Elisangela de Oliveira Nunes Fernandes 9º ano A e B Matemática
Roteiro de atividade
Referente a semana 15 a 19 de Junho
Professora: Elisangela de O. Nunes Fernandes
Disciplina: Matemática
Série: 9° ano A e B
Código da turma 9° ano A: 3gu6h5q
Código da turma 9° ano B: fqxmxnm
Unidade Temática: Unidades de medida para medir distâncias muito grandes e pequenas.
Unidades de medida utilizadas na informática.
Números de aulas: 5 + 1 CMSP
Habilidades: [ EF09MA18] Reconhecer e empregar unidades usadas para expressar medidas muito grandes ou muito pequenas, tais como distância entre planetas e sistemas solares, tamanho de vírus ou de células, capacidade de armazenamento de computadores, entre outros.
Competências Gerais (BNCC): Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais ás mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.
Materiais necessários para a aula: caderno do aluno SP faz escola, lápis, borracha, caneta e acesso a internet, livro didático.
Nome do aluno:
Série:
Questão disparadora: (90 minutos)
Fazer uma breve anotação da história de sua origem e utilidade sobre notação científica
Responda:
Mão na massa: (90 minutos)
Situação de aprendizagem 1 (caderno do aluno SP faz escola volume 2) Páginas 65 e 66.
Atividade 2 – O Universo: Números que impressionam.
2.1- As distâncias no Universo são medidas em anos luz, ou seja, cada ano-luz representa a distância percorrida pela velocidade da luz em um ano. A velocidade da luz é de, aproximadamente, 3.108 m/s.
a) Escreva essa distância com todos os dígitos.
b) Quantos metros, aproximadamente, possui um ano luz, considerando que o ano tem 365 dias?
2.3- Todos estamos sucetíveis a doenças principalmente as que são causadas por vírus ou bactérias. Esses seus microscópicos podem causar várias enfermidades, que vão desde uma simples gripe até uma contração de tétano. Porém, nem todas as bactérias são prejudiciais aos seres humanos, pois algumas auxiliam e muito na saúde. Observe a tabela abaixo:
Quadro 2. Tamanho de bactérias e vírus comuns no dia a dia.
A partir dos dados elencados na tabela, elabore uma situação problema envolvendo operações com notação científica.
Sistematização: (45 minutos)
-Encaminhar a atividade realizada ( poderá ser por email, google sala de aula...)
-As dúvidas e orientações será no horário da manhã na segunda-feira, terça-feira, quarta-feira e sexta-feira.
Links das aulas do centro de mídia: ( 45 minutos)
Assistir as aulas novamente para a realização da atividades https://youtu.be/EYr48sx7cjg
Observações:
Tem que abaixar o aplicativo google sala de aula (classrrom) e acessar com email institucional de vocês, vamos utilizar o classrrom no 2° bimestre.
A entrega das atividades será no meu email ou google sala de aula(classrrom).
Comentários
Postar um comentário