Atividade de Língua Portuguesa - 6º A, B e C - Prof.ª Marcia Morgado
ROTEIRO DE
APRENDIZAGEM
Data: 14 à 18 de setembro PROFESSOR (A) : Marcia Morgado
EMAIL:
marciamorg0@gmail.com
DISCIPLINA: Língua Portuguesa TURMA: 6º A, B e C
UNIDADE TEMÁTICA: Variedades linguísticas, linguagem
formal e não formal.
COMPETÊNCIAS: Conhecimento,
pensamento científico, crítico e criativo, repertório cultural, cultura
digital.
HABILIDADES:
H19 –
Identificar em um texto, marcas relativas à variação linguística, no que diz
respeito às diferenças entre a linguagem oral e escrita, do ponto de vista do
léxico, da morfologia ou da sintaxe.
H01 –
Identificar a finalidade de um texto, mobilizando conhecimentos prévios sobre o
formato gênero, tema ou assunto.
H23 –
Identificar o conflito gerador de uma narrativa literária, considerando marcas
explícitas no enunciado.
Recursos :
CMSP, blog,
e-mail, whatsappp, classroon e Aprender Sempre vol. 2 – páginas 2 a 6
Tempo:
3 aulas (135 minutos ) para leitura dos textos;
3 aulas – (135 minutos) para
realização dos exercícios;
OBS.: As questões da atividade
a seguir encontram-se no material “Aprender Sempre” – Vol. 2 – páginas 2 a 6
Cara, se tipo assim,
o seu filho escrever como
fala
ele tá ferrado
2 2 -Agora, registre as respostas nas linhas abaixo de cada
pergunta.
a. Quem
pode ter escrito esse bilhete?
b. Por que alguém escreveria esse bilhete?
c. A quem
esse bilhete se destina?
d. Qual é
a mensagem do bilhete?
1. 3 - Leia o poema² e, a seguir, responda às questões que seguem.
Vício
na fala
Para dizerem milho dizem
mio
Para dizerem melhor
dizem mió
Para dizerem pior dizem
pió
Para dizerem telha dizem
teia
Para dizerem telhado
dizem teiado
E vão fazendo telhados.
Questões propostas:
• Quais
palavras são consideradas variações de linguagem
• Esse
vocabulário é mais usado no meio rural ou urbano?
• É
possível ouvir pessoas nas cidades usando essas variantes?
² Disponível em: https://www.recantodasletras.com.br/cronicas/1893179. Acesso em 12 fev. 2020.
1. 4 - Leia o texto:
Assum Preto³
Tudo em vorta é só
beleza
Sol de Abril e a mata em
frô
Mas Assum Preto, cego
dos óio
Num vendo a luz, ai,
canta de dor
Mas Assum Preto, cego
dos óio
Num vendo a luz, ai,
canta de dor
Tarvez por ignorança
Ou mardade das pió
Furaro os óio do Assum
Preto
Pra ele assim, ai, cantá
mió
Furaro os óio do Assum
Preto
Pra ele assim, ai, cantá
mió
Assum Preto veve sorto
Mas num pode avuá
Mil vez a sina de uma
gaiola
Desde que o céu, ai,
pudesse oiá
Mil vez a sina de uma
gaiola
Desde que o céu, ai,
pudesse oiá
Assum Preto, o meu
cantar
É tão triste como o teu
Também roubaro o meu
amor
Que era a luz, ai, dos
óios meus
Também roubaro o meu
amor
Que era a luz, ai, dos
óios meus
5. A
leitura causou algum estranhamento? Há alguma palavra ou expressão que você
desconhece?
Registre
as suas impressões:
6. Com relação ao texto abaixo, retirado de um SMS, assinale a alternativa correta:
Vc viu como ele xegô em kza
hj? Tôdu lascadu. blz!
a. não
pode ser considerado um texto, visto que não cumpre sua função comunicativa.
b. não é
um texto.
c. esse
tipo de escrita é valorizado em todos os meios de comunicação.
d. cumpre sua função comunicativa, mas só deve ser utilizada
situações informais como internet, celular etc.
7. Observe a imagem retirada do Facebook e marque a alternativa correta em relação à linguagem usada:
a. Pela
linguagem utilizada pelos falantes, eles não conseguem se comunicar.
b. Esse
modo de falar é totalmente inaceitável em qualquer situação, porque é linguagem
matuta.
c. As
personagens “Mainha e Junio” se comunicam de modo eficiente.
d. O texto
não pertence à língua portuguesa.
8. Simulado
Prova Brasil
MEU DIÁRIO
7 de julho
Pai é um negócio fogo, o
meu, o do Toninho, do Mauro, do Joca, do Zé Luís e do Beto são mais ou menos.
O meu deixa jogar na
rua, mas nada de chegar perto da avenida. O Toninho está terminantemente
proibido
de ir ao bar do Seu
Porfírio. O do Beto é bem bravo, só que nunca está em casa: por isso, o Beto é
o maior
folgado e faz o que
quer. Também, quando o pai chega, mixou a brincadeira. O do Joca é que nem o
meu. O
do Zé Luís deixa, mas é
obrigatório voltar às seis em ponto e o do Mauro às vezes deixa tudo, outras dá
bronca
que Deus me livre, tudo
na tal língua estrangeira que ele inventou.
(AZEVEDO, Ricardo. Nossa rua
tem um problema. São Paulo: Paulinas, 1986).
No
texto “MEU DIÁRIO”, frases como:
‘Pai é um negócio
fogo...’
‘...o Beto é o maior
folgado...’
‘...mixou a brincadeira.
’”
Indicam
um tipo de linguagem utilizada mais por:
a. idosos.
b. crianças.
c. professores.
d. cientistas.
9. Leia o
texto abaixo e, a seguir, responda.
Disponível
em: http://depositodocalvin.blogspot.com.br/. Acesso:
13 fev. 2020.
De acordo com a tirinha,
o último quadrinho revela que a mãe do menino está:
a. nervosa
com os gritos do menino.
b. contrariada
por ele ter-lhe desobedecido.
c. surpresa
por ele ter atendido a seu pedido.
d. irritada por ele ter ido até a sala com os pés sujos.
Orientações:
Essa atividade está no “APRENDER SEMPRE” – LÍNGUA
PORTUGUESA
Se preferir, você pode responder na própria Apostila (Aprender
Sempre) ou no seu caderno de lição e me enviar as fotos das atividades feitas,
pelo e-mail.
Não serão aceitas mais atividades envidas pelo whatsapp,
devido falta de memória no celular.
Enviar até o dia 30 de setembro
Podem tirar suas dúvidas pelo whatsapp.
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