ROTEIRO DE ATIVIDADE - PROFESSORA ELISANGELA NUNES - 1º ANO A - MATEMÁTICA - SEMANA DO DIA 22 Á 26
Roteiro de atividade
Referente a semana 22 a 26 de Junho
Professora: Elisangela de O. Nunes Fernandes
Disciplina: Matemática
Série: 1° ano A
Código da turma: kbry3ew
Unidade Temática:
Relações: - Funções
- Relação entre duas grandezas
- Proporcionalidades: direta, inversa, direta com o quadrado
Números de aulas: 3 + 2 CMSP
Habilidades: Saber reconhecer relações de proporcionalidade direta, inversa,direta com o quadrado, entre outras, representando as por meio de FUNÇÕES.
Competências Gerais (BNCC): Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer á abordagem própria das ciência, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções ( inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.
Materiais necessários para a aula: caderno do aluno SP faz escola, lápis, borracha, caneta e acesso a internet, livro didático, material de estudo (power point)...
Nome do aluno:
Série:
Mão na massa: (90 minutos)
Caderno do aluno SP faz escola (volume 2). Tema: Proporcionalidade Página 6
Questão 1: Analisando situações cotidianas, encontre e justifique quais apresentam proporcionalidade:
(A) O tempo gasto em uma viagem de carro é proporcional à velocidade média do veículo.
(B) O número de palavras ditas por um jornalista em um telejornal é diretamente proporcional ao tempo do programa.
(C) O número do sapato calçado por uma pessoa é diretamente proporcional à sua idade.
(D) A média de combustível gasto por uma moto em uma viagem é diretamente proporcional à distância percorrida por ela.
(E) O valor total pago por determinadas bolas de futebol é diretamente proporcional ao número comprado.
(F) O número de passos dados por uma pessoa é diretamente proporcional às horas que ela passa acordada.
(G) O consumo de energia dos aparelhos eletroeletrônicos é diretamente proporcional às suas potências em Watts.
(H) O número de botões de um controle remoto é diretamente proporcional ao tamanho da televisão.
Questão 2: Caderno do aluno SP faz escola (volume 2) Página 8
(SARESP 2010) A relação entre a pressão e a temperatura de um gás quando este é mantido em um recipiente de volume constante é definida pela relação P/T=a, ou seja, a razão entre a pressão e a temperatura é constante. A tabela seguinte mostra, para um determinado gás, a evolução da pressão em relação à temperatura.
O valor que está faltando na tabela é:
(A) 100 (C) 150 (E) 180
(B) 140 (D) 170
Questão 3: Caderno do aluno SP faz escola (volume 2) Página 9 e 10
Atividade 1-Função
O preço da passagem do transporte urbano comum em uma cidade do Estado de São Paulo é R$ 4,00. Com base nesse dado, complete a tabela a seguir:
Essa tabela representa tipicamente uma relação de proporcionalidade direta.
a) Quanto uma pessoa pagaria se comprasse 7 passagens?
b) Quantas passagens podem ser compradas com o valor R$ 60,00? Podemos considerar que o preço pago pelas passagens variam em função da quantidade adquirida. Dessa forma, a relação de proporcionalidade é expressa por uma função do tipo y = k . x, também chamada de função linear, onde k é considerada a constante de proporcionalidade.
c) Determine o valor de k e escreva a expressão algébrica que representa essa situação. Considere N o número de passagens e V o valor pago.
d) No caderno, construa um plano cartesiano e esboce o gráfico da função.
Sistematização: ( 45 minutos)
-Encaminhar a atividade realizada ( poderá ser por email, google sala de aula...)
-As dúvidas e orientações será no horário da manhã na segunda-feira, terça-feira e sexta-feira.
Link da aula do centro de mídia: ( 90 minutos)
Observações:
As respostas poderá ser enviada somente via email (o endereço é o que foi mencionado no cabeçalho nunesfernandes@prof.educacao.sp.gov.br) ou google sala de aula(classrom), por favor não esquecer de colocar nome e série.
Comentários
Postar um comentário