ROTEIRO DE MATEMÁTICA - 1º ANO A - PROFESSORA ELISANGELA NUNES
Roteiro de Recuperação e Aprofundamento
Referente a semana dos dias 21/09 á 02/10
Professora: Elisangela de Oliveira Nunes Fernandes
Componente Curricular: Matemática
Série: 1º ano A
Email: nunesfernandes@prof.educacao.sp.gov.br
Código da Turma: kbry3ew
Unidade Temática: Equação polinomial do 1º grau
Números de aulas: 3 + 2(CMSP)
Habilidades: (EF07MA18) Resolver e elaborar problemas que possam ser representados por equações polinomiais de 1º grau, redutíveis à forma ax + b = c, fazendo uso das propriedades da igualdade.
Competências Gerais BNCC: Conhecimento
Atividades
Nome do aluno:
Série:
Questão disparadora: (30 minutos)
Orientações: Instigar os alunos a desenvolverem suas hipóteses e argumentos com relação ao título da aula, com o objetivo de analisar seus conhecimentos.
- Qual é o significado das incógnitas numa expressão algébrica?
- Qual é o significado das incógnitas na equação?
- Como podemos diferenciar as expressões algébricas das equações?
Mão na massa: (90 minutos)
Atividade 1: Organize os itens abaixo em um quadro, separando-os em: expressão numérica, expressão algébrica e equação do 1º grau.
Atividade 2: Expresse algebricamente ou na linguagem simbólica da matemática as seguintes sentenças, como nos ítens “a e b”.:
a. Três, menos um:
3 - 1
b. O dobro de um número mais cinco é igual a 8:
2x ÷ 6
c. Um número dividido por seis:
d. Um número adicionado com quatro é igual a treze:
e. O quádruplo de um número subtraído nove:
f. Sete mais dez menos dois:
Atividade 3:
1. Resolva os seguintes problemas:
Observe a situação a seguir e resolva usando o que aprendeu sobre a equação do 1º grau.
Cauê vai viajar e precisa alugar um carro. Depois de pesquisar alguns preços na internet, ele encontrou uma promoção com o seguinte anuncio: “Alugue um carro conosco e pague apenas $ 120,00 a diária, mais $ 2,00 por quilômetro rodado”.
a. Considerando “x” como quilômetro rodado e V como valor da locação, escreva uma equação que represente essa situação.
b. Imagine que Cauê precisa rodar 90 km em um dia, qual será o valor que ele vai gastar em um dia de locação?
c. Cauê decidiu ficar 3 dias viajando. Ao retornar, ele percebeu que rodou exatos 215 km. Qual foi o valor da locação para essa situação?
Sistematização: (15 minutos)
- Encaminhar as atividades realizada no meu email nunesfernandes@prof.educacao.sp.gov.br ou classroom, não enviar no whatssaps devido estar sem memória.
- As dúvidas e orientações será o horário da manhã na segunda feira, terça feira e sexta feira via aplicativos ( chat do aplicativo CMSP ou whatssaps)
- As devolutivas serão feitas individualmente (poderá ser por email, google sala de aula, whatssaps...)
- Entregar até o dia 02/10
Observação: Assistam as aulas no Centro de Mídia e façam as anotações no caderno...
Logo abaixo os links das aulas (90 minutos)
Avaliação: Participação e interação no desenvolvimento das atividades.
Comentários
Postar um comentário