ROTEIRO DE MATEMÁTICA - 9º ANO A e B - PROFESSORA ELISANGELA NUNES
Roteiro de Recuperação e Aprofundamento
Referente a semana dos dias 21/09 á 02/10
Professora: Elisangela de Oliveira Nunes Fernandes
Componente Curricular: Matemática
Série: 9º A e B
Email: nunesfernandes@prof.educacao.sp.gov.br
Código da Turma 9º ano A: 3gu6h5q
Código da Turma 9º ano B: fqxmxnm
Unidade Temática: Quadriláteros: Algumas Relações
Números de aulas: 3 + 3(CMSP)
Habilidades: [EF06MA20] Identificar relação entre quadriláteros por meio de suas propriedades.
Objetivos: • identificação de que há grupos de quadriláteros que apresentam características comuns;
• reconhecimento de que essas características são os elementos determinantes de classificação de quadriláteros;
• leitura da representação geométrica como fonte de informações a partir da classificação do quadrilátero.
Competências Gerais BNCC: Conhecimento
Atividades
Nome do aluno:
Série:
Questão disparadora: (30 minutos)
Orientações: Instigar os alunos a desenvolverem suas hipóteses e argumentos com relação ao título da aula, com o objetivo de analisar seus conhecimentos.
- O que são quadriláteros? Quais as suas principais características?
- Onde esses quadriláteros são vistos/utilizados?
Mão na massa: (90 minutos)
Atividade 1: UM QUADRILÁTERO QUE PODE SE PASSAR POR OUTROS
a) Use sua capacidade de observação e descubra qual é o quadrilátero que se mistura a todos os grupos apresentados abaixo.
b) Observando lados e ângulos internos das figuras do grupo 1, assinale as características geométricas presentes em todas elas:
Não têm lados paralelos.
Dois pares de lados paralelos.
Pares de lados com mesma medida.
Nenhum par de lados com mesma medida.
Todos os ângulos retos.
Nenhum ângulo reto.
Ângulos de mesma medida, dois a dois.
As características geométricas que todas apresentam são as que determinam quando um quadrilátero pode ser chamado de paralelogramo.
DESAFIO 2: Descrever as características geométricas comuns a todas as figuras do quadro 2. ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
DESAFIO 3: Considerando o que escreveu nos desafios anteriores como você descreveria um losango? _________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
AFINAL, qual é o quadrilátero que possui todas as características geométricas descritas acima? __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Sistematização: (15 minutos)
- Encaminhar as atividades realizada no meu email nunesfernandes@prof.educacao.sp.gov.br ou classroom, não enviar no whatssaps devido estar sem memória.
- As dúvidas e orientações será o horário da manhã na segunda feira, terça feira, quarta feira e sexta feira via aplicativos ( chat do aplicativo CMSP ou whatssaps)
- As devolutivas serão feitas individualmente (poderá ser por email, google sala de aula, whatssaps...)
- Entregar até o dia 02/10
Observação: Assistam as aulas no Centro de Mídia e façam as anotações no caderno... Logo abaixo os links das aulas (135 minutos)
Avaliação: Participação e interação no desenvolvimento das atividades.
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