Roteiro de matemática - 8° anos A e B - Professora Elisângela Soler

 

ROTEIRO DE APRENDIZAGEM – 3 – 3° bimestre

Semana do dia 31 de agosto a 4 de setembro de 2020

PROFESSOR (A): ELISÂNGELA SOLER DE OLIVEIRA LIMA

EMAIL: elisangelasoler@prof.educacao.sp.gov.br

Código do google sala de aula: 8° ano A: dazagbv / 8° ano B: aviguqi

DISCIPLINA: Matemática                                              TURMA:  8° A e B

TEMPO ESTIMADO: 3 aulas + 3 CMSP

UNIDADE TEMÁTICA: Álgebra

HABILIDADES DO CURRÍCULO PAULISTA

(EF08MA06) Resolver e elaborar situações-problema que envolvam cálculo do valor numérico de expressões algébricas, utilizando as propriedades das operações.

COMPETÊNCIAS GERAIS DA BNCC:

1-    Conhecimento;

2-    Cultura digital;

3-    Empatia e cooperação;

4-    Responsabilidade e cidadania.

Os alunos irão utilizar o caderno do aluno do 3° bimestre, como apoio para desenvolver as atividades que aqui serão propostas, a fim de contemplar as habilidades para o terceiro bimestre.

Atividade1 - Atividade disparadora: (45 minutos)

ÁLGEBRA E CONTEXTOS I

Simone costura calças para uma confecção. Seu salário é composto de duas partes: uma fixa, no valor de R$ 900,00, e uma variável, que depende do número de calças costuradas.

Sabendo que ela recebe R$ 7,50 por calça costurada, preencha a tabela que permite o cálculo do salário de Simone a cada mês.

Explique como você calculou o salário de Simone.

a)      Existe uma forma para calcular o salário para qualquer costureira dessa confecção, uma vez que o cálculo segue o mesmo procedimento feito para Simone. Escreva a expressão algébrica que permita calcular o salário de cada costureira.

b)     Em um determinado mês, foram costuradas um total de 223 calças. Sabendo que na confecção trabalham 3 costureiras, calcule o valor que o dono da confecção gastou para o pagamento do salário das costureiras nesse mês.

c)      Elabore um problema que envolva a produção de produtos que possa ser expressa algebricamente. Troque com outro colega para que ele resolva o problema.

 

 

Atividade 2 - Mão na Massa: (45 minutos)

ÁLGEBRA E CONTEXTOS II

a)      Para comemorar o aniversário da cidade, uma empresa organizou um evento com várias atrações, como teatro, musical e brinquedos diversos. O ingresso para entrada custou R$ 35,00, e cada participante pagaria somente pelas atrações das quais participassem. Ana e seus quatro amigos se divertiram muito e, ao sair, pagaram pelas atrações das quais participaram. Ana participou de 3 atrações, Carlos foi a 5, Otavio escolheu apenas 2, Claudia participou de 5 e Jorge, de 6. Considerando que o valor para cada atração é único (R$ 7,00), quanto cada um gastou nesse evento com o valor pago pela entrada e pelas atrações? Construa uma tabela organizando o gasto de cada um.

b)     A fila para pagar parecia muito longa, mas todos foram atendidos rapidamente. Ana achou estranho, pois comentou que calcular o valor a ser pago individualmente seria demorado, porém Carlos disse que o atendimento foi rápido, porque a atendente utilizava uma fórmula para este cálculo. Pensando nisso, junte-se a um colega para descobrir um modo eficiente de calcular a despesa de cada participante. Explique como você encontrou a fórmula.

c)      A partir da expressão encontrada, determine o valor a ser pago para cada participante a seguir:

Avaliação:

Resolução das atividades 1 e 2 com leitura e interpretação das questões, mediante ao auxílio da professora por meio de e-mail e aplicativo google meet.

RESPONDER  NO CADERNO, COLOCANDO A RESOLUÇÃO DE CADA QUESTÃO, TIRAR FOTO E MANDAR NO EMAIL: elisangelasoler@prof.educacao.sp.gov.br 

Os estudantes que não tenham acesso ao computador/ internet, a atividade pode ser entregue no retorno as aulas ou encaminhem para UE.

 

SUGESTÃO DE VÍDEO PARA APOIO: 

Aula do centro de mídias do dia 03/08/2020 https://youtu.be/yw4buv1-1cM

Aula do centro de mídias do dia 04/08/2020 https://youtu.be/q9m0iAfx2Ik

Aula do centro de mídias do dia 05/08/2020 https://youtu.be/iKDX-Y_DYA8

Aula do centro de mídias do dia 10/08/2020 https://youtu.be/9ZbVXr5TBnc

 

 

 

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