Roteiro de atividade de matemática 8° ano A e B - Professora Elisângela Soler

 ROTEIRO DE APRENDIZAGEM – 5 – 3° bimestre

Semana do dia 14 a 18 de setembro de 2020

PROFESSOR (A): ELISANGELA SOLER DE OLIVEIRA LIMA

EMAIL: elisangelasoler@prof.educacao.sp.gov.br

Código do google sala de aula: 8° ano A: dazagbv / 8° ano B: aviguqi

DISCIPLINA: Matemática                                              TURMA:  8° A e B

TEMPO ESTIMADO: 3 aulas + 3 CMSP

UNIDADE TEMÁTICA: Álgebra

HABILIDADES DO CURRÍCULO PAULISTA

(EF08MA06) Resolver e elaborar situações-problema que envolvam cálculo do valor numérico de expressões algébricas, utilizando as propriedades das operações.

COMPETÊNCIAS GERAIS DA BNCC:

1-    Conhecimento;

2-    Cultura digital;

3-    Empatia e cooperação;

4-    Responsabilidade e cidadania.

Os alunos irão utilizar o caderno do aluno do 3° bimestre, como apoio para desenvolver as atividades que aqui serão propostas, a fim de contemplar as habilidades para o terceiro bimestre.

Atividade1 - Atividade disparadora: (45 minutos)

ÁLGEBRA E O CONTEXTO GEOMÉTRICO

1.1 Cláudia está fazendo uma reforma e comprou duas placas retangulares para colocar na parede e fazer uma decoração. Ela vai precisar juntar as duas placas para que seu projeto dê certo. Ao juntar as duas placas, sem sobrepô-las e sem deixar espaços entre elas, quais serão as novas medidas de comprimento e largura, de acordo com as indicações da figura abaixo?



1.2 Para fazer a decoração, ela usará gesso no contorno da placa. Expresse a medida desse contorno com uma expressão algébrica.

1.3 Um fazendeiro, preocupado em não danificar o solo e fazer o plantio de café de forma correta, contratou um engenheiro agrônomo para avaliar a área que tinha disponível para a plantação, em formato de um retângulo. O engenheiro percebeu que, para aquele terreno, as medidas dos lados podiam ser representadas por x² + 6 e x². Sabendo que x = 12 m, determine a área da plantação.

 

Atividade 2 - Mão na Massa: (45 minutos)

CONTEXTO ALGÉBRICO

2.1 Em companhia de um colega de turma, escreva as possíveis maneiras de escrever os resultados para:

a) O triplo de um número adicionado a sua terça parte.

b) O cubo de um número adicionado a 5.

 c) A diferença entre um número elevado a quarta potência e seu dobro.

 d) O quadrado da diferença de dois números.

e) O produto da quinta parte de um número pelo seu antecessor.

 

2.2 Em uma gincana de matemática, cada candidato sorteou uma expressão algébrica. Em seguida, foram sorteados os valores de x e de y para que resolvessem suas expressões e, ganharia a gincana quem obtivesse o maior número de rodadas vencidas, sendo que a cada rodada, vence o jogador que obtiver o maior resultado. Descubra quem foi o vencedor da gincana de matemática resolvendo as expressões algébricas abaixo:



 

2.3 Descubra a regularidade que existe na tabela a seguir e complete os espaços vazios. Depois, escreva uma expressão algébrica que representa essa regularidade.



Avaliação:

Resolução das atividades 1 e 2 com leitura e interpretação das questões, mediante ao auxílio da professora por meio de e-mail e aplicativo google meet.

RESPONDER  NO CADERNO, COLOCANDO A RESOLUÇÃO DE CADA QUESTÃO, TIRAR FOTO E MANDAR NO EMAIL: elisangelasoler@prof.educacao.sp.gov.br 

Os estudantes que não tenham acesso ao computador/ internet, a atividade pode ser entregue no retorno as aulas ou encaminhem para UE.

 

SUGESTÃO DE VÍDEO PARA APOIO

Aula do centro de mídias do dia 03/08/2020 https://youtu.be/yw4buv1-1cM

Aula do centro de mídias do dia 04/08/2020 https://youtu.be/q9m0iAfx2Ik

Aula do centro de mídias do dia 05/08/2020 https://youtu.be/iKDX-Y_DYA8

Aula do centro de mídias do dia 10/08/2020 https://youtu.be/9ZbVXr5TBnc

Aula do centro de mídias do dia 11/08/2020 https://youtu.be/jlqokGveeU8

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