Roteiro de Aprendizagem 2 - - Professora Elisângela Soler - Física - primeiras séries A, B e C
ROTEIRO
DE APRENDIZAGEM - 2
SEMANA
DO DIA 22 a 26 DE JUNHO DE 2020
PROFESSOR
(A): ELISÂNGELA SOLER DE OLIVEIRA LIMA
Código
do google sala de aula: 1°A xg5c427 / 1°B avwpzt4 / 1°C
axlfks6
DISCIPLINA:
Física
TURMA: 1°A, B e C
Aulas
proposta: 2 + 1 CMSP
UNIDADE TEMÁTICA: Movimentos: Trabalho e energia
mecânica.
HABILIDADES DO CURRÍCULO
•
Analisar situações do cotidiano em que ocorram transformações de energia de
diferentes tipos (elétrica, química, nuclear, térmica, cinética, potencial
gravitacional, potencial elástica etc.);
Os alunos irão utilizar o caderno do aluno do
2° bimestre, como apoio para desenvolver as atividades que aqui serão
propostas, a fim de contemplar as habilidades para o segundo bimestre.
COMPETÊNCIAS GERAIS DA BNCC:
1-
Conhecimento;
2-
Pensamento científico, crítico e criativo;
3-
Cultura digital
4-
Responsabilidade e cidadania.
TEMA
1 – TRABALHO E ENERGIA MECÂNICA
Atividade
caderno do aluno – volume 2 – página – 25 e 26
Atividade
1 –
ENERGIA POTENCIAL - Atividade disparadora: (45 minutos)
A
palavra “potencial” é um adjetivo relativo à potência, que pode ou não
acontecer, ou que exprime uma possibilidade. Em Física, energia potencial é a
energia que está armazenada no sistema “esperando” para ser convertida em
energia cinética e trabalho. Há dois tipos de energia potencial: energia
potencial gravitacional e energia potencial elástica, que vamos estudar agora:
Energia Potencial Gravitacional É bem provável que você já tenha tido a
oportunidade de sentir as emoções das subidas e descidas da montanha-russa,
certo? Talvez o que você não saiba é que ela é um exemplo excelente para o
estudo da energia mecânica nas suas formas de energia cinética e potencial.
Durante
a subida, que se processa lentamente, os carrinhos vão armazenando energia
potencial em relação ao solo, até o ponto mais alto da montanha-russa. Ao longo
da descida, a energia cinética vai se transformando e ficando cada vez maior,
enquanto a energia potencial (armazenada na subida) vai diminuindo. A energia
cinética no ponto mais baixo da montanha será usada para subir a segunda rampa,
que, com certeza, é mais baixa que a primeira. Outro exemplo de nosso cotidiano
é a empilhadeira, que retira uma caixa do solo e a coloca em uma prateleira a 2
metros de altura. Ao retirar a caixa do solo, realiza trabalho, fazendo com que
a energia seja armazenada na forma de energia potencial gravitacional.
Matematicamente, é expressa por:
Epg
= m . g . h
Onde:
Epg = energia potencial
gravitacional, em joule (J);
m = massa, em quilogramas (kg);
g
= aceleração da gravidade (no caso do Planeta Terra, a aceleração da gravidade
é, aproximadamente, 9,8 m/s2. Se fosse a Lua, usaríamos outro valor de
aceleração de gravidade);
h = altura, em metros.
1.
Observe a imagem e responda às questões:
a) Supondo que este balão esteja voando, que
tipo de energia você observa nessa imagem?
b)
Se este elefante tem 5000 kg de massa e está colocado a 2 metros de altura do
solo, qual é a energia potencial gravitacional que ele possui em relação ao
solo?
Atividade
2 – caderno do aluno volume 2 - página 27
Atividade
2 –
Energia Potencial Elástica – Atividade mão na massa (45 minutos)
Faça
você mesmo: encha um balão de aniversário e faça os experimentos abaixo (não
esquecendo de anotar os resultados):
• Sem furar o balão, empurre com seus dedos
uma parte para dentro e, depois, solte. O que ocorreu?
•
Da mesma forma, puxe uma parte do balão para fora e solte. O que ocorreu? Por
que tais resultados foram obtidos?
Avaliação:
Resolução das atividades 1 e 2 com leitura e interpretação das
questões, mediante ao auxílio da professora por meio de e-mail, grupos do zap e
chat do centro de mídias.
RESPONDER NO CADERNO OU NO WORD, COLOCANDO A RESOLUÇÃO
DE CADA QUESTÃO, TIRAR FOTO ( QUEM FIZER NO CADERNO) E MANDAR NO EMAIL: elisangelasoler@prof.educacao.sp.gov.br, ESSAS ATIVIDADE
TAMBÉM ESTARÁ DISPONIVEL NO GOOGLE SALA DE AULA E TAMBÉM ESTA NO CADERNO DO
ALUNO VOL.2.
Os estudantes que não tenham acesso ao computador/
internet, a atividade pode ser entregue no retorno as aulas ou encaminhem para
UE.
SUGESTÃO DE MATERIAL DE APOIO:
Sugestão
de material de apoio: Use o simulador “Lei de Hooke” Para aprender mais sobre a
Lei de Hooke e a energia potencial elástica... Fonte: PhET – Interactive
Simulation . Lei de Hooke. Disponível em: https://phet.colorado.edu/sims/html/hookes-law/latest/hookes-law_pt_BR.html
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