Atividade de Língua Portuguesa - 6º A, B e C - Prof.ª Marcia Morgado

 

 

ROTEIRO DE APRENDIZAGEM

Data: 14 à 18 de setembro                                       PROFESSOR (A) :  Marcia Morgado

EMAIL: marciamorg0@gmail.com

DISCIPLINA: Língua Portuguesa                                                    TURMA:  6º A, B e C

UNIDADE TEMÁTICA: Variedades linguísticas, linguagem formal e não formal.

COMPETÊNCIAS: Conhecimento, pensamento científico, crítico e criativo, repertório cultural, cultura digital.

HABILIDADES:

H19 – Identificar em um texto, marcas relativas à variação linguística, no que diz respeito às diferenças entre a linguagem oral e escrita, do ponto de vista do léxico, da morfologia ou da sintaxe.

H01 – Identificar a finalidade de um texto, mobilizando conhecimentos prévios sobre o formato gênero, tema ou assunto.

H23 – Identificar o conflito gerador de uma narrativa literária, considerando marcas explícitas no enunciado.

 

Recursos :

CMSP, blog, e-mail, whatsappp, classroon e Aprender Sempre vol. 2 – páginas 2 a 6

Tempo:

3 aulas (135  minutos ) para leitura dos textos;

3 aulas – (135 minutos) para realização dos exercícios;


OBS.: As questões da atividade a seguir encontram-se no material “Aprender Sempre” – Vol. 2 – páginas 2 a 6




 1.    Observe a imagem¹ a seguir:


Cara, se tipo assim,

o seu filho escrever como fala

ele tá ferrado

 

2     2 -Agora, registre as respostas nas linhas abaixo de cada pergunta.

 

a. Quem pode ter escrito esse bilhete?



 b. Por que alguém escreveria esse bilhete?

 

 

c. A quem esse bilhete se destina?

 

 

d. Qual é a mensagem do bilhete?

 


  

1.    3 - Leia o poema² e, a seguir, responda às questões que seguem.

 

Vício na fala

Para dizerem milho dizem mio

Para dizerem melhor dizem mió

Para dizerem pior dizem pió

Para dizerem telha dizem teia

Para dizerem telhado dizem teiado

E vão fazendo telhados.

 

Questões propostas:

Quais palavras são consideradas variações de linguagem

 

 

Esse vocabulário é mais usado no meio rural ou urbano?

 

 

É possível ouvir pessoas nas cidades usando essas variantes?

 

 

² Disponível em: https://www.recantodasletras.com.br/cronicas/1893179. Acesso em 12 fev. 2020.

 

 

1.  4 -  Leia o texto:

 

Assum Preto³

Tudo em vorta é só beleza

Sol de Abril e a mata em frô

Mas Assum Preto, cego dos óio

Num vendo a luz, ai, canta de dor

Mas Assum Preto, cego dos óio

Num vendo a luz, ai, canta de dor

Tarvez por ignorança

Ou mardade das pió

Furaro os óio do Assum Preto

Pra ele assim, ai, cantá mió

Furaro os óio do Assum Preto

Pra ele assim, ai, cantá mió

Assum Preto veve sorto

Mas num pode avuá

Mil vez a sina de uma gaiola

Desde que o céu, ai, pudesse oiá

Mil vez a sina de uma gaiola

Desde que o céu, ai, pudesse oiá

Assum Preto, o meu cantar

É tão triste como o teu

Também roubaro o meu amor

Que era a luz, ai, dos óios meus

Também roubaro o meu amor

Que era a luz, ai, dos óios meus

 

  

5. A leitura causou algum estranhamento? Há alguma palavra ou expressão que você desconhece?

Registre as suas impressões:

 

 


6. Com relação ao texto abaixo, retirado de um SMS, assinale a alternativa correta:

 

Vc viu como ele xegô em kza hj? Tôdu lascadu. blz!

 

a. não pode ser considerado um texto, visto que não cumpre sua função comunicativa.

b. não é um texto.

c. esse tipo de escrita é valorizado em todos os meios de comunicação.

d. cumpre sua função comunicativa, mas só deve ser utilizada situações informais como internet, celular etc.

 

7. Observe a imagem retirada do Facebook e marque a alternativa correta em relação à linguagem usada:



a. Pela linguagem utilizada pelos falantes, eles não conseguem se comunicar.

b. Esse modo de falar é totalmente inaceitável em qualquer situação, porque é linguagem matuta.

c. As personagens “Mainha e Junio” se comunicam de modo eficiente.

d. O texto não pertence à língua portuguesa.

 

 

8. Simulado Prova Brasil

 

MEU DIÁRIO

7 de julho

Pai é um negócio fogo, o meu, o do Toninho, do Mauro, do Joca, do Zé Luís e do Beto são mais ou menos.

O meu deixa jogar na rua, mas nada de chegar perto da avenida. O Toninho está terminantemente proibido

de ir ao bar do Seu Porfírio. O do Beto é bem bravo, só que nunca está em casa: por isso, o Beto é o maior

folgado e faz o que quer. Também, quando o pai chega, mixou a brincadeira. O do Joca é que nem o meu. O

do Zé Luís deixa, mas é obrigatório voltar às seis em ponto e o do Mauro às vezes deixa tudo, outras dá bronca

que Deus me livre, tudo na tal língua estrangeira que ele inventou.

(AZEVEDO, Ricardo. Nossa rua tem um problema. São Paulo: Paulinas, 1986).

 

No texto “MEU DIÁRIO”, frases como:

‘Pai é um negócio fogo...’

‘...o Beto é o maior folgado...’

‘...mixou a brincadeira. ’”

 

Indicam um tipo de linguagem utilizada mais por:

a. idosos.

b. crianças.

c. professores.

d. cientistas.

 

 

9. Leia o texto abaixo e, a seguir, responda.



Disponível em: http://depositodocalvin.blogspot.com.br/. Acesso: 13 fev. 2020.

 

 

De acordo com a tirinha, o último quadrinho revela que a mãe do menino está:

a. nervosa com os gritos do menino.

b. contrariada por ele ter-lhe desobedecido.

c. surpresa por ele ter atendido a seu pedido.

d. irritada por ele ter ido até a sala com os pés sujos.


 

Orientações:

Essa atividade está no “APRENDER SEMPRE” – LÍNGUA PORTUGUESA

Se preferir, você pode responder na própria Apostila (Aprender Sempre) ou no seu caderno de lição e me enviar as fotos das atividades feitas, pelo e-mail.

Não serão aceitas mais atividades envidas pelo whatsapp, devido falta de memória no celular.

Enviar até o dia 30 de setembro

Podem tirar suas dúvidas pelo whatsapp. 

 

  

 

1.    

 

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ROTEIRO DE ATIVIDADE - TECNOLOGIA E INOVAÇÃO - 7º ANO D - PROFESSORA ANDREIA DOS SANTOS

Joao de Almeida História 8 C e D roteiro do 4 bimestre

Roteiro da eletiva O MARAVILHOSO MUNDO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS - 7C professora Liliane