ROTEIRO DE MATEMÁTICA - 9º ANO D - PROFESSORA ANDREIA DOS SANTOS
ROTEIRO DE MATEMÁTICA
Professor: Andreia dos Santos
Email: santoscomba@prof.educacao.sp.gov.br
Disciplina: Matemática Turma: 9 ano D
Tempo estimado: 3 aulas + 3 CMSP
Unidade Temática: Relações métricas do triangulo e retângulo: Teorema de Pitágoras.
Habilidade: (EF09MA13) Demonstrar relações métricas do triangulo retângulo.
Competência: Conhecimento
Código turma glassroom: xgsfuvj
ATIVIDADE REFERENTE A SEMANA DO DIA 07/09 A 18/09
TEOREMA DE PITAGORAS
Exercício
Nome completo: série:
Atividade 1 – Mão na massa – 135 minutos
Exercícios
Você deve ter visto em sua pesquisa que o triângulo retângulo possui um ângulo interno medindo 90°, além de propriedades e características importantes, e seus lados recebem nomes especiais.
Você sabia que o teorema de Pitágoras já foi demonstrado de 370 modos diferentes? Agora você vai fazer uma dessas demonstrações.
Em uma malha quadriculada, use régua e compasso para construir um triângulo retângulo com lados medindo 3 cm, 4 cm e 5 cm. Tomando como medida cada lado do triângulo retângulo, construa um quadrado sobre cada um dos lados.
O triângulo de lados 3, 4 e 5 é um triângulo retângulo. Por que podemos afirmar isso? É possível encontrar uma infinidade de triângulos retângulos semelhantes a esse, cujos lados são números inteiros. Para encontrá-los, multiplicamos os seus lados por números naturais. Complete a tabela a seguir:
Construa dois triângulos com as medidas que encontraram no exercício anterior.
Sistematização
As atividades deverão ser entregues via email, google sala – glassroom até quinta-feira.
As dúvidas e orientações deveram ser no horário da manhã segunda-feira, terça – feira, quarta –feira
Em seu caderno faça o registro das aulas do centro de mídias colocando a data que você assistiu.
Links das aulas do centro de mídia: 3 aulas ( 135 minutos)
Obs.: As atividades realizadas no caderno ou na apostila não esquecer de colocar nome completo e serie para a correção.
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