Roteiro de aprendizagem - 9º anos A, B, C e D
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
DIRETORIA DE ENSINO - SUZANO
|
ROTEIRO DE APRENDIZAGEM
EE Chojiro Segawa
Professora: Eunice
Componente Curricular: Arte
Turmas: 9º anos A, B, C e D
Roteiro de atividades a serem realizadas em casa pelos alunos, devido a pandemia do novo coronavírus.
Quantidade de aulas: 02
Tempo: 90 minutos
Período de realização: 15 a 19/06/2020
Objeto de conhecimento: Dança - Diferentes formas de expressão, representação e encenação de danças contemporâneas.
Objetivo: - Conseguir diferenciar e reconhecer várias formas de expressão, representação e encenação de danças contemporâneas;
-
Apreciar, sem preconceitos, composições de danças contemporâneas de
artistas, grupos e coletivos paulistas, brasileiros e estrangeiros de
diferentes épocas.
Habilidade:
(EF09AR09) Pesquisar
e analisar diferentes formas de expressão, representação e encenação da
dança contemporânea, incluindo aquelas que envolvem recursos de
tecnologias digitais, reconhecendo e apreciando composições de dança de
artistas, grupos e coletivos paulistas, brasileiros e estrangeiros de
diferentes épocas.
DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:
ATIVIDADE 1
Leia as anotações para responder as questões.
Dança
tradicional: Também conhecida como dança folclórica, são danças típicas
e tradicionais da cultura de um povo. A dança folclórica pode ser
realizada por qualquer homem, mulher, criança e/ou idoso, não se
limitando aos bailarinos ou dançarinos profissionais, embora existam
grupos profissionais de dança folclórica. Dança
contemporânea: A partir das décadas de 60 e 70, as coreografias e
estruturas formais do balé deram espaço a um novo contexto de produção
artística. Uma nova geração de coreógrafos experimenta e apresenta
diferentes formas de expressão corporal se apropriando de elementos de
outros gêneros da dança, de outras linguagens artísticas e de recursos
tecnológicos. Elementos constitutivos do movimento cotidiano: 1. Movimento corporal – quando um corpo ou parte dele se movimenta em um determinado tempo e espaço; 2. Percepção do tempo - velocidade do movimento corporal (ritmo e duração), contrastes (rápido, médio, lento), contratempo; 3.
Exploração do espaço - direções (cima, baixo, lado, frente, trás e
diagonais), dimensões (pequeno, médio e grande), níveis (baixo, médio e
alto) e extensões (perto, médio e longe). Elementos
constitutivos do movimento dançado: Rudolf Laban foi um dançarino,
coreógrafo e artista que se dedicou ao estudo e sistematização da
linguagem do movimento. Por meio de seus estudos e notações, ele dividiu
os fatores do movimento em 4 categorias. 1. Espaço - forma direta ou flexível; 2. Tempo – rápido, lento ou moderado; 3. Peso - leve ou forte; 4. Fluência (fluxo) – livre ou controlado. Tecnologias
digitais na dança: A intervenção da tecnologia na produção artística é
um conceito ainda muito recente em termos históricos, estando ainda em
construção. Existem, no entanto, diversas maneiras de detectar a relação
da tecnologia com a dança, como são os casos da videodança, dança telemática, dança-computador, etc.
- Quais são os elementos que compõem os nossos movimentos?
- Quando passeamos pelas ruas ou quando estamos com muita pressa, utilizamos o mesmo ritmo para andar?
- Os movimentos do dia-a-dia são iguais aos movimentos representados nas danças? Por quê?
- Você já viu ou participou de uma apresentação de dança tradicional?
ATIVIDADE 2 – APRECIAÇÃO
O
professor apresentará alguns vídeos para um momento de apreciação de
imagens, reflexão e conversa sobre história da dança tradicional e
contemporânea, elementos constitutivos do movimento, movimento corporal
cotidiano e dançado, espaço e tempo, expressão, representação e
encenação de dança contemporânea, tecnologias digitais na dança e;
composições de dança de artistas, grupos e coletivos paulistas,
brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas. Esses conceitos são
importantes para ampliar seu repertório pessoal e cultural. Após
observar atentamente a imagem, assista aos vídeos, participe ativamente
da reflexão, relembrando as anotações anteriores, analisando e
respondendo as próximas questões:
Links: Vídeo do ensaio pré-geral do Balé do Theatro Municipal do Rio de Janeiro Lago dos Cisnes II. “Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=zrrj7ImQziw- Acesso em 06 nov. 2019”
Vídeo
“Céu na Boca” -- Quasar Cia de Dança no Auditório Ibirapuera.
“Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=h090fjzI-o0 - Acesso em
06 nov. 2019”; Para
saber mais sobre a Companhia de Dança Quasar: “Disponível em:
http://www. quasarciadedanca.com.br Acesso em 06 nov. 2019”; Vídeo Arte 1
em São Paulo Companhia de Dança 10 anos Pílula nº 03. Disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=3NSKZeRGuDk Acesso em 11 nov. 2019”; Para saber mais sobre a São Paulo Companhia de Dança: Disponível em: http:// spcd.com.br/ Acesso em 11 nov. 2019”; Video Man vs machine | Epic dance battle in Eurovision Song Contest 2016.’ Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=JYuOFhFrEMw Acesso em 11 nov.2019”.
1. No dia a dia, as pessoas se vestem e se movimentam da maneira apresentada na imagem?
2. Em quais espaços as danças das quadrilhas juninas acontecem?
3. Quando acontecem os movimentos de solo? Acontecem rolamentos?
4. Há momentos específicos de uso da força?
5. Onde aparecem saltos? E quedas? Qual o momento com gestos teatrais?
6.
Os gestos se assemelham a situações do cotidiano? Quais gestos? 7.
Quais das características comuns de movimentos e temas na dança
contemporânea aparecem nos vídeos? Comente.
RECURSOS:
Internet, vídeos youtube
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
Realização das atividades, pesquisa na internet, em canais digitais, por Links de material de pesquisa, controle da participação das aulas (CMSP), por blog
da escola. A avaliação será processual, acompanhando todo o processo de
desenvolvimento produção das atividades propostas. Registros feitos no
caderno de Arte.
E
no retorno presencial essas atividades deverão estar organizadas no
caderno referente a data de cada atividade enviadas e serão vistadas e analisadas.
Comentários
Postar um comentário