Roteiro de estudos de Língua Portuguesa - professora Liliane (2C e D)
ROTEIRO E ATIVIDADES A SEREM REALIZADAS EM CASA
PELOS ALUNOS, DEVIDO A PANDEMIA DE CORONAVÍRUS
2 EM 3º
bimestre 24/09 à 01/10
Professor: Liliane de
Oliveira M. |
Área do conhecimento:
Linguagens e Códigos |
Disciplina: Língua Portuguesa |
Séries: 2ºC e D |
Data: 24/09 à 01/10 |
Use o
Google Clasroon e ganhe 2 pontos a mais na sua média do 3º bimestre |
Envie sua atividade
por email: misquita@prof.educacao.sp.gov.br ou entre no Clasroon |
Código do
2º C: 7eubosc Código do 2º D: g3feex6 |
Unidades Temáticas: |
Romantismo X Realismo |
Objetivo(s) da
aprendizagem: |
Conhecer o estilo
literário Realismo, suas origens e influências e seu principal expoente no
Brasil: Machado de Assis, a partir das atividades do caderno do aluno do 3º
bimestre. |
Habilidades do
Currículo: Habilidade da BNCC: |
Relacionar a construção da subjetividade à expressão literária
em textos do século XIX. (EM13LP49) Perceber as peculiaridades estruturais e
estilísticas de diferentes gêneros literários (a apreensão pessoal do
cotidiano nas crônicas, a manifestação livre e subjetiva do eu lírico diante
do mundo nos poemas, a múltipla perspectiva da vida humana e social dos
romances, a dimensão política e social de textos da literatura marginal e da
periferia etc.) para experimentar os diferentes ângulos de apreensão do
indivíduo e do mundo pela literatura. |
Habilidade essencial: |
Elaborar
estratégias de leitura, respeitando as diferentes características de gênero. |
Metodologia: |
Aula interativa via aplicativo Central de
Mídias e Google sala de aula. |
Desenvolvimento Atividade 1: Tempo previsto para a realização: 45 minutos . |
Retome alguns pontos
interessantes destes slides ( verificar características da obra de José de
Alencar ) OS SLIDES SERÃO ENVIADOS EM OUTRO ARQUIVO |
Atividade 2: Tempo previsto para a realização: 45 minutos |
A
partir dos conhecimentos adquiridos durante este bimestre responda as
questões: 1. (ITA) O romance Senhora (1875) é uma das obras mais
representativas da ficção de José de Alencar. Nesse livro, encontramos a
formulação do ideal do amor romântico: o amor verdadeiro e absoluto, quando
pode se realizar, leva ao casamento feliz e indissolúvel. Isso se confirma,
nessa obra, pelo fato de: a) o par
romântico central — Aurélia e Seixas — se casar no início do romance, pois se
apaixonam assim que se conhecem. 2. (UNIFESP) Leia o trecho a seguir, de José de Alencar. Convencida de
que todos os seus inúmeros apaixonados, sem exceção de um, a pretendiam
unicamente pela riqueza, Aurélia reagia contra essa afronta, aplicando a
esses indivíduos o mesmo estalão. O romance Senhora, ilustrado pelo trecho: a)
representa o romance urbano de Alencar. A reação de ironia e desprezo com que
Aurélia trata seus pretendentes, vistos sob a ótica do mercado matrimonial,
tematiza o casamento como forma de ascensão social.
a)
O casamento é
apresentado como uma transação comercial e, por isso, o romance estrutura-se
em quatro partes: preço, quitação, posse, resgate. |
Atividade 3: Tempo previsto para a realização: 2 aulas de 45 minutos . |
4- (Mack) Vocês
mulheres têm isso de comum com as flores, que umas são filhas da sombra e
abrem com a noite, e outras são filhas da luz e carecem do Sol. Aurélia é
como estas; nasceu para a riqueza. Quando admirava a sua formosura naquela
salinha térrea de Santa Tereza, parecia-me que ela vivia ali exilada. Faltava
o diadema, o trono, as galas, a multidão submissa; mas a rainha ali estava em
todo o seu esplendor. Deus a destinara à opulência. Do texto depreende-se que a) romances românticos
regionalistas, como Senhora, exaltam a beleza natural feminina. b) os romances realistas de Aluísio
Azevedo denunciam o artificialismo da beleza feminina. c) as obras modernistas têm, entre
outros, o objetivo de criticar a submissão da mulher à riqueza
material. d) a linguagem descritiva dos
escritores naturalistas caracteriza a sensualidade e a espiritualidade da
mulher. e) a personagem feminina foi
caracterizada sob a perspectiva idealizadora típica dos autores
românticos. 2-(UFRGS-RS) No romance O cortiço, de Aluísio Azevedo, a sintonia com os ideais
naturalistas é acentuada pela seguinte característica básica da história. a) personagem sobrepõe-se ao
ambiente. b) coletivo sobrepõe-se ao
individual. c) psicológico sobrepõe-se ao
social. d) trabalho sobrepõe-se ao capital e) A força sobrepõe-se à razão. |
Atividade 4: |
USE O GOOGLE SALA
DE AULA/ CLASROON Veja como é simples: Tutorial para entrar
no sala de aula : https://www.youtube.com/watch?v=VGfkq7hzG5k tutorial para
responder no google sala de aula: https://www.youtube.com/watch?v=uqZokULsMC4 |
Recursos: |
Entrega do
material ( físico) Disponibilização
do material via wattsap, blog e facebook |
Avaliação: |
Participação e realização da
atividade. |
Número de aulas que
equivalem: |
4 aulas de 45
minutos |
Instrumentos para verificação da aprendizagem: |
Participação nos
diversos meios disponibilizado aos estudantes, bem como a entrega das
atividades do caderno do aluno e pesquisa. |
Referências: |
SÃO PAULO
(Estado). Secretaria da Educação. Currículo Paulista do Estado de São Paulo:
SEDUC, 2019. Secretaria da Educação. São Paulo – SP. SÃO PAULO FAZ ESCOLA.
Vol. 1. Versão Estendida. Ensino Fundamental Anos Finais. Currículo Paulista
do Estado de São Paulo: SEDUC, 2019.Secretaria da Educação. São Paulo –' SP.
Proposta Curricular do Estado de São Paulo: Língua Portuguesa / Coord. Maria
Inês Fini. – São Paulo: SEE, 2008. ISBN 978-85-61400-11-8. 1. Língua Portuguesa
(Ensino Fundamental e Médio) – Estudo e ensino. I. Fini, Maria Inês. II. São
Paulo (Estado) Secretaria da Educação |
Fonte: Documento Orientador Atividades escolares
não presenciais. Secretaria da
Educação do Estado de São Paulo. Página 17/60.
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