Roteiro de Aprendizagem 2 - - Professora Elisângela Soler - Física - primeiras séries A, B e C


ROTEIRO DE APRENDIZAGEM - 2
SEMANA DO DIA 22 a 26 DE JUNHO DE 2020


PROFESSOR (A): ELISÂNGELA SOLER DE OLIVEIRA LIMA
Código do google sala de aula: 1°A xg5c427 / 1°B avwpzt4 / 1°C axlfks6
DISCIPLINA: Física                                          TURMA: 1°A, B e C
Aulas proposta: 2 + 1 CMSP
UNIDADE TEMÁTICA: Movimentos: Trabalho e energia mecânica.

HABILIDADES DO CURRÍCULO
• Analisar situações do cotidiano em que ocorram transformações de energia de diferentes tipos (elétrica, química, nuclear, térmica, cinética, potencial gravitacional, potencial elástica etc.);
Os alunos irão utilizar o caderno do aluno do 2° bimestre, como apoio para desenvolver as atividades que aqui serão propostas, a fim de contemplar as habilidades para o segundo bimestre.

COMPETÊNCIAS GERAIS DA BNCC:

1-    Conhecimento;
2-    Pensamento científico, crítico e criativo;
3-    Cultura digital
4-    Responsabilidade e cidadania.

TEMA 1 – TRABALHO E ENERGIA MECÂNICA
Atividade caderno do aluno – volume 2 – página – 25 e 26
Atividade 1 – ENERGIA POTENCIAL - Atividade disparadora: (45 minutos)
A palavra “potencial” é um adjetivo relativo à potência, que pode ou não acontecer, ou que exprime uma possibilidade. Em Física, energia potencial é a energia que está armazenada no sistema “esperando” para ser convertida em energia cinética e trabalho. Há dois tipos de energia potencial: energia potencial gravitacional e energia potencial elástica, que vamos estudar agora: Energia Potencial Gravitacional É bem provável que você já tenha tido a oportunidade de sentir as emoções das subidas e descidas da montanha-russa, certo? Talvez o que você não saiba é que ela é um exemplo excelente para o estudo da energia mecânica nas suas formas de energia cinética e potencial.
Durante a subida, que se processa lentamente, os carrinhos vão armazenando energia potencial em relação ao solo, até o ponto mais alto da montanha-russa. Ao longo da descida, a energia cinética vai se transformando e ficando cada vez maior, enquanto a energia potencial (armazenada na subida) vai diminuindo. A energia cinética no ponto mais baixo da montanha será usada para subir a segunda rampa, que, com certeza, é mais baixa que a primeira. Outro exemplo de nosso cotidiano é a empilhadeira, que retira uma caixa do solo e a coloca em uma prateleira a 2 metros de altura. Ao retirar a caixa do solo, realiza trabalho, fazendo com que a energia seja armazenada na forma de energia potencial gravitacional. Matematicamente, é expressa por:
Epg = m . g . h
Onde:
 Epg = energia potencial gravitacional, em joule (J);
 m = massa, em quilogramas (kg);
g = aceleração da gravidade (no caso do Planeta Terra, a aceleração da gravidade é, aproximadamente, 9,8 m/s2. Se fosse a Lua, usaríamos outro valor de aceleração de gravidade);
 h = altura, em metros.
1. Observe a imagem e responda às questões:

 a) Supondo que este balão esteja voando, que tipo de energia você observa nessa imagem?
b) Se este elefante tem 5000 kg de massa e está colocado a 2 metros de altura do solo, qual é a energia potencial gravitacional que ele possui em relação ao solo?

Atividade 2 – caderno do aluno volume 2 - página 27
Atividade 2 – Energia Potencial Elástica – Atividade mão na massa (45 minutos)
Faça você mesmo: encha um balão de aniversário e faça os experimentos abaixo (não esquecendo de anotar os resultados):
 • Sem furar o balão, empurre com seus dedos uma parte para dentro e, depois, solte. O que ocorreu?
• Da mesma forma, puxe uma parte do balão para fora e solte. O que ocorreu? Por que tais resultados foram obtidos?

Avaliação:
Resolução das atividades 1 e 2 com leitura e interpretação das questões, mediante ao auxílio da professora por meio de e-mail, grupos do zap e chat do centro de mídias.

RESPONDER  NO CADERNO OU NO WORD, COLOCANDO A RESOLUÇÃO DE CADA QUESTÃO, TIRAR FOTO ( QUEM FIZER NO CADERNO) E MANDAR NO EMAIL: elisangelasoler@prof.educacao.sp.gov.br, ESSAS ATIVIDADE TAMBÉM ESTARÁ DISPONIVEL NO GOOGLE SALA DE AULA E TAMBÉM ESTA NO CADERNO DO ALUNO VOL.2.
Os estudantes que não tenham acesso ao computador/ internet, a atividade pode ser entregue no retorno as aulas ou encaminhem para UE.


SUGESTÃO DE MATERIAL DE APOIO:
Sugestão de material de apoio: Use o simulador “Lei de Hooke” Para aprender mais sobre a Lei de Hooke e a energia potencial elástica... Fonte: PhET – Interactive Simulation . Lei de Hooke. Disponível em: https://phet.colorado.edu/sims/html/hookes-law/latest/hookes-law_pt_BR.html
Aula do centro de mídia do dia 17/06 https://youtu.be/QpZQ_FzbuLw
Vídeo energia protecional gravitacional https://youtu.be/Wvp_21UnGGU

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