LÍNGUA PORTUGUESA 6º A, B e C PROF.ª MARCIA



ROTEIRO DE APRENDIZAGEM
Data: 15 a 19 de junho
PROFESSOR (A) :  Marcia Morgado
EMAIL: marciamorg0@gmail.com
DISCIPLINA : Língua Portuguesa                                             TURMA:  6°A,B,C
UNIDADE TEMÁTICA: Modos Verbais presentes em diferentes textos.


COMPETÊNCIAS: Conhecimento, pensamento científico, crítico e criativo, repertório cultural, cultura digital, comunicação.
Tempo das aulas: Leitura e cópias das explanações ( 25 minutos)
Vídeo aula no CMSP ( 45 minutos)
Leitura dos textos A,B e C (20 minutos)
Análise dos textos (15 minutos)
Produção de HQ ( 30 minutos)
(contemplando-se 3 aulas semanais, mais 3 aulas no CMSP)

HABILIDADES:
EF69LP34A Grifar as partes essenciais do texto, tendo em vista os objetivos de leitura, como forma de possibilitar uma maior compreensão do texto, a sistematização de conteúdos e informações.
EF69LPO7B Produzir textos em diferentes gêneros, considerando sua adequação ao contexto de produção e circulação.
EF69LP17 Identificar recursos estilísticos e semióticos presentes em textos jornalísticos e publicitários.






ATIVIDADE 1:

Copiar no caderno a explanação a seguir:
Modos Verbais
Os modos verbais indicam a posição da pessoa falante face a ação verbal. Os verbos podem ser utilizados de diferentes maneiras, conforme a significação que se quer transmitir. 
Existem três modos verbais: o indicativo, o subjuntivo e o imperativo.

·         Indicativo - exprime fatos, certezas.
Exemplo:  Ele Discursa muito bem.

·         Subjuntivoexprime desejos, possibilidades, dúvidas.
Exemplo: Talvez discurse bem esta noite.

·         Imperativo - exprime ordens, pedidos.
Exemplo: Discurse como ele!

Veja mais:
Modo Indicativo
modo indicativo manifesta ações habituais, bem como expressa tanto fatos presentes, como passados ou futuros.
Exemplos:
·         Caminho todas as manhãs. (acontece)
·         Caminhei ontem à noite. (aconteceu)
·         Caminharei sábado à tarde. (acontecerá)

Modo Subjuntivo
modo subjuntivo manifesta desejos ou hipóteses no tempo presente, bem como no passado e no futuro.
Exemplos:
·         Espero que chova durante toda a noite. (desejo presente)
·         Se chovesse, as plantas estariam regadas. (hipótese passada)
·         Quando chover o caso estará resolvido. (possibilidade futura)

Modo Imperativo
modo imperativo manifesta ordens ou pedidos de forma afirmativa e também de forma negativa.
Exemplos:
Ande de bicicleta todos os dias!
Não ande de bicicleta nesse lugar! 
(Copiar até aqui)


ATIVIDADE 2:
Para saber mais sobre o assunto revise a aula do Centro de MÍdias do dia 09/06 através do link

procure por centro de mídias sp no youtube, canal 6° ano, aula de LP  do dia 09 de junho .



ATIVIDADE 3:
LEIA OS TEXTOS A SEGUIR:
( não é necessário copiar os textos)


TEXTO A

Meninos tailandeses salvos de caverna irão à Argentina
    Os 12 adolescentes tailandeses, membros da equipe de futebol Javalis Selvagens, foram convidados pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) para comparecerem, ao lado de suas famílias, aos Jogos Olímpicos da Juventude, que acontecerão em Buenos Aires, na Argentina, entre os dias 6 e 18 de outubro.
    Após o acidente que prendeu o time em uma caverna em junho deste ano, eles já receberam muitas homenagens do mundo do esporte desde então. Entre elas, uma feita pela Fifa, no dia 24 de setembro, durante o evento dos prêmios The Best, realizado em Londres, na Inglaterra.
    Além de fazerem parte da cerimônia de abertura dos Jogos, os meninos disputarão uma partida de futebol amistosa contra outros atletas e ficarão hospedados na Vila Olímpica.
Disponível em: <https://jornaljoca.com.br>. (Fragmento).




TEXTO B



TEXTO C
Paraíso
Se essa rua fosse minha,
eu mandava ladrilhar,
não para automóvel matar gente,
mas para criança brincar.

Se esta mata fosse minha,
eu não deixava derrubar.
Se cortarem todas as árvores,
Onde é que os pássaros vão morar?

Se este rio fosse meu,
eu não deixava poluir.
Joguem esgotos noutra parte,
que os peixes moram aqui.

Se este mundo fosse meu,
eu fazia tantas mudanças
que ele seria um paraíso
de bichos, plantas e crianças.

PAES, José Paulo.


Agora, responda:
1 - Qual é o gênero de cada texto?
2 - Na sua opinião, qual é o assunto abordado em cada um dos textos, ou seja, sobre o que eles falam?
3 - Agora, indique qual modo verbal predomina em cada um dos textos, ou seja, se é imperativo, subjuntivo ou indicativo?  E diga como percebemos isso?
Texto A:
Texto B:
Texto C:

4 -Agora, faça uma HQ (história em quadrinhos), usando verbos no Modo Imperativo, sobre  cuidados para se evitar o Coronavírus.







Orientações:
A atividade ( a partir da questão 1) deve ser enviada para o e-mail da professora marciamorg0@gmail.com
Essas atividades contarão presença e notas para o 2° Bimestre.
Não se esqueçam de colocar nome, número e série nas atividades enviadas.
Entrega até o dia 25 de junho .

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ROTEIRO DE ATIVIDADE - TECNOLOGIA E INOVAÇÃO - 7º ANO D - PROFESSORA ANDREIA DOS SANTOS

Joao de Almeida História 8 C e D roteiro do 4 bimestre

Roteiro da eletiva O MARAVILHOSO MUNDO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS - 7C professora Liliane