ROTEIRO DE MATEMÁTICA - 1º ANO A - PROFESSORA ELISANGELA NUNES

 Roteiro de Recuperação e Aprofundamento

Referente a semana dos dias 21/09 á 02/10

 

Professora: Elisangela de Oliveira Nunes Fernandes

Componente Curricular: Matemática 

Série: 1º ano A

Email: nunesfernandes@prof.educacao.sp.gov.br

Código da Turma: kbry3ew

Unidade Temática: Equação polinomial do 1º grau 

Números de aulas: 3 + 2(CMSP) 

Habilidades: (EF07MA18) Resolver e elaborar problemas que possam ser representados por equações polinomiais de 1º grau, redutíveis à forma ax + b = c, fazendo uso das propriedades da igualdade.

Competências Gerais BNCC: Conhecimento

Atividades

Nome do aluno:

Série:

Questão disparadora: (30 minutos) 

Orientações: Instigar os alunos a desenvolverem suas hipóteses e argumentos com relação ao título da aula, com o objetivo de analisar seus conhecimentos.

 - Qual é o significado das incógnitas numa expressão algébrica?
 - Qual é o significado das incógnitas na equação?
 - Como podemos diferenciar as expressões algébricas das equações?

Mão na massa: (90 minutos)

Atividade 1: Organize os itens abaixo em um quadro, separando-os em: expressão numérica, expressão algébrica e equação do 1º grau.

 Atividade 2: Expresse algebricamente ou na linguagem simbólica da matemática as seguintes sentenças, como nos ítens “a e b”.: 

a. Três, menos um: 

3 - 1 

b. O dobro de um número mais cinco é igual a 8: 

2x ÷ 6

c. Um número dividido por seis: 

d. Um número adicionado com quatro é igual a treze: 

e. O quádruplo de um número subtraído nove:

 f. Sete mais dez menos dois:

Atividade 3: 

1. Resolva os seguintes problemas: 

Observe a situação a seguir e resolva usando o que aprendeu sobre a equação do 1º grau. 

Cauê vai viajar e precisa alugar um carro. Depois de pesquisar alguns preços na internet, ele encontrou uma promoção com o seguinte anuncio: “Alugue um carro conosco e pague apenas $ 120,00 a diária, mais $ 2,00 por quilômetro rodado”. 

a. Considerando “x” como quilômetro rodado e V como valor da locação, escreva uma equação que represente essa situação. 

 b. Imagine que Cauê precisa rodar 90 km em um dia, qual será o valor que ele vai gastar em um dia de locação? 

c. Cauê decidiu ficar 3 dias viajando. Ao retornar, ele percebeu que rodou exatos 215 km. Qual foi o valor da locação para essa situação?

Sistematização: (15 minutos)

- Encaminhar as atividades realizada no meu email nunesfernandes@prof.educacao.sp.gov.br ou classroom, não enviar no whatssaps devido estar sem memória. 

- As dúvidas e orientações será o horário da manhã na segunda feira, terça feira e sexta feira via aplicativos ( chat do aplicativo CMSP ou whatssaps) 

- As devolutivas serão feitas individualmente (poderá ser por email, google sala de aula, whatssaps...) 

- Entregar até o dia 02/10

Observação: Assistam as aulas no Centro de Mídia e façam as anotações no caderno...

Logo abaixo os links das aulas (90 minutos)

https://youtu.be/JQtmPyrs3Pk

https://youtu.be/-n8rZwVLkIA

 

Avaliação: Participação e interação no desenvolvimento das atividades. 

 


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