Roteiro de matemática - 8° anos A e B - Professora Elisângela Soler
ROTEIRO
DE APRENDIZAGEM – 3 – 3° bimestre
Semana
do dia 31 de agosto a 4 de setembro de 2020
PROFESSOR
(A): ELISÂNGELA SOLER DE OLIVEIRA LIMA
EMAIL: elisangelasoler@prof.educacao.sp.gov.br
Código
do google sala de aula: 8° ano A: dazagbv / 8° ano B: aviguqi
DISCIPLINA:
Matemática TURMA: 8° A e B
TEMPO
ESTIMADO: 3 aulas
+ 3 CMSP
UNIDADE TEMÁTICA: Álgebra
HABILIDADES DO CURRÍCULO PAULISTA
(EF08MA06)
Resolver e elaborar situações-problema que envolvam cálculo do valor numérico
de expressões algébricas, utilizando as propriedades das operações.
COMPETÊNCIAS GERAIS DA BNCC:
1-
Conhecimento;
2-
Cultura digital;
3-
Empatia e cooperação;
4-
Responsabilidade e cidadania.
Os alunos irão utilizar o caderno do aluno do
3° bimestre, como apoio para desenvolver as atividades que aqui serão
propostas, a fim de contemplar as habilidades para o terceiro bimestre.
Atividade1
- Atividade disparadora: (45 minutos)
ÁLGEBRA E
CONTEXTOS I
Simone costura calças para
uma confecção. Seu salário é composto de duas partes: uma fixa, no valor de R$
900,00, e uma variável, que depende do número de calças costuradas.
Sabendo que ela recebe R$
7,50 por calça costurada, preencha a tabela que permite o cálculo do salário de
Simone a cada mês.
Explique como você calculou
o salário de Simone.
a) Existe
uma forma para calcular o salário para qualquer costureira dessa confecção, uma
vez que o cálculo segue o mesmo procedimento feito para Simone. Escreva a
expressão algébrica que permita calcular o salário de cada costureira.
b) Em
um determinado mês, foram costuradas um total de 223 calças. Sabendo que na
confecção trabalham 3 costureiras, calcule o valor que o dono da confecção
gastou para o pagamento do salário das costureiras nesse mês.
c) Elabore
um problema que envolva a produção de produtos que possa ser expressa
algebricamente. Troque com outro colega para que ele resolva o problema.
Atividade 2 - Mão na Massa:
(45 minutos)
ÁLGEBRA E
CONTEXTOS II
a)
Para comemorar o aniversário da
cidade, uma empresa organizou um evento com várias atrações, como teatro,
musical e brinquedos diversos. O ingresso para entrada custou R$ 35,00, e cada
participante pagaria somente pelas atrações das quais participassem. Ana e seus
quatro amigos se divertiram muito e, ao sair, pagaram pelas atrações das quais
participaram. Ana participou de 3 atrações, Carlos foi a 5, Otavio escolheu
apenas 2, Claudia participou de 5 e Jorge, de 6. Considerando que o valor para
cada atração é único (R$ 7,00), quanto cada um gastou nesse evento com o valor
pago pela entrada e pelas atrações? Construa uma tabela organizando o gasto de
cada um.
b)
A fila para pagar parecia muito
longa, mas todos foram atendidos rapidamente. Ana achou estranho, pois comentou
que calcular o valor a ser pago individualmente seria demorado, porém Carlos
disse que o atendimento foi rápido, porque a atendente utilizava uma fórmula
para este cálculo. Pensando nisso, junte-se a um colega para descobrir um modo
eficiente de calcular a despesa de cada participante. Explique como você
encontrou a fórmula.
c)
A partir da expressão
encontrada, determine o valor a ser pago para cada participante a seguir:
Avaliação:
Resolução das atividades 1 e 2 com leitura e interpretação das
questões, mediante ao auxílio da professora por meio de e-mail e aplicativo
google meet.
RESPONDER NO CADERNO, COLOCANDO A RESOLUÇÃO DE CADA
QUESTÃO, TIRAR FOTO E MANDAR NO EMAIL: elisangelasoler@prof.educacao.sp.gov.br
Os estudantes que não tenham acesso ao computador/
internet, a atividade pode ser entregue no retorno as aulas ou encaminhem para
UE.
SUGESTÃO DE VÍDEO PARA APOIO:
Aula do centro de mídias do dia 03/08/2020 https://youtu.be/yw4buv1-1cM
Aula do centro de mídias do dia 04/08/2020 https://youtu.be/q9m0iAfx2Ik
Aula do centro de mídias do dia 05/08/2020 https://youtu.be/iKDX-Y_DYA8
Aula do centro de mídias do dia 10/08/2020 https://youtu.be/9ZbVXr5TBnc
Comentários
Postar um comentário