ROTEIRO DE MATEMÁTICA - 8º ANO C - PROFESSORA ELISANGELA NUNES

 Roteiro de Recuperação e Aprofundamento

Referente a semana dos dias 21/09 á 02/10

 

Professora: Elisangela de Oliveira Nunes Fernandes

Componente Curricular: Matemática 

Série: 8º ano C

Email: nunesfernandes@prof.educacao.sp.gov.br

Código da Turma: vdzvkus

Unidade Temática: Triângulos : Seus Lados e Seus Ângulos

Números de aulas: 3 + 3(CMSP) 

Habilidades: [EF07MA24] Identificar propriedades de triângulos pela comparação de medidas de lados e ângulos.

Objetivos: • identificação de que um triângulo só existe mediante condições para as medidas de seus lados e de seus ângulos; 

• reconhecimento de que há modos experimentais de validar propriedades do triangulo – soma dos ângulos internos e soma dos ângulos externos. 

• leitura da representação geométrica como fonte de informações sobre as formas, seus lados e seus ângulos.

Competências Gerais BNCC: Conhecimento

Atividades 

Nome do aluno:

Série:

Questão disparadora: (30 minutos) 

Orientações: Instigar os alunos a desenvolverem suas hipóteses e argumentos com relação ao título da aula, com o objetivo de analisar seus conhecimentos.

O que é um triângulo? Quantos lados tem um triângulo?

Vocês concordam que o desenho é um triângulo?

Mão na massa: (90 minutos)

ATIVIDADE 1:  QUAISQUER TRÊS SEGMENTOS FORMAM UM TRIÂNGULO?

 

 

O que é possível afirmar sobre as medidas de comprimento dos palitos coloridos em relação ao palito preto, em cada caso? Desenho1:______________________________________________________ 

Desenho 2: ______________________________________________________ 

DESAFIO 1: A partir de sua descoberta anterior, analisando apenas as medidas de comprimento apresentadas, assinale com quais dos grupos de segmentos é possível desenhar um triângulo. 

Grupo 1: 10,5 cm , 8,2 cm e 7,5 cm.          Grupo 4: 3 cm , 4 cm e 5 cm. 

Grupo 2: 9 cm , 4 cm e 3,7 cm.                  Grupo 5: 6 cm, 10 cm e 12 cm. 

Grupo 3: 2,4 cm , 3,6 cm e 6 cm.               Grupo 6: 8 cm , 20 cm e 10 cm

Sistematização: (15 minutos)

- Encaminhar as atividades realizada no meu email nunesfernandes@prof.educacao.sp.gov.br ou classroom, não enviar no whatssaps devido estar sem memória. 

- As dúvidas e orientações será o horário da manhã na segunda feira, terça feira, quarta feira e sexta feira via aplicativos ( chat do aplicativo CMSP ou whatssaps) 

- As devolutivas serão feitas individualmente (poderá ser por email, google sala de aula, whatssaps...) 

- Entregar até o dia 02/10 

Observação: Assistam as aulas no Centro de Mídia e façam as anotações no caderno...

Logo abaixo os links das aulas (135 minutos)

https://youtu.be/mvD2UTKdhZ0

https://youtu.be/IAC7rcyCH1E

https://youtu.be/Ai8Y00TiNbM

 

Avaliação: Participação e interação no desenvolvimento das atividades. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ROTEIRO DE ATIVIDADE - TECNOLOGIA E INOVAÇÃO - 7º ANO D - PROFESSORA ANDREIA DOS SANTOS

Joao de Almeida História 8 C e D roteiro do 4 bimestre

Roteiro da eletiva O MARAVILHOSO MUNDO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS - 7C professora Liliane