Roteiro de estudos de Língua Portuguesa - professora Liliane (2C e D)

 

ROTEIRO E ATIVIDADES A SEREM REALIZADAS EM CASA PELOS ALUNOS, DEVIDO A PANDEMIA DE CORONAVÍRUS

 

 2 EM 3º bimestre 24/09 à 01/10

Professor: Liliane de Oliveira M.

Área do conhecimento: Linguagens e Códigos

Disciplina: Língua Portuguesa

Séries: 2ºC e D

Data: 24/09 à 01/10

Use o Google Clasroon e ganhe 2 pontos a mais na sua média do 3º bimestre

Envie sua atividade por email: misquita@prof.educacao.sp.gov.br  ou entre no Clasroon

Código do 2º C: 7eubosc      Código do 2º D: g3feex6

 

Unidades Temáticas:

Romantismo X Realismo

Objetivo(s) da aprendizagem:

 

Conhecer o estilo literário Realismo, suas origens e influências e seu principal expoente no Brasil: Machado de Assis, a partir das atividades do caderno do aluno do 3º bimestre.

Habilidades do Currículo:

 

 

 

 

 

 

Habilidade da BNCC:

Relacionar a construção da subjetividade à expressão literária em textos do século XIX.

(EM13LP49) Perceber as peculiaridades estruturais e estilísticas de diferentes gêneros literários (a apreensão pessoal do cotidiano nas crônicas, a manifestação livre e subjetiva do eu lírico diante do mundo nos poemas, a múltipla perspectiva da vida humana e social dos romances, a dimensão política e social de textos da literatura marginal e da periferia etc.) para experimentar os diferentes ângulos de apreensão do indivíduo e do mundo pela literatura.

Habilidade essencial:

Elaborar estratégias de leitura, respeitando as diferentes características de gênero.

Metodologia:

Aula interativa via aplicativo Central de Mídias e Google sala de aula.

Desenvolvimento

Atividade  1:

Tempo previsto para a realização: 45 minutos

.

 

Retome alguns pontos interessantes destes slides ( verificar características da obra de José de Alencar )

OS SLIDES SERÃO ENVIADOS EM OUTRO ARQUIVO

 

Atividade 2:

Tempo previsto para a realização: 45 minutos

 

 

A partir dos conhecimentos adquiridos durante este bimestre responda as questões:

1. (ITA) O romance Senhora (1875) é uma das obras mais representativas da ficção de José de Alencar. Nesse livro, encontramos a formulação do ideal do amor romântico: o amor verdadeiro e absoluto, quando pode se realizar, leva ao casamento feliz e indissolúvel. Isso se confirma, nessa obra, pelo fato de:

a) o par romântico central — Aurélia e Seixas — se casar no início do romance, pois se apaixonam assim que se conhecem.
b) o amor de Aurélia e Seixas surgir imediatamente no primeiro encontro e permanecer intenso até o fim do livro, quando o casal se une efetivamente.
c) o casal Aurélia e Seixas precisar vencer os preconceitos  sócio econômicos  para se casar, pois ela é pobre e ele é rico.
d) a união efetiva só se realizar no final da obra, após a recuperação moral de Seixas, que o torna digno do amor de Aurélia.
e) o enriquecimento repentino de Aurélia possibilitar que ela se case com Seixas, fatos que são expostos logo no início do livro.

2. (UNIFESP) Leia o trecho a seguir, de José de Alencar.

Convencida de que todos os seus inúmeros apaixonados, sem exceção de um, a pretendiam unicamente pela riqueza, Aurélia reagia contra essa afronta, aplicando a esses indivíduos o mesmo estalão.
Assim costumava ela indicar o merecimento relativo de cada um dos pretendentes, dando-lhes certo valor monetário. Em linguagem financeira, Aurélia contava os seus adoradores pelo preço que razoavelmente poderiam obter no mercado matrimonial.

O romance Senhora, ilustrado pelo trecho:

a) representa o romance urbano de Alencar. A reação de ironia e desprezo com que Aurélia trata seus pretendentes, vistos sob a ótica do mercado matrimonial, tematiza o casamento como forma de ascensão social.
b) mescla o regionalismo e o indianismo, temas recorrentes na obra de Alencar. Nele, o escritor tematiza, com escárnio, as relações sentimentais entre pessoas de classes sociais distintas, em que o pretendente é considerado pelo seu valor monetário.
c) é obra ilustrativa do regionalismo romântico brasileiro. A história de Aurélia e de seus pretendentes mostra a concepção do amor, em linguagem financeira, como forma de privilégio monetário, além de explorar as relações extraconjugais.
d) denuncia as relações humanas, em especial as conjugais, como responsáveis por levar as pessoas à tristeza e à solidão dada a superficialidade e ao interesse com que elas se estabelecem. Trata-se de um romance urbano de Alencar.
e) tematiza o adultério e a prostituição feminina, representados pelo interesse financeiro como forma de se ascender socialmente. Essa obra explora tanto aspectos do regionalismo nacional como os valores da vida urbana.


3. (PUC-SP) A questão central, proposta no romance Senhora, de José de Alencar, é a do casamento. Considerando a obra como um todo, indique a alternativa que não condiz com o enredo do romance:

a)      O casamento é apresentado como uma transação comercial e, por isso, o romance estrutura-se em quatro partes: preço, quitação, posse, resgate.
b) Aurélia Camargo, preterida por Fernando Seixas, compra-o e ele, contumaz caça dote, sujeita-se ao constrangimento de uma união por interesse.
c) O casamento é só de fachada e a união não se consuma, visto que resulta de acordo no qual as aparências sociais devem ser mantidas.
d) A narrativa marca-se pelo choque entre o mundo do amor idealizado e o mundo da experiência degradante governado pelo dinheiro.
e) O romance gira em torno de intrigas amorosas, de desigualdade econômica, mas, com final feliz, porque, nele, o amor tudo vence.

 

Atividade  3:

Tempo previsto para a realização: 2 aulas de 45 minutos

.

 

4- (Mack) Vocês mulheres têm isso de comum com as flores, que umas são filhas da sombra e abrem com a noite, e outras são filhas da luz e carecem do Sol. Aurélia é como estas; nasceu para a riqueza. Quando admirava a sua formosura naquela salinha térrea de Santa Tereza, parecia-me que ela vivia ali exilada. Faltava o diadema, o trono, as galas, a multidão submissa; mas a rainha ali estava em todo o seu esplendor. Deus a destinara à opulência. Do texto depreende-se que

 

a) romances românticos regionalistas, como Senhora, exaltam a beleza natural feminina. 

b) os romances realistas de Aluísio Azevedo denunciam o artificialismo da beleza feminina.

c) as obras modernistas têm, entre outros, o objetivo de criticar a submissão da mulher à riqueza material. 

d) a linguagem descritiva dos escritores naturalistas caracteriza a sensualidade e a espiritualidade da mulher. 

e) a personagem feminina foi caracterizada sob a perspectiva idealizadora típica dos autores românticos. 

2-(UFRGS-RS) No romance O cortiço, de Aluísio Azevedo, a sintonia com os ideais naturalistas é acentuada pela seguinte característica básica da história.

 

a) personagem sobrepõe-se ao ambiente.

b) coletivo sobrepõe-se ao individual.

c) psicológico sobrepõe-se ao social.

d) trabalho sobrepõe-se ao capital

e) A força sobrepõe-se à razão.

 

Atividade 4:

 

 

Envio da atividade

USE O GOOGLE SALA DE AULA/ CLASROON

Veja como é simples:

Tutorial para entrar no sala de aula :

https://www.youtube.com/watch?v=VGfkq7hzG5k

tutorial para responder no google sala de aula:

https://www.youtube.com/watch?v=uqZokULsMC4

 

 

 

Recursos:

Entrega do material ( físico)

Disponibilização do material via wattsap, blog e facebook

Avaliação: 

Participação e realização da atividade.

Número de aulas que equivalem:

 

4 aulas de 45 minutos

Instrumentos para verificação da aprendizagem:

Participação nos diversos meios disponibilizado aos estudantes, bem como a entrega das atividades do caderno do aluno e pesquisa.

Referências:

SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Currículo Paulista do Estado de São Paulo: SEDUC, 2019. Secretaria da Educação. São Paulo – SP. SÃO PAULO FAZ ESCOLA. Vol. 1. Versão Estendida. Ensino Fundamental Anos Finais. Currículo Paulista do Estado de São Paulo: SEDUC, 2019.Secretaria da Educação. São Paulo –' SP. Proposta Curricular do Estado de São Paulo: Língua Portuguesa / Coord. Maria Inês Fini. – São Paulo: SEE, 2008. ISBN 978-85-61400-11-8. 1. Língua Portuguesa (Ensino Fundamental e Médio) – Estudo e ensino. I. Fini, Maria Inês. II. São Paulo (Estado) Secretaria da Educação

 

Fonte: Documento Orientador Atividades escolares não presenciais. Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Página 17/60.

 


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