professor de música, nascido na cidade de Viena na Áustria. Dalcroze desenvolveu um sistema de treinamento de sensibilização musical, denominado eurritmia, no qual tinha a função de transformar o ritmo em movimentos corporais, uma ginástica rítmica. Jaques-Dalcroze afirmava que toda atividade visual ou auditiva começa com um simples registro de imagens e sons, e as faculdades receptoras do olho e do ouvido vão somente desenvolver uma atividade estética quando o sentido muscular estiver suficientemente desenvolvido para converter sensações registradas em movimento, pretendendo usar movimentos corporais para demonstrar a percepção e compreensão do ritmo, afirmando que o som podia ser percebido por qualquer parte do corpo. Teve como seus maiores discípulos Rudolf Von Laban e Mary Wigman.
No início do século XX, Rudolf Von Laban (1879-1958), lança as bases de uma nova dança, elaborando os componentes essenciais do movimento corporal: espaço, tempo, peso e fluência. Ele propôs um espaço tridimensional diferente daquele plano limitado pela platéia, servindo de referência para o dançarino, organizando o movimento em volume com diversas direções, em forma de um icosaedro. Em sua teoria, o espaço é concebido a partir do corpo do bailarino e dos limites do seu entorno, desta forma o dançarino poderia se movimentar livremente no espaço, independente do seu deslocamento, guiando-se, então, pela kinesfera, que é a demarcação dos limites de extensões dos membros do corpo humano em relação ao próprio eixo. Seu estudo possibilitou desvencilhar o movimento corporal da arte dramática, da música e das demais possibilidades de passos preestabelecidos. Laban define duas formas de ações corporais básicas, em que todo movimento as possui, estas formas são: Recolher e Espalhar. O movimento de Recolher parte da periferia do corpo para o seu centro, denominado movimento centrípeto, e, o movimento de Espalhar, que parte do tronco para as extremidades é denominado movimento centrífugo. Laban influenciou artistas como Mary Wigman e Kurt Jooss.
[...]
Para saber mais:
Dança Coral - por Sôanne Marry. Disponível em: <http://euvejoarte.blogspot.com/2011/11/danca-coral-por-soanne-marry.html>. Acesso em: 26 nov. 2019.

RESPONDA NO SEU CADERNO

1. Para você, qualquer pessoa dança? É possível inventar uma dança em que muitas pessoas dancem juntas? Comente. 
2. Já ouviu falar sobre Dança Coral? Como você imagina o que seja uma Dança Coral? Comente. 
3. Conhece o trabalho do coreógrafo Rudolf Laban? Comente. 


Atividade 2

  LEIA OS TEXTOS ATENTAMENTE E RESPONDA: 
O coreógrafo é o profissional inventivo que cria movimentos de dança para balé clássico – campo no qual os deslocamentos dos bailarinos são mais paradigmáticos -, balé moderno – caracterizado por movimentações mais fluidas – e dança contemporânea - a qual está praticamente liberta de evoluções rítmicas.Este profissional exprime por meio da dança e de gestos corporais, seus sonhos e ideais, narrando suas histórias em conjunto com a música. Ele elabora movimentos em cena e desenvolve tanto musicais quanto representações coreográficas. A coreografia é o ofício de produzir seqüência de movimentos que no final resultam em uma dança.
Normalmente o coreógrafo também atua como docente de dança, mas enquanto o orientador transmite a seus alunos distintas modalidades de danças já estabelecidas e conhecidas, o especialista em coreografia cria movimentos, renova o acervo de passos e gestos corporais. Posteriormente, o especialista os ensina aos interessados em aprender a dançar, mesclando movimentos antigos com outros que ele inventa.
O bom profissional deve ter excelente capacidade de memorização visual, o dom de obedecer a regras e normas, cadência rítmica e apurada suscetibilidade artística. Ele necessita de muita criatividade, para assim elaborar distintos meios de interpretar uma mesma coreografia, conforme os recursos técnicos disponíveis e a escolha do corpo de dança.
Responda:
1- O que faz um coreografo?
 2- Qual seria a maior dificuldade para se ensinar uma dança?
3- Onde você imagina que surgem as idéias dos movimentos?
4- Quais habilidades um coreografo deve ter?
5- Você acha que em todas as danças existem um coreografo? Por quê? 

RECURSOS:
 Internet, vídeos youtube

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

 Realização das atividades, pesquisa na internet, em canais digitais, por Links de material de pesquisa,  controle da participação das aulas (CMSP), por blog da escola. A avaliação será processual, acompanhando todo o processo de desenvolvimento produção das atividades propostas. Registros feitos no caderno de Arte.
 E no retorno presencial essas atividades deverão estar organizadas no caderno referente a data de cada atividade enviadas e serão vistadas e analisadas.


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