LÍNGUA PORTUGUESA 6º A, B e C PROF.ª MARCIA
ROTEIRO
DE APRENDIZAGEM
Data:
15 a 19 de junho
PROFESSOR (A) : Marcia Morgado
EMAIL: marciamorg0@gmail.com
DISCIPLINA : Língua Portuguesa TURMA: 6°A,B,C
UNIDADE
TEMÁTICA: Modos Verbais presentes em diferentes textos.
COMPETÊNCIAS: Conhecimento, pensamento científico, crítico e
criativo, repertório cultural, cultura digital, comunicação.
Tempo das aulas: Leitura e cópias das explanações ( 25 minutos)
Vídeo aula no CMSP ( 45
minutos)
Leitura dos textos A,B e C (20
minutos)
Análise dos textos (15 minutos)
Produção de HQ ( 30 minutos)
(contemplando-se 3 aulas
semanais, mais 3 aulas no CMSP)
HABILIDADES:
EF69LP34A Grifar as partes
essenciais do texto, tendo em vista os objetivos de leitura, como forma de
possibilitar uma maior compreensão do texto, a sistematização de conteúdos e
informações.
EF69LPO7B Produzir textos em
diferentes gêneros, considerando sua adequação ao contexto de produção e
circulação.
EF69LP17 Identificar recursos
estilísticos e semióticos presentes em textos jornalísticos e publicitários.
ATIVIDADE 1:
Copiar no caderno a explanação
a seguir:
Modos Verbais
Os modos verbais indicam a posição da pessoa falante
face a ação verbal. Os verbos podem ser utilizados de diferentes maneiras,
conforme a significação que se quer transmitir.
Existem três modos verbais: o
indicativo, o subjuntivo e o imperativo.
·
Indicativo - exprime fatos, certezas.
Exemplo: Ele Discursa muito bem.
·
Subjuntivo - exprime desejos,
possibilidades, dúvidas.
Exemplo: Talvez discurse bem
esta noite.
·
Imperativo - exprime ordens, pedidos.
Exemplo: Discurse como ele!
Veja mais:
Modo Indicativo
O modo indicativo manifesta
ações habituais, bem como expressa tanto fatos presentes, como passados ou
futuros.
Exemplos:
·
Caminho todas as manhãs.
(acontece)
·
Caminhei ontem à noite.
(aconteceu)
·
Caminharei sábado à tarde.
(acontecerá)
Modo Subjuntivo
O modo subjuntivo manifesta
desejos ou hipóteses no tempo presente, bem como no passado e no futuro.
Exemplos:
·
Espero que chova durante toda a
noite. (desejo presente)
·
Se chovesse, as plantas
estariam regadas. (hipótese passada)
·
Quando chover o caso estará
resolvido. (possibilidade futura)
Modo Imperativo
Exemplos:
Ande de bicicleta todos
os dias!
Não ande de bicicleta nesse
lugar!
(Copiar até aqui)
ATIVIDADE 2:
Para saber
mais sobre o assunto revise a aula do Centro de MÍdias do dia 09/06 através do
link
procure por
centro de mídias sp no youtube, canal 6° ano, aula de LP do dia 09 de junho .
ATIVIDADE 3:
LEIA OS
TEXTOS A SEGUIR:
( não é
necessário copiar os textos)
TEXTO A
Meninos tailandeses
salvos de caverna irão à Argentina
Os 12 adolescentes tailandeses,
membros da equipe de futebol Javalis Selvagens, foram convidados pelo Comitê Olímpico Internacional (COI)
para comparecerem, ao lado de suas
famílias, aos Jogos Olímpicos da Juventude, que acontecerão em Buenos Aires, na Argentina, entre os dias 6 e 18 de
outubro.
Após o acidente que prendeu o time em uma caverna em junho deste ano,
eles já receberam muitas
homenagens do mundo do esporte desde então. Entre elas, uma feita pela Fifa, no
dia 24 de setembro, durante o evento dos prêmios The Best,
realizado em Londres, na Inglaterra.
Além de fazerem parte da cerimônia de abertura
dos Jogos, os meninos disputarão uma
partida de futebol amistosa contra outros atletas e ficarão hospedados na Vila Olímpica.
Disponível em: <https://jornaljoca.com.br>.
(Fragmento).
TEXTO B
TEXTO C
Paraíso
Se essa rua fosse minha,
eu mandava ladrilhar, não para automóvel matar gente, mas para criança brincar. Se esta mata fosse minha, eu não deixava derrubar. Se cortarem todas as árvores, Onde é que os pássaros vão morar? Se este rio fosse meu, eu não deixava poluir. Joguem esgotos noutra parte, que os peixes moram aqui. Se este mundo fosse meu, eu fazia tantas mudanças que ele seria um paraíso de bichos, plantas e crianças. PAES, José Paulo. |
Agora, responda:
1 - Qual é o gênero de cada
texto?
2 - Na sua opinião, qual é o
assunto abordado em cada um dos textos, ou seja, sobre o que eles falam?
3 - Agora, indique qual modo
verbal predomina em cada um dos textos, ou seja, se é imperativo, subjuntivo ou
indicativo? E diga como percebemos isso?
Texto A:
Texto B:
Texto C:
4 -Agora, faça uma HQ
(história em quadrinhos), usando verbos no Modo Imperativo, sobre cuidados para se evitar o Coronavírus.
Orientações:
A atividade ( a partir da
questão 1) deve ser enviada para o e-mail da professora marciamorg0@gmail.com
Essas atividades contarão
presença e notas para o 2° Bimestre.
Não se esqueçam de colocar
nome, número e série nas atividades enviadas.
Entrega até o dia 25 de junho .
Comentários
Postar um comentário