Roteiro de Física - 1° séries A, B e C - Professora Elisângela Soler

 

ROTEIRO DE APRENDIZAGEM – 4 – 3° bimestre

SEMANA DO DIA 31 de agosto a 4 de setembro DE 2020

PROFESSOR (A): ELISANGELA SOLER DE OLIVEIRA LIMA

EMAIL: elisangelasoler@prof.educacao.sp.gov.br

Código do google sala de aula: 1°A xg5c427 / 1°B avwpzt4 / 1°C axlfks6

DISCIPLINA: Física                                          TURMA: 1°A, B e C

Aulas proposta: 2 + 1 CMSP

UNIDADE TEMÁTICA: Universo, Terra e vida Constituintes do Universo

 

HABILIDADES DO CURRÍCULO

• Identificar termos, fenômenos e situações que estão relacionadas ao estudo da astronomia e da ciência espacial.

• Classificar, segundo conceitos físicos, os variados corpos que compõem o Universo

• Calcular proporções para associar dimensões, distâncias e períodos dos planetas do Sistema Solar

• Classificar os planetas do Sistema Solar segundo suas características físicas (telúricos e jovianos).

 

COMPETÊNCIAS GERAIS DA BNCC:

 

1-    Conhecimento;

2-    Pensamento científico, crítico e criativo;

3-    Cultura digital

4-    Responsabilidade e cidadania.

 

Estudantes iram utilizar o caderno do aluno volume 3

Atividade mão na massa: 90 minutos

TEMA 1 – UNIVERSO – ELEMENTOS QUE O COMPÕEM

Para a próxima atividade precisaremos de algumas informações importantes sobre o Sistema Solar. Para isso, pesquise, na internet ou em livros, e preencha a tabela a seguir:

PLANETA

DIÂMETRO

 (km)

DISTÂNCIA DO SOL (milhões de km)

PERÍODO DA ÓRBITA (em relação à Terra)

Mercúrio

 

 

 

Vênus

 

 

 

Terra

 

 

 

Marte

 

 

 

Júpiter

 

 

 

Saturno

 

 

 

Urano

 

 

 

Netuno

 

 

 

Observando a tabela, você consegue perceber que existem planetas maiores que outros, alguns mais próximos ao Sol e com diferentes períodos orbitais. Mas você consegue imaginar essas diferenças de forma concreta? Nesta atividade, vamos visualizar os tamanhos dos planetas comparados ao Sol.

Para isso, sigam as orientações do seguinte vídeo: https://youtu.be/obXOcqEWf-c , utilizem os seguintes materiais: papel alumínio, jornais usados, 1 balão de aniversário tamanho grande (amarelo, de preferência) e barbante.

a) Sabendo que o Sol tem um diâmetro de aproximadamente 1.400.000 km, vamos considerar, para efeito de cálculo, que seu diâmetro seja de 80 cm. Mediante esses dados, calcule o “novo” diâmetro dos planetas pesquisados e desenhe-as em um papel em branco;

b) Faça bolinhas com papel alumínio para representar os planetas. Para fazer Júpiter e Saturno é melhor amassar jornal e sobre este colocar o papel alumínio, que prende o jornal e ajuda a amassar mais para chegar ao volume correspondente aos discos desenhados;

c) Para representar o Sol, uma opção é usar um balão de aniversário tamanho grande (amarela, de preferência). Depois, é só encher o balão no tamanho certo, usando um pedaço de barbante de comprimento (C) igual a 2,51 m, com as pontas amarradas, pois, C = 3,14 D, sendo D = 80 cm (o diâmetro que o balão deve ter). À medida que o balão vai enchendo (na saída de ar do aspirador de pó, por exemplo), colocar o barbante no seu equador até que o barbante circunde, perfeitamente, o balão. É fundamental que o barbante seja posicionado no equador (meio) do balão durante o enchimento, pois, se ele ficar acima ou abaixo do equador do balão, ele poderá estourar;

d) Compare, agora, as dimensões dos planetas e do Sol.

e) Coloque os planetas em ordem de distância do Sol.

 f) Utilizando 2 cm como a distância do Sol e de Mercúrio, calcule a proporção da distância dos demais planetas e monte o Sistema Solar na sala.

 

Avaliação:

Resolução da atividade 1 com leitura e interpretação das questões, mediante ao auxílio da professora por meio de e-mail, grupos do zap e chat do centro de mídias.

RESPONDER  NO CADERNO OU NO WORD, COLOCANDO A RESOLUÇÃO DE CADA QUESTÃO, TIRAR FOTO DO EXPERIMENTO  E QUEM FIZER NO CADERNO E MANDAR NO EMAIL: elisangelasoler@prof.educacao.sp.gov.br, ESSAS ATIVIDADE  ESTA NO CADERNO DO ALUNO VOL.3.

Os estudantes que não tenham acesso ao computador/ internet, a atividade pode ser entregue no retorno as aulas ou encaminhem para UE.

 

SUGESTÃO DE MATERIAL DE APOIO:

Aula do centro de mídia do dia 04/08/2020 https://youtu.be/LbC-LQR9gEk

Aula do centro de mídias do dia 11/08/2020 https://youtu.be/CZ4yOdIOX-4

Aula do centro de mídias do dia 18/08/2020 https://youtu.be/KGjcindVlh8

Aula do centro de mídias do dia 01/09/2020 https://youtu.be/XY-IuAs0gxM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ROTEIRO DE ATIVIDADE - TECNOLOGIA E INOVAÇÃO - 7º ANO D - PROFESSORA ANDREIA DOS SANTOS

Joao de Almeida História 8 C e D roteiro do 4 bimestre

Roteiro da eletiva O MARAVILHOSO MUNDO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS - 7C professora Liliane