ROTEIRO DE MATEMÁTICA - 9º ANO A e B - PROFESSORA ELISANGELA NUNES

 Roteiro de Recuperação e Aprofundamento

Referente a semana dos dias 21/09 á 02/10

 

Professora: Elisangela de Oliveira Nunes Fernandes

Componente Curricular: Matemática 

Série: 9º A e B 

Email: nunesfernandes@prof.educacao.sp.gov.br

Código da Turma 9º ano A: 3gu6h5q

Código da Turma 9º ano B: fqxmxnm

Unidade Temática: Quadriláteros: Algumas Relações 

Números de aulas: 3 + 3(CMSP)

Habilidades: [EF06MA20] Identificar relação entre quadriláteros por meio de suas propriedades. 

Objetivos: • identificação de que há grupos de quadriláteros que apresentam características comuns;

• reconhecimento de que essas características são os elementos determinantes de classificação de quadriláteros;

• leitura da representação geométrica como fonte de informações a partir da classificação do quadrilátero.

Competências Gerais BNCC: Conhecimento

Atividades 

Nome do aluno:

Série:

Questão disparadora: (30 minutos) 

Orientações: Instigar os alunos a desenvolverem suas hipóteses e argumentos com relação ao título da aula, com o objetivo de analisar seus conhecimentos.

- O que são quadriláteros? Quais as suas principais características?

- Onde esses quadriláteros são vistos/utilizados?

 

Mão na massa: (90 minutos)

 Atividade 1: UM QUADRILÁTERO QUE PODE SE PASSAR POR OUTROS

a) Use sua capacidade de observação e descubra qual é o quadrilátero que se mistura a todos os grupos apresentados abaixo.

b) Observando lados e ângulos internos das figuras do grupo 1, assinale as características geométricas presentes em todas elas: 

Não têm lados paralelos. 

Dois pares de lados paralelos.  

Pares de lados com mesma medida. 

Nenhum par de lados com mesma medida. 

Todos os ângulos retos. 

Nenhum ângulo reto. 

Ângulos de mesma medida, dois a dois. 

As características geométricas que todas apresentam são as que determinam quando um quadrilátero pode ser chamado de paralelogramo.

DESAFIO 2: Descrever as características geométricas comuns a todas as figuras do quadro 2. ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

DESAFIO 3: Considerando o que escreveu nos desafios anteriores como você descreveria um losango? _________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

AFINAL, qual é o quadrilátero que possui todas as características geométricas descritas acima? __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Sistematização: (15 minutos)

- Encaminhar as atividades realizada no meu email nunesfernandes@prof.educacao.sp.gov.br ou classroom, não enviar no whatssaps devido estar sem memória. 

- As dúvidas e orientações será o horário da manhã na segunda feira, terça feira, quarta feira e sexta feira via aplicativos ( chat do aplicativo CMSP ou whatssaps) 

- As devolutivas serão feitas individualmente (poderá ser por email, google sala de aula, whatssaps...) 

- Entregar até o dia 02/10

Observação: Assistam as aulas no Centro de Mídia e façam as anotações no caderno... Logo abaixo os links das aulas (135 minutos)

https://youtu.be/HbdwT_96UMg

https://youtu.be/VH1RfGYXlOo

https://youtu.be/5Jd07Ce9wS4

Avaliação: Participação e interação no desenvolvimento das atividades. 

 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ROTEIRO DE ATIVIDADE - TECNOLOGIA E INOVAÇÃO - 7º ANO D - PROFESSORA ANDREIA DOS SANTOS

Joao de Almeida História 8 C e D roteiro do 4 bimestre

Roteiro da eletiva O MARAVILHOSO MUNDO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS - 7C professora Liliane