Roteiro de atividade de matemática 8° ano A e B - Professora Elisângela Soler
ROTEIRO DE APRENDIZAGEM – 5 – 3° bimestre
Semana
do dia 14 a 18 de setembro de 2020
PROFESSOR
(A): ELISANGELA
SOLER DE OLIVEIRA LIMA
EMAIL: elisangelasoler@prof.educacao.sp.gov.br
Código
do google sala de aula: 8° ano A: dazagbv / 8° ano B: aviguqi
DISCIPLINA:
Matemática TURMA: 8° A e B
TEMPO
ESTIMADO: 3 aulas
+ 3 CMSP
UNIDADE TEMÁTICA: Álgebra
HABILIDADES DO CURRÍCULO PAULISTA
(EF08MA06)
Resolver e elaborar situações-problema que envolvam cálculo do valor numérico
de expressões algébricas, utilizando as propriedades das operações.
COMPETÊNCIAS GERAIS DA BNCC:
1-
Conhecimento;
2-
Cultura digital;
3-
Empatia e cooperação;
4-
Responsabilidade e cidadania.
Os alunos irão utilizar o caderno do aluno do
3° bimestre, como apoio para desenvolver as atividades que aqui serão
propostas, a fim de contemplar as habilidades para o terceiro bimestre.
Atividade1
- Atividade disparadora: (45 minutos)
ÁLGEBRA
E O CONTEXTO GEOMÉTRICO
1.1 Cláudia
está fazendo uma reforma e comprou duas placas retangulares para colocar na
parede e fazer uma decoração. Ela vai precisar juntar as duas placas para que
seu projeto dê certo. Ao juntar as duas placas, sem sobrepô-las e sem deixar
espaços entre elas, quais serão as novas medidas de comprimento e largura, de
acordo com as indicações da figura abaixo?
1.2
Para fazer a decoração, ela usará gesso no contorno da placa. Expresse a medida
desse contorno com uma expressão algébrica.
1.3
Um fazendeiro, preocupado em não danificar o solo e fazer o plantio de café de
forma correta, contratou um engenheiro agrônomo para avaliar a área que tinha
disponível para a plantação, em formato de um retângulo. O engenheiro percebeu
que, para aquele terreno, as medidas dos lados podiam ser representadas por x²
+ 6 e x². Sabendo que x = 12 m, determine a área da plantação.
Atividade 2 - Mão na Massa:
(45 minutos)
CONTEXTO
ALGÉBRICO
2.1
Em companhia de um colega de turma, escreva as possíveis maneiras de escrever
os resultados para:
a)
O triplo de um número adicionado a sua terça parte.
b)
O cubo de um número adicionado a 5.
c) A diferença entre um número elevado a
quarta potência e seu dobro.
d) O quadrado da diferença de dois números.
e)
O produto da quinta parte de um número pelo seu antecessor.
2.2
Em uma gincana de matemática, cada candidato sorteou uma expressão algébrica.
Em seguida, foram sorteados os valores de x e de y para que resolvessem suas
expressões e, ganharia a gincana quem obtivesse o maior número de rodadas
vencidas, sendo que a cada rodada, vence o jogador que obtiver o maior resultado.
Descubra quem foi o vencedor da gincana de matemática resolvendo as expressões
algébricas abaixo:
2.3
Descubra a regularidade que existe na tabela a seguir e complete os espaços
vazios. Depois, escreva uma expressão algébrica que representa essa regularidade.
Avaliação:
Resolução das atividades 1 e 2 com leitura e interpretação das
questões, mediante ao auxílio da professora por meio de e-mail e aplicativo
google meet.
RESPONDER NO CADERNO, COLOCANDO A RESOLUÇÃO DE CADA
QUESTÃO, TIRAR FOTO E MANDAR NO EMAIL: elisangelasoler@prof.educacao.sp.gov.br
Os estudantes que não tenham acesso ao computador/
internet, a atividade pode ser entregue no retorno as aulas ou encaminhem para
UE.
SUGESTÃO DE VÍDEO PARA APOIO:
Aula do centro de mídias do dia 03/08/2020 https://youtu.be/yw4buv1-1cM
Aula do centro de mídias do dia 04/08/2020 https://youtu.be/q9m0iAfx2Ik
Aula do centro de mídias do dia 05/08/2020 https://youtu.be/iKDX-Y_DYA8
Aula do centro de mídias do dia 10/08/2020 https://youtu.be/9ZbVXr5TBnc
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