Roteiro de Física - 1° séries A, B e C - Professora Elisângela Soler
ROTEIRO
DE APRENDIZAGEM – 4 – 3° bimestre
SEMANA
DO DIA 31 de agosto a 4 de setembro DE 2020
PROFESSOR
(A): ELISANGELA
SOLER DE OLIVEIRA LIMA
EMAIL: elisangelasoler@prof.educacao.sp.gov.br
Código
do google sala de aula: 1°A xg5c427 / 1°B avwpzt4 / 1°C
axlfks6
DISCIPLINA:
Física
TURMA: 1°A, B e C
Aulas proposta:
2 + 1 CMSP
UNIDADE
TEMÁTICA: Universo,
Terra e vida Constituintes do Universo
HABILIDADES DO CURRÍCULO
•
Identificar termos, fenômenos e situações que estão relacionadas ao estudo da
astronomia e da ciência espacial.
•
Classificar, segundo conceitos físicos, os variados corpos que compõem o
Universo
•
Calcular proporções para associar dimensões, distâncias e períodos dos planetas
do Sistema Solar
•
Classificar os planetas do Sistema Solar segundo suas características físicas
(telúricos e jovianos).
COMPETÊNCIAS GERAIS DA BNCC:
1-
Conhecimento;
2-
Pensamento científico, crítico e criativo;
3-
Cultura digital
4-
Responsabilidade e cidadania.
Estudantes iram utilizar o caderno do aluno
volume 3
Atividade mão na massa: 90 minutos
TEMA 1 –
UNIVERSO – ELEMENTOS QUE O COMPÕEM
Para a
próxima atividade precisaremos de algumas informações importantes sobre o
Sistema Solar. Para isso, pesquise, na internet ou em livros, e preencha a
tabela a seguir:
PLANETA |
DIÂMETRO (km) |
DISTÂNCIA DO SOL (milhões de km) |
PERÍODO DA ÓRBITA (em relação à Terra) |
Mercúrio |
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Vênus |
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Terra |
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Marte |
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Júpiter |
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Saturno |
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Urano |
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Netuno |
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Observando a tabela, você
consegue perceber que existem planetas maiores que outros, alguns mais próximos
ao Sol e com diferentes períodos orbitais. Mas você consegue imaginar essas
diferenças de forma concreta? Nesta atividade, vamos visualizar os tamanhos dos
planetas comparados ao Sol.
Para
isso, sigam as orientações do seguinte vídeo: https://youtu.be/obXOcqEWf-c ,
utilizem os seguintes materiais: papel alumínio, jornais usados, 1 balão de
aniversário tamanho grande (amarelo, de preferência) e barbante.
a)
Sabendo que o Sol tem um diâmetro de aproximadamente 1.400.000 km, vamos
considerar, para efeito de cálculo, que seu diâmetro seja de 80 cm. Mediante
esses dados, calcule o “novo” diâmetro dos planetas pesquisados e desenhe-as em
um papel em branco;
b) Faça
bolinhas com papel alumínio para representar os planetas. Para fazer Júpiter e
Saturno é melhor amassar jornal e sobre este colocar o papel alumínio, que
prende o jornal e ajuda a amassar mais para chegar ao volume correspondente aos
discos desenhados;
c) Para
representar o Sol, uma opção é usar um balão de aniversário tamanho grande
(amarela, de preferência). Depois, é só encher o balão no tamanho certo, usando
um pedaço de barbante de comprimento (C) igual a 2,51 m, com as pontas
amarradas, pois, C = 3,14 D, sendo D = 80 cm (o diâmetro que o balão deve ter).
À medida que o balão vai enchendo (na saída de ar do aspirador de pó, por
exemplo), colocar o barbante no seu equador até que o barbante circunde,
perfeitamente, o balão. É fundamental que o barbante seja posicionado no
equador (meio) do balão durante o enchimento, pois, se ele ficar acima ou
abaixo do equador do balão, ele poderá estourar;
d)
Compare, agora, as dimensões dos planetas e do Sol.
e)
Coloque os planetas em ordem de distância do Sol.
f) Utilizando 2 cm como a distância do Sol e
de Mercúrio, calcule a proporção da distância dos demais planetas e monte o
Sistema Solar na sala.
Avaliação:
Resolução da atividade 1 com leitura e interpretação das questões,
mediante ao auxílio da professora por meio de e-mail, grupos do zap e chat do
centro de mídias.
RESPONDER NO CADERNO OU NO WORD, COLOCANDO A RESOLUÇÃO
DE CADA QUESTÃO, TIRAR FOTO DO EXPERIMENTO E QUEM FIZER NO CADERNO E MANDAR NO EMAIL: elisangelasoler@prof.educacao.sp.gov.br, ESSAS ATIVIDADE ESTA NO CADERNO DO
ALUNO VOL.3.
Os estudantes que não tenham acesso ao computador/
internet, a atividade pode ser entregue no retorno as aulas ou encaminhem para
UE.
SUGESTÃO DE MATERIAL DE APOIO:
Aula do centro de mídia do dia 04/08/2020 https://youtu.be/LbC-LQR9gEk
Aula do centro de mídias do dia 11/08/2020 https://youtu.be/CZ4yOdIOX-4
Aula do centro de mídias do dia 18/08/2020 https://youtu.be/KGjcindVlh8
Aula do centro de mídias do dia 01/09/2020 https://youtu.be/XY-IuAs0gxM
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